Iniciar sessão ou registar-se
  1. Mais lhe posso dizer que os 70% dizem respeito ao número de aviões. Se não sabe posso informar que os aviões andam a voar a 50-60% da capacidade porque não conseguem lotar os lugares.
  2. Colocado por: RRoxxNão me venha com a treta semantica do "não está a perder, está a ganhar menos" porque lhe fica, factualmente, menos dinheiro no bolso, logo perdeu.


    Não fica menos dinheiro no bolso, porque não passou de uma situação hipotética, foi meramente um estudo sobre o custo de oportunidade. O exemplo do bitcoin é bom (acresce o caso de quando se compra em alta e venda em baixa, com perda efectiva de capital).
    De qualquer forma, ter "menos lucro" ou ter prejuízo são dois conceitos bem diferentes. Certamente não é preciso aprofundar.

    Dependendo do propósito, os custos de exploração (manutenção, renovação, depreciação, limpeza, seguros, impostos, gestão, etc) podem ser adicionados ao custo de aquisição, para determinar o lucro da venda.

    Se vender pelo valor de custo total, pode entender como "lucro" os custos que teve pela exploração. Isto é, usufruiu do bem durante esse período, sem custos.
    Mas claro, este desenvolvimento não terá grande utilidade num contexto de habitação própria.
  3. Meu amigo quer falar de factos? Neste momento só atinge 50% do tráfego de 2019 aos fins de semana. Isto é um facto, que bate certo com as previsões atrás mencionadas. As melhores previsões apontam para no máximo 70% em dezembro e para os aeroportos nacionais de cerca de 60%. Repito as melhores previsões. Se quiser falar de construção comigo eu fico calado e aprendo. Se quer falar de aviação eu posso ensinar se quiser.
    Concordam com este comentário: treker666
    • PoisÉ
    • 25 agosto 2020 editado
    Colocado por: PicaretaO pessoal do forum só conhece Lisboa, o resto é paisagem.

    Quando o título do tópico é "Bolha imobiliária" está-se a falar, como é natural, dos locais onde os preços subiram desmesuradamente.
    Não falamos por exemplo de Beja, de Bragança ou Guarda porque... aí não há bolha.

    Falamos do litoral, das grandes cidades, Lisboa, Porto, e dos locais onde os preços subiram por causa da procura "anormal" motivada pelo AL e pelos estrangeiros.

    Por exemplo, hoje, é possível comprar um terreno urbanizado perto de uma capital de distrito por 5.000€:
    https://www.idealista.pt/imovel/29927561/

    Aqui, como é lógico, ninguém diz que há uma bolha, logo, não entra no âmbito da discussão.
    93 páginas depois, acho que não era preciso estar a dizer isto...
  4. Mais lhe digo todos os dias as companhias aéreas cancelam voos marcados porque não conseguem vender lugares. Não é uma suposição é um facto. Quantos não lhe posso precisar, mas posso precisar que durante a semana a média anda nos 40% do tráfego de 2019, aos fins de semana ronda no mês de agosto 50%.
    Agora é fazer as contas 40% de 1900 voos, 50% de 2100 voos aos fds, com 60% da capacidade.
  5. Colocado por: RRoxxBitcoins que era um produto novo e desconhecido a ser comparado com imobiliário.. está bem..


    Substitua "bitcoins" por "acções", por exemplo.

    Compra acções de uma empresa hoje, amanhã disparam de valor, mas decide não vender (mas há quem tivesse comprado). Se tivesse vendido teria feito muito lucro.
    Para a semana baixam para um valor um pouco acima do valor de compra e decide vender. Fez pouco lucro, mas teve resultado positivo.
    E quem comprou na altura do pico? Se vender hoje vai ter imenso prejuízo.

    Na verdade, é apenas a flutuação do valor de mercado. Tanto faz se é bitcoins, acções, obrigações, ou uma obra de arte!

    Colocado por: PoisÉComo já demonstrei neste mesmo tópico inúmeras vezes, os actuais preços, para o nosso nível de vida e contexto, são insustentáveis a longo prazo, roçando o absurdo.


    Sem dúvida. E como outro user mencionou, sem a entrada de capital do estrangeiro para sustentar o mercado actual, os valores irão descer onde estavam inflacionados, quando os proprietários se convencerem que já não conseguem vender pelo valor pedido.
  6. Colocado por: RRoxxFerreiaj125, se o mercado compra com 10% de desconto sobre o preço (se não forem preços descabidos obviamente), é estúpido descontar 40% é isso que se está argumentar.

