Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas Noites,

    Acompanho o forum à 5 anos e tenho aprendido bastante e feito / posto em pratica imensas coisas por aqui debatidas.
    Aproveito para agradecer a todos os intervenientes o facto de existir este espaço, pois já me permitiu conhecer imensos produtos novos que desconhecia, soluções baratas com as quais conclui muitas obras grandes por conta própria e que assim me couberam na carteira.

    Venho solicitar ajuda / conselhos para o titulo indicado, Mais uma obra grande é um pavilhão industrial com 280 M2 de chapa simples aquela vermelha por cima e branca por baixo e que atingi com facilidade os 70 graus em dias de calor tornando o espaço de trabalho muito desconfortável, as soluções apresentadas por empresas e profissionais do ramo até ao momento são muito dispendiosas e a maioria até nem mostrou muito interesse em realizar este trabalho.

    OPÇÕES APRESENTADAS:
    1- Por empresa especializada em isolamentos ( projectar espuma de poliuretano + ou - 4 cms pela parte interior da totalidade da chapa) Resultado esperado boa diminuição em graus de calor desvantagem super caro

    2-
    Substituição de chapa simples por chapa sandwich, trabalho rápido e fácil de executar maior receio a empresa não assegurar que a estrutura do pavilhão aguente o peso do novo produto introduzido. ( esta descartada esta hipótese)

    3- Introdução de tecto falso em pladur ou gesso cartonado daquele pre-feito em quadrados agarrado por fios de arame (tecto flutuante ) a estrutura existente com isolamento em lá de vidro selada por cima. Resultado esperado boa diminuição de temperatura, orçamento realmente barato mas que diminui muito o pé alto utilizável ( utilizamos empilhadores de torre com regularidade)


    4- Opção retirada da minha cabeça e para a qual peço as V/ opiniões se tem algum cabimento e se resultaria:

    Utilizando os empregados da empresa ( mão de obra praticamente zero ) o que agradou logo ao patrão :=), material a usar folha de alumínio de dupla face de 5 mm com bolha de ar colada em chapas de XPS de 4 cms com 2.60 metros pregadas as longarinas do próprio pavilhão suportadas pelos tacos próprios para este produto. A caixa de ar que iria ser criada respira pelo chapéu que une as pontas da chapa no V. Finalizar a Obra com Pintura de esmalte branco com bom poder reflector de todas as telhas pelo exterior.

    Material leve e sem problemas para a estrutura existente do pavilhão e não rouba espaço de pé alto nenhum. Resultado esperado altamente duvidoso ao momento.

    Espero pelas V/ opiniões as quais agradeço desde já. Obrigado
    Fica um foto para entenderem melhor
  2.  # 2

    igual a este
      ID0deea500-0000-0500-0000-0000059e3523.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: MisterdesenrascaMais uma obra grande é um pavilhão industrial com 280 M2
    Isso é pequeníssimo!!!

    então vamos por partes...

    1. Não pode projectar espuma de pu e deixar... Não cumpre a classe de reacção ao fogo.

    2. Não precisa substituir... Faz o que se costuma fazer nos pavilhões de chapa simples. E é compatível com a estrutura.. Se pode por peso por baixo... Por cima também poderá, certo!!?
    Sobre a cobertura existente, forra com lá de rocha. Sobre esta, nova chapa de revestimento aparafusada à cobertura pré existente. No perímetro chapa quinada de remate e protecção. Esta é a melhor solução e mais económica. Não precisa parar as actividades dentro do edifício. Em principio com meios de elevação adequados e uma equipa de 4 homens experientes, fazem isso num dia de trabalho.

    3. É uma hipótese... Aconselho a instalação de painéis de fibra acústica adequados à actividade. Sobre estes o isolamento em lá de vidro
    Nesse caso terá de criar 2 nível de detecção de incêndio. Irá diminuir a cubicagem da unidade... Não sei se isso é relevante ou não. Qual é a actividade desenvolvida?

