Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Não me importo que a qualidade dos materiais seja mediana. O terreno é uma espécie de retângulo com 60 metros comprimento e 20 de largura, mas de um lado é ligeiramente mais pequeno 16 metros por aí... Não sei se uma solução de ampliar depois seja boa ideia, uma vez que já tinha de pagar o empréstimo, dificilmente ia ter dinheiro para pagar as obras de ampliação. Em relação à casa do sr Nuno t4 por 100 mil,eu gostava mais de uma casa rasteira ou com cave ou aproveitando o sótão, mas não sei se em construção se fica mais barato aproveitar sótão ou cave se é alargar a casa para os lados.. Uma casa rasteira com um pátio coberto da parte de trás, gostava de uma casa assim
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 42

Com esse orçamento a solução passa por construir apenas as áreas que realmente vai usar e não áreas (EUR) para possíveis visitantes.
    Veja este exemplo com 60m2, com o valor que pode pagar tem que pensar um bocadinho fora da caixa.
    https://www.livingbiginatinyhouse.com/modern-living-in-a-small-family-home/?fbclid=IwAR123JjcKUVjh-kir14UWdYqGgujBEsjm_wTmc30Ny8z8AUiYLg-q9p7x78
  4.  # 43

Só não percebi uma coisa, falou em rendas de 450€ e está disposto a arrendar, e depois fala num crédito só de 100k. Porquê?

Se paga a renda até esse valor, porque não esticar o empréstimo? Eu para 150k fiquei com uma prestação de 400€ + seguros que vá para os 450€.

Quanto à casa, na questão de valores o melhor é mesmo procurar preços, e procurar bem, não desanime logo à partida. O pessoal aqui muitas vezes fala de preços da zona onde vive/trabalha, e podem não ser iguais à sua zona.

Já aqui dei o meu exemplo (e já me caíram em cima e provavelmente vão voltar a cair) mas neste momento tenho a construção da minha casa entregue, chave na mão por 123k já com iva. É uma casa de 224m2 (tem muita área em varandas) chega e sobra para um t4. Provavelmente agora vai fugir um bocado ao valor orçamentado porque devo mudar o sistema previsto de aquecimento para PRH, mas se não mudasse nada ao previsto no orçamento era esse o valor a pagar.

Continuo a dizer, a minha zona é muito barata em comparação com zonas até relativamente perto, para ter uma ideia um gabinete de arquitectura aqui cobra 3000€ por um projecto + taxas camarárias e + certificação energética e com 2 ou 3 visitas à obra (se quisermos mais paga-se extra), se andar 25km para o lado já os gabinetes levam no mínimo 5000€.

Procure, fale com empreiteiros, fale com arquitectos a pedir preços e sugestões, mas procure aí na zona e não aqui. É um bom fórum para tirar dúvidas futuras, agora de preços nada melhor que ser você a procurar na sua zona.
  5. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

• DR1982
    • 15 Agosto 2019 editado

# 44

Colocado por: tiagooliveira20Só não percebi uma coisa, falou em rendas de 450€ e está disposto a arrendar, e depois fala num crédito só de 100k. Porquê?

Se paga a renda até esse valor, porque não esticar o empréstimo? Eu para 150k fiquei com uma prestação de 400€ + seguros que vá para os 450€.

Quanto à casa, na questão de valores o melhor é mesmo procurar preços, e procurar bem, não desanime logo à partida. O pessoal aqui muitas vezes fala de preços da zona onde vive/trabalha, e podem não ser iguais à sua zona.

Já aqui dei o meu exemplo (e já me caíram em cima e provavelmente vão voltar a cair) mas neste momento tenho a construção da minha casa entregue, chave na mão por 123k já com iva. É uma casa de 224m2 (tem muita área em varandas) chega e sobra para um t4. Provavelmente agora vai fugir um bocado ao valor orçamentado porque devo mudar o sistema previsto de aquecimento para PRH, mas se não mudasse nada ao previsto no orçamento era esse o valor a pagar.

Continuo a dizer, a minha zona é muito barata em comparação com zonas até relativamente perto, para ter uma ideia um gabinete de arquitectura aqui cobra 3000€ por um projecto + taxas camarárias e + certificação energética e com 2 ou 3 visitas à obra (se quisermos mais paga-se extra), se andar 25km para o lado já os gabinetes levam no mínimo 5000€.

