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  1.  # 581

    Isso era estrondoso. Vou seguir atentamente
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 582

    Colocado por: Bruno.AlvesIsso era estrondoso. Vou seguir atentamente


    Estrondoso era pouco...

    Este é o caminho que eu acho que os EV's vão tomar!

    Oficinas "externas" a marca, a prestar um servico de upgrade / assistencia :)
  3.  # 583

    Já começam a aparecer até cá em Portugal, mas numa óptica ainda de hobista... sem ser numa óptica de serviço.
    Da mesma maneira que, para os CIs, há "turbotecs" para tudo e mais qualquer coisa, futuramente haverá oficinas do género para VEs :-)
    •  
      Mk Pt
    • 20 novembro 2019 editado

     # 584

    Colocado por: eu
    Mas essa versão vai ser já vendida ? Ou é apenas vaporware como foi a versão base do Tesla Model 3 ?

    VW ≠ Tesla

    A VW planeia no final do próximo ano já ter capacidade para produção de 1 Milhão de carros electricos/ano.

    Igualmente, a VW planeia até 2028 já ter vendido 22 Milhões eléctricos, entre as marcas do grupo.
    Também porque até lá tem planos para lançar (nas várias marcas do grupo) 77 modelos de veículos eléctricos.


    A VW não é a Tesla.
    A Tesla pode ter muito valor em bolsa, que tem. Mas a capacidade de R&D, capacidade de investimento, capacidade de produção e capacidade de acordos com terceiros/fornecedores de um Grupo VW é muito superior.

    Só é pena os japoneses da Toyota continuarem a enterrar às centenas/milhares de milhões em veículos a hidrogénio e não se voltarem mais para puros eletricos.. Mas não estão a dormir também, já fizeram acordos com a Panasonic (detentora da tecnologia das baterias da Tesla) para desenvolvimento de novos tipos de baterias, também associado ao desenvolvimentos dos seus hibridos, mas não só.
    • eu
    • 20 novembro 2019

     # 585

    O que é certo é que neste momento, da VW só vejo promessas.

    Da Tesla, vejo vários modelos à venda e muitos veículos na estrada.
    Concordam com este comentário: mafgod, slicer, Bruno.Alves
  4.  # 586

    Todas as marcas andam cheias de medo de perder a corrida do eléctrico. Produzirem motas eléctricas deve resultar para quem quer uma mota para trabalhar e não gastar muito nos consumos. Construir uma mota eléctrica para substituir uma mota de cilindrada alta, não acredito no sucesso.
  5.  # 587

    Colocado por: Mk Pt
    Mas há confirmação de preços oficiais do ID3 em PT? Onde?

    O anunciado para a versão mais barata seria os 30.000€ ou a rondar isso.

    Não vi mais nenhuma oficialização de preços para se dizer que 'caiu por terra' essa noticia dos preços, e as ultimas noticias continuam a falar em 30.000€ ou perto disso a versão base.


    O que cai por terra é que o corsa-e ou o e-208 viriam a preços mais baixos que 30 mil.
    Tal não aconteceu. É como o dacia eletrico a 15 mil.
    O Id3 da VW vem posicionar-se na posição do golf-e, portanto nos 40mil, valor que a marca adianta, pois nunca ficará mais barato que o actual Golf-e. Além disso já há por aí umas noticias a anunciar 39mil.
  6.  # 588

    Sinceramente vejo a Toyota no bom ramo.
    Hidrogénio e Hibridos.
    Ora se os hibridos tiverem baterias cada vez maiores e melhores, é um rápido salto para os 100% elétricos, uma melhoria para plugins, porque num futuro muito próximo ainda haverá veículos a gasolina.
  7.  # 589

    O 208 para mim é escandaloso.

    208 ci- 16k..

    Pensei: bem.. vamos meter 10k para a desculpa do custume.. baterias e tal. 26k para um carro para as voltinhas parece bem!

    Anunciarem 32-35k.. para mim é uma marca que não quer vender eléctricos. Isto é tornar o eléctrico um nicho e explorar á grande.
    Concordam com este comentário: eu
    • mafgod
    • 21 novembro 2019 editado

     # 590

    Para quem quiser fazer uns comparativos interessantes.

    Façam simulações e vejam que, o barato pode sair mais caro a médio prazo.
    •  
      Mk Pt
    • 21 novembro 2019 editado

     # 591

    Colocado por: callinas
    O Id3 da VW vem posicionar-se na posição do golf-e, portanto nos 40mil, valor que a marca adianta, pois nunca ficará mais barato que o actual Golf-e. Além disso já há por aí umas noticias a anunciar 39mil.

    ....
    Colocado por: Mk Pta versão 1st edition vai custar até 39.000€. A versão 1st edition, além de pack de equipamento/cores exclusivo dessa edição, vem com pack de baterias de 58kWh - autonomia WLTP para 420km, bem superior ao e-208.

