Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: LupanAté parece que dão as casas e 1 gajo não paga nada...


    Lupan ainda não entendeu. A lei está bem feita.

    Se quer reinvestir, não paga mais valias.

    Se não quer reinvestir, paga mais valias apuradas de acordo com a fórmula, que é muito simples, e só paga de acordo com o seu lucro real.
  2.  # 62

    Não é uma questão de não entender, essas contas com o crédito habitação não existiam em 2010, a diferença entre o valor que vendeu e o que deve ao banco para mim é que não faz sentido dado que a casa custou o preço da escritura e foi paga parcelarmente até à nova escritura de venda, a mais valia faria sentido para mim claro é entre o valor de compra e valor de venda, não com o que se deve ao banco ou deixa de dever ao banco... Independentemente de ser reinvestido a valor ou não...
  3.  # 63

    Colocado por: Lupana diferença entre o valor que vendeu e o que deve ao banco para mim é que não faz sentido dado que a casa custou o preço da escritura e foi paga


    O reinvestimento é um benefício fiscal que o estado dá.

    Se nas contas já entra o custo da compra, não o pode duplicar com a dívida ao banco.
    Senão no limite poderia considerar que a casa custava 2x mais.
    Concordam com este comentário: RCF
    • RCF
    • 6 setembro 2019

     # 64

    Colocado por: Lupana diferença entre o valor que vendeu e o que deve ao banco para mim é que não faz sentido


    Colocado por: Lupana mais valia faria sentido para mim claro é entre o valor de compra e valor de venda, não com o que se deve ao banco ou deixa de dever ao banco...

    isso poderia ser muito penalizador para o contribuinte...
    Mas, o que se deve ao banco também apenas interessa para o caso de reinvestimento e não para o caso de pagamento de mais valias.
  4.  # 65

    Colocado por: NTORION

    O reinvestimento é um benefício fiscal que o estado dá.

    Se nas contas já entra o custo da compra, não o pode duplicar com a dívida ao banco.
    Senão no limite poderia considerar que a casa custava 2x mais.
    Concordam com este comentário:RCF


    O reinvestimento quando se tem lucro em imóveis é um beneficio fiscal?? Só pode estar a ser irónico... Se for mos a ver bem as coisas como são na realidade pura e dura o estado é um sócio que toda a gente tem que está sempre com a mão estendida caso o Sr lucre com alguma coisa mas nunca corre riscos é voce e todos nós que corremos. Com isto quero dizer, por acaso a nível de imobiliário agora está bom para vender pois as coisas subiram mas, de 2011 a +-/ 2015 (época baixa) quem teve de vender casa e perdeu dinheiro não vi o estado ou as finanças a ajudar ninguém!!
    O Sr comprou casa por sua conta e risco sem saber nunca o futuro da conjuntura económica e da sua carteira mas se hoje lucrar o estado vai logo bater a sua porta a dizer: Não te esqueças de mim!" - Mas quem correu riscos e dispôs de dinheiro, investiu e fez esforço foi o sr!
    O sr hoje compra umas acções, arrisca e investe capital seu. Tem azar e baixam ou até perde dinheiro nunca vi o estado a ajudar ninguém depois no IRS no acerto de contas nunca. Mas se tem a sorte de duplicar ou triplicar o dinheiro que investiu...Alto! lá está o estado a bater a sua porta a dizer" Não te esqueças de mim"...
    Há coisas com as quais não concordo, este tipo de investimentos que arrisca o pescoço somos nós, quem investe dinheiro e fica sem ele para o bem e mal somos nós e ainda pagamos IMT, IMI, taxas de escrituras e afins...
    Espero que não intrepete mal as minhas palavras mas a realidade é esta.

    Cumprimentos,
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, moinet
    • RCF
    • 6 setembro 2019

     # 66

    Colocado por: Snuffles

    O reinvestimento quando se tem lucro em imóveis é um beneficio fiscal?? Só pode estar a ser irónico... Se for mos a ver bem as coisas como são na realidade pura e dura o estado é um sócio que toda a gente tem que está sempre com a mão estendida caso o Sr lucre com alguma coisa mas nunca corre riscos é voce e todos nós que corremos. Com isto quero dizer, por acaso a nível de imobiliário agora está bom para vender pois as coisas subiram mas, de 2011 a +-/ 2015 (época baixa) quem teve de vender casa e perdeu dinheiro não vi o estado ou as finanças a ajudar ninguém!!
    O Sr comprou casa por sua conta e risco sem saber nunca o futuro da conjuntura económica e da sua carteira mas se hoje lucrar o estado vai logo bater a sua porta a dizer: Não te esqueças de mim!" - Mas quem correu riscos e dispôs de dinheiro, investiu e fez esforço foi o sr!
    O sr hoje compra umas acções, arrisca e investe capital seu. Tem azar e baixam ou até perde dinheiro nunca vi o estado a ajudar ninguém depois no IRS no acerto de contas nunca. Mas se tem a sorte de duplicar ou triplicar o dinheiro que investiu...Alto! lá está o estado a bater a sua porta a dizer" Não te esqueças de mim"...
    Há coisas com as quais não concordo, este tipo de investimentos que arrisca o pescoço somos nós, quem investe dinheiro e fica sem ele para o bem e mal somos nós e ainda pagamos IMT, IMI, taxas de escrituras e afins...
    Espero que não intrepete mal as minhas palavras mas a realidade é esta.

