Iniciar sessão ou registar-se
    • GA
    • 18 setembro 2009 editado

     # 1

    Bom dia,

    Trago uma questão muito simples:
    para fazer um destaque de um terreno no sentido de construir uma moradia na parcela a destacar é obrigatório ter um arquitecto?
    Presumo que para a câmara seja indiferente quem faça a planta de implantação georeferenciada com os limites a vermelho e verde do terreno... a minha questão é se é apenas o arquitecto a fazer isto ou qualquer pessoa que manuseie o autocad pode fazer isso?

    É que o meu arquitecto pede-me 700 euros para o pedido de destaque... !? Enqt eu tinha um "mito urbano" de que qualquer pessoa pode fazer um destaque e que custa "meia dúzia" de euros.

    Obrigado
  1.  # 2

    peça outros orçamentos a arquitectos, é a minha opinião.
    convém que quem faça a casa, faça o trajecto todo, mesmo o destaque.
    cumprimentos
    • GA
    • 18 setembro 2009

     # 3

    Obrigado pelo seu comentário Fernando. A ideia é de facto ser ele a acompanhar todo o trajecto, mas o destaque parece-me algo extra ao trajecto (imagine que eu já tinha o destaque feito antes de falar com ele...) e estou a tentar perceber se de facto tem mesmo que ser o arquitecto a fazer ou se posso encontrar um amigo, um primo ou um parente que me faça isso... ;)

    Já agora, quando me sugere que peça mais orçamentos subentendo que considera um valor elevado para o destaque... estou correcto?
    Obrigado
  2.  # 4

    eu disse isso porque se fosse a mesma pessoa a fazer tudo se calhar o destaque iria-lhe ficar muito mais barato ou mesmo incluido no orçamento, de projecto.
    em quanto ao orçamento...correcto...apesar de puder ser crucificado :)
  3.  # 5

    GA

    penso que é como diz não vejo em lugar nenhum que tem de ser feito por arquitecto e, vão-me crucificar tambem, acho que esse seu arquitecto se vai fazer o projecto da sua casa, devia englobar esse processo de destaque ou mesmo oferecer-lhe, visto que o custo real disso é quase só o preço do levantamento topográfico que penso já será pago pelo cliente.
    • GA
    • 18 setembro 2009

     # 6

    Pois, o levantamento até já está feito e fui eu que o paguei. Só me confirma aquilo que eu próprio pensava. Obg
  4.  # 7

    Sim, não precisa de ser arquitecto... 700€ é abuso. Quando sou eu a fazer o projecto de arquitectura normalmente ofereço o pedido de destaque.
    Com a lei 60/2007 não é necessário ter projecto de arquitectura aprovado ou construção na parcela a destacar.
    • Neon
    • 18 setembro 2009

     # 8

    Ola
    A instrução de um processo de destaque não tem que ser feita por um arquitecto.

    pode tratar você mesmo desde que saiba minimamente o que esta a fazer, pois os destaques também possuem algumas regras. :)

    O orçamento que lhe apresentaram parece ser bastante elevado, irá encontrar mais barato

    Abraços
 
0.0135 seg. NEW