Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Desculpem lá...

    Uma instalação KNX qualquer electricistazeco faz! Basta que lhe expliquem os principios da coisa! Não é nenhuma ciência de foguetes! O que a maioria dos electricistas não faz é a programação dos módulos. Isso já é mais do domínio da informática, que eles normalmente não dominam. Mas mesmo a programação dos módulos é feita muito facilmente com o software próprio para o efeito (ETS).

    Quanto ao não haver informação, confusão gerada, etc... já aqui coloquei (no tópico do jmaia) informação mais do que suficiente para qualquer um iniciar a sua instalação, basta que, para isso, tenham dois dedos de testa.
  2.  # 62

    Colocado por: MikeMelgaQuanto ao não haver informação, confusão gerada, etc... já aqui coloquei (no tópico do jmaia) informação mais do que suficiente para qualquer um iniciar a sua instalação, basta que, para isso, tenham dois dedos de testa.


    Foi no seu post que vi pela primeira vez referência a KNX! Foi graças a si que fui lendo umas coisas sobre esse protocolo! De facto tinha uma introdução ao tema muito bem feita, que deixou muita gente com água na boca! Mas depois ficou-se por aí... O jmaia aguardou quase um ano pelo seu tutorial, que segundo me pareceu acabou por nunca postar! E viu no que deu ter tentado fazer as coisas pelos próprios meios! Ou estará a querer dizer que o jmaia não tem dois dedos de testa?
  3.  # 63

    Colocado por: vidagomorangoFoi no seu post que vi pela primeira vez referência a KNX! Foi graças a si que fui lendo umas coisas sobre esse protocolo! De facto tinha uma introdução ao tema muito bem feita, que deixou muita gente com água na boca! Mas depois ficou-se por aí... O jmaia aguardou quase um ano pelo seu tutorial, que segundo me pareceu acabou por nunca postar! E viu no que deu ter tentado fazer as coisas pelos próprios meios! Ou estará a querer dizer que o jmaia não tem dois dedos de testa?


    Não estou a querer dizer nada disso. Estou a dizer que o que escrevi é suficiente para iniciar a instalação.

    Se não quiser controlar mais nada a não ser tomadas e estores... tem tudo o que precisa. Se precisar de mais alguma coisa específica avise.

    Pode ter um nome esquesito, mas KNX é das coisas mais simples que há e, por isso, é que tem a implantação q tem.

    Qual é a dúvida? Qual é a dificuldade?
  4.  # 64

    Quanto ao não haver informação, confusão gerada, etc... já aqui coloquei (no tópico do jmaia) informação mais do que suficiente para qualquer um iniciar a sua instalação, basta que, para isso, tenham dois dedos de testa.


    confirmo plenamente o MikeMelga foi quem me fez ter opinião sobre o assunto. E isso despertou em mim um interesse e vontade de aprofundar o tema.

    Para passar da teoria à prática infelizmente é uma coisa mais complicada e não há atalhos, ou nos dedicamos à coisa ou então é dificil de aplicar a pastilha "um exemplo serve para tudo".

    As razões para não conseguir não estão de maneira nenhuma relacionadas com burrice, normalmente é a falta de tempo, ou desinteresse natural sobre o tema - isto não invalida ninguém de não poder usar a tecnologia. Por exemplo eu uso a minha mulher e não faço ideia de como ela funciona :-)
  5.  # 65

    Colocado por: MikeMelgaQual é a dúvida? Qual é a dificuldade?


    Tal como a inteligência, o conceito de facilidade e dificuldade é sempre relativo dependendo de factores contextuais (entre outros) e estão intimamente relacionados com o grau de experiência e conhecimento que o indivíduo tem em determinado assunto!

    No caso concreto do KNX, até pode ser relativamente simples para quem tem umas luzes de electricidade e programação! Em que quando se fala de circuito eléctrico a pessoa consegue com relativa facilidade evocar os princípios que regem a sua instalação e funcionamento! Mas convenhamos... A grande maioria das pessoas que tem participado nos debates sobre domótica e que ponderam instalar eles próprios o sistema de domótica, não dominam os princípios básicos da instalação eléctrica! Ouviram falar de KNX, mas desconhecem a hierarquia do KNX e as topologias de rede permitidas (que na minha ignorância me pareceu ser o básico para entender alguma da lógica da coisa)!