    Cumprimentos,

    Essa distinção que faz entre o Estado e nós, não existe...
    O Estado somos nós!

    Quando temos lucros (rendimentos) contribuímos. Quando temos um azar - ficamos doentes, desempregados, chegamos à velhice, etc - somos beneficiários. Mas, nem precisamos de ter um azar para sermos beneficiários. Somos beneficiários quando usamos uma escola pública, um arruamento público, etc, etc...

    Se poderia ser melhor? Poderia, com certeza... mas...
    Concordam com este comentário: NdaMadeira, treker666
  5.  # 67

    Colocado por: RCFEssa distinção que faz entre o Estado e nós, não existe...
    O Estado somos nós!

    Quando temos lucros (rendimentos) contribuímos. Quando temos um azar - ficamos doentes, desempregados, chegamos à velhice, etc - somos beneficiários. Mas, nem precisamos de ter um azar para sermos beneficiários. Somos beneficiários quando usamos uma escola pública, um arruamento público, etc, etc...

    Se poderia ser melhor? Poderia, com certeza... mas...


    Completamente de acordo.
    Não conheço , a não ser em modelos teóricos liberais extremistas, qualquer pais que viva no sistema de que fala o forista.
    É o caos ao contrário.
    • RCF
    • 6 setembro 2019

     # 68

    Colocado por: NelhasNão conheço , a não ser em modelos teóricos liberais extremistas, qualquer pais que viva no sistema de que fala o forista.

    ou então, países com bons recursos naturais (petróleo, ouro, etc) e que, por isso, possam prescindir dos impostos dos seus concidadãos/contribuintes...
    Ah... e para além desses bons recursos naturais, que tenham uma boa gestão pois, a muitos dos países com bons recursos naturais, falta-lhes bons gestores/governantes..
  6.  # 69

    Colocado por: RCFou então, países com bons recursos naturais


    Esses muitas vezes ainda tributam com mais força os rendimentos mais altos.
    Basta observar a tributação nos EUA aos rendimentos.
  7.  # 70

    Não entrando em muitos detalhes se não não saimos daqui e continua a ser offtopic, essa fatia de que fala que o estado leva bem que podia ser menor... muito menor.
    • RCF
    • 6 setembro 2019

     # 71

    Colocado por: SnufflesNão entrando em muitos detalhes se não não saimos daqui e continua a ser offtopic, essa fatia de que fala que o estado leva bem que podia ser menor... muito menor.

    Pois...
    Colocado por: RCFSe poderia ser melhor? Poderia, com certeza... mas...
  8.  # 72

    E já agora já que estarei breve num caso semelhante em que a mais valia será provavelmente de 25 mil se eu já tiver uma habitação própria permanente não posso reinvestir noutra habitação (que será para arrendar) para não pagar as mais valias? Se optar por pagar as mais valias qual o cálculo a fazer? Disseram me que são 3 anos para reinvestir é isso?
    • RCF
    • 6 setembro 2019

     # 73

    Colocado por: pisciesE já agora já que estarei breve num caso semelhante em que a mais valia será provavelmente de 25 mil se eu já tiver uma habitação própria permanente não posso reinvestir noutra habitação (que será para arrendar) para não pagar as mais valias?

    não. O benefício fiscal apenas é válido para habitação própria permanente.

    Colocado por: pisciesSe optar por pagar as mais valias qual o cálculo a fazer?

    informa essa mais valia no IRS. Pode indicar despesas que possa ter tido com escritura, IMT, aquando da compra, que serão deduzidos a esses 25 mil. Depois, em IRS irão ser tributados metade dessa mais valia. Portanto, se a mais valia for 25 mil, aos seus rendimentos desse anos, acrescerão 12,5 mil (metade de 25 mil) e pagará IRS sobre isso.

    Colocado por: pisciesDisseram me que são 3 anos para reinvestir é isso?

    Sim
  9.  # 74

    O estado? O estado somos nós para contribuir, nas mais imensas variantes, se formos contabilizar IVAS, IRS, IMIS., IMTS e etc...
    Agora a questão é que nós não somos associados, não temos poder de decisão, quanto assessores andam ai a ganhar balúrdios e a não fazer nada?
    Está previsto X orçamento de estado, cada ministério tem a dita fatia e depois há os arregos, depois há os bancos, depois há os Berardos, depois há os Sócrates, depois há as derrapagens dos estado, há os compadrios...
    A nossa sociedade é gerida por 3 ou 4 esferas que põem e dispõem nas decisões... E nós estado contribuímos... Hoje em dia alguém que entre no ministério da saúde que que esperar 10 anos para ascender na carreira e dependendo dos escalões pode subir no máximo até 100 €, há ascensões de 30 € passados de 10 anos,
    falo de pessoal não técnico... Mas o critério é igual para todos o valor de ascensão é que é superior, em caso de ser bom e ter relevantes, os mesmo estão atribuídos por quotas, e só há 25 % disponíveis, ora se forem 5 só uma pessoa pode ter essa avaliação efetiva, ainda que na pratica possa existir 5 desempenhos a esse nível...
  10.  # 75

    Colocado por: SnufflesO reinvestimento quando se tem lucro em imóveis é um beneficio fiscal??


