Iniciar sessão ou registar-se
    • njop
    • 15 setembro 2009

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a pensar adquirir um imóvel que legalmente contém uma parte urbana com cerca de 50m2 e terreno com 1ha.

    Na prática, existem 4 habitações neste imóvel, 3 das quais arrendadas a 3 famílias há vários anos. A quarta é a residência dos actuais donos.

    Estas quatro habitações constam da planta area existente na Camara, são anteriores a 1951 e foram recentemente remodeladas (cerca de 5 anos) mas sem qualquer projecto de legalização.

    Os contratos de arrendamento estão registados nas Finanças e os actuais donos pagam impostos sobre estes rendimentos.

    Gostaria de saber quais as possíveis implicações de adquirir um imóvel nestas condições.

    - Poderei adquirir o imóvel e continuar com esta situação ilegal?
    - Poderei a qualquer momento ser obrigado a demolir os "anexos" não legalizados?
    - Quais os direitos dos donos e arrendatários na eventualidade de um pedido de demolição por parte da Camara?
    - Caso seja pedida a demolição, quanto tempo normalmente demora até efectivamente ter de se demolir os imóveis ilegais?
    - Quanto poderia custar-me uma eventual legalização desta situação? Quanto tempo poderia durar este processo?
    - Que situações devo verificar antes de avançar com a aquisição deste imóvel?
    - Que outros potenciais problemas poderei encontrar?

    Muito obrigado pela vossa ajuda
  1.  # 2

    é muito raro uma câmara demolir algo não legalizado particular, sem estarmos a falar de propriedades verticais, ou emprendimentos.
    em principio terá de fazer a legalização dessas habitações, e se for preciso fazer obras, ou demolir alguma parte, para cumprir os regulamentos do concelho.
    muito dificilmente lhe obrigarão a demolir.
    cumprimentos
    •  
      FD
    • 16 setembro 2009

     # 3

    Então mas, se são anteriores a 1951, estão legais, ou não?
  2.  # 4

    Colocado por: FDEntão mas, se são anteriores a 1951, estão legais, ou não?


    mas foram remodeladas FD como disse o user, e essas remodelações costumam ser quase completas, aumentos de áreas, forma etc...como diz o user njop serão basicamente "anexos".
    • njop
    • 16 setembro 2009

     # 5

    Correcto Fernando, o varios anexos existentes (cerca de 4) foram remodelados à cerca de 5 anos. 2 foram ampliados e passaram a ser RC e 1º Andar e os outros 2 foram consolidados numa só habitação.

    Sendo assim, posso ficar descançado quanto à demolição total certo?
    Poderei apenas ficar sujeito a demolições parciais para legalização as quais terei eventualmente um prazo para cumprir correcto?

    e multas? haverá risco de multas também?
  3.  # 6

    tem de ver que percentagem existe em regra para anexos no regulamento do concelho, ou no seu caso deve ver talvez também a maxima construção possivel em área, representada em percentagem sobre a dimensão de terreno, penso que estes pontos são os mais importantes, que podem levar à demolição ou não, mas atenção podem existir outros pontos regras sobre o tipo de terreno que tem, no pdm.
    quanto à demolição total penso que não tem de ficar preocupado, convem é como lhe disse ver a percentagem de construção do seu terreno.
    se for sujeito a demolição, a câmara irá dizer-lhe por exemplo que a sua propriedade só pode ter x m2 de construção e que ultrapassa x m2 essa regra, nesse caso terá de demolir esses xm2 que estão a mais.
    penso que sim que vai ter de pagar alguma multa, mas isso também varia de municipio para municipio, se se atrasar na demolição vai pagando uma multa também por casa x tempo que passar.
    cumprimentos
  4.  # 7

    Diz que tem 4 habitações no mesmo terreno. Isso não é possível. Terá que passar por um processo de loteamento para poder desanexar 3 parcelas de terreno. No entanto, terá que ter em linha de conta se é possível lotear nessa área (PDM). É um caso complicado.
    • njop
    • 17 setembro 2009

     # 8

    Nuno, estas 4 habitações já existem à mais de 50 anos, estão inclusivamente presentes na planta aérea na Camara. Não sei se este facto é relevante ou não para manter os "anexos".

    Para mim o ideial era adquirir o imóvel e manter a situação como está. Não sei é até que ponto ou durante quanto tempo isso será possível.
 
0.0084 seg. NEW