Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: cab123Caro Mikemelga, o que considera treta na solução central comfort + knx que vou adoptar?


    A Zennio usa KNX, por isso... nada a apontar.
  2.  # 42

    Colocado por: cab123A descrição do mikemelga está melhor que a minha, mas a minha é mais barata... :-) só falta a fonte de alimentação já que os interruptores pode ser botao de pressão normal ligado as entradas dos elementos da zennio.


    A minha ficou por 870€ a usar material de gama média (ABB). Nesses 870 controlo 12 estores e 8 tomadas.
    A sua ficou por 900€ só para 10 estores e mesmo assim sem fonte (que precisa SEMPRE). É mais barata onde?
  3.  # 43

    Colocado por: MikeMelga

    1x Fonte de Alimentação KNX 640mah: 190€
    1x Controlador de 8 (grupos) tomadas KNX: 200€
    1x Controlador de 8 estores KNX: 290€
    1x Controlador de 4 estores KNX: 190€
    Total: 870€

    Com isto fica tudo controlável no quadro. Depois, vai depender do nº de interruptores/controladores que colocar, sabendo que por cada ponto de controle gastará, aprox., 120€ para um acopolador KNX e um interruptor digital com 6 funções.

    E com esses 870€ eu consigo controlar cada portada/tomada/ponto luz individualmente e em conjunto e definir cenários de horaraio para ligar/desligar?
  4.  # 44

    Colocado por: Hugo RSFE com esses 870€ eu consigo controlar cada portada/tomada/ponto luz individualmente e em conjunto e definir cenários de horaraio para ligar/desligar?


    Cada portada tem q ser comandada individualmente (digo eu - só em poucos não o será) porque são mecanismos de abrir/fechar ou subir/descer e não fará muito sentido não o ser.
    Quanto às tomadas e pontos de luz....tanto faz. Por norma usam-se grupos de tomadas e grupos de luzes, a não ser que seja preciso controlar individualmente certa tomada/luz (frigorífico, sei lá).

    O que entende por 'cenários de ligar/desligar' ?
    Se por cenários for ligar às x horas e desligar às y precisará de um módulo que forneça ao sistema informação horária porque, senão, o KNX não sabe que horas são ou deixam de ser.
    O termo cenário é usuado no KNX com outro sentido. Um cenário é um conjunto de acções que nós definimos. Por exemplo, chamemos a um cenário 'home cinema' que o que faz é desligar as luzes da sala, descer a tela de projecção e activar o projector. Ou então o cenário 'manhã' que abre a persiana do quarto, as outras usadas no nosso percurso até à saída e tudo o que quisermos definir.

    Se o intuito é só ligar e desligar a iluminção em função da luminosidade exterior, pode adicionar uma estação metereológica ao KNX que, aí sim e com parâmetros préviamente definidos, ligará e desligará sempre que ficar escuro/dia.
  5.  # 45

    Viva,

    Reformulando o exercicio para contar com o mesmo que foi dimensionado pelo mikemelga ( este ainda peca por ter uma fonte mais fraca e por ter menos duas saidas):
    5 ACTinBOX MAX6 = 180 * 5 = 900
    1 Fonte 160mA = 115
    = €1015 + IVA

    Mike, pode indicar que modelos está a considerar da ABB e quais são os preços de tabela sem iva?
  6.  # 46

    Colocado por: MikeMelga

    A Zennio usa KNX, por isso... nada a apontar.


    Eu estava a falar da central da cytech que não é (totalmente) KNX :-)



    Em relação aos preços, do que encontrei passo a divulgar:

    Fonte da ABB - €339
    http://www.knxshop.co.uk/catalog/Catalog.aspx?Part=ABB_ABB_SV/S_30.640.5_EIB_Power_Supply,_640_mA,_MDRC&NavID=007-012-1052-ABBGHQ6310048R0111

    Controlador de 8 estores ABB - €609
    http://www.knxshop.co.uk/catalog/Catalog.aspx?Part=ABB_ABB_JA/S_8.230.1M_Shutter_Actuator_with_Manual_Operation,_8-fold,_230_V_AC,_MDRC&NavID=007-008-1037-ABBGHQ6310078R0111

    só estes dois ultrapassam os €900

    Não tenho a certeza que estes sejam os preços de tabela, mas para a marca e qualidade já me parece um valor melhor.

    O desconto que consegue "arranjar" depois provavelmente consegue tanto para ABB como para e Zennio ( eu consegui!). E nesse caso se a Zennio já é "barato" fica completamente imbatível, claro está, dentro do que o KNX nos habitua...

