Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 841

    Colocado por: Rui sol na placa
    1 kW não sei se será alguma coisa .
    Acho que se quer poupar devia se preocupar com os consumos básicos .
    Só 1 bico da placa Vitro são logo 2800 w a bombar....2.8 kw .
    Se verificar entre frigorífico....tv...router....box...luzes....mais uma coisinha ou outra tem aí 400 ...500 w a consumir quase 24 horas.
    Posso estar eu a fazer mal as contas.
    Concordam com este comentário:psargaco


    Também estou a avaliar esta questão e a potência a instalar tem de ser bem analisada. Instalei um Shelly EM ainda tenho poucas medições. Mas para já a ideia que fica é que em vazio tenho consumos que andam à volta dos 200 W. O consumo médio entre as 7:00 e as 20:00 é de 480 W. E isto com três pessoas em casa. Essas três hão-de passar a uma portanto é expectável que durante o dia o consumo baixe alguma coisa. É certo que existem consumos que podem ser desviados para o horário de produção, mas há um limite para o que se consegue fazer nesse campo. Já pensei numa série de estratégias para optimizar a distribuição dos consumos, mas ainda vai requerer muita análise de dados.

    Pelo que tenho estado a ver das fotos que têm sido afixadas, a produção segue uma curva típica de meia sinusóide. Mas alguém já tem métricas dos valores de produção em função da potência nominal dos painéis? Por exemplo, no período de pico de produção com o céu limpo qual é a percentagem máxima da potência anunciada que se pode esperar produzir? E num dia nebulado?
    • zed
    • 12 agosto 2021

     # 842

    Colocado por: psargacoPelo que tenho estado a ver das fotos que têm sido afixadas, a produção segue uma curva típica de meia sinusóide. Mas alguém já tem métricas dos valores de produção em função da potência nominal dos painéis? Por exemplo, no período de pico de produção com o céu limpo qual é a percentagem máxima da potência anunciada que se pode esperar produzir? E num dia nebulado?

    Isso depende de vários factores como localização, orientação, inclinação, sombreamento entre outros. O melhor é verificar num simulador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
 
0.2214 seg. NEW