Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 2 setembro 2019

     # 41

    Colocado por: jorgealvesem Portugal em habitacional ainda não vi uma única que fosse financeiramente viável.
    estava a referir-me as prestações da máquina, além disso uma bomba de calor geotérmica faz algo que uma bomba aerotermica não faz, o que pode ser um factor a ter em conta nestas máquinas
  1.  # 42

    Colocado por: jorgealves2700w

    Então não é para aquecimento... É só para aqs certo?
  2.  # 43

    Caros,

    Como também vou construir no nordeste transmontano e tendo em conta alguns relatos aqui no forum, deixo a minha opinião (para já), que julgo ser a melhor neste momento.
    Eu ainda estou um pouco longe da solução final para aquecimento da minha moradia. Acabei de comprar terreno e tive a 1ª reunião (muito breve) com o gabinete de arquitetura.
    Assim, apostaria em:
    - Um bom estudo de arquitetura ao nível de vãos e disposição da moradia;
    - Apostar no isolamento da moradia. Construção tradicional com isolamento pelo exterior (ainda não descartei a construção em LSF);
    - Caixilharia com bom desempenho;
    - Ventilação mecânica com recuperação de calor;
    - Piso radiante hidráulico;
    - Fonte de calor a gás natural;
    - Eventual apoio de solar;

    Corrijam-me se estiver a dizer alguma coisa mal:
    Quando o Hernandez tiver o dezembro, janeiro e fevereiro (pelo menos), onde não consegue tirar o maior rendimento de uma bomba de calor, não será de apostar no gás natural?
    O gás natural custa quase 3x menos que o kWh de eletricidade. A solução com BC vai consumir 3x menos? Além disso há o custo de aquisição superior da BC relativamente à caldeira a gás.
    Claro que depende como vai querer o ambiente em casa. Eu quero ter a 21-22º permanentemente.

    Já agora aproveito para questionar a quem me souber esclarecer:
    O facto da temperatura de trabalho do PRH ser baixa relativamente à das AQS, de que forma é que o sistema pode ficar, pensando sempre na economia de consumos?
    - temos que ter dois reservatórios diferentes (um para o PRH e outro para AQS), ou pode haver só um e de alguma forma haver mistura de água fria para o PRH?
    - o aproveitamento através de solar para AQS coloca algum pressuposto nesta solução?
    - a ideia de ter um reservatório nas AQS seria importante para evitar o arranque constante da caldeira sempre que a "Maria" abre a torneira durante 2 segundos :\
    Cumprimentos e obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hernandéz
    • SrR
    • 2 setembro 2019 editado

     # 44

    Colocado por: JosamA solução com BC vai consumir 3x menos?
    ou consumir menos ainda
    • SrR
    • 2 setembro 2019

     # 45

    Colocado por: Josamtemos que ter dois reservatórios diferentes (um para o PRH e outro para AQS), ou pode haver só um e de alguma forma haver mistura de água fria para o PRH?
    sendo solução com BC terá k obrigatoriamente ter um depósito para aqs, ja depósito para o prh depende, pode levar ou não, o resto de mistura de água fria você está a misturar alhos com bugalhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josam
    • SrR
    • 2 setembro 2019

     # 46

    Colocado por: Josamaproveitamento através de solar para AQS coloca algum pressuposto nesta solução?
    - a ideia de ter um reservatório nas AQS seria importante para evitar o arranque constante da caldeira sempre que a "Maria" abre a torneira durante 2 segundos :\
    tendo painéis solares térmicos terá sempre que ter um depósito para aqs, se o apoio for com caldeira ela tanto pode ser só de aquecimento ou instantânea que depois fará a interligação com o sistema solar, na solução só aquecimento a caldeira si trabalha quando o depósito arrefecer ou seja abre um torneira a caldeira não vai arrancar logo , só quando o depósito arrefecer, com a solução de caldeira instantânea a situação é diferente mas é possível fazer com que a caldeira não arranque sempre que se abra uma torneira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josam
  3.  # 47