    É que para comparar marcas diferentes temos que ter uma base igual, preço de TABELA.


    Em todo caso, Hugo, as sugestões que aqui foram dadas ainda pecam por não contabilizar as ENTRADAS que têm que falar KNX e em ambos os casos terá que ter 20 entradas para os estores + as entradas necessárias para os pontos de luz que quer controlar. O ideal seria comandos com KNX incorporado, que são caros. Mantendo a mesma linha de tentar oferecer uma solução mais barata (que não sei se é o que pretende) pode optar por entradas binárias e trocar os interruptores por botões de pressao que são extremamente baratos. Neste caso o sistema que consigo pensar mais barato (viva a Zennio) iria para os €1260 + IVA, com
    2 x MAX6 + 5 x ACTinBOX.

    Integrar todas estas peças num sistema que controle as coisas centralmente e com horarios para ligar e desligar e mais 30 por uma linha não é fácil ( €€)
    Eu optei pela central de alarme e por um preço razoável e tenho praticamente todos os cenários possíveis. E os que não tenho vão corridos a KNX.

    Cumps e boa sorte
  7.  # 47

    O que eu referi relativamente a cenários, na realidade não o são, são o que o mikemelga disse, o que eu queria são mais eventos e quando eles ocorrem, tem razão e a ideia era que determinados cenários (como o home cinema que referiu por exemplo) fosse "automaticamente" accionado às 18h, vamos supor... Para isto é preciso mais módulos? Qual em concreto? (Se me ajudarem a fazer uma lista agradecia imenso!!!)

    Mas já agora, e até para ficar aqui no forum esta informação de um caso concreto, se me ajudarem podemos tentar colocar aqui um orçamento com links, preços, material, etc...

    A primeira coisa a fazer é o sistema de BUs em si, estou certo? Ou seja, para isso preciso da fonte e de fio e para quem quiser ter tudo KNXizado (digamos assim) é necessário passar fio desde a fonte/quadro, até todos os interruptores da casa, todas as fichas da casa e todos os pontos de luz da casa. Desta forma temos a possibilidade de ter toda a casa com KNX, será isto?
  8.  # 48

    Colocado por: Hugo RSFA primeira coisa a fazer é o sistema de BUs em si, estou certo? Ou seja, para isso preciso da fonte e de fio e para quem quiser ter tudo KNXizado (digamos assim) é necessário passar fio desde a fonte/quadro, até todos os interruptores da casa, todas as fichas da casa e todos os pontos de luz da casa. Desta forma temos apossibilidadede ter toda a casa com KNX, será isto?


    Não. Basta passar o cabo pelos interruptores da casa. As tomadas e pontos de luz não precisam do cabo de bus. A diferença de uma instalação normal é que essas tomadas e pontos de luz vão directamente ao quadro.
  9.  # 49

    A diferença de uma instalação normal é que essas tomadas e pontos de luz vão directamente ao quadro.

    E numa instalação normal não vão? Agora fiquei confuso...

    OK o cabo Bus vai apenas para os "controladores" (chamemos-lhes assim), não percebi foi essa das tomadas e luzes irem directamente ao quadro...
  10.  # 50

    Colocado por: Hugo RSFE numa instalação normal não vão? Agora fiquei confuso...


    Eu não sou electricista mas, pelo pouco que sei, numa instalação normal os pontos de luz vão aos interruptores e as tomadas, essas sim, vão ao quadro.
  11.  # 51

    Os actuadores tem que levar o cabo bus na mesma, mas como se encontram todos no quadro é uma ligação simples que não requer planeamento. Também pode fazer uma instalação distribuida KNX e colocar as entradas e saidas mais perto dos aparelhos a "domotizar". Esta ultima solução não é geralmente recomendada pelos instaladores KNX, mas é a que mais se assemelha a uma instalação normal sem KNX.

    O dimensionamento original de uma instalação normal tinha por base a potência disponível para uma determinada secção do cabo (2,5mm tomadas ou 1,5mm iluminação) que se resolvia na famosa regra das 8 tomadas por circuito. embora para tomadas ainda faz sentido a regra, para a iluminação é perfeitamente irrelevante se usar CFL ou LEDS, um circuito dava praticamente para a iluminação total. Não fazendo ideia de como é dimensionada a instalação eléctrica hoje em dia, eu diria que é normal ter 2 circuitos independentes para divisões tipo quarto ( 1 luzes + 1 para tomadas) e circuitos independentes para cada aparelho que consome mais do que o normal (frigorificos, maquinas, etc). Assim o numero de circuitos é sempre muito menor que o numero de elementos que consomem energia.

