Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Continuo na saga de procura de casa para compra. Nada fácil encontrar algo que nos agrade e com bom preço.
    Entretanto ontem visitei um imóvel que me interessou bastante, porém dois pormenores que me deixam preocupada, e possivelmente são os mais impotentes (de certeza que sim) numa casa.

    Depois de pesquisa no fórum, e não encontrar nada que se assemelhe, decidi abrir esta discussão.

    CASA COM ORIENTAÇÃO A NOROESTE

    Trata-se de uma moradia germinada de um lado.
    Fiz visita à casa ontem, e encontrei vestígios de humidade em algumas zonas. Tenho em conta que a casa já não está habitada à 3 anos. Mas mesmo assim preocupa-me ver o espelho do wc com manchas escuras (mesmo tendo janela). E procuro perceber se a orientação a que se encontra a casa pode ser motivo da humidade. Também estamos no verão, não sei se no inverno não se torna uma casa muito fria.
    Trata-se de uma casa antiga que foi restaurada à 10 anos. Mas não tem paredes de pelador, são de cimento e pintadas.

    Espero que me esteja a explicar bem. E fico muito grata de me ajudarem.

    Obrigada desde já.
  2.  # 2

    Aqui fica imagem satélite
      82E36685-3AE4-449C-A4E5-4907609D8FB8.jpeg
    • RCF
    • 20 agosto 2019

     # 3

    Bem, o problema está identificado...
    Passe ao final da tarde e confirme a exposição solar que tem. Se até às 17H00 não tiver exposição solar, não é nada bom...
    As humidades, apesar de mais frequentes a norte/nordeste, podem existir mesmo a nascente e sul se a construção for de fraca qualidade e essas humidades que diz que viu podem ser resultado disso mesmo, até porque se trata de uma construção já com alguns anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lilianar
  3.  # 4

    RCF muito obrigada pela dica. Irei ter isso em conta sim. Pois vi esquinas com a tinta a cair, uma parede de divisão com salitre, os moveis da cozinha tinham um pouco de bolor branco.

    Não era humidade em forma de mancha nas paredes. Era o wc com uma esquina e o espelho com problemas. Uma parede com salitre (imagem em anexo) e os móveis. De resto parece tranquilo. Mas esses problemas já podem dizer muito.

    A nível de isolamento não parece ser o melhor. Requer algum toque extra.
      2695DD09-A46E-4176-A2F0-147C774483BF.jpeg
  4.  # 5

    Considera um bom preço?
    A zona agrada-lhe?
  5.  # 6

    Colocado por: NelhasConsidera um bom preço?
    A zona agrada-lhe?


    O preço é bom
    A zona está fora do que idealizava (uns 45km), porém o preço e dimensão da casa vai de encontro ao que procuro. Perto do que pretendia, infelizmente não aparecem imóveis com o valor que procuro.

    O maior problema é orientação solar. Pois uma casa fria e húmida é um problema de saúde e carteira (para aquecimento)
    Ainda não sei se se trata de casa fria. Pois foi visitado no verão. Mas procuro através da experiência de quem aqui anda, ler umas dicas que me despertem umas luzes de orientação.
    • RCF
    • 20 agosto 2019

     # 7

    Colocado por: LilianarRCF muito obrigada pela dica. Irei ter isso em conta sim. Pois vi esquinas com a tinta a cair, uma parede de divisão com salitre, os moveis da cozinha tinham um pouco de bolor branco.

    Não era humidade em forma de mancha nas paredes. Era o wc com uma esquina e o espelho com problemas. Uma parede com salitre (imagem em anexo) e os móveis. De resto parece tranquilo. Mas esses problemas já podem dizer muito.

    A nível de isolamento não parece ser o melhor. Requer algum toque extra.
      2695DD09-A46E-4176-A2F0-147C774483BF.jpeg

    Esse salitre tem mais a ver com humidades ascendentes, por capilaridade, do que da eventual fraca exposição solar. Existe um deficiente isolamento das paredes e alicerces e a humidade sobe...
    Direi que dependerá essencialmente do preço... convém que fique com margem para obras de remodelação e aí aposte no isolamento.
    • Nelhas
    • 20 agosto 2019 editado

     # 8

    Liliana,

    Eu vivo numa casa de facto fria.
    Tenho casa antiga remodelada e de facto tem uma orientação solar que a torna fria.
    No entanto , na minha opinião e pelas contas que tenho feito, não sei se não é melhor que o contrário . Passo a explicar.
    Investi em janelas, porta da rua e chão novo.
    Comprei salamandra a pellets.
    A salamandra a pellets aquece bastante a um preço residual muito baixo. Investi cerca de 1000 euros no equipamento, mas o custo das pellets é muito baixo e permite ter a casa quente no Inverno. A salamandra liga-se por volta das 18h e trabalha ate a hora de irmos dormir. Gasto cerca de 40 euros em aquecimento por mês.
    A eletricidade que a Salamandra consome reflete zero na eletricidade que pago e já a tenho há 2 anos.
    Quando chega ao Verão, o meu custo é zero.
    Ouviu bem.
    Zero. A casa está sempre fresca , mesmo nos dias de mais calor lá fora, e é extremamente bom ter esse conforto.
  6.  # 9

    no inverno não vai ter uma pinga de sol, equacione bem essa opção, só mesmo se for um preço imbatível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lilianar
    • RCF
    • 20 agosto 2019

     # 10

    Colocado por: NelhasLiliana,

    Eu vivo numa casa de facto fria.
    Tenho casa antiga remodelada e de facto tem uma orientação solar que a torna fria.
    No entanto , na minha opinião e pelas contas que tenho feito, não sei se não é melhor que o contrário . Passo a explicar.
    Investi em janelas, porta da rua e chão novo.
    Comprei salamandra a pellets.
    A salamandra a pellets aquece bastante a um preço residual muito baixo. Investi cerca de 1000 euros no equipamento, mas o custo das pellets é muito baixo e permite ter a casa quente no Inverno.
    Quando chega ao Verão, o meu custo é zero.
    Ouviu bem.
    Zero. A casa está sempre fresca , mesmo nos dias de mais calor lá fora, e é extremamente bom ter esse conforto.

    Em termos de aquecimento, não coloco em causa. Mas, em termos de saúde, é diferente. Uma casa soalheira, virada a nascente, com os raios solares a entrarem de manhã no tempo do frio, é uma enorme vantagem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lilianar
  7.  # 11

    Pois, também acho que é mais humidade de outro lado do que da orientação solar.

    Colocado por: Lilianare encontrei vestígios de humidade em algumas zonas. Tenho em conta que a casa já não está habitada à 3 anos.

    Quando a casa não está habitada até tem é menos humidades do que quando está habitada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lilianar
  8.  # 12

    Colocado por: RCFMas, em termos de saúde, é diferente. Uma casa soalheira, virada a nascente, com os raios solares a entrarem de manhã no tempo do frio, é uma enorme vantagem...


    De facto sim.
    A minha situação não é tão extrema como a da casa apresentada.
    No entanto exige mais atenção e cuidados.
    A parte que tenho em situação parecida é a do piso superior.
    Antes de sair de manha, sempre janelas abertas para circular o ar, sempre o desumidificador disponível , etc.
    Da mais trabalho tentar contrariar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lilianar
 
0.0193 seg. NEW