Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, pela primeira vez irei por à venda dois imóveis. Tratam-se de dois terrenos rústicos, em que um 6000m^2 declarados no registo predial e o outro tem 1350m^2.
    Soube por uma pessoa que o de 6000m^2 encontra-se numa zona verde, logo só poderá ser vendido como rústico (apesar que relativamente perto existe algumas industrias e casas), e o outro terreno encontra-se junto a casas e terrenos loteados, logo acredito que seja possível passar o meu atual terreno de 1350m^2 para urbano após uma avaliação. O que me sugerem fazer para fazer esta avaliação? Devo dirigir-me à câmara?

    Outra questão, tal como indiquei, um dos terrenos tem 6000m^2 e outro 1350m^2, mas acho que as medições não estão de todo corretas como podem ver em baixo. Poderei requerer uma reavaliação também junto à câmara de Valongo? Muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Terreno com 6000m2, mas segundo a medição dá 7000m2
    6000
    https://i.ibb.co/rfQpjFW/Terreno-Vessada.png

    Terreno com 1350m2, mas dá apenas mais 50m (1400m2)
    1350
    https://i.ibb.co/WnVDJkD/Terreno-Pinguela.png
  2.  # 2

    Tem de meter Topografo, Arquiteto, dando-lhes toda a papelada sobre esses imoveis.
    Fica mais caro, mas é sem duvida muito mais eficaz e digamos que vai jogar pelo seguro.
  3.  # 3

    Também terá de fazer a devida rectificação da área na CRP e na AT, pelo que necessita de levantamento topografico e sim ir à Câmara Municipal consultar o PDM e os técnicos da Autarquia.
  4.  # 4

    Primeiramente devera consultar o pdm da camara e os engenheiros ou arquitetos camararios para ver o que vai podr fazer do terreno.
    So depois é que deve pensar no preço e na venda
  5.  # 5

    Obrigado desde já, eu tenho vindo a consultar o PDM da câmara e não vi nada a nível de infraestruturas previstas em ambos os terrenos. Mas acho que irei começar por consultar a câmara sobre o terreno mais pequeno, porque o maior sinceramente não me acredito muito que consiga algo, ainda por cima estão registadas vinhas até um máximo de 4000m2 em 6000m2 possíveis.
  6.  # 6

    Primeiro têm que chamar um topografo para fazer as medições, porque calcular áreas pelo google maps têm margens de erros grandes. Só com isso é que pode fazer alguma coisa.

    Isso de ser rústico ou urbano não lhe serve de nada estar a alterar isso, só para questão de impostos, o que diz se pode ou não construir é o PDM, que tÊm que consultar para saber se pode ou não construir. Porque ter casas a volta não é indicador de nada
    Concordam com este comentário: mhpinto
  7.  # 7

    Deve falar com os tecnicos da Autarquia. Ninguém melhor do que eles o podem elucidar acerca da viabilidade ou nao de construção, embora aqui também possam aparecer ideias muito úteis.
  8.  # 8

    se quiser saber a area real contrate um topógrafo
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro_MoreiraPrimeiro têm que chamar um topografo para fazer as medições, porque calcular áreas pelo google maps têm margens de erros grandes. Só com isso é que pode fazer alguma coisa.

    Isso de ser rústico ou urbano não lhe serve de nada estar a alterar isso, só para questão de impostos, o que diz se pode ou não construir é o PDM, que tÊm que consultar para saber se pode ou não construir. Porque ter casas a volta não é indicador de nada
    Concordam com este comentário:mhpinto


    Aproveitando o seu comentário, pergunto:
    Havendo os designados "marcos" que delimitam a fronteira entre terrenos, não será mais económico (apesar de menos preciso) proceder à medição entre marcos?
    Isto para terrenos minimamente rectos!
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro_MoreiraPrimeiro têm que chamar um topografo para fazer as medições, porque calcular áreas pelo google maps têm margens de erros grandes. Só com isso é que pode fazer alguma coisa.

    Isso de ser rústico ou urbano não lhe serve de nada estar a alterar isso, só para questão de impostos, o que diz se pode ou não construir é o PDM, que tÊm que consultar para saber se pode ou não construir. Porque ter casas a volta não é indicador de nada
    Concordam com este comentário:mhpinto


    Aproveitando o seu comentário, pergunto:
    Havendo os designados "marcos" que delimitam a fronteira entre terrenos, não será mais económico (apesar de menos preciso) proceder à medição entre marcos?
    Isto para terrenos minimamente rectos!
  11.  # 11

    Colocado por: M.Gomes

    Aproveitando o seu comentário, pergunto:
    Havendo os designados "marcos" que delimitam a fronteira entre terrenos, não será mais económico (apesar de menos preciso) proceder à medição entre marcos?
    Isto para terrenos minimamente rectos!


    O problema é que nenhum dos terrenos não absolutamente retos, e além disso, mesmo que eu meça, o que importa é o que está escrito no papel. A minha intuição é vender ambos os terrenos, mas queria meter tudo em ordem antes. Vou ver se marco uma reunião na câmara para o final deste mês para poder falar sobre isto.
 
0.0167 seg. NEW