Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou numa casa de renda á relativamente dois anos, não tenho contrato de arrendamento pois a casa está ilegal, o meu contador de agua e luz está ligado á casa da senhoria, portanto eu pago renda que ja inclui a agua e a luz, nao está nada em meu nome, apenas o serviço de canais.
    A casa nao existe perante a lei.
    Portante nunca me irão fazer contrato, a senhoria faleceu o ano passado, e quem toma conta das casas é uma prima, os filhos estão no estrangeiro e é raro virem cá. Necessito de algumas obras em casa e ninguém se quer responsabilizar por isso, pago a renda em €, todos os meses a dia 2. Dês do primeiro pagamento de renda até agora tenho num caderno com todas as assinaturas do respectivo mês, assim tenho uma prova em como sempre paguei tudo o que me competia.
    Neste caso o que posso fazer, em relação ás obras e o que me pode acontecer de viver numa casa construída sem ninguém saber que ela existe porque está ilegal?
    Obrigada :) Um bom dia a todos
  2.  # 2

    Quem é o actual proprietário da casa? Sabe?
    Salvo melhor entendimento, relativamente ás obras, pouco poderá fazer. Que tipo de obras são?
    • RCF
    • 30 agosto 2019

     # 3

    Colocado por: deborahNeste caso o que posso fazer, em relação ás obras e o que me pode acontecer de viver numa casa construída sem ninguém saber que ela existe porque está ilegal?

    Quanto às obras, o que tem a fazer é pedir ao senhorio (ou a quem o representa) que as faça ou combinar fazê-las você com o dinheiro da renda, abatendo o valor das obras na renda.
    Sem contrato e sendo uma construção ilegal... não poderá fazer muito mais.
    Pode sempre impor-lhe a condição de que, ou fazem as obras ou sai da casa.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  3.  # 4

    A casa foi a mais barata/melhor que encontrou, certo?

    Não dá para ter sol na eira e chuva no nabal.
  4.  # 5

    Colocado por: RCFQuanto às obras, o que tem a fazer é pedir ao senhorio (ou a quem o representa) que as faça ou combinar fazê-las você com o dinheiro da renda, abatendo o valor das obras na renda.
    Sem contrato e sendo uma construção ilegal... não poderá fazer muito mais.


    é uma abordagem, a minha seria encontrar outra casa com um contracto de arrendamento legal.
    • RCF
    • 30 agosto 2019 editado

     # 6

    Colocado por: pauloagsantosé uma abordagem, a minha seria encontrar outra casa com um contracto de arrendamento legal.

    por isso, escrevi isto:

    Colocado por: RCFPode sempre impor-lhe a condição de que, ou fazem as obras ou sai da casa.
  5.  # 7

    Já estou á procura de casa á mais de 5 meses, na minha zona as rendas são de 550€ para cima, e as casas sao terríveis, nao valem o dinheiro que pedem.
    As obras são coisas mínimas, o meu teto de sala é de madeira, e há uma zona que está a precisar de ser arranjada, ja cai algum lixo da madeira cá para baixo. E na rua há um muro que liga o meu jardim a minha casa, e está a rajar, já há uma zona do muro que abana.
    Apenas queria saber o que poderia fazer neste caso de fazer obras, se a "nova senhoria" pagava ou seria eu a tomar essa responsabilidade.
    Obrigada pelos comentários.
  6.  # 8

    Nao estou a ver com uma renda baixa, esperar que o dono da casa vá gastar meses de rendas só para arranjar isso
    e estou mesmo a ver que... se não gostas arranjas tu, e pagas tu

    continuo sem perceber porque insistem em querer tudo quando pagam pouco, por algum motivo as rendas são baixas em certos produtos/serviços :P
    Estas pessoas agradeceram este comentário: deborah
  7.  # 9

    Colocado por: master_chiefNao estou a ver com uma renda baixa, esperar que o dono da casa vá gastar meses de rendas só para arranjar isso
    e estou mesmo a ver que... se não gostas arranjas tu, e pagas tu

    continuo sem perceber porque insistem em querer tudo quando pagam pouco, por algum motivo as rendas são baixas em certos produtos/serviços :P
    Estas pessoas agradeceram este comentário:deborah



    Peço desculpa, mas nao viu parte nenhuma a dizer se era barata ou cara, isso cabe me a mim. E querer ter a minha casa em condições para habituar é um direito de todos.
    Concordam com este comentário: Rasputin, BJo
  8.  # 10

    Colocado por: deborah


    Peço desculpa, mas nao viu parte nenhuma a dizer se era barata ou cara, isso cabe me a mim. E querer ter a minha casa em condições para habituar é um direito de todos.


    é um direito de todos ter as coisas em condiçoes, ja que pagam rendam. com contrato ou nao, cabe aos senhorios esse trabalho
    Concordam com este comentário: BJo
  9.  # 11

    Direitos, direitos, direitos, direitos, direitos...é o que mais se lê nos casos de arrendamento. Daí ser cada vez mais difícil arrendar casas, seja pelo número seja pelos custos.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 12

    deborah,
    Já falou com a pessoa que está a tratar do arrendamento? O que é que ela disse?
    Como é a sua relação com ela e com os proprietários?
    Como era a sua relação com a falecida?

