Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Quero começar por dizer que sou 100% leiga nesta matéria de comprar casa / empréstimos bancários / licenças etc... por isso por favor sejam meiguinhos! :) :)

    Vou falar um pouco sobre a ideia que tive e agradeço toda a ajuda e conselhos que me possam oferecer relativamente a este assunto.

    Pretendo comprar uma casa com terreno para restaurar, ou terreno para construir - o que seja mais viável.

    A minha ideia é poder fazer 2 casas, uma para mim e outra para os meus pais, ou seja 2 moradias bi-familiares (não sei se será o termo correcto) não necessáriamente uma por cima da outra, mas a ideia seria comprar uma casa que podesse ser remodelada e contruir uma outra moradia no terreno ou então construir 2, ou seja 2 espaços independentes mas um espaço exterior comeum (jardim/pátio/garagem).

    Legalmente o que será mais viável? comprar e remodelar/construir ou comprar 1 terreno e construir do zero 2 casas no mesmo terreno? Que opção é melhor para pedir 1 empréstimo? O empréstimo pode ser pedido em nome de várias pessoas? O valor de remodelação entra no empréstimo?

    Desculpem tantas perguntas, mas gostava mesmo de perceber se a ideia que tenho pode passar do sonho à realidade! :)
  2.  # 2

    Boa tarde,

    Quanto à opção mais viável em termos económicos, tudo depende dos preços praticados na sua zona e da oferta de terrenos / moradias.

    No que diz respeito à viabilidade de uma ou outra opção (comprar terreno p/ construção nova ou reconstruir/ampliar construção existente), tanto faz, basta que prepare os projetos de arquitetura / especialidades em conformidade com o que pretende, e que submeta propriedade horizontal dividida em duas frações (ou as que quiser, desde que cumprindo os regulamentos).

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcm2019
  3.  # 3

    Aproveito também para sugerir (e porque o seu post me levou a entender que pretende, idealmente, construir duas moradias independentes em espaços físicos diferentes e separados por logradouro) que, se quiser poupar em termos de orçamento, faça as diferentes frações no mesmo perímetro de implantação mas em pisos diferentes, ou então faça as moradias geminadas, assim sempre aligeira o orçamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcm2019
  4.  # 4

    Colocado por: jcm2019Olá a todos

    Quero começar por dizer que sou 100% leiga nesta matéria de comprar casa / empréstimos bancários / licenças etc... por isso por favor sejam meiguinhos! :) :)

    Vou falar um pouco sobre a ideia que tive e agradeço toda a ajuda e conselhos que me possam oferecer relativamente a este assunto.

    Pretendo comprar uma casa com terreno para restaurar, ou terreno para construir - o que seja mais viável.

    A minha ideia é poder fazer 2 casas, uma para mim e outra para os meus pais, ou seja 2 moradias bi-familiares (não sei se será o termo correcto) não necessáriamente uma por cima da outra, mas a ideia seria comprar uma casa que podesse ser remodelada e contruir uma outra moradia no terreno ou então construir 2, ou seja 2 espaços independentes mas um espaço exterior comeum (jardim/pátio/garagem).

    Legalmente o que será mais viável? comprar e remodelar/construir ou comprar 1 terreno e construir do zero 2 casas no mesmo terreno? Que opção é melhor para pedir 1 empréstimo? O empréstimo pode ser pedido em nome de várias pessoas? O valor de remodelação entra no empréstimo?

    Desculpem tantas perguntas, mas gostava mesmo de perceber se a ideia que tenho pode passar do sonho à realidade! :)


    Boa Tarde,

    1º Passo

    Que valor tem em mente gastar ou que poderá gastar e em que zona estamos a falar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcm2019
  5.  # 5

    1º passo ou 2º

    ir ao banco tirar a limpo como será o empréstimo englobando vários titulares para uma moradia bifamiliar.

    2º passo mais do que a casa ou terreno a comprar, definir a região e mais especificamente a zona onde pretendem fazer vida, para mim isto é muito importante e evita dissabores futuros.
  6.  # 6

    Colocado por: helder121Boa tarde,

    Quanto à opção mais viável em termos económicos, tudo depende dos preços praticados na sua zona e da oferta de terrenos / moradias.

    No que diz respeito à viabilidade de uma ou outra opção (comprar terreno p/ construção nova ou reconstruir/ampliar construção existente), tanto faz, basta que prepare os projetos de arquitetura / especialidades em conformidade com o que pretende, e que submeta propriedade horizontal dividida em duas frações (ou as que quiser, desde que cumprindo os regulamentos).

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jcm2019
  7.  # 7

    Obrigada pela ajuda Helder!
  8.  # 8

    Eu quero fazer uma morada realista, ou seja um projecto dentro das nossas possibilidades.

    Seriam 2 moradias T3 + T3 ou T3 + T2+1

    Ou renovações, que seja possivem encaixar esta configuração. Distrito do Porto (V.N.GAIA / PORTO / MATOSINHOS) nesta fase é só uma ideia e perceber de que forma seria possivel realizarmos este projecto.

    Não está posto de parte casas pré fabricadas, tudo que diminua o orçamento é bem vindo...não pretendo uma casa que não possa manter.

    Quanto a orçamentos não sei bem o valor que determinar. Mas algo abaixo dos 250k acham possivel? Posso pedir um empréstimo em conjunto com os meus pais apesar da diferença etária?

    Obrigada!
  9.  # 9

    A minha opinião sincera é que acho impossível fazer dois T3 na zona do Porto por 250k, incluindo terreno, arranjos exteriores, taxas e taxinhas.

    Aquilo que lhe irá aligeira mais o orçamento, a meu ver, é a mentalidade:

    - Um T3 para uma família normal enquadra-se;

    - Os seus pais com um T1 vivem igual que num T3 e os custos são bem mais em conta :)
  10.  # 10

    Colocado por: jcm2019Mas algo abaixo dos 250k acham possivel?


    Sem querer estragar o sonho, não.


    Colocado por: jcm2019Posso pedir um empréstimo em conjunto com os meus pais apesar da diferença etária?


    Depende. Mas a partida eles poderiam ser fiadores.
    E para pedir 250k na totalidade ao banco?
  11.  # 11

    E verdade que é difícil hoje em dia fazer isso mas se fosse fazer empréstimo 1 veja no banco aceitam, de uma maneira ou de outra, 2 em vez de 2 moradias sei que era o que pretendia, não fi ar com uma tipo T4 ou T5 e com áreas comuns maiores, agora depende do grau de relação pais filhos genros, as vezes pode não resultar
  12.  # 12

    Creio que poderá pensar de modo diferente.

    Tem capitais proprios para iniciar o investimento? Se sim, quanto?
    Vai socorrer-se de crédito bancário ? Se sim, qual o valor disponível?

    O que pretende é construir UMA moradia bi-familiar.
    Escolha um loteamento aprovado que permita essa tipologia. Qual é o concelho onde pretende investir?

    Compre o terreno com capitais proprios.
    O casal mais jovem mais o empréstimo e constroi a moradia bi-familiar.
    Quando a obra acabar e tiver licença de utilização, faz propriedade horizontal e vende/arrenda aos pais uma das casas.
 
0.0136 seg. NEW