Iniciar sessão ou registar-se
    • eskilo
    • 16 agosto 2019 editado

     # 1

    Viva!

    Venho aqui solicitar a Vossa ajuda de forma a poder efetuar uma reparação sábia.
    Chegou a altura de renovar o quarto do meu filho e consequentemente reparar algumas fissuras e efetuar algumas alterações.
    Gostaria de salientar que é um apartamento com 10 anos, este quarto tal como toda a casa, foram pintados a gosto com tintas CIN semi acetinado.
    - Assim sendo, seguem algumas fotos do estado de algumas fissuras.



    É de referir que, em alguns locais a parede encontra-se desnivelada do outro lado da fissura, tanto no canto como por debaixo da pedra. Existe também uma zona em que se batermos, emite um som oco (foto que apresentada com circulo oval).
    Após pesquisa aqui no fórum e na net em geral, fiquei com algumas dúvidas em como proceder à reparação. Vou colocando fotos coma evolução da reparação.

    Após abrir a fissura em forma de “V”, irá ser betumada, porém a minha dúvida reside se, com uma massa de reparação normal e coloco uma tela em fibra de vidro, como por ex “crakgon” ou se aplico uma massa de reparação com fibra, do género da Aquaplast fibra…??

    Sobre a zona que se encontra oca, o que fazer, partir e estucar ou simplesmente tapar a fissura??

    - No tópico seguinte é apresentado um “respirador” que se encontra sobre a janela e que tem ligação à caixa do estore, embora fique tapada pelo cortinado, pergunto, para que serve?? Posso tapá-lo???
    Fiquei com a noção que torna as divisões mais frias no inverno e mais quentes no verão… existe um em todas as divisões da casa.

    Última questão, as divisões só tem tomada para tv na zona inferior da parede. Caso pretenda colocar uma tv na parede terei que fazer uma puxada e ficar com os cabos à vista ou aplicar uma calha (não sou fã de nenhuma das opções). Sei que é aplicada uma 2ª tomada na parte superior da parede em muitas casas, pergunto, ainda se coloca ou ficou em desuso? Sei que esteticamente não é o melhor, mas …. É melhor que ficar com cabos à vista.
    Qual a Vossa opinião?

    Quero desde já agradecer quaisquer ajuda prestadas neste tópico

    Cmpts a todos
      20190702_143038.jpg
      20190702_143030.jpg
      20190702_143138.jpg
  1.  # 2

    restantes fotos...
      20190815_202530.jpg
      20190702_143325.jpg
      20190702_143308.jpg
    • zed
    • 16 agosto 2019 editado

     # 3

    Isso para mim não tem grande aspecto, ainda para mais se a parede já não está num único plano, mas esperemos pelos entendidos.. Pergunta: está estável ou tem vindo a aumentar?

    Parece haver bolores junto a essa caixilharia, não aconselho a suprimir a grelha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eskilo
  2.  # 4

    Colocado por: zedIsso para mim não tem grande aspecto, ainda para mais se a parede já não está num único plano, mas esperemos pelos entendidos.. Pergunta: está estável ou tem vindo a aumentar?

    A fissura lateral junto ao canto foi detetada há cerca de 2 anos, provavelmente já la estava.
    Quanto as fissuras debaixo da pedra e junto à janela, já existiam e apliquei massa de acabamento à cerca de 6 anos.

    Sim, tem vindo a aumentar.



    Parece haver bolores junto a essa caixilharia, não aconselho a suprimir a grelha.



    Até hoje não tive problemas de humidade em casa, o bolor que aparece nas fotos é só junto à janela. Uma vez que dormimos com as portas fechadas, penso que a humidade está relacionada com as diferenças de temperatura entre o exterior e o interior, estando assim a caixilharia mais vulnerável, ... será??
    • zed
    • 17 agosto 2019

     # 5

    Sim, aparenta ser condensação junto à caixilharia. O que disse mantém-se, ao suprimir as grelhas haverá mais humidade para condensar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eskilo
  3.  # 6

    Colocado por: zedSim, aparenta ser condensação junto à caixilharia. O que disse mantém-se, ao suprimir as grelhas haverá mais humidade para condensar.


    Um facto que me esqueci de relatar.
    Esses respiradores foram tapados com esponja há alguns anos, porque no inverno fazia corrente de ar e consequentemente a casa ficava mais fria.

    Porém pergunto, para que servem? Exceptuando a minha casa ainda não vi nenhum apartamento com estes respiradores, daí a minha pergunta se continua a fazer sentido tê-los...??
    • eu
    • 17 agosto 2019

     # 7

    essas fissuras revelam movimentações da estrutura, provavelmente devido a diferenças térmicas. Pode disfarçá-las temporariamente, mas voltarão a aparecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eskilo
  4.  # 8