    Com KNX com actuadores no quadro terá que dimensionar um circuito de potencia independente por cada ponto de controlo.


    Cmps
  12.  # 52

    Boas

    os preços são relativos, no preço que apresentam já está incluido todo o circuito? com tubo cabo, etc? e o preço da programação?

    os preços são encontrados na net? tenham atenção que cá em portugal se procurarem são mais baratos.

    Não se esqueçam que quando pedem preços a portugal como pedem para todo o material necessário os preços descem, obviamente que o preço de um actuador é mais caro de que por exemplo 20 actuadores

    Cpts
    kakai
  13.  # 53

    Viva,

    Os preços que eu apresentei estão no site dos fabricantes ou então têm links de uma loja que parece apresentar preços de tabela sem iva. Os preços do mikemelga são demasiado baixos e espero que ele diga onde arranja para eu me poder abastecer no mesmo sitio :-) (nem no ebay encontrei aqueles preços)

    E são só os preços dos elementos KNX... cabos e tubos penso ser irrelevantes para o preço final. O resto não está incluido nem tenho conhecimento de que preços se praticam por aí. Eu vou montar um sistema na modalidade Do-It-Yourself com todos os riscos que isso possa ter...

    E já agora permita-me discordar do numero de actuadores. O daquela marca que estou sempre a referir e já me cansa que começa por ZE e acaba em IO tem actuadores de 6 saidas por €180 s/iva. O que consegue arranjar mais barato que isto? E por favor ponha ou preços de tabela ou preços finais com referência de onde os adquirir que é para ser uma alternativa a sério.

    cumps
  14.  # 54

    Colocado por: cab123E já agora permita-me discordar do numero de actuadores. O daquela marca que estou sempre a referir e já me cansa que começa por ZE e acaba em IO tem actuadores de 6 saidas por €180 s/iva. O que consegue arranjar mais barato que isto? E por favor ponha ou preços de tabela ou preços finais com referência de onde os adquirir que é para ser uma alternativa a sério.


    Boas
    se está a referir-se ao meu comentário talvez me tenha explicado mal com o exemplo dos actuadores.
    o que eu queria dizer era que alguns dos comentários que aqui são feitos em relação aos preços são obtidos em lojas online e que cá também temos preços iguais ou mais baratos, agora para os conseguir temos que procurar em lojas da especialidade.
    Por isso disse que os comentários de que são caros é relativo.

    quanto aos preços posso-lhe dizer que compro um modulo 6 saidas para ser um exemplo como o seu a 150€ +IVA da marca HAGER

    Cpts
    kakai
  15.  # 55

    não sei se interessa mas deixo aqui a tabela de preços sem iva de alguns produtos da HAGER.

    são preços de tabela, depois o desconto será dado pelos revendedores.

    Cpts
    kakai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cab123
    • cab123
    • 27 agosto 2010 editado

     # 56

    Kakai,

    Esse hager é o TXA206B? Cuidado que essa gama não serve para controlar estores directamente.

    Esse preço tem um desconto bastante bom, e é uma marca boa. Não quer partilhar onde os compra?

    Obrigado pela tabela de preços que enviou entretanto.
  16.  # 57

    Boas
    Só dei um exemplo de um modulo de 6 saídas como o que disse, eu costumo utilizar os módulos próprios para estores.

    o objectivo foi chamar a atenção que os preços que normalmente encontramos nos nossos sites são os preços de tabela, depois são negociados conforme a obra e o cliente.

    isto é para bater um pouco nos que estão sempre a dizer que lá fora é que é bom e que em portugal nada presta lol

    agora a este preço teem sempre que acrescentar a mão de obra de quem o aplica.

    compro no meu distribuidor habitual de material eléctrico, mas pode comprar em qualquer revendedor de material eléctrico.

    cpts
    kakai
  17.  # 58

    Será que o Do-it-yourself será mesmo a melhor opção?

    Para quem vai fazer casa de raiz julgo que haverá melhores opções segundo me explicaram... Sem complicações e não tão caras como por aí se apregoa! Quando o projecto da minha moradia chegar a esse ponto irei confirmar!
  18.  # 59

    Colocado por: cab123Os preços do mikemelga são demasiado baixos e espero que ele diga onde arranja para eu me poder abastecer no mesmo sitio :-) (nem no ebay encontrei aqueles preços)


    Os preços que meti aqui foi de uma pesquisa de 30 segundos no ebay alemão:
    Controlador 8 tomadas
    Fonte de alimentação

    São os preços habituais de material deste tipo. Não são preços de tabela e claro que dependem de muitas condicionantes. No entanto, em lojas online alemãs, os preços deverão ser muito semelhantes.