    Bitcoins que era um produto novo e desconhecido a ser comparado com imobiliário.. está bem..
    Concordam com este comentário:Gambino


    Não, ninguém está a falar sobre vender 40% abaixo do valor de mercado, mas sim vender se o valor de mercado baixasse 40%.

    Vai sempre haver quem tenha necessidade de vender, mesmo que o valor de mercado tenha baixado 40%.
  7. Na há casas a serem vendidas abaixo 40%. Não esperem tal coisa. Para vender 40% abaixo o proprietário simplesmente arrenda ou mete em SL! Não vende.
  8. E ninguém considera o arrendamento? É que tem uma HPP e vê o valor de mercado descer da maneira que, há malta a prever, talvez arrende, no meu caso por exemplo se chegar a construir e se verificar que o mercado baixa, prefiro arrendar e correr o risco de ficar com duas casas, onde a renda duma pode suportar as duas em 75% das duas prestações... Isso dos preços caírem a pique não fará muitos vendedores saírem de cena e aproveitarem o mercado de arrendamento... Posso estar a ver mal, mas as coisas andam ligadas, e não havendo imóveis para dar resposta à procura voltam a subir os valores de venda, ou não?
  9. Como disse atrás depende tudo do investimento estrangeiro, não confundir falta de turismo com falta de investimento estrangeiro, os dois factores poderão estar ligados ou não depende de tanta coisa.
    O ponto onde queria chegar nos meus posts era este, até 2014/2015 quando começou o investimento em airbnb e o investimento estrangeiro o mercado nacional era fácil de ler, agora não, agora podemos supor o que quisermos mas só o futuro o dirá. Há factores que poderão influenciar, falta de turismo em relação ao que estava previsto, poderá lançar casas para o arrendamento dito normal ou mesmo para venda, a futura crise que poderá ser curta ou não e os investidores nacionais e estrangeiros poderão cortar o investimento.
    O normal será baixar um bocado, nunca passará dos 10-15% máximo para os imóveis que estão em linha com o mercado. Poderá ou não acontecer. Esperemos para ver. Eu não esperei acabei de comprar uma moradia em Odivelas.
    Concordam com este comentário: Gambino
    • zed
    • 25 agosto 2020
    Se os preços baixam é natural que as rendas sigam o mesmo curso.
    Concordam com este comentário: Gambino
  10. Colocado por: zedSe os preços baixam é natural que as rendas sigam o mesmo curso.

    Não sei se isto é tão linear... Depois a malta que não precisa de vender se puser à renda ficam a falar casas para venda e isso irá inflacionar novamente o preço das vendas porque não há novamente oferta para a procura...
    Concordam com este comentário: Gambino
  11. Colocado por: zedSe os preços baixam é natural que as rendas sigam o mesmo curso.


    Segundo li as rendas já baixaram, coisa que nos preços das transações (não é dos anúncios, mas sim das transações efectivas em escrituras) ainda não se notou.
  12. Colocado por: pepe66Como disse atrás depende tudo do investimento estrangeiro, não confundir falta de turismo com falta de investimento estrangeiro, os dois factores poderão estar ligados ou não depende de tanta coisa.
    O ponto onde queria chegar nos meus posts era este, até 2014/2015 quando começou o investimento em airbnb e o investimento estrangeiro o mercado nacional era fácil de ler, agora não, agora podemos supor o que quisermos mas só o futuro o dirá. Há factores que poderão influenciar, falta de turismo em relação ao que estava previsto, poderá lançar casas para o arrendamento dito normal ou mesmo para venda, a futura crise que poderá ser curta ou não e os investidores nacionais e estrangeiros poderão cortar o investimento.
    O normal será baixar um bocado, nunca passará dos 10-15% máximo para os imóveis que estão em linha com o mercado. Poderá ou não acontecer. Esperemos para ver. Eu não esperei acabei de comprar uma moradia em Odivelas.


    Não depende do investimento estrangeiro.

    A esmagadorissima maioria das transações imobiliárias em Portugal são entre portugueses.

    Depende sim de onde os portugueses, como eu, vão continuar a investir as suas poupanças. Eu tenho investido poupanças, há 10 anos a esta parte, em imobiliário, mas daqui em diante...Não sei...

    Os portugueses vão continuar a comprar e investir com as suas poupanças em imóveis, em vez de aplicar o dinheiro em depósitos a prazo, produtos financeiros e contas à ordem?? Esta é a questão chave.

    Os estrangeiros dão uma ajuda no segmento luxo, mas são poucas transações em relação ao total.
    Concordam com este comentário: prcsc
  13. Colocado por: GambinoNão depende do investimento estrangeiro.

    A esmagadorissima maioria das transações imobiliárias em Portugal são entre portugueses.


