Iniciar sessão ou registar-se
    • dedao
    • 4 setembro 2019 editado

     # 21

    Colocado por: Pedro BarradasNHL5. A natural. Foi o que eu escrevi antes.


    Pedro mas essa argamassa não tem função estrutural certo? Só tem 5mpa de resistência...

    Tenho umas paredes numa casa centenária que não sei o que vou fazer...

    Há milhares de juntas pra preencher. E isto é cave+ primeiro andar de um antigo celeiro. Estou mesmo tentado a usar o cimento que me dá mais garantias de resistência.
      IMG_20190901_095815329.jpg
      IMG_20190901_111623355_HDR2.jpg
  1.  # 22

    A função estrutural é assegurada pela montagem das pedras!!! a argamassa e é de preenchimento e rejuntamento!!!

    Se mete cimento nisso, com o tempo este irá destacar das pedras, trazer pedaços das mesmas atras..... vai ficar tudo rebentado... e cheio de sais... mais patologias ainda..

    Mas ninguem lê o que se escreve, o que se explica!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o, dedao
  2.  # 23

    Colocado por: Pedro BarradasA função estrutural é assegurada pela montagem das pedras!!! a argamassa e é de preenchimento e rejuntamento!!!

    Se mete cimento nisso, com o tempo este irá destacar das pedras, trazer pedaços das mesmas atras..... vai ficar tudo rebentado... e cheio de sais... mais patologias ainda..

    Mas ninguem lê o que se escreve, o que se explica!?


    Eu leio muito mas sou esquecido...
    Duvido que consiga convencer o meu avô a usar isso.. vamos ver. Ainda mais que aquilo já tem muitos remendos feitos com cimento e ele vai dizer que aquilo já lá está há 15 anos ;)

    Vamos ver...
  3.  # 24

    Colocado por: Pedro BarradasA função estrutural é assegurada pela montagem das pedras!!! a argamassa e é de preenchimento e rejuntamento!!!

    Se mete cimento nisso, com o tempo este irá destacar das pedras, trazer pedaços das mesmas atras..... vai ficar tudo rebentado... e cheio de sais... mais patologias ainda..

    Mas ninguem lê o que se escreve, o que se explica!?


    Olá Pedro. Qual é a razão de utilizar a cal hidráulica como ligante no tanque e não argamassa de cimento portland?
    Temos um tanque semelhante e reparamos recentemente com argamassa com ligante portland e fibras misturadas. Depois no interior do tanque pintaram as juntas com uma membrana liquida. Ainda verte alguma coisa mas é muito pouco em zonas muito pontuais entre a argamassa e a pedra. Haverá alguma forma de corrigir sem refazer as juntas?
    Obrigado!
  4.  # 25

    Explicação 2 posts acima...
  5.  # 26

    Colocado por: dedaoPedro mas essa argamassa não tem função estrutural certo? Só tem 5mpa de resistência...
    o ceimento que vc meter nas juntas tb não tem função estrutural.. por mais que pensem que tem... estrutural são as pedras.

    (e a cal com o tempo ganha resistência...)

    Colocado por: dedaoEstou mesmo tentado a usar o cimento que me dá mais garantias de resistência.
    a função real de preencher as juntas não de de ganhar erstincia é mesmo só para preencher as juntas.. ao usar cimento pode ter a certeza de ter patologias futuras sem remendo devido a humidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    • dedao
    • 5 setembro 2019 editado

     # 27

    Se fosse só preencher as juntas sim mas tenho la espaços com falta de pedra em que quase cabe uma pessoa...

    E lembro que isto são 2 andares destas pedras que parecem que a qualquer momento podem cair :D e algumas das pequenas (menos de 10kg) ja estão soltas pelo meio da parede e algumas cairam.

    A argamassa de cal absorve menos humidades do chão?
  6.  # 28

    o s vazios tem de preeencher com pedra!!!. pode fazer a argamassa mais liquida e tentar injectar nos vazios.. é assim que se faz. As pedras que estiverem em desiquilibrio, terão de ser removidas e repostas...

