Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

    Colocado por: rsvaluminio
    Em espanha a troika tentou entrar mas eles tinham a capacidade de dizer não.

    Tretas, a troika nunca quer entrar em lado nenhum. Os Países que ficam sem financiamento no mercado normal (os tais malditos bancos) têm que recorrer ao FMI, BCE e Banco Mundial.
    Espanha conseguiu sobreviver nos mercados normais no entanto também teve de adoptar politicas restritivas (só o desemprego atingiu os 25%) e os bancos espanhóis também aguentaram melhor a crise apesar do descalabro no imobiliário.
  2.  # 322

    Colocado por: Carvai
    Tretas, a troika nunca quer entrar em lado nenhum. Os Países que ficam sem financiamento no mercado normal (os tais malditos bancos) têm que recorrer ao FMI, BCE e Banco Mundial.
    Espanha conseguiu sobreviver nos mercados normais no entanto também teve de adoptar politicas restritivas (só o desemprego atingiu os 25%) e os bancos espanhóis também aguentaram melhor a crise apesar do descalabro no imobiliário.


    Tentaram a mesma receita em Espanha e subiram o juros mas o primeiro ministro espanhol tinha margem para aumentar á divida pois a divida em relação ao PIB nada tinha haver com a de Portugal na altura.

    E em Espanha tiveram 25% de desemprego mas qual a percentagem de espanhões é que teve que emigrar? qual seria o nosso numero de desempregados se não tivesse sido camuflado pelos cursos, e não tivessem emigrado milhares de Portugueses?
  3.  # 323

    Colocado por: rsvaluminio

    Não obrigatoriamente, á mais partidos, pessoalmente não me revejo em nenhum, pois são todos fracos uns mais outros menos, mas no final das contas são sempre fracos.


    Simpatizante do voto nulo/ branco/ nem lá meto os pés?
  4.  # 324

    Colocado por: rsvaluminio

    É claro que tudo que sobe um dia tem que descer, a isso chamasse ciclos económicos, teriamos é que ter gente no governo para minimizar os efeitos da crise ou estamos a esquecer os milhares que foram obrigados a emigrar.

    As crises onde sempre existir, temos é que ter a capacidade de não irmos com as calças na mão pedir dinheiro fora.

    Em espanha a troika tentou entrar mas eles tinham a capacidade de dizer não.


    Principalmente se as agências de Rating estão "controladas"
  5.  # 325

    Colocado por: JoelM

    Mas que empresas? A Ana aeroportos? Ou a CP?


    Muitas... a insistência num erro só porque já se gastou muito dinheiro nele, muitas vezes leva as empresas à falência.
    Mas se quiser, digo de outra maneira: ter gasto uma carrada de dinheiro estupidamente num aeroporto para onde ninguém quer voar não é motivo para continuar a enterrar lá mais guito. Às vezes é preciso parar, olhar e dizer: chega, é fechar a loja e ponto final.



    Veja onde fica o aeroporto principal de Oslo e onde fica o secundário... É qual a única ligação entre o aeroporto secundário e o centro da cidade! Pode fazer o mesmo exercício para Londres, Paris, ou outras capitais... Mas claro que Portugal é que é visionário.

    Isso é irrelevante para o tema(embora a curta distância do aeroporto ao centro da cidade seja uma mais-valia para o tipo de tráfego que Lisboa gera).
  6.  # 326

    Colocado por: N Miguel Oliveira"Assim, como quem não quer a coisa"... e ali não dava? Há colinas ou patos? Porque não fazer uma espécie de mini-Barajas... com um mini-metro a circular entre os terminais... não?
      LIS.png


    Sim, por acaso escolheu uma zona com relevo bastante complicado.
  7.  # 327

    Colocado por: luisvv

    Sim, por acaso escolheu uma zona com relevo bastante complicado.

    A ideia é brilhante, atravessar uma pista á frente da pista da Portela, atravessada aos ventos dominantes e construída em leito de uma ribeira é digna de engenheiro dominical. Punha-se uns semáforos ou uma rotunda e era sempre a abrir.
  8.  # 328

    Colocado por: jamesponde

    Principalmente se as agências de Rating estão "controladas"


    Sim após o que se passou nos EUA não sei como se manteve o mesmo sistema financeiro, empresas com calcificação A+ a falir e ninguém põem em causa o sistema?

    o sistema para a troika entrar é fácil, se me subirem o juro da minha casa para 9% ou tenho dinheiro ou tenho que pedir ajuda.
  9.  # 329

    Colocado por: luisvv

    Muitas... a insistência num erro só porque já se gastou muito dinheiro nele, muitas vezes leva as empresas à falência.
    Mas se quiser, digo de outra maneira: ter gasto uma carrada de dinheiro estupidamente num aeroporto para onde ninguém quer voar não é motivo para continuar a enterrar lá mais guito. Às vezes é preciso parar, olhar e dizer: chega, é fechar a loja e ponto final.



    O que um particular / empresário faz com o seu dinheiro, é assunto do próprio.

    Agora quando 230 macacos andam a brincar ao monopólio com o dinheiro de todos, acho que as coisas já nao devem ser assim.

    Alguém errou ao injectar 33 milhões de Euros num aeroporto as moscas e alguém tem que pagar por isso.

    Não é só comer lagosta a pala, e dormir na assembleia...
  10.  # 330

    Colocado por: Carvaié digna de engenheiro dominical. Punha-se uns semáforos ou uma rotunda e era sempre a abrir.


