Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: dedaoGostaria de aproveitar as vigas de carvalho principal que se vem nas fotos. no entanto já possuem térmitas. vou tratar com algum produto injectando com ar comprimido pelos buracos. acham que resulta? ou mando tudo abaixo?
    essas vigas certamente estão em perfeitas condições, pelo menos pela foto parecem estar perfeitas.., pode 'descascar' a parte danificada que será cerca de 1cm e tratar a restante.. nós cá em casa fizemos soalho com as vigas velhas e cortamos vigas novas.

    cuidado é no restauro não acamar as vigas com cimento pois isso certamente mai fazer com que apodreçam.!!

    Colocado por: josealmeidaMas qual é o motivo para essa deterioração de resistência a partir do 28º dia?
    é que o cimento a partir do momento em que está curado começa a deteriorar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 42

    Colocado por: dedaoAinda não venci a batalha da argamassa de cal. vai ser dificil.
    nesse caso mais vale estarem quietos que fazer mal feito... é preferivel não usarem nada
    Concordam com este comentário: José Barnabé, Pedro Barradas
    • dedao
    • 13 setembro 2019 editado

     # 43

    Amanhã vou tratar as vigas o máximo que conseguir. E tiro umas fotos.

    A argamassa é esta? Custa algo parecido com o cimento?
      Screenshot_20190913-204751.png
  3.  # 44

    Colocado por: dedaoAmanhã vou tratar as vigas o máximo que conseguir. E tiro umas fotos.

    A argamassa é esta? Custa algo parecido com o cimento?
      Screenshot_20190913-204751.png
    Para o seu caso seria mais indicado o Reabilita Cal Consolidação .. essa mesmo

    https://www.secilargamassas.pt/uploads/documentos/Ficha_Tecnica_REABILITA_CAL_CONSOLIDA%C3%87%C3%83O.pdf
  4.  # 45

    é que o cimento a partir do momento em que está curado começa a deteriorar.

    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Desculpe mas o meu atual conhecimento obriga-me a discordar neste aspeto.
    O cimento atinge a maior parte da sua resistência ao fim de 28 dias é realmente verdade, sendo esta a resistência que correntemente é utilizada no dimensionamento, salvo raras excepções. Contudo esta resistência continua a aumentar assumindo-se que os efeitos de retração estão devidamente controlados. No caso de traços comuns de argamassa e em ambientes relativamente húmidos e considerando que a quantidade de argamassa é relativamente pequena estes efeitos podem ser praticamente desprezados.
    Segundo a NP EN 1992-1-1 2010, capítulo 3, secção 3.1.2, ponto (6):
    Evolução da resistencia do betão à compressão.

    Facilmente programável numa folha de excel, obtemos as propriedades em função do tempo, temos então:
    Ao fim de 7 dias:
    Resistência aos sete dias.

    Ao fim de 14 dias:
    Resistência aos catorze dias.

    Ao fim de 28 dias:
    Resistência aos vinte e oito dias.

    Ao fim de um ano:
    Resistência ao fim de um ano.

    Ao fim de dez anos:
    Resistência ao fim de dez anos.

    Claro que isto depende muito das condições de fabrico, cura e exposição do betão (no caso de betão), analogamente para as argamassas. Contudo sempre tive em ideia que esta resistência aumenta e não diminui a partir do 28º dia, mas por favor alguém que elucide se eu estiver errado porque estamos aqui afinal para aprender todos uns com o conhecimento e a experiência dos outros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos, augusto1988
  5.  # 46

    Hehe que trabalheira José,

    sim isso é verdade para o betão. Como se está a falar de argamassas estou na dúvida se é análogo ou diferente como diz o Pedro... A meu ver devia ser igual.
  6.  # 47

    Colocado por: dedaoHehe que trabalheira José,

    sim isso é verdade para o betão. Como se está a falar de argamassas estou na dúvida se é análogo ou diferente como diz o Pedro... A meu ver devia ser igual.