    Não é a versão base.
    A versão base vem com pack de 45kWh.

    ..
    Acrescento que pelo menos até final do próximo ano (daqui a 1 ano, aproximadamente) a versão base/mais barata/30.000€ ou perto do ID3 estará à venda.

    Colocado por: callinasSinceramente vejo a Toyota no bom ramo.
    Hidrogénio e Hibridos.
    O

    Sim os japoneses não são parvos :), apesar da aposta um bocado errada no hidrogénio - não é que seja errado a aposta em si, é que investiram imenso na área, como sendo A solução para o fim dos combustíveis fósseis, quando deviam ter diversificado o investimento para veículos/plataforma só mesmo eléctrica.

    Colocado por: callinas
    Ora se os hibridos tiverem baterias cada vez maiores e melhores, é um rápido salto para os 100% elétricos, uma melhoria para plugins, porque num futuro muito próximo ainda haverá veículos a gasolina.

    Também é verdade.
    Vai sair agora o novo Yaris com mais uma evolução do sistema hibrido, e a Toyota promete que em cidade o carro andará >50% (ou >60% não lembro bem) do tempo a bateria.

    Ainda assim a Toyota devia apostar em ter mais hibridos plug-in.

    A questão de eu mencionar que é pena que não apostem só em eletricos é porque veículos puramente eletricos podiam ter plataforma muito melhor optimizada em termos de espaço interior do carro e também na colocação das baterias, como os Tesla e o ID3 já comprovaram.
  8.  # 592

    Colocado por: Mk PtA Tesla pode ter muito valor em bolsa, que tem. Mas a capacidade de R&D, capacidade de investimento, capacidade de produção e capacidade de acordos com terceiros/fornecedores de um Grupo VW é muito superior.


    "A Tesla pode ter muito valor em bolsa, que tem. Mas a capacidade de R&D, capacidade de investimento, capacidade de produção e capacidade de acordos com terceiros/fornecedores de um Grupo VW é muito superior. " Superior no R&D no geral ou nos VE ? A Tesla tem as melhores baterias de drivetrain de todas até o momento, já para nem falar no autopilot e software.... Agora se calhar gasta menos em Relação R&D mas isso sim porque se foca apenas no VE e se calhar gasta melhor :)
    Concordam com este comentário: eu
    •  
      Mk Pt
    • 21 novembro 2019 editado

     # 593

    Colocado por: lmrpereira
    Superior no R&D no geral ou nos VE ? A Tesla tem as melhores baterias de drivetrain de todas até o momento, já para nem falar no autopilot e software.... Agora se calhar gasta menos em Relação R&D mas isso sim porque se foca apenas no VE e se calhar gasta melhor :)

    No geral, desde sempre, e actualmente também nos VE e todas as tecnologias relacionadas.

    Colocado por: noticia ReutersVolkswagen to invest 60 billion euro in e-mobility, digital tech by 2024
    Volkswagen (VOWG_p.DE) will invest 60 billion euros ($66.12 billion) by 2024 to develop electric and hybrid cars as well as digital technologies, the multi-brand car and truckmaking group said on Friday.

    [nota: 'billion' em inglês é mil milhões.
    Mais de metade (33 Mil Milhões) é exclusivamente para carros eléctricos.
    ........................


    Duas notas sobre a Tesla que é do conhecimento público, ou devia ser quando se argumenta sobre o assunto:

    A tecnologia de baterias da Tesla é na verdade da Panasonic.
    A Panasonic é quem tinha (e tem) a tecnologia de baterias mais avançada e Tesla fez o obvio de escolher o melhor parceiro no inicio. A Tesla começou à poucos meses a desenvolver tecnologia de baterias próprias, para reduzir custos e melhor autonomia etc, mas ainda está longe de ter resultados práticos.
    Quem continua com a tecnologia/R&d mais avançado em baterias é e continua a ser a Panasonic.
    A Toyota já fez acordo com a Panasonic para desenvolver novas baterias, mas até lá vão sair Toyotas (pelo menos) na China com baterias iguais às da Tesla.

    Depois, o investimento da Tesla também tem sido diversificado para aquilo das telhas solares, powerwall e solar grid. Depois a Tesla como construtor 'novato' ainda tem, como é normal, gastos/investimento muito superior (percentualmente) em relação a outros construtores a nível de resolver problemas e melhorar/optimizar linhas de produção, controlo de qualidade,etc
    Os gastos da Tesla em desenvolvimento não é tudo em carros eléctricos e nem baterias, na verdade nas baterias só recentemente começou a gastar alguma coisa em termos de R&D.
  9.  # 594

    Colocado por: Mk PtVai sair agora o novo Yaris com mais uma evolução do sistema hibrido, e a Toyota promete que em cidade o carro andará >50% (ou >60% não lembro bem) do tempo a bateria.

