Iniciar sessão ou registar-se
    • SS1128
    • 2 setembro 2019 editado

     # 1

    Bons dias a todos,

    Apesar de este assunto já ter sido debatido aqui algumas vezes, ainda não encontrei nenhuma resposta conclusiva para as minhas questões.
    Tendo já (quase) concluído a renovação/restauro da minha moradia, queria tratar de isolar a cobertura antes que venham os dias fresquinhos que se aproximam.
    Algumas informações que podem ser relevantes:

    - A estrutura do telhado é de madeira e a telha é a Marselha, não tendo sido substituído, só foi limpo e a madeira tratada com gasóleo+óleo queimado. No futuro a médio prazo (~5 anos) faço intenções de substituir a estrutura e telha por nova.

    - O exterior foi todo revestido a ETICS com EPS de 60MM;

    - A caixilharia foi toda substituída sendo agora de PVC (VIDRO DUPLO BAIXO IMISSIVO 6mm CLIMAGUARD+14+5mm);

    - A placa da casa é feita numa espécie de tijoleira com uns "nervos" em betão com aço entre cada conjunto de tijoleira (como se fosse vigota, mas não é pré-esforçada). A espessura total roda os 11/12cm. Existe por cima da placa várias irregularidades, causadas pela passagem dos tubos de electricidade e caixas de derivação para a iluminação.
    Inicialmente pretendia forrar o telhado por dentro (por trás das traves de madeira) em XPS com 60mm, após falar com algumas pessoas alertaram-me que dado a estrutura ser de madeira, esta devia de respirar livremente (para ajudar na conservação).
    Com base nisso descartei essa opção em detrimento de isolar directamente a placa.
    Neste caso a ideia inicial era colocar as referidas placas de XPS sobre a placa. Após analisar o quão "suave" ela era, ficou também posto de parte dado que as placas não assentariam direitas por causa dos tubos de electricidade e outras (mais pequenas) irregularidades.

    Assim partiu-se para a lã mineral. Mais barata, incombustível (algo que me agrada dado a estrutura ser de madeira) e dá-se às irregularidades da placa.
    Agora a questão mais relevante, qual a espessura a colocar..
    Importa referir que nas divisões a norte (Cozinha, WC e quarto) sempre foram susceptíveis a condensações (apenas no Inverno). Apesar de a casa agora ter uma VMC de fluxo simples e nós abrirmos as janelas sempre que possível, receio que voltem a aparecer as referidas condensações. De momento a humidade dentro ronda os 58/62%, mas já se sabe que de inverno será complicado manter os valores assim razoáveis.

    Serão 100mm de lã mineral (ISOVER, Resistência térmica declarada 2.5 e condutibilidade térmica declarada de 0,040 W/m·K) suficientes para mitigar o problema da condensação ou devo optar pela segunda opção, 80mm+80mm em camada cruzada (com resistência térmica declarada de 2.0, mas seriam 2as camadas)?

    Tenho também outra questão. Sendo o espaço amplamente ventilado acaba sempre por entrar algum lixo. É possível voltar o papel Kraft para cima ou é indispensável a barreira para vapor (mesmo tendo placa)?

    Desde já agradeço a atenção!
    Cumprimentos.
  1.  # 2

    Se a lã ficar na pele exterior do edifício, é vital uma barreira de vapor por cima desta.

    Recomendo Boltherm que além de barreira de vapor faz impermeabilização e algum isolamento térmico e acústico.
    Deve rondar os 2,5€/m2 ou menos, vende-se em rolos ou a metro e é muito fácil de cortar, aplicar e manusear.

    Note que uma casa muito isolada vai sempre estar mais propensa a condensações, para evitar este fenómeno convém ventilar os espaços, usar ar condicionado ou desumidificadores no inverno.

    Para evitar estragos nas molduras de portas e janelas, se tiver muitas condensações, convém usar materiais pétreos, vidrados ou madeiras com pinturas muito resistentes nessas molduras.

    Cumprimentos

    Arq.º Miguel Oliveira
  2.  # 3

    Agradeço a resposta. Quer então dizer que deve sempre tem alguma proteção por cima para que não entre lixo..
    Pelo preço que me indicou fica-me mais barato colocar a segunda camada de lã com o papel Kraft virada para cima, totalizando os 160mm (fica a 1,8€+iva o M2).
    Relativamente a ventilação, nós temos muito essa preocupação, não só pela questão da humidade mas para assegurar a qualidade do ar, e como são divisões pequenas o volume é reduzido acabando por saturar o ar depressa.

    Geralmente estão todas as janelas em oscilo o dia todo, excepto quando está chuva forte ou nevoeiro. Nesses casos está a VMC a trabalhar 24h (tem um caudal máximo de 175m3/h). Retira o ar das divisões a norte (WC, Cozinha e quarto principal).
    A entrada de ar dá-se por umas grelhas reguláveis nas divisões a sul (sala e dois quartos).