    Não foi Domingo, mas é mais ao menos isso... Do novo aerodromo de Lisboa só me interessa que custe pouco, e que termine de se perder tempo com uma questão regional (tempo de antena/estudos), não havendo interesse em fazer algo que sirva o país, por mim até podia ser na ilha artificial (comentário do colega lá atrás)... e com uma pista em curva :)

    E que tal reavivar o propósito do tópico? Prognósticos?
  11.  # 331

    Colocado por: JoelM
    se não se tiver 2 dedos de testa para perceber porque que não querem voar para lá... basta perguntar às companhias aéreas o que que precisam para voar para lá. Até digo mais, a ryanair era a primeira!


    É pena os seus 2 dedos de testa estarem fora do país, faziam falta, pelos vistos.
    Sim, se pagarmos à Ryanair o suficiente eles voam para lá. Pelo preço certo, até aterram e descolam com os aviões vazios.





    Irrelevante? então o que que é relevante para se saber se aquele aeroporto podia ou não ser revitalizado?


    Se aquele aeroporto tivesse algum tipo de interesse, já estaria a ser utilizado. Acontece que as coisas fazem-se exactamente com o mesmo tipo de raciocínio que você está a utilizar: "if you build it they will come.." e depois dá **** porque a realidade insiste em contrariar o sonho e o desejo.
  12.  # 332

    Colocado por: jamesponde
    O que um particular / empresário faz com o seu dinheiro, é assunto do próprio.

    Agora quando 230 macacos andam a brincar ao monopólio com o dinheiro de todos, acho que as coisas já nao devem ser assim.


    O que em nada altera a realidade: ter gasto uma pipa de massa mal gasta não é argumento para gastar outra pipa de massa. O que é relevante saber: o que foi gasto está perdido, vejamos se vale a pena continuar ou se é um cavalo para abater. Ponto.




    Alguém errou ao injectar 33 milhões de Euros num aeroporto as moscas e alguém tem que pagar por isso.
    Não é só comer lagosta a pala, e dormir na assembleia...


    Todos os dias são tomadas decisões falhadas, em todo o lado, é natural e expectável. As decisões políticas não são nem podem ser (por natureza) mais certas que as outras..

    Mas ainda assim, o aeroporto continuará a ser inútil..
  13.  # 333

    Colocado por: luisvv

    O que em nada altera a realidade: ter gasto uma pipa de massa mal gasta não é argumento para gastar outra pipa de massa. O que é relevante saber: o que foi gasto está perdido, vejamos se vale a pena continuar ou se é um cavalo para abater. Ponto.




    Todos os dias são tomadas decisões falhadas, em todo o lado, é natural e expectável. As decisões políticas não são nem podem ser (por natureza) mais certas que as outras..

    Mas ainda assim, o aeroporto continuará a ser inútil..


    Temos politico...ou temos fadista...
  14.  # 334

    Estou a achar esta estória das sondagens diárias um bocado estranha. Em poucos dias o PS a cair e PSD a subir parece pouco credível.
    No PSD ainda percebo que o PSD esteja a crescer á custa do CDS mas a queda do PS é mais estranha.
    Mas já não digo nada pois em 2015 o Costa 3 meses antes das eleições quase lhe davam a maioria absoluta e depois acabou a perder as eleições.
  15.  # 335

    Colocado por: JoelMEntão não foi em 2015 que o Costa formou governo? Ganha as eleições quem forma governo não é quem tem mais votos! Isto não é futebol para ganhar quem marcar mais golos.

    Se não ganha quem tem mais votos para que raio vamos votar. Fazia-se um concurso televisivo e governava quem fosse mais sexy….
  16.  # 336

    Colocado por: Carvai
    Se não ganha quem tem mais votos para que raio vamos votar. Fazia-se um concurso televisivo e governava quem fosse mais sexy….


    Se perdeu, como raio é Primeiro-Ministro?
  17.  # 337

    O PS está a descer porque finalmente algumas falácias amplamente divulgadas pelo PS estão a ser desmascaradas...
    E agora que já há indícios que pode haver uma "crise" nas próximos anos e este governo fez tudo menos preparar o país para uma nova queda do PIB, o pessoal começar a ver que se calhar isto não vai correr bem...
  18.  # 338

    Colocado por: JoelM
    Leve lá a taça! Faz falta é outro aeroporto e de preferência que daqui a uns 10 já digam que é preciso outro novo! Paga tuga! 👌


    O NAL está em estudo desde os anos 70.



    Colocado por: luisvv
    Afinal só gosta é de ser os contra porque a responder a um outro user defende exactamente o mesmo que eu. Estudo de viabilidade dessa opção.


    Não percebeu, eu explico: gastou-se X num aeroporto que não serve ninguém. O argumento "já gastámos, temos que continuar porque eventualmente isto terá uso" é disparatado. A opção é entre fechar ou encontrar uso que permita ser rentável- mas daí não resulta servir como aeroporto secundário de Lisboa.
  19.  # 339

    na temática dos aeroportos

    ciudade real, aqui na nossa vizinha espanha
    https://youtu.be/cgOlQO0yv20

    nacala, num país também próximo
    https://youtu.be/6zdLOgc2X9U

    haveriam outros...
  20.  # 340

    Colocado por: JoelM
    E que base usou para chegar a essa conclusão? Números? Referência?


    Tem razão. Parece impossível, em 40 e tal anos ninguém se lembrou de ir buscar Beja ou Leiria para o leque de hipóteses de localização do Aeroporto de Lisbo.

    Eu gostava de chegar a uma conclusão mas como trabalho sobre números e não sobre o que acho de um assunto que não domino, não consigo ter uma conclusão.


    Tem graça, porque não fez outra coisa senão isso. "Bla bla bla já existe um aeroporto em Beja, bla bla bla, nos outros países os aeroportos estão a 200km de distância bla bla bla."
    Concordam com este comentário: Caravelle
 
0.0777 seg. NEW