    O que pretendi não foi dar um preço EXACTO das coisas. Foi, isso sim, dar um exemplo.

    E não, não contabilizei nem o cabo (que custa cerca de 0.25€/m) nem as tubagens. Acho que isso são peanuts.


    Colocado por: kakaio objectivo foi chamar a atenção que os preços que normalmente encontramos nos nossos sites são os preços de tabela, depois são negociados conforme a obra e o cliente.

    isto é para bater um pouco nos que estão sempre a dizer que lá fora é que é bom e que em portugal nada presta lol


    Como eu. E até que me mostrem o contrário, continuarei a pensar assim.
    O que se esquece é que, sendo do ramo, arranja preços que eu não arranjo. Os preços que eu referi até uma doméstica arranja.

    Quanto aos preços de tabela....são uma treta! Que me interessa a mim os preços de tabela? Sei perfeitamente que todas as marcas fazem 30 a 40% de desconto mas isso só me interessa se me fizerem esse desconto a mim!


    Colocado por: vidagomorangoSerá que o Do-it-yourself será mesmo a melhor opção?


    Claro que não. Podendo pagar...é comprar chave-na-mão.

    Colocado por: vidagomorangoPara quem vai fazer casa de raiz julgo que haverá melhores opções segundo me explicaram... Sem complicações e não tão caras como por aí se apregoa!


    Explicaram-lhe mal. Que há soluções mais baratas e menos complicadas, concerteza que haverá! Agora que são melhores ou equivalentes... isso é um disparate.
  19.  # 60

    Colocado por: MikeMelgaExplicaram-lhe mal. Que há soluções mais baratas e menos complicadas, concerteza que haverá! Agora que são melhores ou equivalentes... isso é um disparate.


    Mas eu refiro-me a soluções KNX...

    Um leigo na matéria, como é o meu caso, ao tentar meter-se numa brincadeira do "Do-it-yourself" arrisca-se a acontecer-lhe o que julgo ter acontecido ao jmaia, conforme li noutro tópico! Iniciou, mas resolveu desistir pela confusão gerada e pela falta de informação!

    Não existem por aí tutoriais facilmente descodificaveis por alguém que nada percebe de electricidade, e apenas dá uns toques na informática! As explicações que encontramos neste forum são úteis para se aprender umas coisas sobre KNX, mas insuficientes para se partir para a aventura de se montar sozinho uma brincadeira deste tipo!

    A solução mais adequada será recorrer a alguém que perceba da poda! Mas por norma esses entendidos, ou que se intitulam entendidos, fazem o favor de cobrar uns valores bastante elevados para que a instalação fique operacional!

    Optar pelo "Do-it-yourself" é partir num caminho um pouco obscuro e esperar ajudas divinas, que convém que sejam acertadas de modo a que a coisa funcione.

    Mas como eu referia anteriormente alguns intitulam-se entendidos na matéria de KNX e domótica e talvez percebam ainda menos que eu! Percebem isso sim de electricidade que é fundamental para operacionalizar o sistema.

    Em conversa recente com um electricista que fez a instalação eléctrica de uma vivenda, na qual também instalou um sistema de domótica KNX verifiquei que ele nem percebe grande coisa de KNX! Questionei-o se o protocolo utilizado na instalação era este mesmo, e nem me soube responder. Mas o que é certo é que dizia muitas coisas acertadas, que iam de encontro à ideia que eu já tinha elaborado sobre KNX. A conversa foi fluindo e permitiu-me verificar como é que procedeu para instalar a dita cuja vivenda sem que percebesse muito de KNX e que passo a descrever como já fiz noutro post:

    O cliente disse-lhe o que pretendia. Ele transmitiu ao fabricante o que o cliente pretendia, juntamente com o projecto electrico convencional da moradia! O fabricante enviou-lhe o projecto de domótica para a respectiva moradia! O electricista seguiu à risca o projecto do fabricante! Programou os actuadores de acordo com as orientações dadas pelo fabricante, utilizando instrumentos emprestados pelo fabricante (que poderiam ser adquiridos por pouco mais de 250€). Instalou o quadro eléctrico já enviado pelo fabricante com as ligações todas feitas (o que segundo ele lhe poupou bastante trabalho) O cliente ficou com um sistema de domótica KNX com um preço um pouco superior à instalação convencional, cujo acréscimo se deveu ao preço mais elevado dos equipamentos e à mão de obra do dito electricista, que não se cobrou do "know how" que não o tem, ao contrário de outros instaladores que provavelmente dele se cobram sem que o tenham...

    Cumprimentos
 
0.0271 seg. NEW