    Não deu trabalho nenhum, tinha isto tudo à mão e não custa nada partilhar.
    Estes cálculos que mostrei dependem apenas da cura do cimento e do tipo de cimento utilizado. A resistência também varia em função do agregado grosso utilizado no betão (podendo ser quartzito, calcário, grés ou basalto), mas esta variação não é temporal.
    No entanto, a evolução temporal da resistência acima apresentada é influenciada apenas pela evolução da cura do cimento utilizado na composição do betão. Desta forma esta evolução da resistência é sempre função do cimento, podendo fazer então a analogia às argamassas (com diferentes valores, claro, para as diversas resistências).
    • ik
    • 16 setembro 2019

     # 48

    Bom, eu também já tinha lido em qualquer lado que o betão tende a ficar mais resistente com o tempo e não o contrário, mas para dizer a verdade deu preguiça de ir procurar

    Aqui falavam em argamassas e se forem com cimento e areia "boa" o principio será o mesmo
    • ik
    • 16 setembro 2019 editado

     # 49

    Colocado por: JoelM


    Quanto à resistência não posso opinar, já em ralação a colocar cimento e pedra em contacto, é conhecimento "geral" que são 2 materiais que não se dão bem, o cimento vai acabar por estragar a pedra!



    Fica feia? Estamos a falar de resistência, o que seria do betão sem pedra?
  7.  # 50

    Colocado por: josealmeida

    Não deu trabalho nenhum, tinha isto tudo à mão e não custa nada partilhar.
    Estes cálculos que mostrei dependem apenas da cura do cimento e do tipo de cimento utilizado. A resistência também varia em função do agregado grosso utilizado no betão (podendo ser quartzito, calcário, grés ou basalto), mas esta variação não é temporal.
    No entanto, a evolução temporal da resistência acima apresentada é influenciada apenas pela evolução da cura do cimento utilizado na composição do betão. Desta forma esta evolução da resistência é sempre função do cimento, podendo fazer então a analogia às argamassas (com diferentes valores, claro, para as diversas resistências).


    Isso está muito bom bonito...mas falta aí um factor que é o ambiental... Vai haver reacções químicas que com o tempo irão deteriorar o cimento das argamassas ... Ou o betão...
    Olhe eu estudei esses fenómenos em 2002... Num curso de especialização em edifícios históricos no IST... E foi abordado noutros workshops e seminários ligados à reabilitação... Já não me recordo de tudo em concreto.
    • ik
    • 16 setembro 2019

     # 51

    Pedro, tenho quase a certeza que está enganado :) Mas não vou perder 30 min para lhe dizer que está engando

    Pode ser que um eng civil cá venha dar o seu veredicto
  8.  # 52

    ... As argamassas de cal natural têm longevidade superior às de cimento... Disso tenho a certeza... E vão melhorando a sua resistência com o passar do tempo...
  9.  # 53

    Pesquise o fenómeno da carbonatação de argamassas de cimento e de cal...
  10.  # 54

    Colocado por: JoelM

    Quanto à resistência não posso opinar, já em ralação a colocar cimento e pedra em contacto, é conhecimento "geral" que são 2 materiais que não se dão bem, o cimento vai acabar por estragar a pedra!


    Em que sentido é que o cimento acaba por estragar a pedra?
    A nível de adesão parece-me, empiricamente falando, que o cimento tem uma melhor aderência ao granito por exemplo, não fosse o agregado mais comum do betão composto por granito.




    Colocado por: Pedro Barradas

    Isso está muito bom bonito...mas falta aí um factor que é o ambiental... Vai haver reacções químicas que com o tempo irão deteriorar o cimento das argamassas ... Ou o betão...
    Olhe eu estudei esses fenómenos em 2002... Num curso de especialização em edifícios históricos no IST... E foi abordado noutros workshops e seminários ligados à reabilitação... Já não me recordo de tudo em concreto.