    Porque pergunto: a atitude a tomar deve ser conforme com a relação que tem.
    Não vai querer azedar a relação se não há necessidade para isso.
  11.  # 13

    Colocado por: deborah


    Peço desculpa, mas nao viu parte nenhuma a dizer se era barata ou cara, isso cabe me a mim. E querer ter a minha casa em condições para habituar é um direito de todos.
    Concordam com este comentário:Rasputin

    É verdade que é um direito, mas também é uma obrigação pagar os impostos. No seu caso optou por alugar algo ilegal e sem declarar nada, logo os seus direitos são nulos, o seu "senhorio" pode muito bem recusar-se a gastar um cêntimo nas obras, você se quer direitos, mude de casa e opte por algo legal.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, taunus, RRRTorres
  12.  # 14

    Colocado por: PoisÉdeborah,
    Já falou com a pessoa que está a tratar do arrendamento? O que é que ela disse?
    Como é a sua relação com ela e com os proprietários?
    Como era a sua relação com a falecida?

    Porque pergunto: a atitude a tomar deve ser conforme com a relação que tem.
    Não vai querer azedar a relação se não há necessidade para isso.


    com a falecida senhoria era uma relação otima, ja de anos, dês de miúda.
    com a prima é uma relação apenas de minutos, vou pagar a renda e nada mais, ela so quer a renda paga e nao se preocupa com mais nada. nao tenho uma relação boa nem má, so sei o nome dela e a morada para ir pagar a renda nada mais, ja lhe falei da questão das pequenas obras e ela quis esperar pelos filhos da senhoria e concordei plenamente, que eles vinham este ano, ja vieram e nao vieram sequer falar comigo, nao vieram a casa da mae ver as coisas nem nada.
    O melhor a fazer é sair, pensar em comprar casa, se tiver alguma coisa arranjar, pelo menos sei que é meu, invisto dinheiro naquilo que é meu e ficará um dia para os filhos quando tiver.
    Concordam com este comentário: macinblack, Vítor Magalhães, taunus
  13.  # 15

    Lá por a casa não estar legal, isso não impede que não exista contrato de arrendamento, fica a saber se não sabia.

    A deborah é que sabe da sua vida mas se pode sair para algo melhor, faça-o.
    Quanto aos proprietários, diga isso mesmo, gostava de ficar mas se as obras não forem feitas vai começar a pensar em sair.
    Diga também que está disponível para deduzir o custo das rendas, para eles não terem que dispender dinheiro.
    Se a renda que paga é boa para eles, aceitarão.
    Se não aceitarem, avance para uma nova fase na sua vida. :)
  14.  # 16

    No caso de arrendamento ilegal o senhorio só faz obras se ele quiser ou melhor se bem entender, tenho ao pé de mim uma senhora que faz esse tipo de arrendamento e ela diz que só faz obras porque quer, palavras dela não minhas, "não sou eu que lá estou, pelo preço querem o que", claro que temos direitos a condições para viver, no meu caso tive num arrendamento ilegal, em que o senhorio não queria fazer obras no único quarto que havia, começou a chover em cima da cama, perguntei se arranjava, ele disse que não é eu sai da casa.
  15.  # 17

    Colocado por: Fabioramod84começou a chover em cima da cama
    Você também… podia ter arrastado a cama para onde não chovesse. -:)
  16.  # 18

    Colocado por: treker666Direitos, direitos, direitos, direitos, direitos...é o que mais se lê nos casos de arrendamento. Daí ser cada vez mais difícil arrendar casas, seja pelo número seja pelos custos.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Imagino que seja cada vez mais difícil arrendar, com estes inquilinos que agora só tem
    direitos, direitos, direitos...
    , porque antigamente era bem mais fácil para os senhorios , pois os inquilinos só tinham , deveres, deveres, deveres .... felizmente deu-se uma evolução nos mercados e agora ambos têm : Direitos E Deveres.

    Cabe ao inquilino, pagar o que tem a pagar e ao senhorio manter a manutenção da casa ... independentemente se a renda é barata ou cara, valores acordados são indiferentes aquando a atribuição de deveres e direitos.

    Ao user inicial , insista com os senhorios , tente entrar num acordo , fazer você as obras e ser-lhe retirado os valores na renda ( exemplo ) , já agora, sugira a regularização legal do arrendamento, senão avance para outra.
    • size
    • 31 agosto 2019 editado

     # 19

    Colocado por: Quilleute<
    , porque antigamente era bem mais fácil para os senhorios , pois os inquilinos só tinham , deveres, deveres, deveres .... felizmente deu-se uma evolução nos mercados e agora ambos têm : Direitos E Deveres.



    Antigamente ?

    Antigamente, vivenciou-se o inconcebível dever forçado dos senhorios, (não direitos), de manterem as rendas congeladas, anos após anos, a bom contento dos inquilinos. E, como não bastasse, estes ainda exigiam obras com rendas da treta...! Parasitismo....

    Pois, ainda bem, que se está a dar uma volta à situação....
    Concordam com este comentário: treker666
  17.  # 20

    Colocado por: Quilleuteporque antigamente era bem mais fácil para os senhorios , pois os inquilinos só tinham , deveres

    O seu antigamente deve ter mais de um século ou não falamos do mesmo país. Mas numa breve busca, o tio Google indicou este link, que espero, o ajude a perceber o quão está equivocado na sua avaliação da situação do arrendamento em Portugal.

    http://pl.proprietarios.pt/artigos/b49/um-seculo.htm
 
0.0209 seg. NEW