Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, tenho uma casa arrendada e já acordei com os inquilinos aumentar a renda por estar em final de contrato. Para isso vamos fazer uma adenda ao contrato existente. Eles concordam, mas tenho uma duvida. Poderei eu cobrar também a diferença referente à primeira renda que serve como caução? Ou seja o aumento será de 50,00€ e assim no primeiro mês referente ao aumento pagariam mais 50,00€ referente à caução inicial.
    Agradeço antecipadamente
    • size
    • 28 julho 2019

     # 2

    O valor da caução não tem nada a ver com o valor da renda. Pode ser de igual valor, ou diferente.
    Sim, na adenda que vão formalizar ao contrato, poderão também alterar o valor da caução, desde que ambas as partes concordem.
    Depois, terá que alterar os valores no portal da AT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rogeriob
  2.  # 3

    É costume aumentar a renda desde que se esteja de acordo?

    Eu estou a pensar em contratos por tempo determinado (de um ano ou dois anos ) que depois de 4 ou 5 anos estas rendas embora aumentadas anualmente, depois de 5 anos já se trata de rendas baratas. Neste caso pode fazer-se assim, isto é em vez de nao prolongar mais o contrato poderá fazer-se uma adenda aumentando o valor da renda ou até fazer um contrato novo. Isto é viável? Os senhorios também tem de salvaguardar os seus i nteresses nao é verdade? Sempre será melhor do que deixar de prolongar o contrato obrigando os inquilinos a procurar outra casa.
    Quem precebe deste assunto? Obrigado
    • size
    • 1 agosto 2019

     # 4

    Sim, pode.
    Fiscalmente, convém optar pela adenda e não por formalizar um contrato novo.
  3.  # 5

    Colocado por: rogeriobBoa tarde, tenho uma casa arrendada e já acordei com os inquilinos aumentar a renda por estar em final de contrato. Para isso vamos fazer uma adenda ao contrato existente. Eles concordam, mas tenho uma duvida. Poderei eu cobrar também a diferença referente à primeira renda que serve como caução? Ou seja o aumento será de 50,00€ e assim no primeiro mês referente ao aumento pagariam mais 50,00€ referente à caução inicial.
    Agradeço antecipadamente

    Se o valor da renda aumenta, será normal aumentar a valor da caução na mesma proporção, mas não é obrigatório.
  4.  # 6

    Se não aumentar o valor da caução, este depois poderá ser insuficiente para o fim para que foi criada
  5.  # 7

    Colocado por: B Santosdepois poderá ser insuficiente para o fim para que foi criada

    E para que fim é que foi criada ?
 
0.0121 seg. NEW