Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todo(a)s. Agradecia desde já que me ajudassem a resolver esta situação.
    Vendi a minha casa, tendo sido a escritura assinada ontem. Acontece que a escritura da casa que vou comprar só será no dia 16/09. Ao inicio os compradores da minha casa mostraram-se abertos a permanecer-mos na casa até nos poder-mos mudar. Mas na passada sexta fomos informados de que eles queriam a casa de imediato e que teríamos de entregar as chaves na escritura. Ora bem, só na segunda-feira é que contactei a Endesa para cancelar o contrato e procederem ao corte do gás e da luz. Disseram-me que hoje, quinta-feira iriam proceder ao corte do gás, entre as 10 e as 12, e amanhã ao da luz. Não apareceram. Voltei a ligar e disseram-me que podia demorar até 15 dias.
    Agora a minha dúvida é: eu já não habitando naquela casa, mas ainda tendo luz e gás no meu nome até serem cortados, se algum eventual consumo por parte dos novos proprietários terei de ser eu a pagar?
    Agradecia esclarecimentos, se a água foi cortada no próprio dia, é inadmissível demorarem tanto tempo para cortarem a luz e o gás.
    • Nelhas
    • 22 agosto 2019 editado

     # 2

    Sim.
    Se estão pessoas num local , com gás e luz em seu nome, voçe é que paga até cortarem.
    Até ao momento da supressão do contrato , todos os consumos estão em seu nome.
  2.  # 3

    Colocado por: R_J_Gomesse algum eventual consumo por parte dos novos proprietários terei de ser eu a pagar?

    Mas quem é que haveria de ser?
    Concordam com este comentário: Nelhas
  3.  # 4

    Isso deveria ter sido feito com recurso a contrato de comodato em vez de combinar só por boca.

    Quanto aos contratos, quando saí da minha anterior casa (alugada) também fui cancelar os contratos da água e da luz. O da água foi simples e rápido, bastou ir à câmara municipal, levar a contagem e pagar tudo na hora, já o da luz devido a uma informação errada dada pela EDP ao telefone só me puderam agendar o corte 15 dias depois. Após muita insistência lá consegui alguém que lá fosse passados 3 dias, e embora eu já nem tivesse chaves como o quadro era no hall do prédio toquei à campainha de uma vizinha e lá estive à hora combinada.

    Mas se confiar minimamente nas pessoas a quem vendeu a casa nem precisava de cortar mas sim combinar com eles para trocarem os contratos de nome e para a empresa que quiserem, foi como fiz com os vendedores da minha casa. A água mais uma vez foi fácil, fui à câmara, levei a última contagem dos vendedores e alterei o nome do contrato, entregando depois aos mesmos a fatura que me entregaram na câmara com o acerto de contas. Quanto à luz e gás eles eram EDP e Galp, liguei para ambas as entidades com as últimas contagens deles para que enviassem as cartas para pagar e como quis mudar para a goldenergy tratei de tudo com eles pelo telefone/e-mail e a partir daquelas contagens começaram a vir as cartas em meu nome. Quando chegaram as últimas cartas da EDP e da Galp entreguei-lhes para que eles efectuassem o pagamento visto que ainda era consumo deles.

    Tudo isto para evitar a chatice de estar com os serviços interrompidos e estar à espera que os viessem ligar novamente, o que para nós seria impossível uma vez que a escritura atrasou por parte dos vendedores e foi no limite de sairmos do nosso anterior apartamento. Combinámos isto com os vendedores e no dia da escritura até cartas anteriores nos trouxeram para facilitar o acesso aos dados.
    • size
    • 22 agosto 2019

     # 5

    Colocado por: R_J_Gomes
    Agora a minha dúvida é: eu já não habitando naquela casa, mas ainda tendo luz e gás no meu nome até serem cortados, se algum eventual consumo por parte dos novos proprietários terei de ser eu a pagar?
    Agradecia esclarecimentos, se a água foi cortada no próprio dia, é inadmissível demorarem tanto tempo para cortarem a luz e o gás.


    Fácil.
    Para observar o rigor nas contas dos consumos, no dia em que deixar a casa e a entregar ao comprador, este deve ir junto das Empresas fornecedoras dos serviços formalizar a alteração de titularidade dos contratos, levando consigo a leitura de cada contador. A operação é imediata.
    Obtenha do comprador, o acordo sobre esse expediente.
    Concordam com este comentário: Picareta, Pedro Azevedo78
  4.  # 6

    Colocado por: R_J_GomesMas na passada sexta fomos informados de que eles queriam a casa de imediato e que teríamos de entregar as chaves na escritura
    E agora foram para onde com a tralha?
  5.  # 7

    Colocado por: TanialexandraIsso deveria ter sido feito com recurso a contrato de comodato em vez de combinar só por boca.

    Mas qual comodato, se só pode sair no dia 16/9, marcava a escritura para esse dia. Querem receber o dinheiro e continuar a usufruir da casa sem pagar renda, mas agora já quer que o comprador lhe pague uns trocos pela água e luz.
  6.  # 8

    Colocado por: R_J_GomesOra bem, só na segunda-feira é que contactei a Endesa para cancelar o contrato

    Não deveria ter feito nada, o comprador é que vai com a escritura aos fornecedores trocar os contratos de fornecimento para o seu nome.
  7.  # 9

    Já paguei contas em atraso do vendedor ...
    mas agora sei que não tinha de o fazer.
  8.  # 10

    Colocado por: PicaretaQuerem receber o dinheiro e continuar a usufruir da casa sem pagar renda,


    No meu caso acertei valores. A imobiliária sugeriu o contrato de comodato, no entanto os vendedores disseram logo que pagavam pelos dias que lá estariam a mais. Tratámos de tudo no dia da escritura. Mas realmente neste caso é mais de um mês, podiam ter adiado a escritura um bocado, o nosso contrato era de uma semana e picos.
  9.  # 11

    Colocado por: PalhavaE agora foram para onde com a tralha?


