Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vou reabilitar e ampliar uma moradia.
    Recebi 2 orçamentos, um orçamento de uma empresa que se dedica mais à reabilitação de edifícios e outra que só costuma fazer construções de raiz. Os orçamentos diferem 35.000€ um do outro, sendo o mais baixo o da empresa com experiência em reabilitação. Ambos estão de acordo com os projectos de arquitectura e especialidades no entanto, existem alguns itens que ainda agravam o diferencial, como o facto do 1º orçamento incluir na carpintaria os móveis da cozinha (que no mais caro não inclui) e os preços limite dados para o mosaico, azulejo e flutuante serem mais altos do que o orçamento mais caro...

    Será este diferencial normal para os mesmos trabalhos orçamentados?
  2.  # 2

    Uma pode-lhe interessar fazer a obra e outra não, daí a dierença de preço. Se a mais barata inlcui mais coisas, e revestimentos mais caros. qual é a duvida!!!?
    O que nos descreve não permite comparar com nada.

    Verifique a idoneidade, e veja com os seus projectistas e fiscal de obra o plano de pagamentos, por forma a que a coisa não descambe...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fatima_matos1975
  3.  # 3

    Parto do principio que escolheu empresas que lhe dão todas as garantias de boa construção.

    Posto isto, não estou a perceber a sua dúvida. Tem a empresa que lhe dá mais garantias (pelo menos tem a experiência) com um orçamento mais baixo, com melhor relação preço/qualidade e não sabe o que fazer??
    Sem conhecer grandes pormenores, como disse o Pedro, o orçamento até vai ao encontro de quem tem mais experiência no tipo de obra, logo, consegue optimizar mão de obra, meios empregues, etc, etc...
    Eu sei que quando a esmola é grande o santo desconfia, mas será sempre assim...
    Pelo sim pelo não peça outro orçamento a outra empresa, sempre conseguirá, ou talvez não, perceber donde vem a diferença.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fatima_matos1975
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fatima_matos1975
  4.  # 4

    precisa mesmo de receber pelo menos mais um orçamento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fatima_matos1975, nvale
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fatima_matos1975
  5.  # 5

    Ambas as empresas dão-me garantidas de boa execução. Uma porque já fiz uma obra com ela (a do orçamento + caro) e a outra foi-me recomendada pelos meus projectistas pois costuma trabalhar com eles. Mas a minha dúvida, e já pedi opiniao aos projectistas (mas estão de férias) é que tenho medo que o orçamento mais baixo esteja muito abaixo da realidade...

    Vejamos:
    A obra consiste em reabilitar uma casa de r/c e 1º andar com 90 m2 em que só irão aproveitar as paredes externas ( com hall, escadas, 2 quartos , 2 wc e 1 suite com wc e closet). E construir de raiz uma area com 42m2 onde fica a sala e cozinha. A isto acresce um alpende com 18 m2 que inclui um wc social e um logradoro que levará ladrilho com 229 m2. Mais as demolições dos anexos em ruinas existentes.

    O orçamento mais baixo é de 86.000€ + IVA = 105.780€... Será que é suficiente para toda a obra?
    Qual é a Vossa opinião?

    OBRIGADA pela ajuda!
    • Nelhas
    • 22 agosto 2019 editado

     # 6

    Fátima não vejo que seja descabido ou surreal.

    Eu tinha um orçamento de remodelação de 70 000 mais IVA chave na mão.
    Ao partir em especialidades e á intervenção, saiu-me por cerca de 35 000 já com IVA.

    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fatima_matos1975
  6.  # 7

    Obrigada pelo feedback Nelhas! Começo a ficar mais descansada...

    De qualquer forma vou anexar o orçamento para os expects darem uma vista de olhos! ;-)
    • Nelhas
    • 22 agosto 2019 editado

     # 8

    Colocado por: NelhasEu tinha um orçamento de remodelação de 70 000 mais IVA chave na mão.


    Mas atenção, não significa que este preço fosse injusto ou alto demais.
    Simplesmente para mim o meu tempo é de borla, para os profissionais não.

    Agora penso é que deve ter cuidados acrescidos, com formas de pagamento, datas, não avançar dinheiro a mais, etc.

    No que fiz , algumas empresas pediram 20\30 a cabeça e o resto depois de pronto.
    As vezes demoravam um pouco mais, o que é compreensível.

    Os atrasos , quando razoáveis e explicados pelos intervenientes aos clientes, são perfeitamente normais.
    Concordam com este comentário: fatima_matos1975
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fatima_matos1975
  7.  # 9

    começa logo mal ( pdeve ser culpa dos projectos) com uma laje "ventilada" somente com 20/30cm... peça aos projectistas para ao invés disso ser realizado um acaixa em brita e tout-venant, massame, isolamento termico e para vapor...

