Iniciar sessão ou registar-se
    • pdam
    • 17 agosto 2019

     # 1

    Boas,

    Estiver a medir com o telemóvel os dB's, pois moro junto a uma estrada que passam carros frequentemente, e torna-se incomodativo, e obtive os seguintes valores:

    Sala - Janelas fechadas: 55db
    Sala - 1 Janela aberta: 67db

    Quarto - Janelas fechadas: 46db
    Quarto - 1 Janela aberta: 60db

    Ou seja parece que as actuais janelas, são as originais, de ~2004, duplas de correr mas não são grande coisa, no inverno nota-se que o ar frio entra, cortam cerca de 12db.

    Na sala é pior pois está mais perto e virada para a estrada, e tem mt mais janelas, 4 (3m x 1,45 altura) no total, mais uma porta, td em aluminio com estores electricos por fora.
    Nos quarto são 2 janelas de correr, total: 2,1m x 1,5m.

    Tenho algumas dúvidas em relação à melhor opção.

    Se no quarto o problema é menor, também existe espaço, fora do estore, de cerca de 8cms para colocar uma segunda janela dupla (provalmente terá de ser de correr, batente teria de abrir para fora).

    Na sala, o problema será maior, pois provavelmente só da parte de dentro (da parte de fora tem os estores electricos) é que será possivel, e só tem 4,5cms de espaço, que poderá ser pouco, para além do problema da porta que faz canto com essas janelas.

    Questões:

    - Para quem tem mais experiência nesta área, quais as vossas opinões? Quero ter valores abaixo de 30dbs dentro de casa, será possivel e se sim o que é que seria recomendado?

    - Alguem terá ideia de qnt rondará os valores? Eu já tenho uma ideia na cabeça mas queria comparar e perceber melhor, antes de começar a pedir orçamentos.

    - Sabem se os fornecedores garantem X dBs de redução? Por exemplo eles instalam, e em vez de 30 só reduziu 15 ou 20, e assim poderia reclamar? Têm alguma recomendação?

    - Quantos anos é que normalmente se dá neste material?

    - Vi outras soluções que é aplicar basicamente uma barreira fechada de vidro, o problema é que depois essa divisão não respira, alguém com experiência?

    Mt obrigado!
  1.  # 2

    Não creio que alguém lhe vá garantir que consegue esse tipo de atenuação.

    Tem a certeza que pretende valores na ordem dos 30db?
    30db são 16 vezes menos ruido que os cerca de 70db que estão na rua.

    50db é o ruído típico de uma conversa em casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdam
  2.  # 3

    Tem de medir a 1m da janela e com um sonometro calibrado.
    Para ganhar uma boa atenuação acústica, terá sempre de prescindir de sistema de correr. Tratar igualmente as caixas de estore e os caixilhos e sua instalação devidamente bem executado.
    Depois tem ainda a questão do caixilho e vidro escolhido.

    Talvez assim consiga valores a rondar os 33dB...

    Para ter uma boa solução, deve contratar os serviços de uma empresa especializada em avaliação / ensaios acústicos. Fazem as medições, fazem o diagnóstico e propõem soluções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdam
    • pdam
    • 18 agosto 2019

     # 4

    Leandro_m: Pelo que li na net, e pela minha própria experiência, o ideal é sempre menos de 30db, na rua não estão sp a passar carros, quando n passam tenho menos de 30db, que é o ideal.

    Oi Pedro obrigado pela info. Quem n tem cão caça com gato :) - mas qnd pedir orçamento e vierem cá vou ter atenção a isso!

    Sim, eu sei que o sistema de correr é mau, mas no quarto em vez de substituir, estava a pensar meter uma segunda janela depois dos estores (preferência sem ser de correr desde que dê para abrir para a frente, pq na realidade são duas portas que dão pra varanda), e assim poupar uns $$ e obter uma atenuação suficiente, em vez de tirar e meter umas XPTO mas que talvez em termos de atenuação iria dar ao mesmo que duas janelas.