    O proprietário da casa que vou comprar foi impecável e cedeu-nos a arrecadação
  10.  # 12

    Colocado por: Picareta
    Mas qual comodato, se só pode sair no dia 16/9, marcava a escritura para esse dia. Querem receber o dinheiro e continuar a usufruir da casa sem pagar renda, mas agora já quer que o comprador lhe pague uns trocos pela água e luz.


    O que aconteceu foi: o sr. é de s. Tomé. Quando assinámos o CPCV, a escritura deveria de ser no prazo de 60 dias, que terminou no dia 11. Mas o sr. com muita educação pediu para ser só em Setembro porque tinha o dinheiro aplicado e assim não perdia os juros, e eu acedi. Acontece que em meados de Julho fomos contactados pela agência que ele vinha a Portugal em Agosto e para não perder a viagem marcou a escritura para dia 21. Eu novamente acedi com a condição de ficar até à escritura da minha. O sr. não se opôs, pois ainda ia fazer umas obras e tal. Mas na passada sexta-feira sou contactado a dizer que afinal a casa era para o filho, logo teria de entregar as chaves. Eu considero-me uma pessoa séria, logo não quero usufruir de nada. E pagava a renda se fosse preciso só para não ter o transtorno de vir do Algarve para o Cacém e carregar com a tralha à pressa para uma arrecadação, e não ter de ir 3 semanas para casa de familiares com uma criança de 4 anos.
  11.  # 13

    Colocado por: R_J_GomesO que aconteceu foi


    Ou seja o comprador pediu para ser mais tarde e o senhor aceitou planeando a sua vida de acordo, depois mudou de ideias e pediu para afinal ser mais cedo, e você mais uma vez acedeu na condição de ficar até à sua escritura. No final como não havia nada assinado em relação à data de saída não quis saber de si e exigiu as chaves aquando da escritura. Pessoas sérias de facto, uma pessoa facilita e no final ainda acaba entalada. Pois no seu caso realmente eu também cancelava os contratos. Se for num prédio faça como eu fiz, eles dão a indicação da hora, é tentar que uma vizinha lhe abra a porta do prédio e assim quando a companhia chegar tem acesso às escadas e fazem o corte.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • zed
    • 22 agosto 2019

     # 14

    No meu caso como comprador simplesmente fiz novos contratos, nunca foi cancelado nem houve interrupção de serviço. No entanto, os do gás mesmo assim quiser quiseram receber o €€ pela sua inspecção.

    Se fosse vendedor fazia os possíveis para não ter de pagar os consumos posteriores à data da escritura, denunciando os contratos.

    Colocado por: R_J_Gomesalgum eventual consumo por parte dos novos proprietários terei de ser eu a pagar?


    Sim, mas não há-de ser assim tanto pois não?
  12.  # 15

    Colocado por: zedNo entanto, os do gás mesmo assim quiser quiseram receber o €€ pela sua inspecção.


    Não mudou de companhia de gás? Eu também transferi os contratos mas como quis passar da Galp para a goldenergy tive que pagar a inspecção.
    • zed
    • 22 agosto 2019

     # 16

    Mudei de comercializador mas pelos vistos até na simples mudança de titular é obrigatória a não ser que já haja uma válida.

    https://www.condominiodeco.pt/informe-se/artigos/outras/inspecoes-gas-alteracoes
  13.  # 17

    Colocado por: R_J_Gomes

    O proprietário da casa que vou comprar foi impecável e cedeu-nos a arrecadação


    Foi impecável mas faltou à palavra inicial? Temos conceitos diferentes.
  14.  # 18

    Colocado por: Tanialexandra

    Ou seja o comprador pediu para ser mais tarde e o senhor aceitou planeando a sua vida de acordo, depois mudou de ideias e pediu para afinal ser mais cedo, e você mais uma vez acedeu na condição de ficar até à sua escritura. No final como não havia nada assinado em relação à data de saída não quis saber de si e exigiu as chaves aquando da escritura. Pessoas sérias de facto, uma pessoa facilita e no final ainda acaba entalada. Pois no seu caso realmente eu também cancelava os contratos. Se for num prédio faça como eu fiz, eles dão a indicação da hora, é tentar que uma vizinha lhe abra a porta do prédio e assim quando a companhia chegar tem acesso às escadas e fazem o corte.
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Basicamente foi isso. Eu na minha ignorância pensava que a agência tratava de tudo, mas pelos vistos não. Ninguém me falou em contratos comodatos, aliás nunca tinha ouvido falar de tal coisa. Estava convicto que ligando para o fornecedor de gás e electricidade, que em 48h no máximo cancelavam os contratos e era tudo cortado. Com a água foi no próprio dia.
  15.  # 19

    Colocado por: taunus

    Foi impecável mas faltou à palavra inicial? Temos conceitos diferentes.


    Não me entendeu bem. Quem me comprou a casa é que faltou à palavra. Mas como não ficou nada escrito a culpa recai sobre mim. A pessoa a quem eu vou comprar a casa é que imediatamente se disponibilizou a ceder-me a arrecadação.
  16.  # 20

    Colocado por: R_J_Gomes

    Não me entendeu bem. Quem me comprou a casa é que faltou à palavra. Mas como não ficou nada escrito a culpa recai sobre mim. A pessoa a quem eu vou comprar a casa é que imediatamente se disponibilizou a ceder-me a arrecadação.


    OK, não tinha percebido bem. Efectivamente valeu-lhe o vendedor da sua próxima habitação.
 
0.0225 seg. NEW