    Esse anúncio já foi feito há coisa de 2 anos também em relação a um yaris e levantou um celeuma que deusmalivre, tudo a desancar na Toyota e a gozar com a afirmação.
    Nessa altura o João Prates do fórum prius-pt fez um teste e efectivamente o carro contou 50% do tempo (tempo, não percurso) em VE, ele fez um relatório bem detalhado do teste e como é que isso era verdade.
    Pormenor... A média de consumo foi de +-4l/100km tendo feito metade do tempo teoricamente sem gastar combustível. Então se fosse a combustão ia gastar 8l?
    Os hibridos não plug in são completamente ultrapassados nos dias de hoje
  10.  # 595

    Híbridos, mesmo já plug ins creio que o opel ampera, pese embora já seja um carro de 2012, continua a ser imbatível, até mesmo nos consumos a gasolina... E o design do carro, na minha subjectiva opinião, passe o pleonasmo, foi 5 estrelas!

    Já a 2a geração de amperas, ainda só os vi a circular na Alemanha, nunca vi nenhum por cá...
    Concordam com este comentário: jcfcid
  11.  # 596

    Colocado por: Mk Pt
    No geral, desde sempre, e actualmente também nos VE e todas as tecnologias relacionadas.


    [nota: 'billion' em inglês é mil milhões.
    Mais de metade (33 Mil Milhões) é exclusivamente para carros eléctricos.
    ........................


    Duas notas sobre a Tesla que é do conhecimento público, ou devia ser quando se argumenta sobre o assunto:

    A tecnologia de baterias da Tesla é na verdade da Panasonic.
    A Panasonic é quem tinha (e tem) a tecnologia de baterias mais avançada e Tesla fez o obvio de escolher o melhor parceiro no inicio. A Tesla começou à poucos meses a desenvolver tecnologia de baterias próprias, para reduzir custos e melhor autonomia etc, mas ainda está longe de ter resultados práticos.
    Quem continua com a tecnologia/R&d mais avançado em baterias é e continua a ser a Panasonic.
    A Toyota já fez acordo com a Panasonic para desenvolver novas baterias, mas até lá vão sair Toyotas (pelo menos) na China com baterias iguais às da Tesla.

    Depois, o investimento da Tesla também tem sido diversificado para aquilo das telhas solares, powerwall e solar grid. Depois a Tesla como construtor 'novato' ainda tem, como é normal, gastos/investimento muito superior (percentualmente) em relação a outros construtores a nível de resolver problemas e melhorar/optimizar linhas de produção, controlo de qualidade,etc
    Os gastos da Tesla em desenvolvimento não é tudo em carros eléctricos e nem baterias, na verdade nas baterias só recentemente começou a gastar alguma coisa em termos de R&D.


    Verdade em tudo que disseste mas também sabes que quando falamos em baterias de EV falámos também do sistema de refrigeração, patentr Tesla, e do BMS (cada fabricante cria o seu software. Depois temos os prórpios motores e outros componentes. Até o momento os carros da Tesla são de longe os mais eficientes. Basta ver o novo ford que precisa de um pack de 100kwh para ter a mesma autonomia que o Tesla model 3 flm 75kwh. Mas agora que os gigantes acordaram vai haver mais concorrência mas esses gigantes também têm muita divida... Vamos ter mais novidades da Tesla no battery and drivetrain invester day no inicio do Ano...
  12.  # 597

    CyberTruck by Tesla

    Desenho arrojado e disruptivo.
    Aquelas esquinas em bico é que não sei... dá a sensação de que quem lá se espetar é capaz de se aleijar ;-)
    • eu
    • 22 novembro 2019 editado

     # 598

    Colocado por: Mk PtDuas notas sobre a Tesla que é do conhecimento público, ou devia ser quando se argumenta sobre o assunto:

    A tecnologia de baterias da Tesla é na verdade da Panasonic.


    Há aqui duas vertentes:

    -Os módulos individuais de bateria de lítio (a parte química): sim, são responsabilidade da Panasonic;

    -A bateria como um todo, que envolve a organização desses módulos em packs maiores, a interligação elétrica desses packs, a gestão da carga e descarga, a gestão térmica, a segurança, etc. Penso que tudo isto foi desenvolvido pela Tesla...

    Portanto, não me parece de todo correto dizer que a tecnologia de baterias da Tesla é toda responsabilidade da Panasonic.
    Concordam com este comentário: lmrpereira
    • Cobris
    • 22 novembro 2019 editado

     # 599

    Colocado por: eu-Os módulos individuais de bateria de lítio (a parte química): sim, são responsabilidade da Panasonic;


    A parte principal no que a baterias diz respeito. Com esses mesmos módulos não tenho dúvida que qualquer outra marca faria igual performance em relação á Tesla.
    Mas a Tesla não é apenas "baterias" os seus motores também fazem parte do segredo.
  13.  # 600





 
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