Iniciar sessão ou registar-se
    • NPRP
    • 28 agosto 2019

     # 21

    Colocado por: Reduto25

    A mim disseram-me para fazer as contas por 1200/m2

    Há flutuante a 4 euros e soalho a 124 euros. Convém não deixar que outros decidam por nós... portanto essa história de construir a 800, 1000 ou 1200 é subjectiva, na minha opinião.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  1.  # 22

    Colocado por: NPRP
    Há flutuante a 4 euros e soalho a 124 euros. Convém não deixar que outros decidam por nós... portanto essa história de construir a 800, 1000 ou 1200 é subjectiva, na minha opinião.


    No meu caso não tinha sequer piso flutuante o piso ia ser uma mistura feita no reboco para ganhar uma certa tonalidade , o tal aspecto de "betão queimado"
  2.  # 23

    Colocado por: Anonimo06082021

    também existe o contrario.


    bolas que vontade voces tem em ir buscar casos extremos. (embora fique na duvida se existirá soalho a 4 euros James)

    uma pessoa que faz uma casa dita "normal" nem coloca flutuante a 4 euros nem soalho a 124 euros. vai escolher tv uma coisa a um preço entre os 15 euros e os 30 euros, digo eu.

    tambem fiquei admirado com os 1200€ + IVA, mas como desconheço a zona, acabei por não comentar.

    mas vamos lá ver o conceito de média. quando se diz que se controi a 1000 euros o m2, estao lá as casas construidas a 750€ o m2 e as casas construídas a 1250€ o m2.

    o que o pessoal diz por aqui é um pouco aquela ideia que uma andorinha não faz a primavera. Lá porque alguem construi a 750€ o m2 não quer dizer que eu vá fazer, porque mesmo que use os mesmos materiais, as casas são diferentes. É melhor apontar a agulha para cima e depois se tivermos orçamentos mais baicos melhores, do que avançar a apontar para baixo e depois não sermos capazes de construir.
    Concordam com este comentário: NPRP, desofiapedro, N Miguel Oliveira
  3.  # 24

    Colocado por: pauloagsantos

    bolas que vontade voces tem em ir buscar casos extremos. (embora fique na duvida se existirá soalho a 4 euros James)

    uma pessoa que faz uma casa dita "normal" nem coloca flutuante a 4 euros nem soalho a 124 euros. vai escolher tv uma coisa a um preço entre os 15 euros e os 30 euros, digo eu.

    tambem fiquei admirado com os 1200€ + IVA, mas como desconheço a zona, acabei por não comentar.

    mas vamos lá ver o conceito de média. quando se diz que se controi a 1000 euros o m2, estao lá as casas construidas a 750€ o m2 e as casas construídas a 1250€ o m2.

    o que o pessoal diz por aqui é um pouco aquela ideia que uma andorinha não faz a primavera. Lá porque alguem construi a 750€ o m2 não quer dizer que eu vá fazer, porque mesmo que use os mesmos materiais, as casas são diferentes. É melhor apontar a agulha para cima e depois se tivermos orçamentos mais baicos melhores, do que avançar a apontar para baixo e depois não sermos capazes de construir.


    Santarém
    • NPRP
    • 28 agosto 2019

     # 25

    Colocado por: Anonimo06082021é como a maioria dizer que o piso radiante é mais caro que um sistema de radiadores.

    mas que radiadores?

    nos soalhos e nos estraticiados/flutuantes é a mesma coisa.

    depende...

    Há sempre o PRH do chinês e os soalhos que antes de voltarem a ser soalhos não mais eram que pura lenha.. e depois também há o contrário...
    • RLBM
    • 28 agosto 2019 editado

     # 26

    Colocado por: NPRP
    Peço desculpa mas acho que estamos aqui a misturar conceitos...os 1000 mais iva será o custo por metro quadrado a que ficará a casa / projecto depois de Tudo feito. As escolhas que se farão para a mesma vão influenciar e muito, ou seja, PRH é diferente de radiadores, flutuante é diferente de soalho, e por aí fora...agora se se pede chave na mão então já é outra conversa...


    os 1000€ m2+iva é só construção não inclui projectos ou licenciamentos, etc, e em grande parte tambem já é chave na mão...é claro que se depois quiser acrescentar/mudar alguma coisa de melhor qualidade o orçamento irá ser ajustado...
    é claro que tambem existem construtoras a apresentarem 1700€+iva como me foi apresentado....

    Pelo menos no Distrito de Lisboa, dificilmente irá encontrar 1 construtora que faça construção a menos de 1000€/m2 +iva.
    • RLBM
    • 28 agosto 2019 editado

     # 27

    Colocado por: JoelM

    Mas quais preços?