    Colocado por: SrRou consumir menos ainda


    SrR,
    Mesmo assim, a BC será um bom investimento a longo prazo?
    Claro que não sabemos se os preços da eletricidade e gás vão manter este offset... mas;
    Imagine que necessito de 500 kWh/mês para aquecer a casa com a BC.
    Se tivesse a caldeira a consumir, não 3x, mas 4x mais, mas a pagar 0,055 €/kWh, será que compensa o investimento na BC?
    • SrR
    • 2 setembro 2019

     # 48

    Pessoalmente e se fosse optar por um sistema exclusivamente aquecimento, optaria por um sistema de condensação a gás natural, logicamente k existe várias soluções em gás natural umas mais baratas outras mais caras, sendo k aproveitava o dinheiro que eventualmente poupava para investir ainda mais no isolamento da casa, quanto menos necessidades a casa tem menor é o custo de climatização, mas atenção com isto não quero dizer que um solução BC seja uma má solução, muito pelo contrário
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josam
    • eu
    • 2 setembro 2019

     # 49

    Colocado por: SrRinvés de pensar na temperatura tem k pensar no volume, ou seja um exemplo, circuitos todos abertos, temperatura de retorno a caldeira a modelar a 30%, os circuitos começam a fechar fica só com dois circuitos abertos a temperatura de retorno é a mesma mas o volume de água é menor e a caldeira a 30% já pode estar a trabalhar em excesso e então desliga e volta a ligar passado um bocado

    Resolvi esse problema deixando alguns circuitos sempre abertos. Os locais desses circuitos não aquecem em demasia porque a caldeira é controlada por um termostato que está exatamente num desses locais.

    O que posso afirmar é que no meu caso concreto, a caldeira funciona perfeitamente mesmo sem depósito de inércia, sem entrar em ciclos de on/off devido ao eventual baixo caudal. Mas é no meu caso concreto, em outras instalações se calhar é mesmo melhor usar um depósito de inércia.

    Colocado por: JosamMesmo assim, a BC será um bom investimento a longo prazo?

    Não, porque o investimento inicial mais elevado só seria amortizado após muitos anos, talvez mesmo só após o fim da vida útil da BC.

    No entanto, se pretender também arrefecimento da casa, a BC é uma excelente ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josam
    • SrR
    • 2 setembro 2019

     # 50

    Colocado por: euResolvi esse problema deixando alguns circuitos sempre abertos. Os locais desses circuitos não aquecem em demasia porque a caldeira é controlada por um termostato que está exatamente num desses locais.
    por exemplo, no seu caso esta secalhar a desperdiçar energia, pois mantém circuitos abertos e a aquecer quando o espaço já se encontra climatizado, isto em prol de manter o bom funcionamento da caldeira.
    • eu
    • 2 setembro 2019

     # 51

    Colocado por: SrRpor exemplo, no seu caso esta secalhar a desperdiçar energia, pois mantém circuitos abertos e a aquecer quando o espaço já se encontra climatizado


    Colocado por: eua caldeira é controlada por um termostato que está exatamente num desses locais.
    • SrR
    • 2 setembro 2019

     # 52

    Colocado por: eua caldeira é controlada por um termostato que está exatamente num desses locais.
    e os outros locais como são controlados?
  4.  # 53

    Colocado por: JosamQuando o Hernandez tiver o dezembro, janeiro e fevereiro (pelo menos), onde não consegue tirar o maior rendimento de uma bomba de calor, não será de apostar no gás natural?
    somente quando as temperaturas forem abaixo dos -25ºC o que me parece pouco provavél.

