Iniciar sessão ou registar-se
    • CiNi
    • 26 agosto 2019 editado

     # 1

    Boa tarde e cumprimentos a todos !
    Comprei um T2 em um prédio novo com 2 lugares de parqueamento que ficam na garagem do prédio mas num espaço delimitado por paredes com entrada sem portão. O espaço onde estão os dois lugares de parqueamento é grande, cerca de 65m2 mas o problema está em entrar para este espaço, é praticamente impossível devido ao caminho estreito onde tenho de fazer uma curva de 90º sem tocar nas paredes. A entrada não é larga o suficiente para permitir a manobra nem de frente nem de marcha atrás com a viatura, ou seja neste momento tenho uma óptima "arrecadação" com mais de 60m2, pois não dá para usar para viaturas.....Penso que a solução seria "alargar" a entrada para o espaço desgastando os cantos dos "pilares" de ambos os lados da entrada.
    Para este tipo de "ajuste" seria necessária sempre aprovação do condomínio ? Seria um custo que eu iria ter sozinho ou seria um custo partilhado com o condomínio ? Ou quanto ás garantias do prédio, uma vez que considero ser "defeito de construção" não teria de ser o construtor a "reparar" o que está mal feito ?
    Outro problema similar está na propria entrada/saída principal da garagem, quem for para o "piso 0" (que é onde estão os meus parqueamentos) tem de fazer uma curva de 90º em que será muito fácil uma pessoa raspar o carro na parede, também necessitará de "ajuste", ou seja neste momento tenho dois problemas que me impedem de utilizar os meus parqueamentos nesta garagem.

    Alguma ideia ?

    Muito obrigado !
    M.S.
  1.  # 2

    processe os autores dos projectos...
    E tem a certeza do que está a escrever, não é somente falta de habilidade!!? certo? ou a vitaura grande demais. está a fazer as manobras com que viatura ( marca e modelo)?
    E os seus vizinhos, também se queixam!!?

    quanto à alteração de elementos estruturais.. não, não deve, nem pode fazer nada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CiNi
  2.  # 3

    Acho que com essa ideia vai ganhar amigos rápido na reunião de condóminos 😁
    Concordam com este comentário: GuerraCunha, NLuz
  3.  # 4

    ... estas situações normalmente , quando são novidade, é mesmo assim, parece complicado, depois de uns meses a tirar e meter a viatura e com algumas raspadelas pelo meio, já não vai custar nada!!!
    Concordam com este comentário: BM_18
  4.  # 5

    Colocado por: CiNiAlguma ideia ?


    praticar.

    o estacionamento em marcha-a-tras costuma ser mais fácil nestas situações, muitas vezes em parques apertados, não consigo estacionar o carro de frente ou para o fazer fica todo torto, mas de marcha-a-atras fica logo bem estacionado à primeira.

    já agora qual é o carro? é grande?
    • CiNi
    • 26 agosto 2019

     # 6

    Não, infelizmente não é habilidade...qualquer pessoa com habilidade mete lá os carros sem dúvida, 30 manobras depois a menos de 1 dedo das paredes ! A única maneira é mesmo de marcha atrás mas praticamente sem margem de manobra.
    Já testei com as minhas 3 viaturas (PEUGEOT 308SW / BMW 320D Sedan / Opel Meriva) com melhores resultados com a Meriva claro mas um pesadelo igual !
    Ora agora falando de habilidade, a Meriva é da minha esposa, ela safa-se muito bem em todas as situações, considero-a uma excelente condutora mas claro está que a mulher nem se quer ver naquela situação, isto é optimo para quem quer guardar carros a longo prazo e não para o dia a dia. E sim já vi que vou arranjar amigos com esta conversa pois vou ser obrigado a fechar o espaço com um portão para poder dar outro uso ao espaço, senão ficam mais de 60m2 abandonados na garagem, espero que os meus futuros "amigos" não me causem problemas.

    Vou ver se consigo umas fotos para publicar.

    Obrigado a todos,
    M.S.
  5.  # 7

    e pode fechar a garagem!!? veja lá isso, bem. tem uma box, ou um espaço de estacionamento? O que es´ta descrito na propriedade horizontal?
    • CiNi
    • 26 agosto 2019

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradase pode fechar a garagem!!? veja lá isso, bem. tem uma box, ou um espaço de estacionamento? O que es´ta descrito na propriedade horizontal?