    Por norma os Arquitectos metem o valor m2 recomendado para a construção que por norma tambem é sempre inferior ao que qualquer construtor irá propor
  4.  # 28

    Colocado por: JoelM

    Mas quais preços?


    Sirruper... O mapa é de quantidades (descrição dos trabalhos e quantidades) ... Não tem preços. Os preços vai o empreiteiro preencher 😁🤣

    Pode é pagar para ser realizado um orçamento pelo projectista ao mapa de quantidades... Mas vale o que vale... Actualmente eu tenho muita dificuldade em dar preços.... Cada vez que o faço. Fica muito abaixo do valor recebido pelos empreiteiros... Vou subindo... Subindo... Depois recebo propostas... Onde os valores unitários... Comparando entre empreiteiros é completamente dispare...

    Muito complicado.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    • RLBM
    • 28 agosto 2019 editado

     # 29

    Colocado por: Pedro Barradas

    Sirruper... O mapa é de quantidades (descrição dos trabalhos e quantidades) ... Não tem preços. Os preços vai o empreiteiro preencher 😁🤣

    Pode é pagar para ser realizado um orçamento pelo projectista ao mapa de quantidades... Mas vale o que vale... Actualmente eu tenho muita dificuldade em dar preços.... Cada vez que o faço. Fica muito abaixo do valor recebido pelos empreiteiros... Vou subindo... Subindo... Depois recebo propostas... Onde os valores unitários... Comparando entre empreiteiros é completamente dispare...

    Muito complicado.


    não é complicado...dá é muito trabalho e os empreiteiros detestam lolol...pois tem de preencher campo a campo...agora uma coisa é certa desse modo de ou ele aplica os preços corretos com a sua margem de lucro ou dispara os preços...se o cliente quiser aceitar aceita mas depois não ha derrapagens porque o valor é aquele e pronto....isto num mapa de mediçoes bem feito...

    a 15/20 anos atras todos os projetos incluiam mapa de medições e os desenhos levavam os detalhes de promenor etc, etc....hoje em dia quanto menos melhor e os preços dos projetos são carissimos
  5.  # 30

    Não faço julgamentos se o preço subiu ou desceu muito na construção.
    A construção está mais cara? está.
    Processo perfeitamente normal numa sociedade capitalista e de consumo.
    Mais procura, menos mão-de-obra, mais clientes, mais necessidades, menos construtores , menos tempo disponível.
    Procura - Oferta ; Procura - Oferta.
    Não existe mão-de-obra suficiente , e desde o pequeno construtor com 2 empregados ao gigante todos estão cheios de trabalho e sem mãos a medir.
    Logo o preço sobe.
    Não vejo nada de anormal.
    Acontece em todo o lado da sociedade. Nas casas , nos produtos com procura, nos serviços especializados mais escassos.
    Enquanto existir muita procura e pouca oferta o preço vai subir.
    Normal.
    Concordam com este comentário: NPRP
  6.  # 31

    A eterna discussão do custo m2 e nunca iremos chegar a nenhuma conclusão.

    O valor final depende muito das premissas colocadas no projecto, tem pessoal que á partida quer e não sabe o que custam:
    - Grandes áreas envidraçadas
    - 3 ou mais casas de banho
    - Closets
    - Coberturas de zinco
    - PRH
    - Silestone a 500€/m2 ou as pedras naturais, ainda mais caras e que o silestone imita
    - Soalhos
    - Tijoleiras de grande formato e de marca xpto
    - Sanitas e torneiras de marca xpto (nem sempre as melhores, mas são da marca)
    - Portas pivotantes lacadas
    - Cozinha com 1001 acessórios

    Isto sem sequer pensar em jardins, muros e vedações do terreno, electrodomesticos da moda e afins.

    Claro que o preço final vai ultrapassar em muito, mas mesmo muito os 1.000€.

    Para uma moradia de 170m2 implantada num terreno de 1.000m2 a diferença entre construir como o exemplo que deixo, e uma construção pensada de racional (custo em função do uso) e com boa relação qualidade/preço, não deve ser menos que 60/70.000€.

    Cada um tem que olhar para a sua carteira e fazer escolhas...

