Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde caros foristas. Decidi recuperar esta escrivaninha com 30 anos em madeira de cambala. Está com este ar gasto pois não é usada há uns anos. Mas foi onde o meu irmão estou até se formar e foi também onde estudei largas horas no secundário e universidade, ou seja tem ainda elevado valor sentimental. Queria recuperá-la para as minhas filhas. Além de a lixar o que aconselham a aplicar depois? Algum tipo de óleo tipo cedro, cera, etc??

    Obrigado
      IMG_20190727_135315.jpg
  2.  # 2

    o tampo, parece-me ser folheado a madeira e não de madeira maciça. Tem é uma moldura em madeira. experimente passar esfregão verde nessa superfície, com oleo de cedro, sempre na mesma direcção (dos veios de madeira)... e mais nada.
    O resto, basta aplicar com um pano o oleo de cedro.
    O oleo faz milagres. depois va vendo com o fica, não abuse na lixagem do tampo.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradaso tampo, parece-me ser folheado a madeira e não de madeira maciça. Tem é uma moldura em madeira. experimente passar esfregão verde nessa superfície, com oleo de cedro, sempre na mesma direcção (dos veios de madeira)... e mais nada.
    O resto, basta aplicar com um pano o oleo de cedro.
    O oleo faz milagres. depois va vendo com o fica, não abuse na lixagem do tampo.
    Obrigado Pedro. Vai de encontro ao que pretendo fazer. Mas se o tampo for folheado o meu pai foi enganado eheh, pois foi feita por medida numa carpintaria da aldeia. Isto prai em 1990 custou 50 contos e o encomendado era cambala maciça
  4.  # 4

    Cera de abelha
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    também é bom... a cera de abelha ou de carnauba
  6.  # 6

    Aqui fica o resultado dumas horas a vergar a mola
      IMG_20190727_163846.jpg
  7.  # 7

    Outra
      IMG_20190727_161211.jpg
  8.  # 8

    Outra
      IMG_20190727_163918.jpg
  9.  # 9

    Ultima
      IMG_20190727_163836.jpg
  10.  # 10

    Parece outra!!!
    Bom.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  11.  # 11

    quando isso secar, dê-lhe outra dose.
    Concordam com este comentário: jorgferr, Joao Dias
  12.  # 12

    Ficou porreira jorge.
    Agora quando secar passas tudo com lâ de aço 0000 e bota cera outra vez.
    Depois periodicamente pincela com essencia de terbentina misturada com vaselina liquida em percentagem 50/50 e nunca mais te chateias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, jorgferr
  13.  # 13

    Colocado por: jorgferr50 contos

    Se assim fosse podiam contar com 250 contos de 1990.
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasParece outra!!!
    Bom.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Ficou muito bonita!
    Parabéns!
    Quem a viu e quem a vê...
  15.  # 15

    Colocado por: Palhava
    Se assim fosse podiam contar com 250 contos de 1990.

    Estarei a ser injusto e maledicente?
  16.  # 16

    Colocado por: Palhava
    Estarei a ser injusto e maledicente?
    Do que vi hoje ao lixar tudo apenas os fundos das gavetas e as laterais das mesmas são contraplacado. O tampo lixei até me apetecer pois parecia sólido. Uma coisa é certa pesa o mesmo do que 10 do ikeia "iguais"
  17.  # 17

    Fez um óptimo trabalho,parece novinha,valeu bem a pena o esforço 👍👍👍👍😉
  18.  # 18

    Para não abrir outro tópico. Alguém me consegue aconselhar algo para este chão? Está muito fusco, a ideia seria sei lá dar-lhe melhor aspecto
      IMG_20190729_163407.jpg
  19.  # 19

  20.  # 20

    Colocado por: jorgferrSerá que isto dá?
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Madeiras/Pavimento/Manutencao-de-pavimentos/WPR_REF_18619076

    Não, esse produto serve para limpeza apenas.
    Eu sei o que é que isso precisava sei.
    E esse chão é bem bonito. Se esteve sempre assim, com esse acabamento, arrisco-me a dizer que nunca viste a verdadeira beleza desse soalho.
 
0.0179 seg. NEW