    Na sala dificilmente consigo meter mais janelas e provavelmente vou ter de ir para algo semelhante do que me disse e substituir, com empresa cm deve de ser, se conseguir 33db em vez dos actuais 55db qnd passa um carro mais barulhento fico contente, são é mt grandes 4 janelas grandes (3m x 1,45 altura) mais uma porta em canto, tudo estamos a falar de quanto? 2k? 4k?

    Em termos de empresas procurei na net e pedi a uma pessoa na área para me informar, estas sao das primeiras que aparecem no google a algumas falam de isolamento acustico etc:
    (espero q n haja problemas em meter estes links)
    Fornecedores:
    https://www.janela2.pt/
    https://www.eurocaixilho.pt/catalogo/sistema-sound-proof
    https://www.janelaaberta.net/
    https://www.novoprojecto.pt/
    http://www.alunefe.com/blog-alunefe/52-como-melhorar-o-isolamento-acustico.html
    http://www.pavidec.com/index.php?pagina=sep5
  3.  # 5

    para efeitos acusticos so existem duas solucoes que te poderão trazer garantias, uma é a opcao de duplo caixilho que é sempre melhor, nao tens possibilidade de colocar janelas de abrir na parte de dentro, assim abrias para dentro e continuavas com as de correr, nesta solucao nem precisas de janelas com grandes propriedades acusticas, visto que o que falta em atenuacao numas janelas de abrir normais, vais buscar tendo outro caixilho, so tens e' de garantir que a nova janela ocupa a totalidade do vão ou seja, cobre a janela antiga e tambem a caixa de estore.

    outra solucao, mais dispendiosa e pior para quem gosta de estores, é sacar tudo para fora, janelas e estores e cobrir tudo com uma janela com propriedades acusticas.

    Se tirares umas fotos ás janelas actuais talvez te consigam aconselhar melhor, mas eu tentava colocar umas janelas de abrir com vidro duplo por dentro e a coisa ficava resolvida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdam
    • pdam
    • 26 agosto 2019 editado

     # 6

    Obrigado!!

    As fotos das janelas/portas quarto, são duas, total de 2.1m x 1.5m. Devido à forma como está, o melhor será colocar umas janelas de abrir mas por fora (onde há mais espaço), teria de ser abrir para fora claro.

    Quarto1
    Quarto2
    Quarto3

    Na sala julgo não ter hipóteses de trocar mesmo as janelas com outras propriedades acústicas, são 4 (3m x 1,45 altura) no total.

    Sala1
    Sala2
  4.  # 7

    se mete janela pot fora de batente..depois nuncva irá ter isso aberto e consequente ventilação do quarto... é muito má essa situação. fora ainda a questão que o manipulo da janela não permitirá a manobra do estore.
    Mais vale meter de abrir, por dentro. A parede que permite isso.
    outra hipotese, por fora, é aplicar o segundo caixilho, mas igualmente de correr, é que a maior parte do pessoal faz nos apartamentos.
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 8

    Pelas fotos se meter de abrir para dentro vai ter o mesmo problema, ja viram onde esta a fita do estore, vaza o som por lá.

    O truque é tapar por onde passa som, secalhar nesse caso o melhor é por fora, mas poderás vir a ter problemas de humidade.

    É a tal historia, caixas de estore e isolamento acustico nao combinam
    • MVA
    • 27 agosto 2019

     # 9

    Colocado por: putefabiocaixas de estore e isolamento acustico nao combinam


    Claro que combinam.
    Caixa de estore com 3 cm de lã mineral e substituir a fita por um motor elétrico.
  6.  # 10

    mas isso tem de ser pensado aquando da construcao, neste caso isso já nao se consegue fazer,a nao ser que ele levante uma parede pladur, forrada com lã de rocha e coloque o estore automatico, depois coloca a janela por dentro na nova estrutura, essa solucao sim, eleva o isolamento acustico.
  7.  # 11

    Já meti caixilho de pvc em várias casas, aproveito os velhos e meto novos (por dentro ou fora conforme a situação) fica impecável tanto acusticamente como termicamente. Prefiro meter sempre que possível caixilhos de pvc por dentro, é um material frágil e sempre ficam mais protegidos e duram mais.
 
0.0205 seg. NEW