    Quem parte para a construção de casa própria sem 20% do valor da construção planeado para potencias imprevistos, pode muito rapidamente ver-se em sarilhos....
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, NPRP
    • NPRP
    • 28 agosto 2019

     # 32

    A zona na qual se está a construir também faz diferença.. já não falo no óbvio preço de aquisição do terreno e às potencialidades do mesmo, refiro-me ao facto de construir por exemplo no Porto interior ser diferente de construir no Porto litoral, se estamos a fazê-lo no Minho, na grande Lisboa ou no Algarve.. ou seja, construir (empreitada de pedreiro apenas por exemplo) não pode ser igual em Cascais e em Castelo Branco...
  7.  # 33

    Olá!
    Na minha opinião, numa sociedade do "vamos indo vamos vendo", o erro começa logo na questão. Ainda que possa ajudar num momento inicial, guiar-se por um preço/m2, de pouco ou nada serve. Num mundo ideal, o Dono de Obra deveria ir ter com um Arquitecto e dizer: "Tenho X€ e quero uma casa, não prescindo disto nem disto, etc. etc. o resto resolva." E está feito, assim de simples. Em muitos países acontece isso! Aqui, muito raramente.

    Se alguém quer comprar um carro, vai a um stand, vê as 20 características principais e o preço, e em função disso decide se compra ou não. Esse carro começou a ser idealizado uns 3-4 anos antes, foi desenhado, projectado, testado e contabilizadas todas as peças e mão-de-obra, estimado o numero de vendas e finalmente foi-lhe atribuído um preço unitário. Para o cliente final foi rápido tomar uma decisão pois via o produto e o seu preço exacto.

    Na construção civil, a malta espera o mesmo, na 1ª reunião, já quer saber o preço final. Uma curiosidade que até é normal.
    O que não é normal é comparar a construção de uma casa à compra de um carro. Se na verdade quer construir, PAGUE por um projecto, que mais não é, do que pagar pelo tempo que um técnico especializado leva a chegar à conclusão de qual a melhor solução em tamanho e qualidade dos materiais, que une o orçamento aos requisitos impostos pelo Dono de Obra. Ao contrário do carro fabricado em série, cada construção é única, com leis e normas próprias do local. Mas tal como aconteceu com o carro antes de chegar ao stand, na construção também deverão ser contabilizados todos os custos e tempos necessários, a isso chamam "Projecto de Execução". :)

    Só mesmo nesta República das Bananas é que se começa a obra apenas com os Projectos do Licenciamento. Às vezes, nem Mapa de Medições leva... um espectáculo. A noção de "projecto caro" (completo) só existe para quem não o compra. Ainda que seja demorado, um projecto com o máximo de detalhe permite que a obra flua naturalmente, todos os intervenientes sabem o que fazer e quando. Não há desculpas. Nem ligam ao Arquitecto para ir à obra dizer onde fica o porta-rolos... porque foi previamente desenhado. Em muitos casos, nos contratos de empreitadas, há clausulas de consequência, em que ao menor atraso, existe uma penalização monetária. Nalguns países, dizem que "daqui a 1 ano exacto será a inauguração" e é! Dizem que custará X, e custa! Não é preciso andar atrás de ninguém para ir para a obra. Tudo está escrito, planeado! Agora, na visão do português essa gestão custa caro. Pois, é pena, porque na verdade sai bem mais barato que as crónicas derrapagens e atrasos...

    Conclusão: os projectistas e o Dono de Obra, deveriam definir todo o projecto ANTES de começar a obra. E ter tudo contratualizado e agendado, tanto ao nível dos serviços prestados pelos intervenientes como dos pagamentos a realizar pelo Dono de Obra. E depois dar tempo às coisas. A sociedade agora acha que é o computador que faz tudo... é só carregar no ENTER...

    Há uns anos participei num projecto de duas residências com 700 camas na Suíça, tínhamos 9 meses. O projecto demorou 4 e a obra 5. Realmente comparando os tempos, até parece que o projecto demorou muito, mas se calhar foi graças à "tardança" do projecto que a obra se fez em apenas 5 meses...

    Enfim, vamos-nos rindo, aqui em Portugal somos todos espertos... afinal, "isso depois vê-se em obra"... :P

    Cumprimentos,
    Concordam com este comentário: CMartin
  8.  # 34

  9.  # 35

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá!
    Na minha opinião, numa sociedade do "vamos indo vamos vendo", o erro começa logo na questão. Ainda que possa ajudar num momento inicial, guiar-se por um preço/m2, de pouco ou nada serve. Num mundo ideal, o Dono de Obra deveria ir ter com um Arquitecto e dizer: "Tenho X€ e quero uma casa, não prescindo disto nem disto, etc. etc. o resto resolva." E está feito, assim de simples. Em muitos países acontece isso! Aqui, muito raramente.