    É, é uma forma de reinvestindo não ser tributado. Todos os benefícios fiscais têm uma contra partida, não existem almoços grátis.

    Colocado por: SnufflesO sr hoje compra umas acções, arrisca e investe capital seu. Tem azar e baixam ou até perde dinheiro nunca vi o estado a ajudar ninguém depois no IRS no acerto de contas nunca


    Não sabe que pode deduzir os prejuízos aos lucros dos anos seguintes?


    O resto é o estado que temos, para o bem e para o mal, está ao alcance de cada um tentar melhorá-lo, ou fugir dele.



    Colocado por: pisciesE já agora já que estarei breve num caso semelhante em que a mais valia será provavelmente de 25 mil se eu já tiver uma habitação própria permanente não posso reinvestir noutra habitação (que será para arrendar) para não pagar as mais valias? Se optar por pagar as mais valias qual o cálculo a fazer? Disseram me que são 3 anos para reinvestir é isso?


    A única hipótese era mudar agora para sua hpp, mas tb a nova teria de a afetar a HPP, mas se a quer arrendar não é possível.
  11.  # 76

    Colocado por: NTORION

    É, é uma forma de reinvestindo não ser tributado. Todos os benefícios fiscais têm uma contra partida, não existem almoços grátis.



    Não sabe que pode deduzir os prejuízos aos lucros dos anos seguintes?


    O resto é o estado que temos, para o bem e para o mal, está ao alcance de cada um tentar melhorá-lo, ou fugir dele.





    A única hipótese era mudar agora para sua hpp, mas tb a nova teria de a afetar a HPP, mas se a quer arrendar não é possível.


    Não concordo! Não é beneficio nenhum... mas prontos não vou bater mais no ceguinho. Isso era tudo muito bonito e até não me importava de ser taxado 50% como nos paises nórdicos se tivesse direito a quase tudo, condicões e apoios como eles tem. E como o user Lupan disse e bem...depois temos Berardos, já para não falar de BPN's, buracos da madeia, BES, etc...e o que é que aconteceu?? O estado enterrou lá dinheiro nosso, seu!! e o que é que eu tenho a ver com a má gestao que um banco faz?? ou a roubalheira que um "visionário teve"? Concorda o estado meter lá desse seu dinheiro do qual voce pagou mais valias de ter vendido a sua casa?? Não me parece.

    Nos moldes de hoje e com a burrice de gestão que nós temos no governo não é beneficio nenhum.
  12.  # 77

    Colocado por: SnufflesNão concordo! Não é beneficio nenhum... mas prontos não vou bater mais no ceguinho


    Nem tem de concordar, nem você nem eu, não fomos nós que fizemos as regras, mas temos de tentar viver com elas.

    Ainda assim vou tentar de novo explicar com um exemplo pq é visto como benefício.
    Caso não existisse a figura do reinvestimento, éramos sempre tributados pela venda de habitação com "lucro", assim foi criada a figura do reinvestimento, permitindo que na hpp tal não aconteça.
  13.  # 78

    Só um complemento ao que já foi dito:

    O reinvestimento pode ser feito nos 3 anos seguintes à data da realização ou nos 2 anos anteriores.

    Quem pensa que pode fugir aos impostos comprando e vendendo casas todos os anos, recorrendo a este benefício, pode ter grandes dissabores porque a AT não anda a dormir e considera que o que se está a fazer é uma atividade que é tributada pela categoria b no IRS.
    Concordam com este comentário: NTORION, moinet
  14.  # 79

    Bem, pelos vistos estava errado nas minhas afirmações anteriores.....não concordo com a maneira que o estado faz as contas, mas é o que temos.

    Supondo que a casa hpp que comprei por 115K, com empréstimo de 98k (ainda a decorrer), é vendida por 150k.
    A outra casa hpp que compraria custava 140k, e o banco emprestava os 85% da praxe. Como ficava a história das contas do reinvestimento?

    As obras que eu poderia fazer nessa nova hpp, poderiam contar como reinvestimento, para diluir as mais valias inerentes da venda, que não tinham sido cobertas pela compra desta nova hpp?
  15.  # 80

    Só na aquisição de terreno é que pode também reinvestir em obras. Caso contrário reinveste ou na compra ou em melhoramentos.

    Isto da fiscalidade é muito complicado, cada caso é um caso que tem de ser analisado por quem tem conhecimentos no assunto.

    A mais valia pode até estar não sujeita ao IRS.

    Há vários artigos da ordem dos contabilistas (occ) sobre o assunto. É ler para ver se fica esclarecido.
    Concordam com este comentário: NTORION
 
0.0297 seg. NEW