    Mas entender a lógica da coisa por si, não nos habilita a conseguir que o sistema funcione! Temos que aprofundar muitos outros conhecimentos! Quanto tempo levaremos a estuda-los? E de que nos serve dominar toda essa teoria se não conseguirmos estabelecer um paralelismo com a prática? Se não manipularmos os actuadores, os programadores, o fio bus... Sabemos que existem, que têm esta e aquela característica, mas quando nos depararmos com eles, vamos olhar com estranheza e vamo-nos questionar se este é mesmo o dito cujo... E quando passarmos para a instalação propriamente dita, a dúvida vai estar sempre presente! Será que é mesmo assim? Não me estarei a enganar?

    A titulo de curiosidade, se me permite, claro, já tem o seu sistema de domótica em funcionamento? Consegue quantificar o número de horas que já perdeu a estudar domótica? Qual é a sua formação de base? Talvez estes dados ajudem a explicar porque diz que KNX é simples e porque questiona a respectiva dificuldade!

    Cumprimentos
  6.  # 66

    Um leigo na matéria, como é o meu caso, ao tentar meter-se numa brincadeira do "Do-it-yourself" arrisca-se a acontecer-lhe o que julgo ter acontecido ao jmaia, conforme li noutro tópico! Iniciou, mas resolveu desistir pela confusão gerada e pela falta de informação!



    Então não se meta no DIY! Vai certamente arranjar problemas. Alguém o obriga? e mais, se um dia se quiser meter, tem aqui pessoas muito capazes de o ajudar no que quer

    Eu li, ponderei e acho que vou conseguir. E não sou nem mais esperto nem mais burro que você!

    Mas o que pretende afinal de contas?
  7.  # 67

    Colocado por: cab123Mas o que pretende afinal de contas?


    Como se trata de um forum onde a filosofia é a partilha de experiências e conhecimentos, pretendo servir-me dele com essa mesma finalidade! Bebendo as experiências dos outros adquiro conhecimentos e porque não partilhar os poucos conhecimentos que também vou adquirindo? Julgo que a participação de todos só vem enriquecer o tópico! Porque desta forma falamos e continuamos a trocar experiências... Será a minha participação assim tão desfasada do tópico? Será você tão rígido que não é capaz de aceitar a minha perspectiva? E porque não levar-me a entender a sua perspectiva sem ideias pré-concebidas de que tenho pretensões escondidas?

    No caso concreto deste tópico, a minha participação acontece porque achei que deveria dar a minha opinião, que vale o que vale... E a minha opinião é que para um leigo na área da electricidade/informática, não é tarefa simples elaborar o projecto de domótica pelas próprias mãos! Se acha o contrário dê a sua opinião e não censure a minha!

    Inicialmente também achei que iria conseguir fazer eu mesmo o meu projecto de domótica.Resolvi ler algumas coisas sobre o assunto, também decidi ver outros tipos de sistemas que não o KNX e à medida que fui coleccionando informação, mais certeza tinha que dificilmente iria conseguir fazer isto sozinho! Ou pelo menos fazer uma coisa minimamente aceitável!

    No entretanto também constatei que alguns instaladores que se dizem entendidos no campo domótica e em particular em KNX, mais não fazem que solicitar ao potencial cliente informações relativas ao que eles pretendem com a domótica e o projecto eléctrico da moradia e passarem essa informação ao fabricante que lhes elabora o projecto de domótica! A única coisa que os ditos experts têm que fazer é cumprir com o que está estipulado no projecto do fabricante (o qual lucra com a venda dos respectivos dispositivos) e cobrar um valor exorbitante por um trabalho que em termos práticos fica um bocado mais caro que uma instalação convencional devido ao preço mais elevado dos dispositivos utilizados!

    Assim a minha pretensão é única e exclusivamente partilhar esta informação que achei que poderia ser pertinente e ouvir opiniões dos entendidos que por aí andam! Pode esta informação servir de alerta para aqueles que pretendem instalar um sistema de domótica, mas que não sabem muito bem como o fazer pelos próprios meios! Desta forma poderão ter uma linha condutora para o seu sistema de domótica (projecto elaborado pelo fabricante) que não cobra exorbitâncias pelo serviço apenas lucra com a venda dos dispositivos (que já não é nada pouco) e ter o electricista a cumprir com aquilo que foi projectado cujo lucro poderá estar nas margens que o fabricante lhe atribuir e no preço da mão de obra! Se optar pelo "Do-it-yourself" fica mais barato? Quase de certeza que sim! Mas poupar uns 600 ou 700€ valerá o risco de andar completamente perdido ao longo de toda a instalação? Opinem, mas sem censuras, só assim faz sentido participar!