    Nas zonas de grande inflação? Lisboa, Porto, partes do Algarve?

    Se nestas zonas os preços estão, de forma geral, acima da carteira dos Portugueses, o que está a alimentar o mercado em alta? Somente AL?
  14. Colocado por: GambinoOs estrangeiros dão uma ajuda no segmento luxo


    No consumo. E como investimentos?
  15. Gambino correcto, e isso é o grosso do mercado. Mas vamos especular que as casas de luxo que são para estrangeiros deixam de ter clientela, os prédios novos nas avenidas novas, etc. O resto do mercado terá que corrigir. Naturalmente o mercado de usados olha para o mercado de habitação nova para fixar preços. Outra questão, nos arrendamentos, houve nos últimos anos muitos estrangeiros a serem colocados em Portugal com rendas pagas pelas empresas logicamente que nestes próximos tempos esses “empregados de luxo” irão deixar casas vagas, os valores dos arrendamentos irão baixar como já se tem verificado e há uma parte do investimento em habitação para aluguer que vai ficar em stand by, deixa de ter lógica comprar um apartamento de 500 mil euros se depois não consigo ter rentabilidade com o aluguer.
    Há muitas variáveis, imensas. Eu por exemplo vendi o meu apartamento e queria ficar numa casa alugada durante um ou dois anos até aparecer uma casa exactamente como queria. A família não se adaptou tive que chegar a um compromisso e comprei uma bela moradia nova, se é tudo o que queria? Não, mas preenche 95% dos meus requisitos. Com o valor do arrendamento a preços mais simpáticos se calhar há muita gente que põe a compra em stand by.
    Como disse as variáveis são muitas e é difícil senão impossível prever o futuro. Mas não vejo nenhum motivo plausível para o mercado não corrigir nos próximos tempos.
    • J D
    • 25 agosto 2020 editado
    Colocado por: pepe66Gambino correcto, e isso é o grosso do mercado. Mas vamos especular que as casas de luxo que são para estrangeiros deixam de ter clientela, os prédios novos nas avenidas novas, etc. O resto do mercado terá que corrigir. Naturalmente o mercado de usados olha para o mercado de habitação nova para fixar preços. Outra questão, nos arrendamentos, houve nos últimos anos muitos estrangeiros a serem colocados em Portugal com rendas pagas pelas empresas logicamente que nestes próximos tempos esses “empregados de luxo” irão deixar casas vagas, os valores dos arrendamentos irão baixar como já se tem verificado e há uma parte do investimento em habitação para aluguer que vai ficar em stand by, deixa de ter lógica comprar um apartamento de 500 mil euros se depois não consigo ter rentabilidade com o aluguer.
    Há muitas variáveis, imensas. Eu por exemplo vendi o meu apartamento e queria ficar numa casa alugada durante um ou dois anos até aparecer uma casa exactamente como queria. A família não se adaptou tive que chegar a um compromisso e comprei uma bela moradia nova, se é tudo o que queria? Não, mas preenche 95% dos meus requisitos. Com o valor do arrendamento a preços mais simpáticos se calhar há muita gente que põe a compra em stand by.
    Como disse as variáveis são muitas e é difícil senão impossível prever o futuro. Mas não vejo nenhum motivo plausível para o mercado não corrigir nos próximos tempos.


    A larga maioria dos imoveis ditos de luxo sao detidos por holdings imobiliarias , nenhuma delas vai ajustar coisa alguma. Alias , muitos desses empreendimentos sao feitos com um proposito exclusivo de estacionar capital sem pagar imposto.

    Pior , sao em nr de tal forma escasso que assumir que deixa de existir mercado para os mesmos mesmo durante um meltdown parece-me nada realista.
    Concordam com este comentário: Gambino, pguilherme
  16. Colocado por: J D

    A larga maioria dos imoveis ditos de luxo sao detidos por holdings imobiliarias , nenhuma delas vai ajustar coisa alguma. Alias , muitos desses empreendimentos sao feitos com um proposito exclusivo de estacionar capital sem pagar imposto.

    Pior , sao em nr de tal forma escasso que assumir que deixa de existir mercado para os mesmos mesmo durante um meltdown parece-me nada realista.
    Concordam com este comentário:Gambino


    Não podia concordar mais.
  17. Colocado por: pguilherme

    Nas zonas de grande inflação? Lisboa, Porto, partes do Algarve?

    Se nestas zonas os preços estão, de forma geral, acima da carteira dos Portugueses, o que está a alimentar o mercado em alta? Somente AL?


    Poupanças. Esses imóveis são comprados como investimento/poupança. Muitos até ficam vazios, como diz o JD para estacionar dinheiro.
 
1.2425 seg. NEW