    As situações idênticas na minha casa, junto ao parapeito da janela, vinham de mau isolamento na juntas ds cantarias e em simultânteo de falta de "acabamento" (reboco/estuque) nos cantos junto à pedra. Tipo, aparentemente estava bem mas quando forcei como dedo abriu buraco até ao tijolo. Também encontrei uma racha, ainda que minima, na pedra, se bem que as minhas são de má qualidade; mas presumo que suficiente para a agua infiltrar. Resolvi isolando as juntas e voltando a encher os cantos.
    Nas fissuras, incluisive na pedra usei Aquaplast fibra, mas foi trabalho de chinês...
    Nas rachas teimosas que apareceram noutros pontos (pouquinhos felizmente), inclusive no exterior, usei também Aquaplast fibra; fiquei fâ, resulta muito bem, mas é preciso muita paciência porque se a fibra não entrar na fissura, nada feito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eskilo
  5.  # 9

    Colocado por: euessas fissuras revelam movimentações da estrutura, provavelmente devido a diferenças térmicas. Pode disfarçá-las temporariamente, mas voltarão a aparecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eskilo


    Acredito. Moro num último piso, onde me esforço bastante para ter uma temperatura aceitável dentro de casa.
  6.  # 10

    Hoje ja estive a trabalhar um pouco nas fissuras.

    Seguem as fotos do que foi feito. É visível que, após uma maior abertura da fissura encontramos a dita "racha" interna qe faz causar tudo isto.
    Ainda não fiz junto às janelas..

    Posto as fotos que se seguem, o que recomendam que seja feito???
      20190818_175833.jpg
      20190818_175827.jpg
      20190818_175822.jpg
  7.  # 11

    restantes...
      20190818_175916.jpg
      20190818_175850.jpg
      20190818_175843.jpg
  8.  # 12

    Consegue perceber se o próprio tijolo fissurou?

    Se assim for, pique mais e trate do tijolo, senão vai andar de seis em seis meses a ter o mesmo trabalho. Tive uma situação assim ainda em garantia. À segunda reparação disse ao encarregado do empreiteiro que ou ele picava até ver tijolo ou nada feito.... Claro que assim que o fez, vimos o óbvio - parede de tijolo rachada e não apenas o estuque.

    Repararam tudo - bem ou mal - nunca mais tive problemas.

    Isso só por acaso não é na zona de Loures, não? Como naqueles prédios aconteceu em todos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eskilo
  9.  # 13

    Isso parece-me consequencias de assentamentos/ deformações estruturais...
    Meta uma foto abrangente dessas paredes. E pelo exterior o edificio sfre do mesmo problema?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eskilo
    • eu
    • 19 agosto 2019

     # 14

    Colocado por: eskiloÉ visível que, após uma maior abertura da fissura encontramos a dita "racha" interna qe faz causar tudo isto.

    Confirma-se: são deformações estruturais.

    Se for devido a assentamento, em princípio a reparação resolve o problema.

    Se for devido a contrações térmicas, daqui a um ano ou dois está na mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eskilo
  10.  # 15

    Colocado por: JotaPConsegue perceber se o próprio tijolo fissurou?

    Se assim for, pique mais e trate do tijolo, senão vai andar de seis em seis meses a ter o mesmo trabalho. Tive uma situação assim ainda em garantia. À segunda reparação disse ao encarregado do empreiteiro que ou ele picava até ver tijolo ou nada feito.... Claro que assim que o fez, vimos o óbvio - parede de tijolo rachada e não apenas o estuque.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eskilo


    Portanto, o que me está a dizer é no caso das fissuras perto da janela, muito provávelmente será a pedra mal assente, é isso??
    Também acredito, que estas fissuras aumentem com a abertura e fecho da janela + as vezes em que bate com corrente de ar...

    Vou abrir mais, como ja tinha previsto.
  11.  # 16

    Colocado por: eu
    Confirma-se: são deformações estruturais.

    Se for devido a assentamento, em princípio a reparação resolve o problema.

    Se for devido a contrações térmicas, daqui a um ano ou dois está na mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eskilo


    Aproveito para perguntar quais os materiais a utilizar na reparação, sendo que picarei mais até ao tijolo de forma a verificar melhor as fissuras.
  12.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasIsso parece-me consequencias de assentamentos/ deformações estruturais...
    Meta uma foto abrangente dessas paredes. E pelo exterior o edificio sfre do mesmo problema?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eskilo


    Por fora é tijoleira, pelo que reparei não existem fissuras visíveis, claro.

    Quando fala de uma foto abrangente, pede uma das paredes contíguas??
  13.  # 18

    Colocado por: eskilo

    Portanto, o que me está a dizer é no caso das fissuras perto da janela, muito provávelmente será a pedra mal assente, é isso??
    Também acredito, que estas fissuras aumentem com a abertura e fecho da janela + as vezes em que bate com corrente de ar...

    Vou abrir mais, como ja tinha previsto.


    Eu dizia que era o tijolo em si, que rachou, quebrou. Por norma por movimentos da estrutura. À partida se tudo está bem com o edificio, esses movimentos estabilizaram.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eskilo
  14.  # 19

    Ontem piquei um pouco mais.
    É possível ver a fissura vertical no canto. Quanto a debaixo da pedra, parece que ficou mal assente, penso...

    Sendo leigo no assunto, pergunto o devo fazer de seguida e quais os matérias a aplicar...

    Grato pelas ajudas.
      20190824_081515.jpg
      20190824_081524.jpg
      20190824_081324.jpg
  15.  # 20

    Restantes
      20190824_081443.jpg
      20190824_081452.jpg
 
0.0236 seg. NEW