    Provavelmente terá de ir a aprovação do condominio, mas sim tenho um espaço de estacionamento com os meus dois lugares de parqueamento em que a entrada é feita por entre duas paredes. Se colocar portão o espaço fica fechado. Quanto ao que está descrito na propriedade horizontal penso que só é parte autonoma os lugares que estão delimitados no chão o resto é espaço comum, é quase como ter uma box sem portao com lugares delimitados no chão...é normal eu não querer ninguém na minha "box" mesmo sem portão.
  6.  # 9

    Acórdãos TRL
    Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa
    Processo:1322/2008-8


    Relator:CARLA MENDES
    Descritores:
    CULPA IN CONTRAHENDO
    VENDA DE COISA DEFEITUOSA


    Nº do Documento:RL 24-04-2008


    Sumário:
    1. Quando a fracção autónoma de um prédio em propriedade horizontal padece de um defeito que objectivamente a desvaloriza (as fracções que disponham de um lugar de estacionamento têm uma valor superior no mercado imobiliário) e ao mesmo tempo inviabiliza a realização do fim para que foi adquirida, ou seja, a utilização da garagem para recolha do seu veículo e que se o autor tivesse sabido das condições relatadas não teria adquirido a fracção.
    2. No quadro da responsabilidade pré-contratual, por oposição ao dano decorrente da execução do contrato, a indemnização visa o chamado interesse contratual negativo, isto é, a reparação dos danos que a parte inocente não teria sofrido se não fosse a expectativa na conclusão do negócio frustado ou das vantagens que teria beneficiado se não se tivesse gorado aquela expectativa.
    3. A omissão do dever de informação pré-contratual, incorrendo em responsabilidade pré-contratual, pelo que deve indemnizar os danos emergentes e lucros cessantes (artigo 483º, do Código Civil).
    (PLG)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed, CiNi
    • eu
    • 27 agosto 2019

     # 10

    Neste país os (supostos) arquitetos teimam em desvalorizar esta questão dos acessos aos estacionamentos. Devem pensar que toda a gente tem um smart.

    Ridiculamente, até os acessos a grandes parques de estacionamento têm problemas deste tipo. Veja-se o exemplo do el corte inglês em Lisboa.
    Concordam com este comentário: zed, desofiapedro, Jpires76, jjooll
    • MVA
    • 27 agosto 2019

     # 11

    Caro eu, não poderia concordar mais.
    Os arquitectos portugueses gostam muito de desenhar garagens com portões com 2.2 metros de largura quando a maioria dos carros têm 2.1 metros e adoram curvas apertadas de 90 graus, lugares apertadissimos onde temos de ter imenso cuidado ao abrir a porta para não bater na porta do carro do vizinho.

    Isto quando não se lembram de colocar um pilar dentro do lugar de estacionamento.

    O normal em Portugal é as pessoas estacionarem na rua e utilizarem as garagens como arrecadação.
    Concordam com este comentário: eu, JoãoLPB
    • AMVP
    • 27 agosto 2019

     # 12

    As garagens não podem ser utilizados como arrecadação, para efeitos de seguro.
    • eu
    • 27 agosto 2019

     # 13

    Colocado por: MVAOs arquitectos portugueses gostam muito de desenhar garagens com portões com 2.2 metros de largura quando a maioria dos carros têm 2.1 metros e adoram curvas apertadas de 90 graus,

    Por aqui, a maior parte das vivendas tem garagem na cave e o acesso é por uma rampa estreita com uma curva de 90º no fundo da rampa. Carros compridos simplesmente não conseguem entrar na garagem, por causa dessa curva apertada. Mesmo os carros pequenos têm dificuldade.

    Esta foi uma das razões que me levou a ser eu a "desenhar" (*) a minha casa. A garagem também é na cave, mas o acesso é direto em frente, sem pilares no caminho, e com portões de 3 metros.

    (*) Dar indicações com requisitos ao arquiteto
  7.  # 14

    eu não tenho culpa que arranjem projectistas que não tenham um pingo de consciência/ preocupação com as manobras automóveis...
    Agora desancar na generalidade os arquitectos, acho mal ;)

    Quantas situações dessas já aqui foram referidas quando os autores das discussões mostraram os acesso a estacionamento coberto sob as moradias, sem zonas de manobra minimamente capazes, inclusive com rampas completamente impossíveis, ou somente acessíveis a viaturas de todo o terreno...