    4. Tem o problema do 1. E não é assim tão linear...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Misterdesenrasca
  4.  # 4

    Qual é a zona do pais?
    É para que área de actividade ou armazenamento?

    Dependendo da temperatura que deseja atingir, eventualmente tal só poderá ser possível recorrendo a climatização. Depende muito do fim.
  5.  # 5

    Em resposta ao Pedro Barradas

    As 3 primeiras hipóteses que deixei em cima são efectuados por profissionais ou empresas do ramo de isolamento sem a minha intervenção.

    1. Não pode projectar espuma de pu e deixar... Não cumpre a classe de reacção ao fogo.

    Isto não é o meu ramo nem percebo nada disto, mas perguntei logo na altura a empresa que ia fazer ao trabalho essa reacção ao extremo calor e extremo frio no inverno e foi respondido que o produto é o adequado e não trás riscos alguns a saúde ou prejuízo a nave industrial mesmo em termos de eventuais inspecções futuras zero problemas pois deixam ficar certificado CEE do produto e fatura da instalação. Mais que isto não lhe posso adiantar porque também não sei.


    2. Não precisa substituir...Faz o que se costuma fazer nos pavilhões de chapa simples. E é compatível com a estrutura.. Se pode por peso por baixo... Por cima também poderá, certo!!?


    A empresa que se deslocou para orçamentar não garante a integridade da estrutura apenas assegura a integridade dos paineis sandwich, irei contactar a FRISOMAT marca do pavilhao para inquirir sobre esta questão

    3. É uma hipótese... Aconselho a instalação de painéis de fibra acústica adequados à actividade. Sobre estes o isolamento em lá de vidro
    Nesse caso terá de criar 2 nível de detecção de incêndio. Irá diminuir a cubicagem da unidade... Não sei se isso é relevante ou não.Qual é a actividade desenvolvida?

    Obrigado pela alternativa mas não da devido a altura


    4. Tem o problema do 1. E não é assim tão linear...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Misterdesenrasca

    Desconhecia que tinha de cumprir uma norma de fogo mesmo sendo uma estrutura antiga ( + 30 anos ), pensei que essas normas tinham de estar extrapoladas apenas em projectos novos que ainda iam ser sujeitos a inspecções e aprovações antes de construção, sendo assim é mais complicado
  6.  # 6

    Colocado por: ADROatelierQual é a zona do pais?
    É para que área de actividade ou armazenamento?


    Margem sul de Lisboa concelho do Seixal
    Armazenamento e vendas de peças pequenas tipo os armazéns da Onedrive

    Dependendo da temperatura que deseja atingir, eventualmente tal só poderá ser possível recorrendo a climatização. Depende muito do fim.



    Tinha esperança de tornar o espaço mais confortável para trabalho junto ao piso em dias de calor atinge os 38 a 42 graus de temperatura, e consegue-se sentir mesmo o calor a descer das chapas que se encontram a 6 metros de altura no tecto
  7.  # 7

    Vejo no site da frisomat que personalizam soluções com isolamentos em função da utilização dos espaços. Não terão preconizado alguma solução integrada aquando do licencimento da edificação ?
  8.  # 8

    ventilação, isso não tem ventilação nenhuma, não há isolamento que lhe valha a não ser ventilar ou na cobertura ou transversalmente com mais entradas de ar ao nível térreo.
  9.  # 9

    Fale com a Frisomat, são uma boa empresa.
    Pode optar por molhar a cobertura pelo exterior.

    Pode climatizar apenas os espaços de trabalho onde estão permanentemente pessoas, por exemplo.
  10.  # 10

    Boas Tardes,

    Tal como combinado venho actualizar o post depois da obra finalizada ( o que demorou mais afinal foi o negociar o preço dos dois camiões de XPS com as empresas que fornecem este material LOL )

    Após mais de 1 mês de uso estamos todos super satisfeitos superou largamente as expectativas de todos os funcionários, e utilizadores do espaço, é realmente impressionantes a diferença que estas placas fazem, a temperatura ambiente e o conforto que veio trazer ficou mesmo top!!