    Colocado por: JosamO gás natural custa quase 3x menos que o kWh de eletricidade. A solução com BC vai consumir 3x menos? Além disso há o custo de aquisição superior da BC relativamente à caldeira a gás.
    ou tem o gas de borla ou a electricidade esta a peso de ouro, pois o custo por KwH termico é menor com uma bomba de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josam
  5.  # 54

    Colocado por: JosamO facto da temperatura de trabalho do PRH ser baixa relativamente à das AQS, de que forma é que o sistema pode ficar, pensando sempre na economia de consumos?
    todos os sistemas permitem temperaturas diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josam
    • SrR
    • 3 setembro 2019

     # 55

    Colocado por: SrRpor exemplo, no seu caso esta secalhar a desperdiçar energia, pois mantém circuitos abertos e a aquecer quando o espaço já se encontra climatizado, isto em prol de manter o bom funcionamento da caldeira.
    e para além disso ainda poderia eventualmente colocar uma sonda exterior ligada á caldeira, também para diminuir os custos de funcionamento.
  6.  # 56

    Colocado por: jorgealvessomente quando as temperaturas forem abaixo dos -25ºC o que me parece pouco provavél.

    ou tem o gas de borla ou a electricidade esta a peso de ouro, pois o custo por KwH termico é menor com uma bomba de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Josam


    Sim, não é comparável o rendimento da BC face à caldeira a gás natural.
    Mas como o Jorge também já disse na pág.1, neste momento parece-me que o gás natural tem alguma vantagem ou até é imbatível.
    De qualquer forma, vou considerar sempre possibilidade da BC e vou tentar comparar com outras soluções. O mais difícil será fazer as contas de uma forma realista.
    O custo de fornecimento e instalação vai ter peso na decisão, como também a previsão de consumos mensais, manutenções...
    Não posso esquecer uma coisa no fornecimento da máquina. Nesta data, o banco é bem capaz de pedir 1,8€ por cada euro emprestado... que pode melhorar ou piorar ao longo dos anos.
    A minha opinião? É complicado chegar a uma conclusão...
    Acrescentai mais opiniões para corrigir ou completar.
    Obrigado
    • eu
    • 3 setembro 2019

     # 57

    Colocado por: JosamÉ complicado chegar a uma conclusão...

    Se tem rede de gás natural, as coisas são tão simples como isto:

    -Quer aquecimento e arrefecimento? -> Bomba de calor.

    -Quer apenas aquecimento? -> Caldeira a gás natural.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AGM, Josam
  7.  # 58

    Boas,
    Vou aproveitar esta discussão a ver se conseguem dar-me uma ajuda.
    Estou na fase de especialidades da minha casa, e a térmica está a dar-me conta da cabeça.
    Tento em conta que o custo de construção não para de subir, e como gostava de ter um telhado, a minha ideia é tentar minimizar o custo de investimento, deixando para mais tarde aquilo que puder.

    Assim a minha idea seria:

    Opção 1:
    - Arrefecimento: pre instalação de A/C
    - Aquecimento: piso radiante com caldeira a gás natural
    - AQS (caldeira gás natural)

    Opção 2:
    - Arrefecimento + Aquecimento A/C
    - AQS (caldeira gás natural)

    Ainda não percebi se neste momento é obrigatório painéis fotovoltaicos, mas tb tinha pensado colocar 2, assim durante o dia em que ninguém está em casa, o depósito podia ser aquecido com a energia gerada pelos painéis.

    Acham que é possível usar gás natural para estas opções? Com um depósito de inércia e os painéis?

    O meu receio da opção 2 é que nos não gostamos muito do calor dos AC. Na casa actual temos, e para quente ligamos sempre os radiadores.

    Alguém me consegue dar uma ideia de uma boa solução, com investimento baixo e que possa crescer no futuro?

    Desde já muito obrigado.

    JP
  8.  # 59

    Colocado por: jpedrocarvalhoAQS (caldeira gás natural)
    não e uma solução regulamentar pois tem obrigatoriamente de usar uma solução que utilize energia renovável de valor igual ou superior ao do coletor solar padrão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpedrocarvalho
  9.  # 60

    Caro Jorge Alves, muito obrigado pela resposta. Isso quer dizer que AQS terá de ser sempre com bomba de calor?

    Qual seria a solução de baixo investimento inicial e possível crescimento futuro que seja regulamentar?
 
0.0217 seg. NEW