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  1.  # 201

    Colocado por: mafgodUm utilizador (alexmol) de um outroforum, elaborou a seguintetabela comparativa dos veiculos 100% elétricos em Portugal.

    Aos interessados no tema, terão muito que comparar...
    Ainda não está lá os modelos que ainda não foram lançados, como o Leaf40.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosj39,luisms,skypt,RCF
    Será isto que pretende?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
  2.  # 202

    Colocado por: AmorinEssa treta dos electricos não passará de um produto de nicho. Vou trocar agora de carro e vou comprar a gasolina, daqui a 10 anos volto a trocar e será novamente a gasolina, os electricos estão anos luz de serem eficazes, autónomos e acessíveis. Deixem de sonhar porque o sonho vai-se tornar pesadelo.
    Cada um é livre de comprar o que quer obviamente, contudo, não posso deixar passar a sua afirmação que, para mim, não está correta.

    Há VEs acessíveis e para todas as carteiras, basta procurar.
    Para mim e muitos utilizadores de VEs, o seu uso faz todo o sentido logo é eficaz no seu propósito.
    O que é que o ser autónomo ou não, tem a haver com ser um VE?
    E uma vez mais, um VE não é apenas um BEV!
    Há os PHEV por exemplo...

    E o que diz ser um sonho, já é para mim desde há mais de 4 anos a realidade do dia-a-dia... está na hora de acordar para a realidade.
  3.  # 203

    Colocado por: mafgodCada um é livre de comprar o que quer obviamente, contudo, não posso deixar passar a sua afirmação que, para mim, não está correta.

    Há VEs acessíveis e para todas as carteiras, basta procurar.
    Para mim e muitos utilizadores de VEs, o seu uso faz todo o sentido logo é eficaz no seu propósito.
    O que é que o ser autónomo ou não, tem a haver com ser um VE?
    E uma vez mais, um VE não é apenas um BEV!
    Há os PHEV por exemplo...

    E o que diz ser um sonho, já é para mim desde há mais de 4 anos a realidade do dia-a-dia... está na hora de acordar para a realidade.


    Não alimentes o troll!
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Anonimo16062021
  4.  # 204

    Também penso em comprar um VE mas apenas quando estes me servirem e tiverem preços simpaticos.
    Atualmente cada vez que pego no carro é para fazer no minimo 200/250 km seguidos, sem tempos para parar.

    Só conheço malta com leafs e todos são unanimes em dizer que para comprar um VE tem de se ter em conta a utilização.
    Outra coisa que dizem e que me põe de pê a trás é a autonomia da bateria que diminui rápidamente. Um dos meus colegas o leaf (dos primeiros) apenas faz 50km reais :( Só serve para ir de casa para o trabalho e trabalho para casa.

    Com o tempo pensa que virão boas propostas e mais eficientes, pois os tesla ainda são um pouco fora da carteira, e o mercado de VE usados deve ser um pesadelo devida ás baterias!


    Antes de vir um electrico penso que terá de vir um a GPL...mas um carro á home :)
  5.  # 205

    Colocado por: mafgodJá agora, nestes postos das AS nas AEs, havendo outro do lado oposto da AE, por norma deixam-nos passar para o outro lado carregar.


    atravessar uma AE???explique lá isso.
  6.  # 206

    Colocado por: martesjo

    atravessar uma AE???explique lá isso.
    As AS nas AEs normalmente estão ligadas de modo a poder ir de uma a outra por fora da AE via um viaduto.
    O que tem acontecido é, pessoal quer carregar num PCR e este está ocupado ou vazio e pede à AS para ir passar para a outra AS carregar.
    Não são obrigados mas geralmente acedem sem problemas.
    Temos depois de fazer o serntido inverso obviamente e seguir viagem na AE.
    Já fiz isso uma vez na AS de Aveiras de Cima.
  7.  # 207

    Colocado por: mafgodHá VEs acessíveis e para todas as carteiras, basta procurar.


    claro...a começar no VOLKSWAGEN E-UP...27.700€,com autonomia de 160 km que não chega nem ao alentejo
  8.  # 208

    Colocado por: mafgodAs AS nas AEs normalmente estão ligadas de modo a poder ir de uma a outra por fora da AE via um viaduto



    engraçado...na A2 não me lembro de nenhuma.
  9.  # 209

    Colocado por: WardrunaTambém penso em comprar um VE mas apenas quando estes me servirem e tiverem preços simpaticos.
    Atualmente cada vez que pego no carro é para fazer no minimo 200/250 km seguidos, sem tempos para parar.
    Se faz esses kms várias vezes, já ponderou um Tesla usado? Há uns na casa dos 50k€....
    Se for esporádico esseas viagens longas, e no dia-a-dia faz na ordem dos 50kms.... ponderou um PHEV?

    Colocado por: WardrunaSó conheço malta com leafs e todos são unanimes em dizer que para comprar um VE tem de se ter em conta a utilização.
    Como qualquer carro, seja ele CI ou VE....