    Também temos um desumidificador grandinho que compramos quando a casa foi fechada para secar as humidades. E optamos por tomar os banhos no WC dos anexos para não libertar essa humidade extra dentro de casa.

    O principal problema é que a placa fica gelada no lado norte no Inverno.
    Já efetuei medições e chegamos a ter uma diferença de 7° entre a temperatura a sul e a norte (no ponto onde está no telhado mais próximo da placa).
  3.  # 4

    Mais nenhuma opinião?
    Será preferível colocar duas camadas de 60MM (R combinado de 3.0)?
  4.  # 5

    Sobre a alje de esteira:
    mete as 2x80 cruzada de lã e NÂO METAS qq boltherm ou equivalente.
    com papel kraft voltado para baixo.( para a zona aquecida)

    O sotão/ desvão da cobertura deve estar devidamente ventilado.
  5.  # 6

    Se quiseres, e eu fixz isso na casa dos meus pais, podes aplicar uma tela respirante, tipo TYvek, ou outra marca qq .. más é somente por descargo de consciencia.. / protecção da lã ;)
    • SS1128
    • 3 setembro 2019 editado

     # 7

    Many thanks pela resposta :)
    Relativamente ao papel Kraft, fica então virado para baixo na 1ª camada e virado para cima na segunda, correto? (conforme o esquema anexo)
      esquema.jpg
  6.  # 8

    2xx 80? Porra para que tudo isso?
  7.  # 9

    É exagerado? :)
  8.  # 10

    Uma construção nova leva com 8 a 10cm de xps ou lã numa cobertura plana ou inclinada.. Estão a falar de 16cm. Eu acho exagerado
  9.  # 11

    Pois é essa perceção que eu não tenho :) (infelizmente).

    No CE que fizemos quando compramos a casa (e que usei como base para as melhorias que fizemos, tanto na espessura do EPS como no tipo de caixilharia - exceto no AQS que indicava um painel solar, algo que não me compensa minimamente, gasto 1 botija de propano 11kg a cada 1,5 meses..) indica o seguinte:

    "Aplicação de 80mm de isolamento térmico poliestireno expandido moldado em placas, sobre a laje de tecto da cobertura no desvão do telhado, obtendo-se um valor do coeficiente de transmissão térmica de 0.40 W/(m2ºC)- A solução é constituída por aplicação mecânica e colagem das placas de isolamento sobre a laje horizontal.
    Esta medida reduz as perdas térmicas e elimina as condensações verificadas no interior da habitação, melhorando as condições de conforto dos espaços."

    Dado que a lã é um bocadinho menos eficiente, devo optar por 2x50mm ou 2x60mm?

    Mais uma vez agradeço a vossa ajuda.
  10.  # 12

    sE FOR LA DE ROCHA, O minimo aqui é 100mm. Hà 2 anos era 80mm.... Se for numa zona climática pior no inverno ( estou no Baixo alentejo interior), não acho exagerado os 160mm. ainda por cima foi efectuado um upgrade brutal no isolamento do resto da casa
  11.  # 13

    Colocado por: SS1128ou 2x60mm?

    pode optar por 2x60...
  12.  # 14

    Agradeço a todos as respostas/opiniões. A casa localiza-se no distrito de Aveiro, a 6km (em linha recta) do mar, e a ~350m de um dos braços da Ria. Não sei se é considerado uma zona mais "agreste" climaticamente :)

    Agora, só para juntar mais uma "axa" para a fogueira..a diferença entre 2x80mm e 2x60mm são 71€...

    Por essa diferença, vale a pena os 160mm?
  13.  # 15

    Por 71€ vale.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, Pedro Barradas
  14.  # 16

    Pensei que a diferença de preço fosse mais substancial..assim sendo vai levar com os 160mm.
    Finalmente, é preciso algum cuidado extra na aplicação? Refiro-me a evitar falhas no isolamento.
    Devo unir as mantas entre si com fita? Ou ficam só encostadas?
    Nas margens exteriores devo fechar com alguma coisa? Dada a tipologia do telhado (4 águas) nas pontas ela ficará próxima da telha. Algum cuidado extra a ter aqui? (Peço desculpa pela quantidade de perguntas, mas assim já fica esclarecido para quem procurar fazer o mesmo :))
    Concordam com este comentário: Miguel_Coelho24
  15.  # 17

    Uma ajudinha só para arrumar este assunto? :)
  16.  # 18

    eu so encostei tudo muito bem encostadinho.. a lã adapta-se muito bem...
  17.  # 19

    Então não vale a pela fechar nas pontas, certo?
  18.  # 20

    Fechar contra o quê!!? entende?
 
0.0203 seg. NEW