Procure, fale com empreiteiros, fale com arquitectos a pedir preços e sugestões, mas procure aí na zona e não aqui. É um bom fórum para tirar dúvidas futuras, agora de preços nada melhor que ser você a procurar na sua zona.
    Acho que o autor do topico esta a pensar bem, voce vai pagar 450€ agora que o dinheiro esta barato, se os juros subirem para que valores vai a sua mensalidade?
    Casa própria representao mais despesas que alugada, alugada paga 450€/mes e ponto final, casa propria é IMI, é avarias, manutenção, etc etc...
    Eu lembro-me de a pouco fazer uma simulação para 100.000 a 40 anos e ia ficar a pagar 300€ a 40 anos, acho que ficar com folga de 150€ para suportar despesas com a casa ou subidas de juros naoné má opção!
    Concordam com este comentário: SMBS
  6.  # 45

Colocado por: DR1982Acho que o autor do topico esta a pensar bem, voce vai pagar 450€ agora que o dinheiro esta barato, se os juros subirem para que valores vai a sua mensalidade?
    Casa própria representao mais despesas que alugada, alugada paga 450€/mes e ponto final, casa propria é IMI, é avarias, manutenção, etc etc...
    Eu lembro-me de a pouco fazer uma simulação para 100.000 a 40 anos e ia ficar a pagar 300€ a 40 anos, acho que ficar com folga de 150€ para suportar despesas com a casa ou subidas de juros naoné má opção!

Na moche! A minha primeira simulação para 140.000 era de 400 e pouco/mês e se a coisa desse para o torto poderia ir até aos 760€ o que é uma diferença brutal de valor. Por isso vou construir uma o mais pequena possível.
    Concordam com este comentário: DR1982
  7.  # 46

Tenho então de começar a falar com pessoas por causa do projecto e assim e logo vejo os preços que me dizem..vou ver se é possível construir alguma coisa por volta dos 100k. As casas alugadas estão cada vez mais caras, e disse 450 é o valor médio, tudo abaixo desse valor ou são casas velhas com más condições, por isso com valores de renda de 450 euros ou 500, acho que preferia pagar uma coisa que fosse minha, o valor apenas de 100k é porque não queria andar a pagar uma casa a vida toda, tenho 30 anos, se pedir um crédito de 30/40 anos já só acabo de pagar a casa aos 60/70 anos
    • SMBS
    • 15 Agosto 2019

# 47

Podem sempre haver pagamentos antecipados. Assim haja €
  8.  # 48

Colocado por: lpereiraTenho então de começar a falar com pessoas por causa do projecto e assim e logo vejo os preços que me dizem..vou ver se é possível construir alguma coisa por volta dos 100k. As casas alugadas estão cada vez mais caras, e disse 450 é o valor médio, tudo abaixo desse valor ou são casas velhas com más condições, por isso com valores de renda de 450 euros ou 500, acho que preferia pagar uma coisa que fosse minha, o valor apenas de 100k é porque não queria andar a pagar uma casa a vida toda, tenho 30 anos, se pedir um crédito de 30/40 anos já só acabo de pagar a casa aos 60/70 anos
    pense numa casa velha para remodelar. Também é um bom projecto.
  9.  # 49

Colocado por: lpereirafazer uma casa t4 pequena por volta de 100 mil euros no máximo?

Colocado por: Duarte1Por isso vou construir uma o mais pequena possível.

Estas duas afirmações não coincidem... mais pequena possível, T4?
  10.  # 50

Colocado por: lpereiraTenho então de começar a falar com pessoas por causa do projecto e assim e logo vejo os preços que me dizem..vou ver se é possível construir alguma coisa por volta dos 100k. As casas alugadas estão cada vez mais caras, e disse 450 é o valor médio, tudo abaixo desse valor ou são casas velhas com más condições, por isso com valores de renda de 450 euros ou 500, acho que preferia pagar uma coisa que fosse minha, o valor apenas de 100k é porque não queria andar a pagar uma casa a vida toda, tenho 30 anos, se pedir um crédito de 30/40 anos já só acabo de pagar a casa aos 60/70 anos

Tem que pensar também no fundo $ para a casa porque numa casa nova tudo o que avaria sai do nosso bolso, todas as manuseações são do nosso bolso, etc. E para isso tem que haver dinheiro. Ainda o mês passado tive que colocar uma caldeira nova e dias depois foi o ac... quando é nosso as avarias são sempre aos pares!
  11.  # 51

Colocado por: JoelM

Uma casa com 3 quartos e um escritório, pode ser pequena, não precisa de ter uma cozinha grande, sala enorme, pode ter compartimentos razoáveis. Tipo dimensões como um apartamento.
    • JoelM
    • 15 Agosto 2019 editado

