Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: joaomgfAlguma ideia do porquê disto acontecer.
      1593521205254.jpg
    os rachados são provocados pelo excesso de potássio ou agua a mais principalmente após algum período de seca , a podridão tem haver com o sol e agua são fungos ... existe tratamento para isso tem que recorrer a sulfatos e respeitar as medidas e os intervalos de segurança .
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom, joaomgf
  2. Tratamento não vou fazer, a questão do potássio dá para minorar? Porque água leva pouca.
  3. Colocado por: joaomgfTratamento não vou fazer, a questão do potássio dá para minorar? Porque água leva pouca.
    ás vezes não é levar muita agua durante muito tempo imagine , só para agente ter uma ideia , tens um fruto que derivado á seca ele não cresce o devido depois vem uma chuvada forte 1 ou 2 dias , aquela fruta só com esta quantidade de agua de uma vez começa a rachar porque na altura de crescer passou seca e a casca da fruta não acompanha , o potássio tem o mesmo efeito, neste caso não se pode aplicar potássio .
  4. Colocado por: rafaelisidoroás vezes não é levar muita agua durante muito tempo imagine , só para agente ter uma ideia , tens um fruto que derivado á seca ele não cresce o devido depois vem uma chuvada forte 1 ou 2 dias , aquela fruta só com esta quantidade de agua de uma vez começa a rachar porque na altura de crescer passou seca e a casca da fruta não acompanha , o potássio tem o mesmo efeito, neste caso não se pode aplicar potássio .
    para este ano já não vou preocupar me. Próxima vez tento controlar melhor a rega. Obrigado
  5. Colocado por: joaomgfpara este ano já não vou preocupar me. Próxima vez tento controlar melhor a rega. Obrigado

    Já me disseram que não se deve regar por aspersão, deve ser no pé do tomateiro.
    A mim também me acontece isso.
  6. Temos de arranjar uns aparelhometros para tratar a terra tipo receita de bolo...
    😁
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  7. Só por curiosidade, como controlam o nivel de potassio do solo?

    E tenho tentado deixar sempre a terra dos tomateiros humida, regra geral rego dia sim dia nao. estou a exagerar?
  8. Colocado por: RRoxxSó por curiosidade, como controlam o nivel de potassio do solo?

    E tenho tentado deixar sempre a terra dos tomateiros humida, regra geral rego dia sim dia nao. estou a exagerar?


    Principalmente problema é que quando estiverem grandes n amadurecem... Tem de fechar a torneira mais uns dias... Até lá gostam de água (nunca na folha) e sol.
  9. Colocado por: 21papaleguas
    Já me disseram que não se deve regar por aspersão, deve ser no pé do tomateiro.
    A mim também me acontece isso.


    Colocado por: RRoxxSó por curiosidade, como controlam o nivel de potassio do solo?

    E tenho tentado deixar sempre a terra dos tomateiros humida, regra geral rego dia sim dia nao. estou a exagerar?


    Sim não deve regar por aspersão, é o maior erro que pode fazer, deve evitar-se a todo o custo molhar as folhas dos tomateiros. Inclusive nem deviam tocar sequer no chão humido. É certinho que mais dia menos dia o mildio ataca... com o tempo que tem estado, ainda hoje, nevoeiro e até alguma cacimba pela manhã, é o pior que existe.

    Regar dia sim dia não, parece-me um exagero. Não precisa de estar sempre humida em cima, ate porque por baixo estará bem mais encharcada. Cada terra é uma terra, mas no meu caso, reguei esta segunda feira, uma boa rega, e agora só lá para sábado ou talvez mais. Não conseguindo ver a olho ou ter a percepção, pode enterrar um pau ou ferro e ver se a terra está humida por baixo. Convém, e isso faço várias vezes, mexer a terra junto do tomateiro para ela arejar/respirar. Mexer é quebrar a capa superficial e não cavar. Vai mexer em algumas raízes mas em tomateiros adultos não se preocupe que eles aguentam...
  10. Eu instalei um sistema automático daqueles RPC creio que é um bom método para quem não tem muito tempo...
  11. Eu este ano estou a regar dez x menos que em anos anteriores e já tenho tomates rachados
  12. Colocado por: 21papaleguas
    Já me disseram que não se deve regar por aspersão, deve ser no pé do tomateiro.
    A mim também me acontece isso.
    principalmente de verão as regas devem ser sempre feitas no pé derivado aos calores e ao sol quente ... mas tambem se podem fazer regas por aspersão desde que a terra esteja fria + a planta fria e a horas que não haja sol ou então sempre debaixo de agua com intervalos que não deixe secar as plantas nem a terra , nas alfaces por exemplo há quem as ponha a levar agua todo o dia com pequenos intervalos de descanso ...
  13. Colocado por: RRoxxSó por curiosidade, como controlam o nivel de potassio do solo?

