Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Estou a construir habitação e no projeto o prescrito foi parede dupla.

A minha pergunta é a seguinte teria ganhos caso optasse por um reb. +tijolo 11 ext + 2cm cx ar + 6 wallmate + 20 bloco térmico ou um isoargila artebel int + reb.?

Pergunto-vos isto porque falei com a engenheira da térmica e ela fez os cálculos e não tinha ganhos substanciais relativamente a uma opção de somente tijolo pelo exterior e pelo interior.

Experiência vossa, aquilo é banha da cobra ou vale mesmo apena investir num conjunto tijolo + bloco térmico?
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

Normalmente o bloco térmico ou algo similar é utilizado quando se pretende apenas um pano de alvenaria e depois sistema ETICS.

Nessa configuração, você iria ficar com uma parede bastante grossa, entre 43 a 45cm.
  4.  # 3

Colocado por: tiagodias_86Pergunto-vos isto porque falei com a engenheira da térmica e ela fez os cálculos e não tinha ganhos substanciais relativamente a uma opção de somente tijolo pelo exterior e pelo interior.

Explique melhor essa opção de tijolo pelo exterior e interior.
    Não leva isolamento térmico?
    Acrescenta 6cm de XPS e não tem ganho nenhum?
  5. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

6.  # 4

Provavelmente ganha mais caso use o dinheiro que o bloco termico custa a mais que o tijolo para aumentar a espessura do isolamento
  7.  # 5

É o seguinte.

Eu da minha forma leiga pensava que se colocasse um bloco térmico iria ter melhorias significativas no conjunto do cálculo térmico, algo no qual a engenheira demonstrou que não tinha ganhos nenhum.
    Por isso perguntava se alguém já caiu no mesmo erro que eu.

Quanto á parede, a ideia é trabalhar o pano de tijolo mais grosso pelo inteiror sendo que os pilares ficarão pelo interior , depois terei 6 ou 8 cm de isolamento + 2 cm cx de ar e a parede exterior será de 11 e será grampeada, para desse modo não haver contato do pano exterior ao interior.

Através dos cálculos de transferências de calor tenho ganhos nesta solução.

Já alguém testou assim?

É o ponto onde estou mais indeciso, porque optaria pelo capoto, mas o dinheiro infelizmente não estica e por uma parede dupla.

Já pensei num Megatérmico ou Termoacustico e já deixei essas opções.
  8.  # 6

Colocado por: Picareta
    Explique melhor essa opção de tijolo pelo exterior e interior.
    Não leva isolamento térmico?
    Acrescenta 6cm de XPS e não tem ganho nenhum?

Sim leva isolamento de.6 cm ou 8 cm.

Já agora diga-me uma coisa,.existe mais algum isolamento fora XPS para parede dupla de fácil aplicação e boa qualidade?
    • riscos
    • 8 Agosto 2019 editado

# 7

Você diz que não tem 50 mil para comprar um Mercedes mas vai comprar um Honda de 30 e artilhalo por mais 20...ficando com 50 mil. A solução que apresenta é desnecessária e sai lhe mais cara que um bloco de 25 com capoto de 8 cm, ou pelo menos igual.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, Pedro Barradas, Mjdias
  9.  # 8

Colocado por: riscosVocê diz que não tem 50 mil para comprar um Mercedes mas vai comprar um Honda de 30 e artilhalo por mais 20...ficando com 50 mil. A solução que apresenta é desnecessária e sai lhe mais cara que um bloco de 25 com capoto de 8 cm, ou pelo menos igual.

E paredes menos espessas que trazem um aumento de área.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 9

Acham que o preço de uma parede dupla é o mesmo aproximadamente a uma de bloco térmico mais capoto de 8cm?
  11.  # 10

Claro que é mais rápido , e será preço por preço , mas o Etics bem aplicado é uma melhor solução .
  12.  # 11

Colocado por: tiagodias_86Acham que o preço de uma parede dupla é o mesmo aproximadamente a uma de bloco térmico mais capoto de 8cm?

O que o seu empreiteiro lhe diz!!!? além do preço tem de var a questão da correção das pontes termicas ... os seus tecnicos não explicaram... deviam.

Se fosse obra para mim, era, Int/ EXT - Estuqye projectado, bloco termico de argila 24cm + ETICS, em EPS grafite, com espessura adequada, acabamento em Revestimento à base resina de silicone ou revestimento à base de silicato de potássio.
    Havendo dinheiro, avançava para o upgrade com la mineral, o que obriga a maior espessura de parede, face o EPS.
  13.  # 12

Que bloco de argila usava??
  14.  # 13

Está descrito acima... tem duvidas contacte os seus projectistas para os devidos esclarecimetnos tecnicos e aconselhamento das opções para a sua obra. Este tipo de coisas não é para ajustar com opiniões de foruns.. Faz-me confusão... palavra.
    O tipo de parede escolhido tem também implicações com a resolução da estrutura... não é só a termica e a acustica... e claro as implicações na arqutitectura. Não pode ser uma escolha definida avulso!!!
    Concordam com este comentário: Mjdias
  15.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasEstá descrito acima... tem duvidas contacte os seus projectistas para os devidos esclarecimetnos tecnicos e aconselhamento das opções para a sua obra. Este tipo de coisas não é para ajustar com opiniões de foruns.. Faz-me confusão... palavra.
    O tipo de parede escolhido tem também implicações com a resolução da estrutura... não é só a termica e a acustica... e claro as implicações na arqutitectura. Não pode ser uma escolha definida avulso!!!
    Concordam com este comentário:Mjdias

Pedro acredite ou não eu falo sempre com a minha engenheira para ela dar a sua opinião e fazer os seus cálculos...

Agora não consigo compreender como se badala tanto os térmicos, seja tijolo ou bloco e depois no final com parede dupla e alterando coeficientes vai sempre dar o mesmo valor, ou seja ganho mais em meter uma parede dupla com tijolos normais e 6 cm XPS do que por exemplo meter parede dupla bloco térmico + tijolo e 6 cm XPS.

Estou mesmo com medo de fazer borrada, porque casa é um grande investimento e como tal por isso é que vos questiono aqui, para não ouvir só uma opinião, opinião que me é de total confiança, mas também gosto de ler a vossa que para mim também é válida e você Pedro para mim é das mais válidas.

Vou fazer borrada senão meto o capoto não é?

Já agora que bloco é esse de argila, mate lá a curiosidade. É o da artebel?
      Screenshot_20190808-125141.jpg
  16.  # 15

Não, não vai. Parede dupla é boa solução, tal como é o Capoto...deve pesar diversas coisas...no fundo o ideal é que a aplicação seja bem feita qualquer uma delas...pôr capoto só porque toda a gente anda a por e depois daqui a 1 ano, estar como N casos aqui no fórum mais vale estar quieto...
  17. Ícone informação Anunciar aqui?

18.  # 16

Bem aplicadas ambas as soluções funcionam, mal aplicadas ambas as soluções são uma me***, com a diferença que parede dupla se ficar mal feito nao se vê...
    • RCF
    • 8 Agosto 2019 editado

# 17

Colocado por: tiagodias_86bloco é esse de argila, mate lá a curiosidade. É o da artebel?

sim, será. Ou melhor, é tijolo térmico (preceram).
  19.  # 18

Colocado por: RCF
    sim, será. Ou melhor, é tijolo térmico (preceram).

Tijolo térmico preceram é melhor que esse?
  20.  # 19

Tiago pode ver na minha página execução de paredes duplas com fotos
  21.  # 20

Preceram ou termoarcilla!!! eu não falei em argila expandida...que é um bloco de base cimenticia.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">