Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Quero começar por dizer que sou 100% leiga nesta matéria de comprar casa / empréstimos bancários / licenças etc... por isso por favor sejam meiguinhos! :) :)

    Vou falar um pouco sobre a ideia que tive e agradeço toda a ajuda e conselhos que me possam oferecer relativamente a este assunto.

    Pretendo comprar uma casa com terreno para restaurar, ou terreno para construir - o que seja mais viável.

    A minha ideia é poder fazer 2 casas, uma para mim e outra para os meus pais, ou seja 2 moradias bi-familiares (não sei se será o termo correcto) não necessáriamente uma por cima da outra, mas a ideia seria comprar uma casa que podesse ser remodelada e contruir uma outra moradia no terreno ou então construir 2, ou seja 2 espaços independentes mas um espaço exterior comeum (jardim/pátio/garagem).

    Legalmente o que será mais viável? comprar e remodelar/construir ou comprar 1 terreno e construir do zero 2 casas no mesmo terreno? Que opção é melhor para pedir 1 empréstimo? O empréstimo pode ser pedido em nome de várias pessoas? O valor de remodelação entra no empréstimo?

    Desculpem tantas perguntas, mas gostava mesmo de perceber se a ideia que tenho pode passar do sonho à realidade! :)
  2.  # 2

    Boa tarde,

    Quanto à opção mais viável em termos económicos, tudo depende dos preços praticados na sua zona e da oferta de terrenos / moradias.

    No que diz respeito à viabilidade de uma ou outra opção (comprar terreno p/ construção nova ou reconstruir/ampliar construção existente), tanto faz, basta que prepare os projetos de arquitetura / especialidades em conformidade com o que pretende, e que submeta propriedade horizontal dividida em duas frações (ou as que quiser, desde que cumprindo os regulamentos).

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcm2019
  3.  # 3