    Obrigado e desculpem qualquer coisa!
  8.  # 68

    Colocado por: cab123e mais, se um dia se quiser meter, tem aqui pessoas muito capazes de o ajudar no que quer


    E já agora ainda a este propósito, não duvido que haja por aqui pessoas capazes de me darem a ajuda com aquilo que sabem o que é de salutar! Mas por acaso leu o tópico do sr. jmaia de início ao fim? Onde se meteu essa gente capaz? Como ficou o sistema de domótica DIY? Pelo que me foi possível ler pediu diversas vezes ajuda e ninguém foi em seu auxilio, mesmo aqueles que afirmavam andar por aí diariamente a espreitar!

    E já agora onde anda o sr. jmaia? Gostava que desse o seu contributo a este respeito!

    Relativamente ao seu projecto sr. cab123 estou a torcer para que lhe corra pelo melhor e se não for pedir muito, que nos vá mantendo informados do decorrer das coisas!

    Cumprimentos
  9.  # 69

    vidagomorango,

    voce escreve muito!
    Resumindo o seu longo texto (corriga-me se eu estiver errado):

    - O senhor tentou construir um sistema sozinho e não conseguiu
    - O que o fez parar? como deu a volta? construiu com domótica? partilhe a sua experiencia!

    - O senhor observou que há muitos que tentam passar por especialistas e não percebem nada e só querem ganhar dinheiro
    - Não conheço nenhuma àrea onde isto nao aconteça.

    - O senhor sugere que se peçam projectos aos fabricantes
    - Essa nunca tinha ouvido. Os fabricantes fabricam e até podem projectar, mas creio que para obras grandes nunca moradias. Mas posso estar enganado Envie exemplos concretos.

    - O senhor ve muita gente a opinar e nenhuma obra feita.
    - Na minha opinião sincera, a maior parte desiste. A que não desiste absorve. Desta, a maioria não volta para dizer o que fez. As restantes vão mantendo vivo alguns tópicos aqui e ali. Comportamento normal em todos os forums. A diferença é que o universo de pessoas que se interessam por domotica é muito pequeno e os que ficam para opinar acabam por ser poucos. No meu caso concreto já ando por aqui há mais de um ano e ainda não tenho o meu projecto aprovado na camara.... segundo o andar da coisa ainda vou ficar muito tempo a opinar e sem mostrar qualquer projecto... temos que ter paciencia.


    No meu projecto tudo anda a volta da central de alarme que até posso fornecer as informações práticas a quem estiver interessado... alias já tinha escrito num outro tópico de segurança para vivendas há uns tempos atrás.
  10.  # 70

    Sr. cab123 vou tentar ser mais sucinto!

    A minha moradia ainda está em fase de projecto de arquitectura e desta forma ainda não tentei fazer nada! Apenas fui lendo algumas coisas sobre domótica e em particular sobre KNX. No início das leituras que começaram neste forum, achei que poderia tentar fazer eu próprio o projecto de domótica! Mas á medida que fui lendo, achei que seria difícil faze-lo sozinho! Depois li exemplos de pessoas que ao longo de meses andaram perdidos, sem uma linha orientadora. Julgo que me iria acontecer algo do género!

    Colocado por: cab123- O senhor sugere que se peçam projectos aos fabricantes
    - Essa nunca tinha ouvido. Os fabricantes fabricam e até podem projectar, mas creio que para obras grandes nunca moradias. Mas posso estar enganado Envie exemplos concretos.


    Eu não sugiro que se solicitem projectos aos fabricantes porque à partida não temos qualquer relação com os mesmos! Mas o exemplo que eu tenho é de um electricista que é instalador de uma dessas marcas. Basicamente ele é um instalador/vendedor dessa marca, mas sem ter porta aberta, mas desta forma ele tem relação com o fabricante, que é o que é necessário! Pelo que consegui perceber, ele nem domina o KNX, mas o que é certo é que fez a instalação da domótica neste protocolo. Como? Da forma que eu já expliquei, tendo total apoio do fabricante, inclusivamente o empréstimo do programador que o cliente não quis comprar! Já me propôs marcar uma reunião com o vendedor, para que ele me explicasse melhor as coisas...

