Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, estou num t1 há seis anos e pago a renda outra vez em mãos outras pelo o banco, tenho boa relação com o senhorio pois tem dois t0 no rés do chão e eu é que faço manutenção em todos eles, o que venho perguntar é, o senhorio se lhe der na tola de não querer alugar me mais o k posso fazer com as rendas em dia, água, e luz em dia e nasceu uma filha neste tempo k aqui moro com três anos, pode o senhorio aumentar arenda todos os anos, no ano passado subiu mais 5 euros mas acho que quer subir 20€ mais por mês pode fazer isto obrigado a quem puder explicar-me
  2.  # 2

    O apartamento é arranjado todo por mim pinto, bem está novo desde que entrei como os outros, o meu medo é que ele acha que pago pouco, 330€ +água +luz e televisão pois nem os cinco canais tinha, mas eu aceitei, o apartamento chega a 400 euros e como está difícil de encontrar casa eu me arranjo e numca atrasei uma renda até pago o mês à frente, ou seja paguei o mês de Agosto e ainda nem desfrute dos dias está pago até Setembro 2019 e pinto, arranjo janelas que são de madeira e ficam velhas e pinto as, faço tudo o sem chatiar, pode por me para fora quando quiser para fazer mais dinheiro
    • size
    • 5 agosto 2019

     # 3

    À partida, esse arrendamento está ilegal, para ambas as partes. Nunca se deve entrar para uma habitação arrendada sem contrato escrito.
    Se mantém um relacionamento com o senhorio, prestando-lhe até serviços, porque se sente ameaçado ?
    Claro que o senhorio pode aumentar a renda todos os anos. É de lei.
    Se surgir a vontade do senhorio de exigir a devolução da casa nada pode fazer, pois não possui contrato de arrendamento que o defenda. Os contratos verbais são considerados nulos.
    Recai grande ilegalidade sobre o senhorio, por não ter cumprido com a lei, nomeadamente, possível fuga ao fisco por não ter registado o contrato nas Finanças e, consequentemente, não declarar as rendas que recebe.
    • SMBS
    • 5 agosto 2019

     # 4

    Se näo há contrato ninguém está minimamente protegido. No limite estäo os 2 a cometer fuga ao fisco, etc. E podem ter os 2 problemas.

    Como näo há contrato ele pode querer aumentar em 10000000€ o valor da renda. Ele vai tentar ir sempre ao máximo. Diga que näo consegue.



    Aparte:

    Se arranja e faz manutencäo ao apartamento como se fosse seu, o senhorio tinha de ser muito burro para näo ver o valor disso.

    É, de longe, melhor ter alguém limpo, cuidadoso e que pague atempadamente e receber menos, do que receber mais e ter terroristas lá dentro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonio@pdl
  3.  # 5

    Estão os dois mal e estão os dois a prejudicar-nos com a fuga aos impostos.
    Você aceitou não ter contrato porque também lhe deu jeito pagar menos (lógico que com contrato o senhorio iria aumentar o valor da renda). Agora tem que se sujeitar às consequências.
    Por outro lado, perceba que o apartamento não é seu, é só senhorio. O senhorio é livre de fazer o que quer com o que é dele, como estipular o valor da renda (você se não aceitar, sai) ou querer o apartamento de volta para ele.
    Sempre me fez confusão os inquilinos sentirem-se donos daquilo que não é deles.
  4.  # 6

    Eu não tenho qualquer deneficio pois como recebo ordenado de 540 euros é não apresento a renda como despesa, não vejo qual o benefício que tenho, aí no continente as rendas são mais altas, eu só tenho a perder pois são 3.960.00 que poderia por no IRS como despesa, este senhor diz que benefio com o quê, não pago e nem recebo nada das finanças, pois não recebo mais que o ordenado mínimo. É não foi pk é mais barato é o valor que vale um t1 aqui nos acores
  5.  # 7

    E como diz o outro senhor antes ter uma pessoa que estima e paga a horas do que ter alugado a outra que paga as três primeiras depois é só problemas, e partem tudo fazem furos nas paredes edc,e se ele quisesse fazer o contrato para mim era melhor pois como está agora uma pessoa fica sempre com o coração nas mãos, mas não vou pagar 1000 euros por uma coisa que não vale, e ajudo sempre na manutenção dos apartamentos e sou o único que faz a limpeza dos outros apartamentos de outra senhoria que seus inquilinos não limpem as escadas, como gosto de limpeza faço sem problema, mas até agora não tenho problemas com o senhorio, mas posso neste momento dizer lhe que faça contrato?
    • smst
    • 5 agosto 2019

     # 8

    Se o valor da renda que paga é o que é a média aí nos Açores, procure um em que pague esse valor com contrato e recibos e assim estará protegido.
    E já agora como é que paga 330,00€ + despesas + alimentação ganhando apenas 540,00€? Certamente os rendimentos do seu agregado familiar tem de ser superiores. E já agora mesmo que o senhorio lhe passa-se recibo a despesa com arrendamento considerada para efeitos de IRS é apenas uma percentagem do valor que você paga do total da renda.
    A manutenção do apartamento é da responsabilidade do senhorio e não sua.
    Procure algo mais vantajoso para si com tudo legal já que supostamente pagará o mesmo.
    Concordam com este comentário: Antonio@pdl
  6.  # 9

    Sim, como agora é verão é difícil mas tem razão, com as coisas direitas é melhor para ambas as partes, eu estou há procura e quando encontrar é como diz, obrigado a todos, eu também não estou para atrapalhar a vida de ninguém, só queria tirar umas dúvidas
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  7.  # 10

    António,

    Estar sem contrato, efectivamente, não é o mais correcto. Porém, tenha em mente que é uma situação muito comum. Muitas pessoas, por um motivo ou por outro, com mais razão ou menos razão, fazem desse modo.

    Já experimentou sondar discretamente outros apartamentos para ter uma ideia das rendas aí na região?
  8.  # 11

    Colocado por: Antonio@pdlSim, como agora é verão é difícil mas tem razão, com as coisas direitas é melhor para ambas as partes, eu estou há procura e quando encontrar é como diz, obrigado a todos, eu também não estou para atrapalhar a vida de ninguém, só queria tirar umas dúvidas
    Concordam com este comentário:ANdiesel

    Faça isso. É o melhor que pode fazer por si, tudo legal e direitinho.
 
0.0162 seg. NEW