Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    O meu tio, com cerca de 80 anos, vive numa habitação social em Leiria. Vivia com a minha tia que faleceu há 2 anos.
    Como o contrato de arrendamento apoiado, com mais de 40 anos e com uma renda mensal de 5€,estava no nome dela, o meu tio, por iniciativa dele, decidiu mudar o nome.

    Entretanto, com o seu rendimento mensal de 507€, recebeu uma atualização de renda de 5€ para 88. Vai ser gradualmente, mas é um valor exponencialmente grande para alguém que nunca falhou uma renda em 40 anos e tem um contrato antigo, anterior à nova lei de arrendamento social.

    Alguém me pode ajudar? Faz sentido este aumento porque o meu tio apenas quis mudar o nome no contrato?
  2.  # 2

    Se faz sentido? Para mim claramente que faz. Acha normal 5 euros de renda?
    Concordam com este comentário: Apostador, Joao Dias
  3.  # 3

    Acho normal o aumento, isso não está em causa. Está em causa é o valor de 88€, que me parece exagerado.
    • eu
    • 8 setembro 2019

     # 4

    Colocado por: joaomachadadaAcho normal o aumento, isso não está em causa. Está em causa é o valor de 88€, que me parece exagerado.


    É de facto um exagero!

    O melhor é sair já dessa casa e procurar uma mais barata.
    Concordam com este comentário: damned, RRRTorres, Apostador, Joao Dias, jjooll, paulo_pereira, BM_18
  4.  # 5

    Colocado por: eu

    É de facto um exagero!

    O melhor é sair já dessa casa e procurar uma mais barata.
    Concordam com este comentário:damned


    A ironia é sempre uma boa ajuda.

    A questão aqui é que é uma habitação construída na década de 70, sem qualquer tipo de intervenção desde então, onde uma pessoa com 84 anos reside há mais de 45 anos.

    Aqui o aumento da renda não está em causa, isso é óbvio que a quantia era irrisória.

    Apenas usei a calculadora do arrendamento apoiado, colocando os valores do meu tio, e deu-me metade do valor que foi sugerido à câmara pagar. Queria saber se alguém tem situações parecidas que conseguissem aconselhar.
  5.  # 6

    Já foi à Camara verificar se houve algum engano? Se lhe dá valores difrentes na simulação, pode ter acontecido... mas o mais certo é ter a ver com a alteração do contrato; sem ir lá saber primeiro a razão, é dificil saber como resolver
    • size
    • 8 setembro 2019

     # 7

    Colocado por: joaomachadadaBoa tarde.

    O meu tio, com cerca de 80 anos, vive numa habitação social em Leiria. Vivia com a minha tia que faleceu há 2 anos.
    Como o contrato de arrendamento apoiado, com mais de 40 anos e com uma renda mensal de 5€,estava no nome dela, o meu tio, por iniciativa dele, decidiu mudar o nome.

    Entretanto, com o seu rendimento mensal de 507€, recebeu uma atualização de renda de 5€ para 88. Vai ser gradualmente, mas é um valor exponencialmente grande para alguém que nunca falhou uma renda em 40 anos e tem um contrato antigo, anterior à nova lei de arrendamento social.

    Alguém me pode ajudar? Faz sentido este aumento porque o meu tio apenas quis mudar o nome no contrato?


    Há que ponderar todos os factores que possam estar envolvidos nesse processo .
    À partida é inadmissível que actualmente possa existir uma renda de casa de € 5,00, mesmo que renda social, quando o arrendatário tem um rendimento de, pelo menos, € 507,00.
    Falta saber, se ao longo dos anos foi ou não actualizada essa renda ?
    O Município, procedeu agora ou não, a uma actualização justa ?
    O cálculo do valor da renda social não depende da idade do arrendatário, mas sim do valor do preço técnico calculado pelo Municipio e do valor dos rendimentos do arrendatário.
    Não será de presumir que o´Município possa estar a cometer alguma ilegalidade

    Por isso, terão, necessariamente de solicitar os devidos esclarecimentos junto dos serviços técnicos da Câmara.
  6.  # 8

    Colocado por: joaomachadadaBoa tarde.

    O meu tio, com cerca de 80 anos, vive numa habitação social em Leiria. Vivia com a minha tia que faleceu há 2 anos.
    Como o contrato de arrendamento apoiado, com mais de 40 anos e com uma renda mensal de 5€,estava no nome dela, o meu tio, por iniciativa dele, decidiu mudar o nome.

    Entretanto, com o seu rendimento mensal de 507€, recebeu uma atualização de renda de 5€ para 88. Vai ser gradualmente, mas é um valor exponencialmente grande para alguém que nunca falhou uma renda em 40 anos e tem um contrato antigo, anterior à nova lei de arrendamento social.

    Alguém me pode ajudar? Faz sentido este aumento porque o meu tio apenas quis mudar o nome no contrato?


    o erro foi ter alterado a titularidade do contrato = actualização de rendas
    os serviços devem ter efectuado actualização face ao NIB do novo contrato
  7.  # 9

    Colocado por: joaomachadadarecebeu uma atualização de renda de 5€ para 88. Vai ser gradualmente


    Acho que não faz sentido nenhum sequer apresentar a mínima reivindicação.
    Acho que deviam estar felizes por tao insignificante valor para ter um teto debaixo da cabeça.
    Nem sequer devia ser um problema.
    Concordam com este comentário: Nasa1989, eu
  8.  # 10

    Eu fico admirado como há rendas de 5€ e ainda ficam indignadas as pessoas que nunca foi feito nenhum arranjo no prédio, o bairro deve ter custado milhões a ser construído e nunca mais na vida vai ser pago.

    Um casal com 30/40 anos têm pior qualidade de vida, têm que pagar no mínimo dos mínimos 500€ a 600€ para ter um tecto
    Concordam com este comentário: Nasa1989, hnogueira, eu
 
0.0169 seg. NEW