    E tenho tentado deixar sempre a terra dos tomateiros humida, regra geral rego dia sim dia nao. estou a exagerar?
    não está a exagerar mas tem que ter cuidado porque no dia em que não rega a evaporação da agua através do sol claro pode alforrar a planta , conselho biológico deixe crescer erva ou coloque umas pedras por cima da zona que faz a rega assim mantém a terra fresca e não há evaporação ou se há é minima e não faz mal .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRoxx
  14. Colocado por: Anonimo09092021

    Estava a pensar quando alguém falaria de mulch... Aparas de erva/relva ou palha é talvez o mais fácil. As minhas hortas não têm absolutamente qualquer terra à vista, os meus tomateiros são regados todos os dias e estão bastante bem, carregadinhos.
    o ano passado tive algumas hortas assim , erva e folhas de bananeiras ...mas a palha é de facto incrível e é tambem uma tática usada para reabilitar a flora após incêndios
    Concordam com este comentário: Marcopom, Anonimo09092021
  15. Eu por acaso tenho um misto de mulching e não mulching com os tomates e alfaces... com os devidos cuidados o mulching é fantástico, livre de ervas e de muito trabalho. A rega também é muito menor, embora ligeiramente mais trabalhosa pois não tenho gota a gota. Já lhe apanhei o jeito e neste momento já o faço mais fácil...
    Para o ano vou experimentar muito mais culturas em mulching, se calhar quase todas as que for possível.
  16. Problema da bananeira são as geadas, no inverno vão sempre a baixo, se conseguir uma proteção pra geada tlv consiga.
    As bananeiras salvo erro dão sempre o cacho no segundo ano, depois morrem. Já tem rebentos novos a nascer?
  17. Colocado por: Anonimo09092021Elas não morrem, deixam é de dar... Dá para mantê-los como decorativas. Pelo menos em São Tomé, que foi onde me ensinaram isto, não sei se o clima de rain forest faz diferença nisso.

    Olhe não sei, tenho há uns 15 anos, todos os anos tenho um cacho, e rebentam uns quantos filhos, e normalmente a que dá o fruto fica de tal forma tombada com o peso que a corto, e assim dá espaço para os filhos crescerem...

    Qual a variedade do tomate? Isso tem influência na quantidade de fruto que produz, se for cherry pode chegar aos milhares.
  18. Também tenho uma bananeira há alguns anos. Todos os anos dá um cacho enorme, de tal forma que muitas vezes a plante de parte antes do cacho estar maduro. Depois tenho de pendurar o cacho algures até ele amadurecer. Estou agora a comer as últimas bananas deste ano.
    Corto todas filhas excepto uma, que é a que vai substituir a que cortei.
    Aqui em Lisboa nunca tive problemas com geada. Ainda mais sensível do que a bananeira é o mamoeiro, e tive uma dose razoável de mamões este ano (foi o 1º ano com a árvore).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  19. Colocado por: Anonimo09092021Quero muito um mamoeiro, posso saber onde arranjou o seu?

    Semeia as sementes de 1 fruto que compre.
    Aqui na foto são aquelas pequeninas, têm 2 ou 3 semanas que semeei... No fb há 1 grupo de plantas tropicais em Portugal, aprende-se lá algumas coisas, e tb aparecem trocas de plantas e vendas...
    Agora vou buscar uma finger lime.
    No tabuleiro tenho abacate, Pinheiro manso, anonas e papaia, já retirei Nogueiras e castanheiros...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
      IMG_20200701_205704.jpg
  20. Colocado por: Anonimo09092021Epá, e paciência? 😂


    Então vá ao grupo e pergunte por lá quem vende.
 
0.5415 seg. NEW