Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito bom dia,

    Há algumas semanas que ando numa dor de cabeça com um T1+1 (na prática um t2) que tenho para alugar em Albufeira.

    Inicialmente coloquei anuncios detalhados com todas as informações e exigencias num grupo de FB para alojamento ao ano nesta zona, um grupo para professores, e no OLX.

    Fui obrigada a retirar os anuncios, pois a maioria não tem contrato de trabalho, IRS, fiador ou qualquer outra forma de provar que têm algum rendimento. Muitos a querer enfiar 6/8 pessoas lá dentro. Cheguei mesmo a receber várias mensagens ofensivas e a insultar-me por não alugar sem qualquer garantia.

    Decidi que para o mercado complicado de Albufeira só com agência.... Descobri que a remax tem o programa "serviço solução renda garantida".
    O que acham disto? https://www.dinheirovivo.pt/economia/remax-garante-pagamento-das-rendas-em-caso-de-incumprimento/?amp=1

    Eu sempre fiz contrato legal através de agências e no entanto só tenho historias de horror. Todos os meus inquilinos me deixaram com dividas avultadas, vandalizaram a casa ou roubaram electrodomesticos.... Nunca consegui recuperar as dividas pois não têm nada em nome deles ou fugiram para os paises de origem sem deixar rasto.

    Estou tão traumatizada com as vigarices, que não quero correr qualquer risco. Esta parece uma boa solução. Estou indecisa entre esta solução e a garantia bancária....

    Na realidade o custo é alto visto que a remax leval 1 mês e meio + 23% de comissão, e este serviço custa 4% sobre o total das rendas.... Nada disto deduzivel no IRS.
  2.  # 2

    Isso é um simples seguro de renda.
    Peça para ver o contrato, coberturas e exclusões.

    Se é uma área nobre de Albufeira, eu ia sempre para o alojamento local.
    Entregava o imóvel a quem o quisesse explorar - uma empresa* - e nem me preocupava com isso.
    * Os direitos do arrendamento para pessoas colectivas são muito mais restritos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yarabahia
  3.  # 3

    Colocado por: PoisÉIsso é um simples seguro de renda.
    Peça para ver o contrato, coberturas e exclusões.

    Se é uma área nobre de Albufeira, eu ia sempre para o alojamento local.
    Entregava o imóvel a quem o quisesse explorar - uma empresa* - e nem me preocupava com isso.
    * Os direitos do arrendamento para pessoas colectivas são muito mais restritos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:yarabahia



    Hmmmm fiquei com a ideia que era um serviço que cobria as rendas e as despesas de um eventual processo de despejo, em todos os casos em que existam falhas ou omissões nos pagamentos, independente da causa.

    Os "seguros de rendas" pelo que ouvi falar, têm imensos factores de exclusão, só cobrem as rendas em caso de desemprego ou doença e são um risco...

    Talvez a garantia bancária seja mesmo a solução mais segura.

    Infelizmente não me compensa o AL. As agências cobram 30%, IRS creio que 42%, a água mais cara, IMI, condominio, seguro, etc, etc.... Não compensa a não ser que eu estivesse próxima e pudesse tratar eu mesma dos check ins e check outs...
  4.  # 4

    Colocado por: yarabahiaAs agências cobram 30%

    Se calhar está a procurar no sítio errado.

    Uma sugestão: procure no AirBnB e no Booking alojamentos locais perto do seu.
    Procure os mais bem cotados.
    Veja quais são geridos pelos próprios.
    Contacte-os e pergunte-lhes se há interesse da parte deles em fazer uma parceria consigo.

    Quanto ao IRS - crie uma empresa, é assim que fazem os mais atentos e conhecedores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yarabahia
  5.  # 5

    Yarabahia,
    A segurança e garantia que procura, dito assim directamente, não existe de momento no mercado nacional.
    No arrendamento de longa duração e com actual enquadramento, garantia que a renda será sempre paga não existe. Pode é existir uma selecção prévia do inquilino que, em minha opinião, não passa por tanta documentação. Passa pelo ajuste do valor da renda ao local onde o imóvel se insere.
    O actual enquadramento do alojamento local é de menor rentabilidade, ou seja, deixa de ser rentável ter apenas um imóvel com 2 ou 3 quartos e arrendá-los.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yarabahia
  6.  # 6

    Colocado por: ADROatelierYarabahia,
    A segurança e garantia que procura, dito assim directamente, não existe de momento no mercado nacional.
    No arrendamento delongaduração e com actual enquadramento, garantia que a renda será sempre paga não existe. Pode é existir uma selecção prévia do inquilino que, em minha opinião, não passa por tanta documentação. Passa pelo ajuste do valor da renda ao local onde o imóvel se insere.
    O actual enquadramento do alojamento local é de menor rentabilidade, ou seja, deixa de ser rentável ter apenas um imóvel com 2 ou 3 quartos e arrendá-los.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:yarabahia


    A renda está perfeitanente ajustada ao local e á área. Tive por volta de 300 interessados.

