Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Pela mesma razão que quando somos operados fazemos uma cirurgia por um médico e não pelo amigo talhante.
    Considerações à parte, hoje em dia a auto-construção não é possível, não tem enquadramento legal.
    Terá que contratar um empreiteiro.


    Colocado por: josealmeidaDesde que seja realizado um projeto de arquitetura devidamente suportado pelas respetivas especialidades não vejo qual é o mal inerente à auto-construção. Desde que seja devidamente fiscalizada pelo município, de forma a garantir que tudo é realizado como está previsto em projeto, porque não?
    Existem muitos empreiteiros que provavelmente fariam um pior serviço do que a pessoa que constrói para si própria. Talvez o ramo da auto-construção seja menosprezado. Quando as pessoas constroem para si próprias, desde que devidamente informadas pelos respectivos técnicos, não estariam estas intrinsecamente motivadas a realizar o melhor trabalho possível, tanto ou mais que o próprio empreiteiro?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 22

    Colocado por: josealmeidamotivadas a realizar o melhor trabalho possível, tanto ou mais que o próprio empreiteiro?


    Do ponto de vista emocional de certeza.
    Mas estamos a falar da construção de um produto complexo com diferentes especialidades e com muitos imprevistos e condicionantes.
    Não é possível voltar atrás no tempo e voltar a construir como nas décadas de 50,60,70.
    Até porque muitos dos problemas de base que muitas das construções desse tempo sofrem advém da falta de aplicação de princípios técnicos essenciais.
    No entanto compreendo o que dizem e defendem.
    Vou tentar estudar como funciona a autoconstrução nos países onde é permitido e como funciona a sua execução.
    Penso que para um proprietário encetar autoconstrução com o intuito de poupar dinheiro , necessita de muito tempo e disponibilidade e possuir alguma base na analise de materiais e execuções técnicas de forma a cumprir toda a regulamentação em vigor.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  3.  # 23

    Eh pah...tire a "licença de empreiteiro" e faça você mesmo. Pronto..toda a gente fica contente.
  4.  # 24

    Colocado por: Anonimo09092021compensa no fim do ano em relação ao salário de grande parte dos portugueses...


    Mas a menos que tenha um profissão com elevada procura, não é fácil andar a sair e a entrar de empregos assim
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
  5.  # 25

    Colocado por: ADROatelierPela mesma razão que quando somos operados fazemos uma cirurgia por um médico e não pelo amigo talhante.
    Considerações à parte, hoje em dia a auto-construção não é possível, não tem enquadramento legal.
    Terá que contratar um empreiteiro.


    Concordam com este comentário:desofiapedro


    A menos que tire o alvará de empreiteiro, aí passa a ser legal e permitido.
    E estamos a falar em auto-construção, portanto tudo o que disse é assumindo que a construção é apenas realizada para habitação própria e sem nenhum outro intuito.
    A questão que eu estava a tentar atingir era, o que torna um empreiteiro mais competente do que um auto-construtor?
    Com certeza não serão os anos de experiência, pois vejo muitos construtores com muita experiência a fazerem erros enormes porque lhes falta a formação profissional ou simplesmente porque não querem saber. Não obstante, existem muitos empreiteiros extremamente competentes, mas não é o título de empreiteiro que os torna competentes.
  6.  # 26

    Colocado por: josealmeidavejo muitos construtores com muita experiência a fazerem erros enormes porque lhes falta a formação profissional

    Boa, e um dono de obra sem nenhuma experiência e sem formação profissional pode ser um bom empreiteiro!!! ...é com cada parvoíce.
    Concordam com este comentário: RRRTorres
  7.  # 27

    Colocado por: Picaretae um dono de obra sem nenhuma experiência e sem formação profissional pode ser um bom empreiteiro!!!

    E pode um dono de obra empreiteiro ser um bom aldrabão?
  8.  # 28

    Colocado por: Picareta
    Boa, e um dono de obra sem nenhuma experiência e sem formação profissional pode ser um bom empreiteiro!!! ...é com cada parvoíce.
    Concordam com este comentário:RRRTorres


    Se devidamente informado, porque não?
    Talvez tenha mais interesse em aprender alguém que não sabe e quer fazer para si do que muitos empreiteiros que andam por aí que acham que sabem tudo sobre construção e vai-se a ver só fazem asneiras.
  9.  # 29

    A ideia para isso não acontecer, era desmistificar os 1000€ + iva da construção, e ser como era há 4 ou 5 anos atrás... Em que todos ganhavam dinheiro sem cobrar balbúrdios, até porque quem tem uma equipa já há 10 ou 20 anos, não sei se lhes aumentou o ordenado assim em 20 ou 30 % de 2015 até agora, será?
    Concordam com este comentário: josealmeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
  10.  # 30

    Boa tarde.
    Recomendo que não se aventure na auto-construção!!!
    Estou tb a construir uma moradia (zona de Odivelas) e entreguei chave-na-mão a um empreiteiro de construção que até agora tem tido um desempenho exemplar. A mão-de-obra é toda na casa dos 50-60 anos, como equipa parece que trabalham de olhos fechados.
    O planeamento está perfeitamente em linha com o acordado, sem qualquer derrapagem.
    Uma das vantagens que vejo no chave-na-mão são os riscos associados a separar o scope por vários intervenientes.
    Vou dar-vos um exemplo do que aconteceu muito recentemente na construção da minha moradia. O encarregado em obra encontrou um erro do projecto de estabilidade e de uma forma muito profissional se conseguir corrigir atempadamente. Se tivesse a olhar apenas para a sua capelinha, o erro iria surgir mais tarde ( com impacto na construção).
    Na minha opinião tenho inúmeras vantagens ao ter entregue o chave na mão ao meu empreiteiro:
    . Prazo de entrega.
    . Coordenação de todas as empreitadas (civil, electricidade, aguas, carpintaria, pinturas, madeiras, acabamentos... etc)
    Sei que pago um pouco mais, mas durmo descansado.
    No futuro pode haver algum problema, ninguém está livre disso, mas sei sempre a que porta irei bater:)
    Espero ter ajudado nas vossas decisões

    Filipe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonteCarlo
 
0.0166 seg. NEW