Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Voltei de férias e deparei-me com uma situação pouco simpática. Notei que o tecto falso no r/c tinha uma mancha amarela e preta circular. Conclusão - rotura/fuga no cano do esgoto do WC da suite do 1º andar que fica imediatamente por cima.

    Recortei o tecto falso e constatou-se que pinga água do esgoto pelo lado de fora do tubo PVC (o tubo de descarga do WC atravessa a laje e depois faz um cotovelo e segue encostado à parte de baixo da laje. É precisamente no cotovelo que a água acaba a pingar para cima do tecto falso, mas não é nessa união que há fuga, é mais acima, já acima da laje.
    No WC tenho um sifão de pavimento que recebe água do bidé, da banheira de hidromassagem e do lavatório. também tenho uma cabine de duche que drena direto para o tubo de descarga (deduzo que tenha daquelas válvulas sifonadas) e depois tenho a sanita.
    Já fizemos testes e aparentemente só aparece água quando se usa a cabine de duche (fica a pingar ao fim de 5min de se tomar um duche). Com o uso da sanita ou do lavatório/bidé/banheira não há pingos.
    Leva-me a acreditar que devo ter algum problema apenas na parte da tubagem da cabine, resultando numa fuga ainda no piso do WC e que por sua vez acaba a escorrer pelo exterior do tubo de PVC para o piso inferior.

    Duvídas
    A única solução para isto será desmanchar a cabine de duche e partir o chão até ao tubo de descarga certo? Não dá para fazer isto pelo piso de baixo? A laje é maciça mas a zona onde o tubo de descarga atravessa a laje tem um recorte no betão e tem um acabamento com cimento
    A fazer isto se calhar mais vale refazer toda a canalização do WC (tem 10 anos)? Deverei refazer exatamente da mesma maneira ou há melhores soluções?
    O seguro multirriscos (do crédito habitação) cobre este tipo de problema? Vou ligar hoje para eles
  2.  # 2

    Fotos
  3.  # 3

    Veja se não é falta de cíclico e entre a cabine e o azulejo poderá infiltrar-se aí e aparecer ao pé do tubo
    Concordam com este comentário: ze_rato
  4.  # 4

    Update

    Era a válvula da base de duche que estava com fuga. Desmanchou-se a cabine de duche e levantou-se a base. Trocou-se a válvula e nunca mais pingou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, master_chief
 
0.0083 seg. NEW