    O problema é que toda a gente ali trabalha num turismo que morre metade do ano e fica vários meses sem trabalhar. A maioria com contratos de trabalho precário, temporário, a salário minimo, sem fiador, sem nada que me faça acreditar que não vai dar bronca. Muitos biscateiros sem qualquer contrato também...

    Não há pessoas locais que tenham fiador, a esmagadora maioria diz: "nóis não ter fiador nem faz IRS, mais nóis paga certinho."

    Fica dificil..... Por isso pensei que esta solução da remax poderia evitar muitas dores de cabeça. Ou a garantia bancária. Ou simplesmente ficar com o apartamento fechado. Já nem sei o que fazer, sinceramente.
  7.  # 7

    Colocado por: yarabahia

    A renda está perfeitanente ajustada ao local e á área. Tive por volta de 300 interessados.

    O problema é que toda a gente ali trabalha num turismo que morre metade do ano e fica vários meses sem trabalhar. A maioria com contratos de trabalho precário, temporário, a salário minimo, sem fiador, sem nada que me faça acreditar que não vai dar bronca. Muitos biscateiros sem qualquer contrato também...

    Não há pessoas locais que tenham fiador, a esmagadora maioria diz: "nóis não ter fiador nem faz IRS, mais nóis paga certinho."

    Fica dificil..... Por isso pensei que esta solução da remax poderia evitar muitas dores de cabeça. Ou a garantia bancária. Ou simplesmente ficar com o apartamento fechado. Já nem sei o que fazer, sinceramente.


    Não tenho boas experiências com agências. Só pretendem receber o seu, enquanto não há problemas tudo bem, a partir daí...
    Concordam com este comentário: yarabahia
  8.  # 8

    A ERA aqui há uns anos tinha um serviço parecido, a renda protec, que além disso fazia referenciação de inquilinos. Depois acabou com isso não sei porquê.

    Tal como já disse noutro topico avance para o ALocal, só 15% do que facturar é que declara em IRS. o resto é considerado despesa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yarabahia
  9.  # 9

    Yarabahia,
    Compreendo. Li o que já tinha referido anteriormente.
    Se teve 300 interessados, se calhar pode levantar o valor da renda... o tal ajuste...


    Colocado por: yarabahia

    A renda está perfeitanente ajustada ao local e á área. Tive por volta de 300 interessados.

    O problema é que toda a gente ali trabalha num turismo que morre metade do ano e fica vários meses sem trabalhar. A maioria com contratos de trabalho precário, temporário, a salário minimo, sem fiador, sem nada que me faça acreditar que não vai dar bronca. Muitos biscateiros sem qualquer contrato também...

    Não há pessoas locais que tenham fiador, a esmagadora maioria diz: "nóis não ter fiador nem faz IRS, mais nóis paga certinho."

    Fica dificil..... Por isso pensei que esta solução da remax poderia evitar muitas dores de cabeça. Ou a garantia bancária. Ou simplesmente ficar com o apartamento fechado. Já nem sei o que fazer, sinceramente.
  10.  # 10

    Peça a garantia bancária. Escreva no anuncio que só aluga nessa condição e diga que paga os custos da mesma. Menos de uma renda para aprovar e menos de 4% ao ano. E o banco é que faz a seleção do inquilino pois têm acesso toda a informação financeira do mesmo. E se uma pessoa não merece um crédito pessoal do banco de 6 meses de renda também não merece a sua confiança para entregar uma casa de milhares de euros.
    Concordam com este comentário: yarabahia
  11.  # 11

    Colocado por: CarvaiPeça a garantia bancária. Escreva no anuncio que só aluga nessa condição e diga que paga os custos da mesma. Menos de uma renda para aprovar e menos de 4% ao ano. E o banco é que faz a seleção do inquilino pois têm acesso toda a informação financeira do mesmo. E se uma pessoa não merece um crédito pessoal do banco de 6 meses de renda também não merece a sua confiança para entregar uma casa de milhares de euros.
    Concordam com este comentário:yarabahia


    Agradeço imenso o comentário.

    Infelizmente tive que retirar os anuncios que tinha online; além de já contar com mais de 300 e tal mensagens, a maioria lixo, recebi várias extremamente ofensivas exactamente por pedir garantia bancária.