    Não entendo porque dão hipoteses de parede diferente do perevisto em projectos, se´para levar ETICS, meta ETICS...

    eu não instalaria tubagens de agua em PPR... só quero multicamada.
    Retire os moveis de cozinha da empreitada, mas assegure a coordenação de marcações e montagem da mesma... è melhor para si. Até pode dar-se o caso de mesmo assim adjudicar ao carpinteiro da obra...
    Concordam com este comentário: BM_18
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fatima_matos1975
  8.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradasmulticamada.


    Por isso gosto deste fórum.
    Uma pessoa aprende e ao mesmo tempo vai vendo que é um mundo bastante complexo.

    Quando remodelei a minha nesse material, tive logo o vizinho que passou por lá a criticar e a dizer que era o pior material.
    O que era bom era electrosoldado será?
    Ele e o canalizador a trocarem opiniões técnicas....

    Por isso é que digo, mesmo que pudesse nunca me punha a construir casa comigo a fiscalizar ou a dar bitaites.
    É muito complexo..
  9.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradascomeça logo mal


    E em relação ao valor global do orçamento, acaba como começa ou até nem está muito diferente da realidade?
  10.  # 12

    Ninguém tem mais opiniões quanto ao valor do orçamento???

    Obrigada.
  11.  # 13

    Mas desde já agradeço os vossos conselhos, pois não tenho experiência nenhuma nestas coisas...
  12.  # 14

    Colocado por: fatima_matos1975E em relação ao valor global do orçamento, acaba como começa ou até nem está muito diferente da realidade?

    eu não entendo porque começa com "receio"/ medo". do orçamento mais baixo.. e por outro lado não fica escadalizada com o outro orçamento muito mais elevado... isso é que eu não entendo. Está focada somente num dos lados da equação.. porquê!!!?

    Como já lhe sugeriram, peça mais 1 orçamento a uma. empresa.
    Como não tem mapas de quantidades elaboradas pelos projectistas, só uns projectos de licenciamento... Cada empresa dará o seu preço e voçê não tem meio para comparar as propostas objectivamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fatima_matos1975
  13.  # 15

    Eu não disse que não fiquei escandalizada com o mais alto. Simplesmente, pelo facto de ser tão alto, que o descartei de imediato...
    Quanto ao mais baixo, estou só a tentar ser cautelosa e a tentar perceber como funcionam os meandros da construção.

    Obrigada pelo conselho mas neste momento conseguir mais um orçamento está a ser quase missão impossível, a não ser que me façam orçamentos com prazo de validade de 2 anos!!!!
  14.  # 16

    So para ter uma ideia de como isto anda... Numa remodelação de um apartamento em Lisboa, tive orçamentos até 200% de diferença para o mesmo mapa de quantidades!!! entre o mais baixo e o mais alto.

    Numa obra no algarve.. moradia, obtivemos 400% de diferença!!! ( não havia mapas de quantidades, cada concorrente, no entanto elaborou o seu com o devido detalhe... deu pelo menos para ver onde andavam a "mamar")
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fatima_matos1975
  15.  # 17

    No passado tb tive orçamentos muito diferentes. Um deles era exatamente o dobro do mais barato.
    É para quem quer e para quem pode.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fatima_matos1975
  16.  # 18

    Colocado por: Pedro Barradasobtivemos 400% de diferença!!!


    BOLAS!!! E eu a achar esta "migalha" de diferença um abuso!!!
  17.  # 19

    Viva Fátima, não lhe consigo dizer se o orçamento é conforme ou não, apenas que por ser mais baixo não quer dizer que não esteja em preços realistas. A questão já o Pedro lhe disse, falta o mapa de quantidades. No caso teriamos de comparar os dois orçamentos, par a par, para perceber se o proposto é preciamente igual. Um só ex., no seu orçamento às paginas tantas aparece ladrilho até 15€, nos dois está isso? É que neste está 15 e no outro pode estar 20, 30, 100, etc, etc....
    A questão da definição das quantidades é fundamental. Aprendi isso no FORUM e acredite na "vida real" já o apliquei várias vezes. Na compra do meu ultimo carro por ex.. Queria um carro com determinadas caracteristicas e foi sobre essas carateristicas que a compra foi feita. Tudo o que vinha a mais nas propostas ainda bem, mas as que não preenchiam os requisitos era logo xau, apesar de muitos dizerem, mas temos isto e aquilo....
    Se o orçamento responde ao projeto então está bom, digo eu...
    Você consegue ter ou teve uma explicação para o que consiste por exemplo os roupeiros, que madeira é? Que varões, que puxadores, etc, etc... É que desta forma é tão vago que quando chegar à altura você vai dizer que aquilo é fraco, não gosta, tec, etc...
    Concordam com este comentário: fatima_matos1975
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fatima_matos1975
 
0.0206 seg. NEW