    O fator ambiental é normalmente considerado nas classes de exposição para o betão no dimensionamento de estruturas de betão armado. Apenas tentei provar que a resistência do cimento não diminui ao fim de 28 dias, mas cresce. Caso contrário as estruturas teriam que ser dimensionadas para o último dia de vida útil do betão, e não o são. São dimensionadas aos 28 dias porque é nesta altura que se atinge a maior parte da resistência do betão devido à cura do cimento.
    A grande vantagem da cal é que todos os seus componentes são inertes, ao contrário do cimento onde ocorrem degradações químicas por carbonatação na presença de dióxido de carbono (1) e eflorescência na presença de água (2) e corrosão por iões de cloreto (3) reações álcali-agregado (4), ações de sais e ácidos (5).
    (1) É de facto o processo de carbonatção que poderá ser mais gravoso no caso das argamassas, contudo este processo é relativamente lento. No entanto, na presença de secções fendilhadas este processo agrava-se como se pode ver na imagem infra:
    Carbonatação do betão.
    Uma argamassa de rejuntamento devidamente executada não irá apresentar fendas de dimensão considerável para que agravem este efeito de uma forma perceptível.
    (2) Ocorre na presença de elevadas quantidades de água. Não irá ocorrer de forma agravada se o resto da construção for bem executada.
    (3) Ocorre na presença de iões de cloreto no ar. É muito gravosa na presença de aço, mas não se aplica no caso de argamassas simples.
    (4) Ocorre devido à presença de agregados alcalinos, mas não irá ocorrer se a argamassa for de qualidade ou se for bem preparada com agregados de qualidade suficiente.
    (5) Situação análoga à (4).

    Podem também ocorrer deteriorações devidas a condições físicas, nomeadamente devidas à fluência e à fadiga do elemento.

    Apesar destas componentes serem muito importantes no cálculo de uma estrutura de betão armado, não me parece que tenham grande relevância no caso em concreto pois falamos de uma argamassa simples com cargas muito baixas e que se encontra minimamente protegida e num ambiente que assumo que não seja muito agressivo.

    Relativamente ao aspecto, já vi os dois acabamentos e pessoalmente prefiro o acabamento da junta em cal porque penso que dá um aspecto mais tradicional. Mas isto é uma questão de gostos e relação acabamento/custo.
  11.  # 55

    Colocado por: ikFica feia? Estamos a falar de resistência, o que seria do betão sem pedra?
    não.. danifica a pedra.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 56

    Colocado por: josealmeidaEm que sentido é que o cimento acaba por estragar a pedra?
    A nível de adesão parece-me, empiricamente falando, que o cimento tem uma melhor aderência ao granito por exemplo, não fosse o agregado mais comum do betão composto por granito.
    pelo simples facto de que uma parede em alvenaria de pedra como a mostrada ter de trabalhar.. com as argamassas de cimento a parede ao trabalhar vai procurar trabalhar pelo caminho de menor resistència.. neste caso .. pela pedra. enquanto que com as argamassas de cal permitem esse trabalhar pelas juntas sem danificar nada.

    Depois existe o problema de condensações que nascem quando se tenta selar as juntas com cimento. ao contrário do uso de argamassas apropriadas de cal o cimento não permite que a parede respire.

    nestas situações, usar cimento não se adequa ao sistema construtivo original. ninguem está contra o uso de cimetos, estamso é contra o uso de cimentos nas situações erradas. quantos palheiros por exemplo, que por sua natureza são locais secos (caso contrário apodrecia a palha), não são hoje locais humidos e frios devido ao enchimento das paredes com argamassas de cimento»?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josealmeida
  13.  # 57

    Existem n teses de mestrado, doutoramento e etc.. sobre o assunto.
  14.  # 58

    O modulo de elasticidade da argamassa de cal , é mais compativel com as alvenarias de pedra...
    As argamassas de cal tam´bem sofrem de problema... que podem ser resolvidos, com a adição de aditivos, como por exemplo pozolanicos...

    Estudo sobre o assunto:
    https://eg.uc.pt/bitstream/10316/38504/1/Comportamento%20de%20argamassas%20de%20cal%20aerea%20ao%20traco%201%202%20com%20Incorporacao%20de%20residuos%20ceramicos.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josealmeida
  15.  # 59

    só por curiosidade, pode-se assentar uma parede de tijolo com argamassa de cal em vez de cimento?
  16.  # 60

    E receita para argamassa com cal hidratada?

    :) Basta misturar com areia fina? Traço

    O problema da argamassa pronta é que cada saco deve ficar a 4€ de 25kg. O velho não quer gastar isso.
      Screenshot_20190919-184530.png
 
0.0261 seg. NEW