    A opção escolhida para a obra foi a número 4, foram efectuadas diversas mudanças ao inicialmente pensado:

    1- Foram criadas novos pontos de iluminação artificial via projectores leds 30 watts

    2- Foram criadas 16 novas janelas laterais, frontais e traseiras de ventilação para a caixa de ar ( ficou com 35 cms e no alto 60 cms ) pois a abertura existente do chapéu que faz a união das chapas no topo deixava entrar pouco fluxo de ar.

    3- Os painéis de XPS foram alterados de 40 cms para 60 cms, os vãos são muito grandes e fiquei com medo de as placas começarem a vergar com o tempo devido a serem finas demais .

    4- Desistiu se da ideia de introduzir a folha de bolha de alumínio por cima das placas de XPS, devido ao peso ao preço e também de ninguém dar a certeza que iria fazer uma imensa diferença no resultado final.

    5- Foram introduzidos fios de arame plastificados de 6 mm ao meio de cada placa de XPS com tensores de 8 mm nas pontas a fazer pressão ascendente nas placas ( como se fazia antigamente para pendurar a roupa), continuava com receio que as placas com o tempo
    fossem arquear. Com este suporte adicional ficou resolvido.

    6- O casamento das placas de xps introduzidas ao correr do comprimento da nave (as do meio mesmo ) tivemos de selar com espuma de PU, deixava passar vento e eventualmente iria trazer calor e o pó da rua etc.

    7- Foi introduzida uma mangueira daquelas picotadas que usam na rega dos morangos e afins pelo exterior, ao correr de toda a nave colocada no ponto mais alto, para se poder molhar o tecto eventualmente poderá ser usada em dias de extremo calor.

    8- Para ventilação mais perto do piso foi feita uma abertura interior no pladur existente de aproximadamente 6 metros de largura por 3 de altura ( a nave tinha divisão ao meio em pladur)

    Tempo gasto nesta aventura foram 9 dias de trabalho de 3 pessoas com a preciosa ajuda de empilhador e dos andaimes.
    Material aplicado 182 placas de XPS de 60 mm, a volta de 800 bolachas, centenas de metros de fio de arame, 10 latas de espuma PU, 8 projectores led, 16 redes de ventilação de plástico branco, mangueira perfurada 50 metros Total de gastos aproximado em material 2200 euros.

    Deixo algumas fotos

    1
    " alt="telhado" />

    2" alt="telhado2" />

    3" alt="telhado 3" />

    4" alt="telhado 4" />

    5" alt="telhado 5" />

    6" alt="telhado 6" />

    7" alt="7" />
  11.  # 11

    Pronto, mas entenda que esse revestimento de tecto é inapropriado para a actividade, sendo que se houver um incendio, põe em perigo pessoas e até o pessoal de combate ao incêndio.
    As seguradora... provavelmente também não irá indemnizar os danos materiais...
  12.  # 12

    também não sei que problemas advirão de possíveis condensações entre o XPS e os painéis da cobertura.
  13.  # 13

    por aqui a seguradora não fez seguro.
    mas se tiver regras relativamente ao tipo de armazenamento e os devidos cuidados com equipamentos que aquecem, ou fazem chama, também não precisa de seguro :)
  14.  # 14

    ... pois , mas não deixa de ser um revestimento que es´ta em prevaricação face a reacção ao fogo... a entidade concessionária e/ou proprietária do edifico pode incorrer em processo civel/ criminal... Mas cada um sabe de si, eu já tinha avisado, portanto por desconhecimento não foi. Agora ( espero que não) é aguentar as consequências.
 
0.0212 seg. NEW