    Colocado por: WardrunaOutra coisa que dizem e que me põe de pê a trás é a autonomia da bateria que diminui rápidamente. Um dos meus colegas o leaf (dos primeiros) apenas faz 50km reais :( Só serve para ir de casa para o trabalho e trabalho para casa.
    A degradação é real e "linear", não é de um dia para o outro.
    O que se passa é, os primeiros Leafs, MK1, a bateria não é resistente à temperatura e degrada-se mais.
    A nova bateria, lagarto/lizzard, que equipa os MK2 (acho que todos) é bem mais resistente à temperatura e degrada-se bem menos.
    Há casos de carros com 5 anos, mais de 100.000km e degradação na casa dos 16% (https://www.olx.pt/anuncio/leaf-24kw-mk2-IDAHCqw.html#c872bb0b9f).
    O meu é de 2012, e a degradação anda na casa dos 40%, mas ainda me permite fazer 80km até reserva mais uns 15 a 20km até ao fim.
    Ainda me permite casa/emprego sem problemas nenhuns (preciso de 75km).

    Colocado por: WardrunaCom o tempo pensa que virão boas propostas e mais eficientes, pois os tesla ainda são um pouco fora da carteira, e o mercado de VE usados deve ser um pesadelo devida ás baterias!
    Cada ano que passa há mais oferta, melhores preços e mais autonomia....

    Tesla há a bons preços (dependendo do uso), é procurar.
    O mercado de usados de VEs é um sonho para quem quer comprar um VE a bom preço.
    A respeito das baterias, é saber o que se está a comprar, prelo de substituição das baterias e o que pretende de autonomia.
  10.  # 210

    Colocado por: martesjo

    claro...a começar no VOLKSWAGEN E-UP...27.700€,com autonomia de 160 km que não chega nem ao alentejo
    O meu Leaf de 40kWh, ficou-me novo por apenas 27.940€. :-)

    Da minha casa ao Alentejo até no meu Leaf MK1 consigo chegar.... tudo depende de onde começo a viagem ;-)
  11.  # 211

    Colocado por: mafgodO meu Leaf de 40kWh, ficou-me novo por apenas 27.940€. :-)


    e isso é que é acessivel a "todas as bolsas"?

    por acaso lembrei-me de uma ponte que dava para passar de um lado para o outro da estação de serviço,passei lá algumas vezes até cortarem o acesso da estação de serviço porque atravessava terrenos privados,não sei se entretanto já dá para passar outra vez era na A2 antes de setubal sentido sul norte...mas é unica que me lembro
      Capturar2.PNG
  12.  # 212

    Colocado por: martesjo


    engraçado...na A2 não me lembro de nenhuma.
    Aljustrel parece que dá:
    https://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=36&t=7361&p=108622&hilit=aljustrel#p108622
  13.  # 213

    Produzir baterias para carros elétricos polui mais que anos a guiar um carro a gasolina

    Um estudo feito pelo IVL (Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental) demonstra que a simples produção das baterias tem um impacto ambiental semelhante a conduzir um automóvel a gasolina durante vários anos.
  14.  # 214

    Colocado por: mafgodAljustrel parece que dá


    cada vez pior.passar de um lado para o outro ,uma seca para carregar,depois voltar para trás outra vez!!!mas quando é que chega ao destino?
  15.  # 215

    Colocado por: martesjo

    e isso é que é acessivel a "todas as bolsas"?
    Como estavas a comparar um e-Up que faz metade dos kms do meu pelo mesmo preço....

    Depende da bolsa de cada um, mas há quem dê bem mais por um CI...
    Não te esqueças que num VE o custo de manutenção e de circulação é bem menor que um CI.
    Se fizeres 20.000km/ano, num CI gastarias em 5 anos só em combustível algo como 7.800€ (ou ~1.300€ em eletricidade), ou seja, 6.500€ de diferença.
    Assim, este Leaf40, daqui a 5 anos, custa-me ~29.240€, que era o equivalente a ter comprado agora um CI por 21.440€.
  16.  # 216

    Colocado por: martesjo

    cada vez pior.passar de um lado para o outro ,uma seca para carregar,depois voltar para trás outra vez!!!mas quando é que chega ao destino?
    São opções :-)
  17.  # 217

    Colocado por: mafgodDepende da bolsa de cada um



    bem...é para "todas as bolsas"? ou "depende da bolsa de cada um"?em que ficamos?
  18.  # 218

    Colocado por: mafgodSão opções :-)


    faz o road book antes de sair de casa...aposto.
  19.  # 219

    Os particulares comprarem elétricos ou Plug-ins novos actualmente é mau negócio. As Empresas têm vários benefícios fiscais que tornam estes carros muito atrativos. E sobretudo devem ser encarados como citadinos e não para viagens. Os Smart´s também andam nas Auto-estradas mas ninguém os compra para fazer viagens.
  20.  # 220

    Colocado por: CarvaiOs particulares comprarem elétricos ou Plug-ins novos actualmente é mau negócio.
    Comprar um carro novo é, quase sempre, um mau negócio quer seja um VE ou um CI.
    Há que aproveitar as oportunidades na compra de um novo.

    Um semi-novo, ou 6 meses importado, é quase sempre o melhor negócio.

    Comprei o novo Leaf 40 novo apenas porque me saiu a menos 10.000€ do PVP.
    Se o quizesse a este preço usado teria de esperar uns 2 anos, e enquanto isso iria gastar em combustivel e revisões/IUCs uns 4.000€....
 
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