    Se você aí pelos seus lados conhecer um electricista que lhe consiga algo do género, julgo que o processo de instalação da domótica fica simplificado! E se ele não estiver interessado em ganhar excessivamente o preço não ficará assim tão mais elevado que no "do-it-yourself".
  11.  # 71

    Pessoal, desculpem estar a mudar o rumo da conversa, mas alguem tem instalado o sistema Idom da empresa nacional domatica?

    http://www.domatica.pt
  12.  # 72

    Olá,
    Infelizmente não tenho tido tempo para visitar este forum como o deveria fazer, no entanto, como distribuidor de algumas marcas de fabricantes KNX em Portugal, gostaria de dar o meu pequeno contributo a esta conversa.


    "Mas o exemplo que eu tenho é de um electricista que é instalador de uma dessas marcas. Basicamente ele é um instalador/vendedor dessa marca, mas sem ter porta aberta, mas desta forma ele tem relação com o fabricante, que é o que é necessário! Pelo que consegui perceber, ele nem domina o KNX, mas o que é certo é que fez a instalação da domótica neste protocolo. Como? Da forma que eu já expliquei, tendo total apoio do fabricante, inclusivamente o empréstimo do programador que o cliente não quis comprar! Já me propôs marcar uma reunião com o vendedor, para que ele me explicasse melhor as coisas..."

    Não tendo nada contra os electricistas, gostaria de lhe chamar a atenção que esse sistema de domótica que precisa de programador, não é knx puro, é a versão easy, não compatível com outros produtos de outros fabricantes knx. Só após uma reprogramação completa com ets é que esses produtos podem falar com o restante mundo.

    Não é pelo facto de a instalação knx lhe vir a ser feita pelo electricista que lhe vai ficar mais barata. É provável que lhe aconteça exactamente o contrário, pois há pessoas que só fazem acompanhamento de obras e programações no dia a dia, e que por isso serão melhor conselheiras sobre as melhores soluções a implementar.
  13.  # 73

    Olá,
    Gostaria ainda de acrescentar a este tópico a minha intervenção no tópico indicado abaixo.

    https://forumdacasa.com/discussion/2809/15/projecto-electricodomotica/#Comment_188917
  14.  # 74

    Pelo que pude entender pelo que já li, e tendo em conta as informações fornecidas no catálogo o sistema a que eu me refiro é KNX puro... Mas corrija-me se estou errado!

    O nome é Tébis TX (hager) - Instalação eléctrica comunicante!

    E pode encontrar informação (que já deve conhecer) neste pdf:

    http://download.hager.com/Hager.pt/files_download/Hager/2006/comp_TEBIS_TX.pdf
  15.  # 75

    Boa tarde Konnexman,

    é integrador de KNX?
  16.  # 76

    Olá gugas,
    Não, mas já fui.

    Sou de uma empresa distribuidora de equipamentos KNX.
    Somos distribuidores de:
    Zennio ----- Zublin ---- Arcus-Eds ------Elsner ----- Basalte ----- Edomo ----- Iddero ----- Thermokon ------ Weinzierl ----- Cytech ---- Ling & Janke ----- Ipas ----- Daisel ----- Bilton ------ Trivum
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gugas
  17.  # 77

    Olá Vidagomorango,

    Os equipamentos Tebis TX da Hager podem ser programados com o programador da Hager (creio que é o TX 100), e aí é um sistema proprietário da Hager, pois não pode instalar nessa obra, por exemplo um painel táctil da Iddero ou um Z38 da Zennio, etc. Para além do mais, as opções de programação dos módulos são muitissimo mais simples. É apenas o que ouço de alguns integradores que deixarm o TX e passaram para o ETS.

    Ou podem ser programados por ETS, e aí estão abertos a todos os fabricantes KNX.

    Não pode é haver misturas.
  18.  # 78

    Quer entao dizer que os equipamentos usados na Tebis TX, não poderão ser utilizados noutro tipo de instalações KNX?
  19.  # 79

    Olá Vidagomorango,
    O que eu disse foi que os equipamentos Tebis TX quando programados com o programador TX 100 ( o famoso telecomando de programação ) não são compatíveis com outros produtos KNX.

    Mas se forem programados com ets, já são.
  20.  # 80

    Será que me consegue explicar resumidamente em que difere a programação de um e de outro?

    Ainda faltam uns meses (ano) até chegar ao ponto de ter que instalar e programar...
 
0.0344 seg. NEW