Iniciar sessão ou registar-se
    • lipong
    • 21 agosto 2019 editado

     # 1

    Ola, gostaria de expor uma questão em relação a reparação de as paredes externas de um casa antiga, com paredes em pedra. A casa este sem utilização durante 20 anos sendo que se encontra com bastantes danos, e estou neste momento a dar inicio a uma recuperação da casa faseada começando pelas paredes exteriores.
    As paredes sao em pedra com um revestimento em cal, eu gostaria de manter o mesmo aspecto que tinha originalmente mas com materiais.
    As duvidas que tenho sao as seguintes:

    -Qual o método mais eficaz e económico para retirar a cal danificada (ex jactos de areia, picar manualmente)?
    -Depois de retirar a cal danificada e necessário aplicar algum tratamento a pedra?
    -Qual o material/s mais adequado para voltar a revestir a parede que mantivesse os parâmetros e aspecto originais?
    -

    E já agora se alguém aqui no forum pode recomendar alguma empresa que faca este tipo de serviços na zona de Mogadouro Tras-os-Montes.

    Mt Obg
      17.jpg
      15.jpg
      9.jpg
  1.  # 2

    Mais fotos
      10.jpg
      12.jpg
      7.jpg
  2.  # 3

    se me permite , bela casa ...tanto sol !
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, desofiapedro, CMartin
  3.  # 4

    Isso com uns bons euros para gastar ficava um mimo...
  4.  # 5

    Belíssima ! Imenso potencial 😊
  5.  # 6

    Colocado por: lipongAs paredes sao em pedra com um revestimento em cal, eu gostaria de manter o mesmo aspecto que tinha originalmente mas com materiais.
    As duvidas que tenho sao as seguintes:

    boas, em primeiro lugar, bela casa..

    -Qual o método mais eficaz e económico para retirar a cal danificada (ex jactos de areia, picar manualmente)?

    picar manualmente
    se quiser pode mesmo deixar qualquer reboco que esteja ainda bom.
    -Depois de retirar a cal danificada e necessário aplicar algum tratamento a pedra?
    nao, basta lavada com água para que as argamassas agarrem bem a pedra
    -Qual o material/s mais adequado para voltar a revestir a parede que mantivesse os parâmetros e aspecto originais?
    A secil tem uma linha de argamassas próprias para esse tipo de trabalhos chamado SECIL REABILITA. também tem uma outra empresa que produz argamassas próprias, .. https://www.ddlarg.com/ esta empresa tb tem os próprios técnicos habituados à aplicaçao das argamassas.
    salvo erro, a DDLarg é que produz as argamassas da secil.

    Evite a aplicação de argamassas cimentícias pois não respiram. neste tipo de construção deve ser usado sempre argamassas à base de cal, tanto no exterior como interior, caso contrário terá patologias no futuro que não consegue corrigir.
    Concordam com este comentário: nvale, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lipong, PoisÉ
  6.  # 7

    Mt Obg pela resposta @antonylemos , vou procurar esse argamassa que sugeriu e tentar pedir orcamentos para picar a parede, tem por acaso alguma ideia qual o valor praticado por m2 para este tipo de servico (picar mais aplicar revistimento).
  7.  # 8

    Colocado por: lipongual o valor praticado por m2 para este tipo de servico (picar mais aplicar revistimento).

    È O VALOR QUE LHE DEREM. ... HOJE EM DIA com a falta de mão de obra, com as condicionantes regionais, é muito difícil alguém lhe dar preço/ estimativa.
    Haverá tam´bem que alugar andaimes, etc...
    Nota: O tony descreveu o que deve ser feito.. não obstante, os empreiterios que contactar, a maior parte, não irão estar receptivos á utilização de argamasssas de cal natural!!! ... tenha atenção a isso, e não caia no "conto"... de que eu faço assim há 30 anos e tal... Faz, mas faz mal. As argamassas de cal natural, são ligeiramente mais caras, mas a longo prazo, se devidamente aplicadas, tem um comportamento muito melhor que as cimenticias, e não da´ra azo a patologias provocadas pelas de cimento, entre as quais a maior frequência de aparecimento de sais nas paredes, rachas e o destacamento das superfícies, levando à deterioração precoce da alvenaria de pedra...

    PS: não mantenha nem meta qq solução de cobertura com telha sandwich, ou similar, estes edificios necessitam de respirar, aplicar soluções estanques em que nem sequer se consegue efectuar trocas de vapor de agua, é matar isso ( nos edifícios novos o problema é o mesmo).

    Deveria consultar um arquitecto/ gab. projectos com experiência em reabilitação de edifícios antigos... nem todos tem essa vocação/ conhecimento.
    Concordam com este comentário: nvale
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PoisÉ
  8.  # 9

    Depois deve aplicar uma tinta compativel. Recomendo um sistema em tinta de silicatos.

    Os caixilhos deveriam ser repostos em madeira pintada. no interior é importante que utilize revestimentos de pavimento que tenham porosidade... nada de plasticos, porcelanicos e afins.
    Concordam com este comentário: nvale
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PoisÉ, FR.p
    • PoisÉ
    • 22 agosto 2019 editado

     # 10

    Muito bons conselhos. :)

    Agora, deite isso tudo abaixo. :D
  9.  # 11

    Grande Barradas ... !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
 
0.0137 seg. NEW