Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, estou agora na parte que tenho de escolher entre bomba de calor ou termoacumulador para um apartamento T4 com 100m2 para 2 pessoas mas pontualmente vem dormir a casa 4 pessoas, sendo no total 6. Estava a pensar numa de 150 litros, acham que é suficiente?

    Em termos de valores, as bombas de calor são 4 ou 5X mais caras que um termoacumulador normal. VAle mesmo a pena investir numa bomba de calor para um apartamento?
    Qual a vossa opinião e onde poderei adqurir uma a bom preço?
    Obrigado
    • MVA
    • 30 agosto 2019

     # 2

    Colocado por: thinkpadEstava a pensar numa de 150 litros, acham que é suficiente?


    150 litros é suficiente, assumindo que não ocorrem mais do que 4 banhos consecutivos.


    Colocado por: thinkpadVAle mesmo a pena investir numa bomba de calor para um apartamento?


    Não vale a pena investir nem em bombas de calor nem em paineis solares, seja para moradia, seja para apartamento. O tempo que se demora a amortizar o investimento (comparativamente com um vulgar termoacumulador) é de 7 a 8 anos e ao fim desse tempo provavelmente já a bomba ou o painel avariou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thinkpad
  2.  # 3

    Colocado por: MVA

    150 litros é suficiente, assumindo que não ocorrem mais do que 4 banhos consecutivos.




    Não vale a pena investir nem em bombas de calor nem em paineis solares, seja para moradia, seja para apartamento. O tempo que se demora a amortizar o investimento (comparativamente com um vulgar termoacumulador) é de 7 a 8 anos e ao fim desse tempo provavelmente já a bomba ou o painel avariou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:thinkpad


    Obrigado, qual será o melhor termoacumulador de 150 litros? Gostaria de um com classe B pelo menos. Há aqueles hibridos da Ariston agora mas só tem até 100 litros.
    • MVA
    • 30 agosto 2019

     # 4

    São muito poucos os termoacumuladores que permitem regular a temperatura da àgua do depósito grau-a-grau.

    Eu investia num que tivesse essa opção. Este por exemplo: https://www.junkers.pt/consumer/produtos_consumidor/catalogo_consumidor/product_2048
  3.  # 5

    Termoacumulador, para mim, foi das piores experiências que tive.

    Andar a contar os minutos para chegar a água fria.
    Às vezes o dia corre mal e quero estar no banho a enrugar uma boa meia hora.
    Com termoacumulador não consigo fazer isso.

    E se tem que lavar a loiça antes ou depois do banho? Mais um stress.
  4.  # 6

    Pois eu sinceramente também acho mas como estou a remodelar um apartamento de raiz, não queria estar a fazer uma instalação nova de gás só por causa do esquentador... Agora os termo´s já são mais evoluídos e aquecem a água rapido, mas mesmo assim nunca será como um esquentador.

    Estava a pensar neste com a opinião do MVA:
    https://www.casatec.pt/pt/termoacumuladores-electricos/3058-termoac-junkers-excell-es150-5-2400wju-4054925847703.html
    • MVA
    • 30 agosto 2019

     # 7

    Colocado por: thinkpadmas mesmo assim nunca será como um esquentador.


    Eu detesto esquentadores devido à sua incapacidade de manter a àgua simultaneamente com um bom caudal e a uma temperatura constante.

    Esquentador para mim tem de ser combinado com uma torneira termostática. Aí sim, funciona maravilhosamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DarkA3
  5.  # 8

    Já eu acho que nunca gastei dinheiro tão bem gasto como no termoacumulador com bomba de calor. :)
  6.  # 9

    Colocado por: PoisÉTermoacumulador, para mim, foi das piores experiências que tive.

    Andar a contar os minutos para chegar a água fria.
    Às vezes o dia corre mal e quero estar no banho a enrugar uma boa meia hora.
    Com termoacumulador não consigo fazer isso.

    E se tem que lavar a loiça antes ou depois do banho? Mais um stress.


    Troquei de gás para termo.
    Foi das melhores ideias que tive.
    E com 2 mulheres em casa, nunca faltou agua quente certinha e duradoura para o que for.
    Tem mais haver com a rotina das pessoas do que com o equipamento em si.
  7.  # 10

    Colocado por: Nelhas

    Troquei de gás para termo.
    Foi das melhores ideias que tive.
    E com 2 mulheres em casa, nunca faltou agua quente certinha e duradoura para o que for.
    Tem mais haver com a rotina das pessoas do que com o equipamento em si.