    Na minha moradia foi assim que tratei. No meu caso, 1º seleccionei uma empresa "chave na mão" (era a melhor forma de com menor esforço ter um valor final de obra.

    Com a empresa seleccionada, coloquei as minhas exigências e limitações.
    Exigências tive como referência o meu apartamento, afinal estava cumprir os requisitos á 15 anos.
    - 3 quartos
    - Sala ampla
    - Arrumos
    - Lareira com recuperador
    - "Bom" isolamento térmico
    Limitações
    - Valor final da obra menor do que 135K€ (com tudo incluído)
    - Terreno com algum declive

    Já primeira proposta da empresa cumpria todos os requisitos e limitações.

    Posto isto foram feitas sugestões pela minha parte e por parte do empreiteiro, nomeadamente aproveitar o declive para fazer 1/2 cave.
    Aqui não couberam sanitas premium, soalho, uma cozinha grande e com muitos armários, janelas grandes nem portas do chão ao tecto...

    Mas não prescindo da qualidade de construção, da utilização correcta dos materiais nem de técnicos que não me sabe responder.

    Tenho o grosso terminado, se já derrapou? Sim!
    Vai continuar a derrapar, não tenho duvidas que tal vai voltar a acontecer. Mas só derrapa quando quero alterar algo não inicialmente previsto, mas para o qual reservei um fundo de maneio.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 36

    Colocado por: leandro_m
    Mas só derrapa quando quero alterar algo não inicialmente previsto


    Exacto!!! Porque se derrapa sem ser você o responsável, então não deve pagar. Simples...
    Concordam com este comentário: leandro_m
  11.  # 37

    Leandro

    não quer dizer que seja o seu caso mas pondo a hipótese que o projeto tinha diversas omissões e que na volta o DO pensa que estar a faze-las é apenas pela sua vontade e portanto assume a derrapagem, Lindo o empreiteiro dá um valor inicial baixo e a coisa depois vai por ai fora.
    por exemplo falar em bom isolamento é muito vago entre outras coisas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joeltudor
  12.  # 38

    Colocado por: leandro_m

    Na minha moradia foi assim que tratei. No meu caso, 1º seleccionei uma empresa "chave na mão" (era a melhor forma de com menor esforço ter um valor final de obra.

    Com a empresa seleccionada, coloquei as minhas exigências e limitações.
    Exigênciastive como referência o meu apartamento, afinal estava cumprir os requisitos á 15 anos.
    - 3 quartos
    - Sala ampla
    - Arrumos
    - Lareira com recuperador
    - "Bom" isolamento térmico
    Limitações
    - Valor final da obra menor do que 135K€ (com tudo incluído)
    - Terreno com algum declive

    Já primeira proposta da empresa cumpria todos os requisitos e limitações.

    Posto isto foram feitas sugestões pela minha parte e por parte do empreiteiro, nomeadamente aproveitar o declive para fazer 1/2 cave.
    Aqui não couberam sanitas premium, soalho, uma cozinha grande e com muitos armários, janelas grandes nem portas do chão ao tecto...

    Mas não prescindo da qualidade de construção, da utilização correcta dos materiais nem de técnicos que não me sabe responder.

    Tenho o grosso terminado, se já derrapou? Sim!
    Vai continuar a derrapar, não tenho duvidas que tal vai voltar a acontecer. Mas só derrapa quando quero alterar algo não inicialmente previsto, mas para o qual reservei um fundo de maneio.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

    No grosso é onde derrapa menos !
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  13.  # 39

    Colocado por: enf.magalhaes
    No grosso é onde derrapa menos !


    No restante já está tudo escolhido de acordo com a carteira.
    Desde sanitários, revestimentos e pisos, cozinha, recuperador de calor, arranjos exteriores...
  14.  # 40

    Colocado por: marco1Leandro

    não quer dizer que seja o seu caso mas pondo a hipótese que o projeto tinha diversas omissões e que na volta o DO pensa que estar a faze-las é apenas pela sua vontade e portanto assume a derrapagem, Lindo o empreiteiro dá um valor inicial baixo e a coisa depois vai por ai fora.
    por exemplo falar em bom isolamento é muito vago entre outras coisas.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira


    Felizmente não está a ser o caso.
    Tiva algum cuidado na análise do projeto juntamente com um eng. Civil amigo.

    O isolamento termico é o "típico" bloco termico mais eps de 60 nas paredes, 80 na cobertura plana.
    Estou a ponderar apenas adicionar isolamento entre tecto falso e a lage. O eng que executou o projecto térmico diz que o desempenho termico não será muito melhor com a adição do isolamento também pelo interior.
 
0.0357 seg. NEW