    Vou meter numa agência e com a exigência de garantia. No entanto, quem terá que pagar a garantia será o inquilino. Ele é que é responsável por provar que tem meios financeiros.

    Nenhuma destas despesas é deduzivel em IRS, se for pagar 2 meses á agência + banco + 28% IRS+ IMI + condominio + seguro.... Mais vale ter a casa fechada.
  12.  # 12

    Lol
  13.  # 13

    Colocado por: yarabahiaNo entanto, quem terá que pagar a garantia será o inquilino. Ele é que é responsável por provar que tem meios financeiros.

    É uma opinião. Mas se tivesse um seguro que garantisse o pagamento de rendas por 4% ao ano, se calhar não se importava de pagar.
  14.  # 14

    Colocado por: yarabahiaIRS creio que 42%,


    Onde viu isso? O IRS no alojamento local é mais baixo que no arrendamento normal.
  15.  # 15

    Colocado por: carlosj39só 15% do que facturar é que declara em IRS. o


    Está desatualizado, agora são 35%.
  16.  # 16

    Colocado por: Carvai
    É uma opinião. Mas se tivesse um seguro que garantisse o pagamento de rendas por 4% ao ano, se calhar não se importava de pagar.


    Importava pois não é deduzivel no IRS, seria uma despesa enorme que não teria como abater.

    O preço da renda está abaixo do mercado, teria que fazer um pequeno ajuste que cobrisse essa despesa caso esse tal seguro evitasse os roubos, vandalismo e dividas avultadas como já tive várias vezes.
    Eu só não quero passar por isso de novo.
    A minha ultima experiência foi tão má que tive que me despedir do trabalho para resolver a situação, visto que moro a centenas de km do apartamento.
  17.  # 17

    Colocado por: rjmsilva

    Onde viu isso? O IRS no alojamento local é mais baixo que no arrendamento normal.


    Foi-me dito isso por várias pessoas.
    Quanto é o IRS do AL? Pelo que sei o AL tem sido penalizado cada vez mais, mas admito que posso ter sido mal informada.
  18.  # 18

    Não há uma taxa fixa de IRS para AL, 35% daquilo que faturar é adicionado aos seus rendimentos e depois é apurado o IRS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yarabahia
  19.  # 19

    Uma casa que renda 10 mil euros por ano no arrendamento tradicional tem que declarar os 10 mil e depois somar aos outros rendimentos para apurar o IRS a pagar, se não fizer englobamento paga 28 por cento IRS sobre os 10 mil euros.

    No Alocal se ganhar por ano esses 10 mil só declara 35%, logo só vai declarar 3500 euros que somam aos restantes rendimentos para calculo do IRS a pagar..

    È muito mais vantajoso, de longe...


    Colocado por: rjmsilvaNão há uma taxa fixa de IRS para AL, 35% daquilo que faturar é adicionado aos seus rendimentos e depois é apurado o IRS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:yarabahia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yarabahia
  20.  # 20

    Colocado por: carlosj39Uma casa que renda 10 mil euros por ano no arrendamento tradicional tem que declarar os 10 mil e depois somar aos outros rendimentos para apurar o IRS a pagar, se não fizer englobamento paga 28 por cento IRS sobre os 10 mil euros.

    No Alocal se ganhar por ano esses 10 mil só declara 35%, logo só vai declarar 3500 euros que somam aos restantes rendimentos para calculo do IRS a pagar..

    È muito mais vantajoso, de longe...




    Não sabia! Estava convencida que era uma percentagem fixa de 42%. Isso muda tudo.

    No aluguer "tradicional" pago sempre 28%, e muita coisa não é deduzivel em IRS, como por exemplo despesa com agência (que são logo 2 meses de renda).

    É engraçado, o governo diz que há falta de casas para alugar ao ano, no entanto a carga fiscal é totalmente absurda, os despejos em caso de incumprimento são basicamente impossiveis.... O incentivo é realmente nulo.

    A minha experiência é que os estragos feitos á casa são realmente assustadores. As pessoas não cuidam do que não é delas. O meu pai comprou aquele apartamento novinho e depois de 5 inquilinos, ficou muito desvalorizada.
    Já no AL não há estes abusos.

    Infelizmente, a ultima inquilina levou-me literalmente á falência. 8 meses sem pagar, roubou-me electrodomesticos, destruiu todas as portas interiores... Eu tive que me despedir do trabalho para a meter na rua, porque a casa fica a centenas de km de mim. E agora a época de verão acabou.... Não posso ficar com a casa fechada um ano até ao próximo verão porque ainda estou desempregada á conta desta brincadeira.

    No entanto fiquei bastante mais esclarecida quanto ao AL e com pena que tenha terminado a época.
 
0.0214 seg. NEW