    Eu, no entanto já tinha descrito ali em cima, que possivelmente o problema foi gerado pelos projectistas...
  8.  # 15

    Colocado por: eu(*) Dar indicações com requisitos ao arquiteto

    Acho fundamental!!!
    Agora não me parece de todo profissional, o Arquitecto não apresentar estas questões devidamente resolvidas/ asseguradas.
    Desabafo ON:
    Mas não me surpreende... Tenho um arquitecta aqui a fazer uns trabalhos pontuais.. parece que não pensa pela sua cabeça, falta de auto-critica.. Epá tenho sempre de estar a rectificar... muito complicado.. muito... é que muitas vezes, já é demais... e quando repete os erros que já tinham sido anteriormente discutidos.. totalmente contra producente, mas com muita boa vontade.. de ajudar, torna-se dificil. DESCULPEM o DESABAFO, OFF
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  9.  # 16

    Meta fotos se possível.
  10.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasTenho um arquitecta aqui a fazer uns trabalhos pontuais.. parece que não pensa pela sua cabeça, falta de auto-critica.. Epá tenho sempre de estar a rectificar... muito complicado.. muito... é que muitas vezes, já é demais... e quando repete os erros que já tinham sido anteriormente discutidos.. totalmente contra producente, mas com muita boa vontade.. de ajudar, torna-se dificil. DESCULPEM o DESABAFO, OFF

    Velho MODE ON: parece que os putos novos são todos assim, um gajo fala com eles e aquela cabeça parece um escudo do Star Wars, faz tudo ricochete, às vezes só me apetece dar-lhes uma lambada.
    Velho MODE OFF.
    • CiNi
    • 27 agosto 2019

     # 18

    Obrigado mais uma vez a todos, estou a ver que vou mesmo ter aqui uma "guerra"...

    Colocado por: BoraBoraAcórdãos TRL
    Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa
    Processo:1322/2008-8


    Relator:CARLA MENDES
    Descritores:
    CULPA IN CONTRAHENDO
    VENDA DE COISA DEFEITUOSA


    Nº do Documento:RL 24-04-2008


    Sumário:
    1. Quando a fracção autónoma de um prédio em propriedade horizontal padece de um defeito que objectivamente a desvaloriza (as fracções que disponham de um lugar de estacionamento têm uma valor superior no mercado imobiliário) e ao mesmo tempo inviabiliza a realização do fim para que foi adquirida, ou seja, a utilização da garagem para recolha do seu veículo e que se o autor tivesse sabido das condições relatadas não teria adquirido a fracção.
    2. No quadro da responsabilidade pré-contratual, por oposição ao dano decorrente da execução do contrato, a indemnização visa o chamado interesse contratual negativo, isto é, a reparação dos danos que a parte inocente não teria sofrido se não fosse a expectativa na conclusão do negócio frustado ou das vantagens que teria beneficiado se não se tivesse gorado aquela expectativa.
    3. A omissão do dever de informação pré-contratual, incorrendo em responsabilidade pré-contratual, pelo que deve indemnizar os danos emergentes e lucros cessantes (artigo 483º, do Código Civil).
    (PLG)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zed

    Muito obrigado ! Vai dar jeito garantidamente !

    Colocado por: AMVPAs garagens não podem ser utilizados como arrecadação, para efeitos de seguro.

    Sim claro, mas eu assumo o risco. :)

    Colocado por: MVACaro eu, não poderia concordar mais.
    Os arquitectos portugueses gostam muito de desenhar garagens com portões com 2.2 metros de largura quando a maioria dos carros têm 2.1 metros e adoram curvas apertadas de 90 graus, lugares apertadissimos onde temos de ter imenso cuidado ao abrir a porta para não bater na porta do carro do vizinho.

    Isto quando não se lembram de colocar um pilar dentro do lugar de estacionamento.

    O normal em Portugal é as pessoas estacionarem na rua e utilizarem as garagens como arrecadação.
    Concordam com este comentário:eu

    Pois, estou a ver que eu e a minha esposa vamos ser mais uns a fazer exactamente isso...meto lá uma mesa de snooker uns matrecos uma tv e uma aparelhagem e tá feito ! hahahahahaha :D estou-me a rir mas é muito triste ter garagem e não poder usufruir, a mulher então está desconsoladíssima…..

    Cumprimentos,
    M.S.
  11.  # 19

    Veja lá se os pilares e as paredes não têm nada que se possa "descascar" (reboco, tijolo, etc.) para ficar com mais espaço.
  12.  # 20

    Offtopic mode: ON

    Colocado por: Pedro Barradas
    Acho fundamental!!!
    Agora não me parece de todo profissional, o Arquitecto não apresentar estas questões devidamente resolvidas/ asseguradas.
    Desabafo ON:
    Mas não me surpreende... Tenho um arquitecta aqui a fazer uns trabalhos pontuais.. parece que não pensa pela sua cabeça, falta de auto-critica.. Epá tenho sempre de estar a rectificar... muito complicado.. muito... é que muitas vezes, já é demais... e quando repete os erros que já tinham sido anteriormente discutidos.. totalmente contra producente, mas com muita boa vontade.. de ajudar, torna-se dificil. DESCULPEM o DESABAFO, OFF
    Concordam com este comentário:desofiapedro




    Colocado por: Vítor MagalhãesMeta fotos se possível.


    Da Arquitecta?

    Offtopic mode: off
 
0.0231 seg. NEW