Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Adquiri um sistema fotovoltaico para auto-consumo de 1,3 kW sem baterias. Apesar de o excedente diário, ser pouco (mais ou menos 2 kw/h por dia), decidi avançam para o registo na direcção geral de energia e geologia para o registo do meu sistema como uma UPAC inferior a 1,5 wk, e com isto começar a ser remunerado pela energia devolvida na rede. Recebi a factura da taxa do registo (30€), e quando vou para avançar com o pagamento, informo-me com a EDP que, apesar de ser uma moradia nova, teria quer adquirir outro contador no valor de 600€... Ridículo
  2.  # 2

    Os contadores da EDP, mesmo em instalações novas, não fazem telecontagem com envio dessa informação por GSM para a operadora.
    Ao contrário dos mais antigos (sem ser os de roda), indicam que há injeção na rede e não contam essa energia injectada como consumida.

    Logo, se pretende vender a energia excedente à EDP, é normal que seja o interessado a suportar os custos dessa alteração. Esses 600€ incluem instalação?
    1.3Kw nunca é rentável para vender o excedente. O ROI são várias décadas.
  3.  # 3

    Já nem sei quanto foi o contador na altura que o meu pai colocou os painéis, mas sei que a EDP foi chamada ao local pra trocar o nosso contador, e tbm era uma casa nova. Não sei se foi o meu pai que pagou à parte ou se fez o negócio com tudo incluído com a empresa que foi lá instalar o aparato todo. Mas isto já ali em 2010/11...
  4.  # 4

    Isso foi no tempo das vacas gordas. Da venda subsidiada.
  5.  # 5

    Aproveito para colocar uma questão relacionada.

    É possível ter 3kw de geração sem vender excedentes e sem registo? Mesmo que em algumas alturas haja produção superior ao autoconsumo.

    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: asoaresAproveito para colocar uma questão relacionada.

    É possível ter 3kw de geração sem vender excedentes e sem registo? Mesmo que em algumas alturas haja produção superior ao autoconsumo.

    Obrigado
    ainda não, mas a breve prazo com a públicação da legislação prevista pode ir até 30Kw,

    actualmente tem que comunicar a instalação.
  7.  # 7

    Colocado por: asoaresAproveito para colocar uma questão relacionada.

    É possível ter 3kw de geração sem vender excedentes e sem registo? Mesmo que em algumas alturas haja produção superior ao autoconsumo.

    Obrigado


    É possível, mas não é legal! A bem dizer, faz o registo da UPAC mas depois ninguém o impede de ter mais uns quantos painéis instalados. As empresas instaladoras ainda não são obrigadas a declarar o nº da UPAC da instalação que realizaram. Logo é sempre possível haver "instalações ilegais". Faz lembrar os furos de água de antigamente. Há muitos que não estão registados nem foram autorizados.
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo060722Boas,
    Adquiri um sistema fotovoltaico para auto-consumo de 1,3 kW sem baterias. Apesar de o excedente diário, ser pouco (mais ou menos 2 kw/h por dia), decidi avançam para o registo na direcção geral de energia e geologia para o registo do meu sistema como uma UPAC inferior a 1,5 wk, e com isto começar a ser remunerado pela energia devolvida na rede. Recebi a factura da taxa do registo (30€), e quando vou para avançar com o pagamento, informo-me com a EDP que, apesar de ser uma moradia nova, teria quer adquirir outro contador no valor de 600€... Ridículo

    Ai fez?
    já tratou do seguro da instacao?
    só termo responsabilidade do instalador pela instalação?
    do contador de energia com telecontagem e cartão GSM com assinatura mensal?
  9.  # 9

    Colocado por: asoaresAproveito para colocar uma questão relacionada.

    É possível ter 3kw de geração sem vender excedentes e sem registo? Mesmo que em algumas alturas haja produção superior ao autoconsumo.

    Obrigado

    Como disseram, legalmente ainda não.

    Mas podes sempre instalar cargas resistivas (o mais comum serão termoacumuladores) e uns equipamentos que desviam o excedente de produção para essas cargas. Rende mais do que vender à rede ;)
    Concordam com este comentário: SS1128
  10.  # 10

    Obrigado a todos. Se vem aí nova legislação eu posso esperar. Recebi agora as pinças de medição, vou monitorizar o consumo em cada fase durante uns meses para calcular melhor o retorno da instalação.
 
0.0144 seg. NEW