    A argamassa de cal, neste caso hidraulica natural tem menos sais!!! e ganha presa com a presença de agua!!! como é menos rigida que uma cimenticia, é adequada a este tipo de alvenarias... que tem uma "vibração" propria...
    A argamassa de cal melhor as suas prestçaõas ao logono do tempo.. ao ocntrario das argamassas cimetnicias, que tem o seu apogeu aos 28 dias de cura.. depois é sempre a "regredir" ;)
  7.  # 29

    Colocado por: dedaoE lembro que isto são 2 andares destas pedras que parecem que a qualquer momento podem cair :D e algumas das pequenas (menos de 10kg) ja estão soltas pelo meio da parede e algumas cairam.
    nesse caso, vc pode precisar é de um pedreiro para desmontar alguma parte da parede que esteja menos estável e voltar a fazer de novo

    talvez deveria chamar alguem para analisar se isso está estruturalmente em condições.. se não estiver seguro e já está a perder pedras não será o cimento que vai segurar na parede. tenha cuidado com isso.

    a argamassa de cal tb absorve humidade, mas ao contrário do cimente a cal respira. e endurece com o tempo.. ao contrário do cimento
  8.  # 30

    Ando pelas guerras.... entretanto vai-se fazer o pavimento do palheiro em betão.

    Ainda não venci a batalha da argamassa de cal. vai ser dificil.

    Gostaria de aproveitar as vigas de carvalho principal que se vem nas fotos. no entanto já possuem térmitas. vou tratar com algum produto injectando com ar comprimido pelos buracos. acham que resulta? ou mando tudo abaixo?

    Outra coisa, as vigas que se compram agora emparelhadas dos 4 lados em casquinha combina com este lado "velho" da casa? para mim era arranjar uns barrotes em carvalho no mínimo emparelhados dos 2 lados, assim mais para o rustico... mas nao encontro nada. apenas casquinha.

    Obrigado desde já,
    • ik
    • 11 setembro 2019

     # 31

    Colocado por: Pedro Barradasao ocntrario das argamassas cimetnicias, que tem o seu apogeu aos 28 dias de cura.. depois é sempre a "regredir" ;)


    Tem a certeza disto?
  9.  # 32

    De que as argamassas cimenticias se degradam com o tempo!? Perdem resistência Tenho. As de cal natural é ao contrário...vão melhorando...
  10.  # 33

    e quanto aos barrotes? :)
  11.  # 34

    Ar comprimido!!? tem de injectar é xilophene..... se soar muito a oco.. não estarão em condições. verifique igualente a zona dos apoios, por podridão e etc...
    • dedao
    • 12 setembro 2019 editado

     # 35

    Colocado por: Pedro BarradasAr comprimido!!? tem de injectar é xilophene..... se soar muito a oco.. não estarão em condições. verifique igualente a zona dos apoios, por podridão e etc...


    injectar o produto com ar comprimido.

    A zona dos apoios tem de ser reforçadas em uma das pontas.

    um exemplo de uma casa que visitei.
      IMG_20190907_183501698.jpg
      IMG_20190907_185149800.jpg
  12.  # 36

    Não... tem de ser com uma seringa/ injector
  13.  # 37

    Colocado por: Pedro BarradasNão... tem de ser com uma seringa/ injector


    o produto numa pistola a ar comprimido a injectar nos buracos não é melhor? tem 8bares :)
  14.  # 38

    Tudo o que é demais.. é demais... não vai funcionar...
  15.  # 39

  16.  # 40

    Colocado por: Pedro BarradasDe que as argamassas cimenticias se degradam com o tempo!? Perdem resistência Tenho. As de cal natural é ao contrário...vão melhorando...


    Mas qual é o motivo para essa deterioração de resistência a partir do 28º dia?
 
0.0266 seg. NEW