Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá boas a todos tenho uma duvida e gostava de saber a vossa opiniao .

A minha mae vive numa vivenda construida a 50 anos na altura construida de forma clandestina estando hoje tudo legal o que se passa é que a janela do seu quarto fica na parte de trás e agora o novo vizinho levantou um muro com uns 3 metros de altura a uns 80 centrimetros da janela do quarto da minha mae tirando por completo o sol gostava de saber isso pode ser legal fazer aquela muralha em blocos.
    Desde ja muito obrigado
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

• size
    • 28 Julho 2019

# 2

Em princípio estará ilegal.
    Consulte os serviços técnicos do seu Municipio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro m lopes
  3.  # 3

Tb penso que não é legal
      1564328781900909621007.jpg
  4. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

5.  # 4

Realmente, ganda lata. Isso é ilegal de certeza
  6.  # 5

A questão é que provavelmente ela não poderia ter aberto essa janela para esse local.
    Se o vizinho colocasse uma sebe em vez de um muro, seria ilegal?
  7.  # 6

Já confirmou se o seu vizinho tem essa obra legalizada na câmara municipal?
    • size
    • 28 Julho 2019

# 7

Colocado por: Pedro m lopes
    Tb penso que não é legal

Em relação à habitação da sua mãe, tal muro situa-se em paralelo com alguma empena da casa, ou em paralelo com o fundo do seu terreno ?
    A foto não mostra o posicionamento das construções.
  8.  # 8

Se não tivesse grades poderia ter adquirido direito de vistas por usucapião.
  9.  # 9

são raríssimas as situações em que se pode construir um muro com mais de 2 m, esse muro deve de certeza estar ilegal.
    • SMBS
    • 29 Julho 2019

# 10

Atenção que não parece que o muro tenha 3 m. E pode ser legal ou não. Veja as coisas com calma e não se precipite
  10.  # 11

Se a janela estiver legal. esse muro ou empena deveria estar a mais de 1.50m da janela. Além disso, é como já referiram acima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
    • smst
    • 29 Julho 2019

# 12

Esse muro do vizinho não aparenta ter mais de 1,50m, no entanto a casa da sua mãe parece construída abaixo da cota do vizinho.
    A casa da sua mãe inicialmente ilegal e agora legal, não respeita os 3m da extrema com o vizinho, daí não apanhar sol. Actualmente a sua mãe nem sequer poderia abrir uma janela dessa dimensão a menos de 3m do terreno do vizinho.
    Agora a unica coisa a verificar é se o muro do vizinho cumpre com a altura máxima autorizada nessa zona, no entanto o vizinho ainda pode complicar mais a situação da sua mãe plantando sebes de grande porte.
    • SMBS
    • 29 Julho 2019

# 13

Por isso eu disse para ir com calma. Bem falado pode-se resolver ou não. A mal eu, se me forçassem a retirar o muro e a ficar com a vista para a janela que mais parece uma janela de prisão, punha uma sebe de bambus daqueles que atingem 5m ou mais.
  11.  # 14

A sua mãe tem direito ao sol, mas o vizinho também tem direito a sua privacidade. Quando foi construída a casa, foram tanto até as extremas do terreno que agora nem passa uma pessoa entre o muro e a janela, têm que aprender a viver com as condicionantes de uma casa que foi mal executada
  12.  # 15

smst

acho que para alem de deduzir mal isso das cotas, pode estar a incorrer em incorreções, o facto de não estar legalizada pode não querer dizer que não tenha certos direitos adquiridos, pois pode ter a ver com a data da construção.

o muro existente tem seguramente 1.2 e o acrescento do vizinho mais cerca de 1.5 como diz e portanto quase 3 m na totalidade, o que duvido que esteja legal.
    e mesmo que em altura o possa ter feito, teria que garantir pelo menos 1.5 m de afastamento penso que 2 m de extensão para cada lado da janela.

de qualquer forma parece-me uma falta de atenção pelo próximo fazer uma coisa destas. é mesmo de bom vizinho.
  13. Ícone informação Anunciar aqui?

14.  # 16

Então acha que o vizinho deve ter a sua privacidade invadida? Umas sebes podem ir bem mais alto e ai bloquear completamente a entrada da luz
  15.  # 17

O que existia ai quando a sua mãe fez a casa?
    O que existia a seguir ao muro antes do seu vizinho ir para ai?
    De ano é a edificação do seu vizinho»?
  16.  # 18

Colocado por: alexpsão raríssimas as situações em que se pode construir um muro com mais de 2 m, esse muro deve de certeza estar ilegal.

Começa por Aqui.

Colocado por: Pedro m lopesestando hoje tudo legal

Depois se isto estiver correcto

Tem este problema

Colocado por: Pedro BarradasSe a janela estiver legal. esse muro ou empena deveria estar a mais de 1.50m da janela.

E com tudo isto, a privacidade do vizinho não se aplica tendo em conta que infringiu ai umas 30 coisas.
  17.  # 19

Conuslte primeiro na câmara, nos arquivos, os desenhos correspondentes á autorização de utilização emitida.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">