Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O titulo diz praticamente tudo.
    Vamos imaginar uma solucao de climatizacao por PRH com BC reversivel para assegurar o arrefecimento no verao. Esta mesma bomba produz também AQS.
    Pergunta eventualmente estupida: no verão, com a bomba a fazer frio para climatizar, é possivel fazer também AQS (imagino um circuito directo de agua fria e a energia extraida a ser transferida para a agua dentro do deposito) ou estas têm de vir de outro lado?

    Neste mesmo cenário é possivel acoplar um recuperador de calor e/ou um painel solar termico para apoiar a produção de agua quente (seja ela para climatizacao ou AQS) em qualquer época do ano? Se sim, como se processa a reducao de temperatura para o circuito de prh mantendo a AQS a temperatura mais elevada?

    (Ja sei que vao dizer aue é um sistema complexo, mas quero perceber as possibilidades e modus operandi para depois optar)
  2.  # 2

    Sim dá para fazer tem de ter depósito de inércia, outro para aqs mais os restantes equipamentos de segurança etc. Cumprimentos
  3.  # 3

    Existem máquinas que sem mais nada fazem uso tudo.
  4.  # 4

    Há quem diga que se no verão a BC faz frio para o PRH logo nao faz AQS.
  5.  # 5

    Faz as 2 coisas...inverte o ciclo...
    Concordam com este comentário: Energia Livre
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesExistem máquinas que sem mais nada fazem uso tudo.


    Estou em processo de construção de uma Moradia térrea com 150m2, onde irei colocar PRH e fiz exactamente esta "questão" relativo a BC fazer as duas tarefas, isto é arrefecer o chão no verão e aquecer águas sanitárias. O responsável pela obra informou-me que não era possível, que teria que ter duas bombas, uma para o PRH e outra para o AQS.

    Alguém me consegue indicar um modelo ou dois para confrontar o responsável?
    Obrigado
  7.  # 7

    Reversiveis... É só procurar nos catalogos dos vários fabricantes.
  8.  # 8

    http://www.disterm.pt/images/PDF/riello/RIELLO_NexSirius.pdf tem a ficha técnica de uma para analisar cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FsAlves
  9.  # 9

    Colocado por: FsAlvesAlguém me consegue indicar um modelo ou dois para confrontar o responsável?

    Daikin Altherma EHSX
    Daikin Altherma EHBX
    Daikin Altherma EHVX
    Daiikn Altherma EBDQ
    Mitsubishi Zubadan
    Mirsubishi Ecodan
    Lg Therma
    etc
    etc
    etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FsAlves
  10.  # 10

    Colocado por: jorgealves
    Daikin Altherma EHSX
    Daikin Altherma EHBX
    Daikin Altherma EHVX
    Daiikn Altherma EBDQ
    Mitsubishi Zubadan
    Mirsubishi Ecodan
    Lg Therma
    etc
    etc
    etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FsAlves


    Desde já o meu obrigado.

    Pelos vistos dei "uma grande novidade" ao instalador no que toca a mesma máquina efectuar o Aquecimento do PRH e o AQS. O que desde já me deixou bastante reticente relativamente aos conhecimentos que o mesmo tenho do assunto.

    Há alguma questão relativo aos depósitos que ache importante mencionar "para que não me tentem enganar"!?

    Obrigado


    Colocado por: jorgealves
    Daikin Altherma EHSX
    Daikin Altherma EHBX
    Daikin Altherma EHVX
    Daiikn Altherma EBDQ
    Mitsubishi Zubadan
    Mirsubishi Ecodan
    Lg Therma
    etc
    etc
    etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FsAlves
  11.  # 11

    E uma bomba de calor que faça estas duas tarefas: ar condicionado e aqs? Existe?
  12.  # 12

    Colocado por: FsAlvesPelos vistos dei "uma grande novidade" ao instalador no que toca a mesma máquina efectuar o Aquecimento do PRH e o AQS. O que desde já me deixou bastante reticente relativamente aos conhecimentos que o mesmo tenho do assunto.

    E muito bem!
    Quando é o DO a saber mais que o instalador, algo vai muito mal!
  13.  # 13

    Olhe que não é bem assim... acontece muitas vezes e quando se trata de conhecer carateristicas técnicas de alguns produtos, isso então é mato... Não devia, concordo, mas é a realidade.
  14.  # 14

    Eu não estou a falar de conhecer ao detalhe as características técnicas de um determinado produto.
    Estou a falar de algo bem geral, que é saber que uma BC ar-água reversível pode fazer ciclos diferentes.
    Não é saber na ponta da lingua uma qq característica técnica obscura de um determinado modelo.
  15.  # 15

    Pedro tem toda a razão, mas olhe que não é tão incomum quanto isso... infelizmente é verdade.
    Ao ritmo que as coisas andam, estas situações acontecem muito.
    No ano passado andava a comprar carro novo e acredite ou não eu conhecia melhor os carros do que a maioria dos vendedores que me calharam. Hoje em dia o DO tem de fazer o trabalho de casa e fazer o trabalho de casa é conhecer muito bem o que compra. Pesquisar, perguntar aqui e ali. pedir ajuda ao mr. google, etc, etc...
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  16.  # 16

    Colocado por: sousa tavaresE uma bomba de calor que faça estas duas tarefas: ar condicionado e aqs? Existe?


    existe, Fujitsu, hitachi entre outras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  17.  # 17

    Uma BC reversível com VC faz o mesmo, numa solução para uma moradia. E nos tubos só passa água.
  18.  # 18

    Colocado por: nvalePedro tem toda a razão, mas olhe que não é tão incomum quanto isso... infelizmente é verdade.
    Ao ritmo que as coisas andam, estas situações acontecem muito.
    No ano passado andava a comprar carro novo e acredite ou não eu conhecia melhor os carros do que a maioria dos vendedores que me calharam. Hoje em dia o DO tem de fazer o trabalho de casa e fazer o trabalho de casa é conhecer muito bem o que compra. Pesquisar, perguntar aqui e ali. pedir ajuda ao mr. google, etc, etc...
    Concordam com este comentário:Pedro Azevedo78

    Imagino.
    Já terminei a minha aventura da casa quase há 10 anos. Por isso já pode imaginar o que passei qd ia falar com instaladores sobre PRH com bomba da calor, a aquecer e ARREFECER, com madeira no chão!
    Qd falava disso em 2008, parecia que estava a falar de ovnis...
    As vezes que me disseram que não era possível!
    Felizmente não me deixo convencer por quem me apercebo que não percebe nada de certos assuntos.
    Diziam que era impossível pq não conheciam! Simples.
  19.  # 19

    Colocado por: ASSimoesUma BC reversível com VC faz o mesmo, numa solução para uma moradia. E nos tubos só passa água.
    mas com um custo inicial e energético muito superior.
  20.  # 20

    Colocado por: jorgealvesmas com um custo inicial e energético muito superior.


    Só se quiser igualar a área a climatizar.... porque se só quiser colocar em zonas estratégicas, eu não acredito que o custo de instalação + equipamento de um VC fique mais caro do que um PRH... ou então alguém se enganou nos valores...
 
0.0206 seg. NEW