# 52

Colocado por: lpereira

Uma casa com 3 quartos e um escritório, pode ser pequena, não precisa de ter uma cozinha grande, sala enorme, pode ter compartimentos razoáveis. Tipo dimensões como um apartamento.

nunca vai ser pequena porque quantos mais compartimentos, mais área de circulação precisa e mais área vai desperdiçar. T4 para os dias de hoje e para o tipo de famílias actuais, é um exagero e desperdício de dinheiro. Porque que em vez de um escritório propriamente dito, não faz uma área de trabalho na sala de estar? ou num dos quartos?
  12.  # 53

A minha vai ser um t3 e vai ser bem pequena pois a área de implementação é de 90m2. Mas um t4 não tem que ser grande se tiver divisões comedidas como quartos de 12 e 9 m2, wc de 5m2, sala e cozinha em open space com 35m2... e por ai.
  13.  # 54

Colocado por: Duarte1
    A minha vai ser um t3 e vai ser bem pequena pois a área de implementação é de 90m2. Mas um t4 não tem que ser grande se tiver divisões comedidas como quartos de 12 e 9 m2, wc de 5m2, sala e cozinha em open space com 35m2... e por ai.

Como já referi anteriormente, não é somente a área do compartimento em questão, é também a área de circulação necessária. E dependendo do terreno, ainda pode complicar mais eventualmente.

No entanto, se tem compartimentos que não vai dar uso regularmento, é grande!

É do género de fazer um quarto para visitar e depois receber visitas uma vez por ano.
  14.  # 55

Como já referi anteriormente, não é somente a área do compartimento em questão, é também a área de circulação necessária. E dependendo do terreno, ainda pode complicar mais eventualmente.

No entanto, se tem compartimentos que não vai dar uso regularmento, é grande!

É do género de fazer um quarto para visitar e depois receber visitas uma vez por ano.

Sim é por ai. O que vou fazer na minha é tentar ter apenas a área da entrada como espaço "morto", todas as outras divisões serão pela área social o que faz com que não tenha desperdiço de área para corredores.
    Algo assim https://www.youtube.com/watch?v=Oxv8bjLCa9w&t=624s
  15. Ícone informação Anunciar aqui?

16.  # 56

Sim é por ai. O que vou fazer na minha é tentar ter apenas a área da entrada como espaço "morto", todas as outras divisões serão pela área social o que faz com que não tenha desperdiço de área para corredores.
    Algo assimhttps://www.youtube.com/watch?v=Oxv8bjLCa9w&t=624s

gosto de tudo nessa casa! É construída com elementos de "madeira cruzada laminada" (cross laminated timber), já projetei alguns edifício nesse sistema, vai ser a próxima "cena" da construção (em termos de tempos de construção).
    Concordam com este comentário: FVicente
  17.  # 57

Muito bom!

Edit: Engraçado que ainda hoje de manhã tive uma conversa sobre isto com um membro aqui do forum que participou na minha casa...
  18.  # 58

gosto de tudo nessa casa! É construída com elementos de "madeira cruzada laminada" (cross laminated timber), já projetei alguns edifício nesse sistema, vai ser a próxima "cena" da construção (em termos de tempos de construção).
    Concordam com este comentário:FVicente

A madeira, as janelas grandes e pretas, as áreas embora pequenas parecem grandes... a casa está brutal! Só tenho que pesquisar melhor este método e descobrir quem trabalhe bem com isto.
  19.  # 59

A madeira, as janelas grandes e pretas, as áreas embora pequenas parecem grandes... a casa está brutal! Só tenho que pesquisar melhor este método e descobrir quem trabalhe bem com isto.

Em Portugal penso que não existe! mas se fizer o projecto, envia para a Austria ou Alemanha, eles cortam as peças de madeira ao milímetro, transporta em camiões e depois é "só" montar! É um sistema que promete!
  20.  # 60

Colocado por: lpereirao pai dela trabalha na construção civil, a minha ideia era pedir orçamentos de uma casa pelo tosco, a um empreiteiro para fazer a maior parte, e depois no que diz respeito a acabamentos, pinturas, loiças, azulejos etc, ser eu e o pai da minha namorada acabar.

só realçar este paragrafo, pq acho que muita gente começou a ver T4 e 100k e não reparou nisto, que na minha opinião, ainda é muito dinheiro.
    Concordam com este comentário: BM_18
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">