    Já agora de quantos litros é?
    • Nelhas
    • 30 agosto 2019 editado

     # 11

    Ariston de 100.
    E não precisa de estar ligado o dia todo.
    Já chegou a estar um dia inteiro desligado e ao fim do dia deu agua quente para tudo.
    Dá para 2 Banhos longos ou 3\4 normais.
    Temos sempre agua para no fim do jantar passar loiça por agua e ir para a maquina.
    Mas atenção.
    Como dividimos tarefas de manha e ao fim do dia, normalmente nunca tomamos banhos de seguida. Intervalos de 20\30 mnt.

    Mas até hoje nunca faltou a agua.
    E de inicio tinha a 70 graus.
    Por sugestão do Pedro Barradas, fui fazendo testes com a temperatura e agua disponível e nos 60 chega bem.
    Quanto a luz gasta, o aumento foi de 15\25 euros por mÊs.
    Gastava mais que isso em bilhas de gás. Uma não dava o mês todo.
    Custou 280 em promoção.
    Se durar 4 anos sem manutenção, quantos consigo comprar em quantos anos para fazer o preço de outro sistema?
  8.  # 12

    Colocado por: MVANão vale a pena investir nem em bombas de calor nem em paineis solares, seja para moradia, seja para apartamento


    É obrigatório ter painéis solares ou outra fonte de energia renovável, como, por exemplo, a bomba de calor.

    Sem esses equipamentos como cumpre a legislação?
  9.  # 13

    Compre um termocumolador o investimento e menor em relação a bomba de calor
  10.  # 14

    Já estou convencido, bomba de calor vou deixar de parte. Por menos de 1500€ não encontro nada...Um bom termoacumulador por 300€ no maximo já encontro jeitosos, como este aqui: https://www.electrosacavem.com/info.php?identif=6271&utm_source=kuantokusta

    Estou é na duvida dos de 100 ou 150 Litros. 150litros há pouca oferta e nos de 100L ha alguns com class B
    • MVA
    • 30 agosto 2019

     # 15

    Colocado por: sousa tavares

    É obrigatório ter painéis solares ou outra fonte de energia renovável, como, por exemplo, a bomba de calor.

    Sem esses equipamentos como cumpre a legislação?


    Não me parece que o caso do autor do tópico fosse relativo a construção nova.

    Em construção nova não há hipotese, tem mesmo de ser. Agora se não é construção nova, não faz sentido investir nisso.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
    • MVA
    • 30 agosto 2019

     # 16

    Colocado por: thinkpadEstou é na duvida dos de 100 ou 150 Litros. 150litros há pouca oferta e nos de 100L ha alguns com class B


    Nos de classe B é obrigatório o termoacumulador ventilar no interior da habitação, como se de um esquentador se tratasse. Isto é, não pode meter o termoaculador fechado dentro de um armário.

    Nos de classe C já não é necessário ventilação.
  11.  # 17

    Colocado por: MVA

    Nos de classe B é obrigatório o termoacumulador ventilar no interior da habitação, como se de um esquentador se tratasse. Isto é, não pode meter o termoaculador fechado dentro de um armário.

    Nos de classe C já não é necessário ventilação.


    Eu vou colocar o meu numa despensa, deve ter uns 9m2, tenho que ventilar a despensa?
  12.  # 18

    Colocado por: MVANos de classe B é obrigatório o termoacumulador ventilar no interior da habitação, como se de um esquentador se tratasse. Isto é, não pode meter o termoaculador fechado dentro de um armário.

    Nos de classe C já não é necessário ventilação.


    Nunca ouvi sequer falar disso.

    Como assim?
    • MVA
    • 30 agosto 2019

     # 19

    Colocado por: desofiapedro
    Eu vou colocar o meu numa despensa, deve ter uns 9m2, tenho que ventilar a despensa?


    Colocado por: Nelhas

    Nunca ouvi sequer falar disso.

    Como assim?



    Peço desculpa, o classe A é que precisa de ventilação.
    O B e o C não precisam.
  13.  # 20

    Colocado por: MVAPeço desculpa, o classe A é que precisa de ventilação.


    Desconhecia
 
0.0205 seg. NEW