Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 12 setembro 2019 editado

     # 21

    Colocado por: sbcnvaquele gostinho de fumado

    Mas isso, supostamente, faz mal à saúde...

    Colocado por: sbcnvBasta deixar a gás com a tampa fechada

    Colocado por: Pedro_Moreiranum grelhador a gás (se tiver tampa)

    O problema é que, se tiver tampa (e grelharmos com ela fechada) já não grelha apenas. Também coze...

    Um realmente bom a gás não tem tampa... são os de utilização profissional, que muito boa gente, quando come os grelhadas fica convencida que são a carvão. Há uns tempos tive uma experiência dessas com um amigo, num restaurante. Ele até queria apostar comigo em como os grelhados eram a carvão.... mas, eram a gás.
  1.  # 22

    Colocado por: sbcnvQuanto a sujidade a gás, n acho isso problema. Basta deixar a gás com a tampa fechada outros 10-15 min com os bichos no máximo e incinera tudo


    Isso no meu não chega (também não custou o mesmo).
    A grelha fica melhor depois de 10m de queima, mas não me retira tudo, tenho de a raspar. Isto para não falar de 10m ou 15 de gás gasto para a brincadeira. E o raspar, normalmente deixa-me o terraço sempre sujo. Pois aquilo salta por todo o lado.
    Agora as pedras e o tabuleiro com a água, dizer que fica sujo é ser simpático. E isso só lavando. As pedras só quaimando-as.

    Tenho saudades das minhas fogueiras em que no auge da queima, o ferro da grelha até ficava vermelho.
    Mas não tenho saudades do fumo, para mim foi uma solução de compromisso.
  2.  # 23

    Não é cozer, estás a assar, se colocares a tampa fica como um forno. Um bom grelhado de carne, primeiro faz-se o selar da carne e depois deixa-se assar para cozinhar por dentro.

    O fumo não é das coisas mais saudáveis, é um facto, um uso abusivo de produtos de fumeiro aumentam o risco de cancro.

    Atenção que os restaurantes têm muitos truques :P porque há "fumo liquido", não é preciso usar carvão ou madeira para deixar o alimento com sabor a fumo, a maior parte dos produtos de fumeiro são assim feitos
  3.  # 24

    Acho que ninguém pode negar a "magia" de uma fogueira e um churrasco a moda antiga :) mas em apartamentos ou moradias muito próximas nem sempre é possível porque vai fumo para todo o lado e o nosso churrasco não deve causar transtornos aos vizinhos, aí o a gás acho uma excelente solução
    Concordam com este comentário: Extravagancia
    • sbcnv
    • 12 setembro 2019 editado

     # 25

    Colocado por: RCF
    Mas isso, supostamente, faz mal à saúde...



    O problema é que, se tiver tampa (e grelharmos com ela fechada) já não grelha apenas. Também coze...

    Um realmente bom a gás não tem tampa... são os de utilização profissional, que muito boa gente, quando come os grelhadas fica convencida que são a carvão. Há uns tempos tive uma experiência dessas com um amigo, num restaurante. Ele até queria apostar comigo em como os grelhados eram a carvão.... mas, eram a gás.


    Ahn? Coze? Coze nada. Tampa fechada mantem o quente la dentro. Bicos no maximo, tampa fechada e vai ver se coze alguma coisa. E quando referi fechar a tampa para limpar o grelhador, e depois de grelhar, para incinerar os restos. Transforma tudo em cinza praticamente.

    Os bons a gas nao teem tampa?

    Entao estes todos devem estar enganados:



    Este e o meu.

    Ou entao um de 12 mil euros:

    • RCF
    • 12 setembro 2019

     # 26

    Colocado por: sbcnvAhn? Coze? Coze nada.

    pois não... não coze, assa!
  4.  # 27

    Colocado por: RCF
    pois não... não coze, assa!


    Isto deve ser tudo assados entao.











    Todos sempre com tampa fechada. Quer-se o mais quente possivel, logo tampa fechada.
    • RCF
    • 12 setembro 2019

     # 28

    Colocado por: sbcnvQuer-se o mais quente possivel, logo tampa fechada.

    isso faz efeito "forno". E o forno assa... não sei qual a dúvida...

    Se é mau? talvez não... é o típico estilo barbecue americano.
    Concordam com este comentário: JotaP
    • sbcnv
    • 12 setembro 2019 editado

     # 29

    Colocado por: RCF
    isso faz efeito "forno". E o forno assa... não sei qual a dúvida...

    Se é mau? talvez não... é o típico estilo barbecue americano.


    o unico que pode considerar assado nas fotografias e a ultima e mesmo assim levou grelha em cima final. o resto e tudo grelhado.

    Grelhado = tudo o que tem calor directo, seja atraves de carvao ou chama, com ou sem tempa fechada. Temperatura acima dos 300-400C

    Assado = o calor e indirecto, com tampa fechada de forma ao calor indirecto circular. Temperatura nos 150-250C

    BBQ e completamente diferente e nao tem nada a ver com grelhar. E uma espcie de assado de muito longa duracao (chama indirecta a baixas temperaturas e acima de 14 horas geralmente) - a ultima fotografia e um exemplo de BBQ, temperatura indirecta, cozinhado muito lentamente e nao muito quente (entre 100-120 graus C)
    • RCF
    • 12 setembro 2019

     # 30

    Colocado por: sbcnvBBQ e completamente diferente e nao tem nada a ver com grelhar. E uma espcie de assado de muito longa duracao (chama indirecta a baixas temperaturas e acima de 14 horas geralmente)


    isso mais parece chanfana...
  5.  # 31

    Isso ja n sei. Chanfana pode ser o nome portugues do BBQ possivelmente. Barbecue e exactament eo que referi. Longa duracao, indirecto e temperatura baixa.
  6.  # 32

    Chanfana?!
    "A chanfana é um prato de origem popular tradicional de Portugal. É um prato à base de carne de cabra, tradicionalmente já velha, assada dentro de caçoilas de barro preto em fornos a lenha, mergulhada em vinho tinto, alho, folhas de louro, pimenta, colorau e sal"
  7.  # 33

    Essas ribs estão com um aspecto fenomenal.

    Eu faço também assados de cabrito, pernil de porco ou de perna de borrego, que levam cerca de 5 horas a 150°c... Ficam assim caramelizada, tenra a saltar dos ossos.
  8.  # 34

    @Pedro Barradas, em liquido, seja qual for, não se assa... ai a net :)

    As ribs tem bom ar (um pouco de carbono a mais, mas vá), mas falta a foto do corte... para validar o suco por dentro (lol)

    Sugestão: grelhem/assem os nacos onde quiserem, mas experimentem selar antes numa chapa lisa de ferro fundido "quentinha"; se previamente tratada ainda melhor
  9.  # 35

    As ribs n tem carbono. Aquilo n está chamuscado mas sim castanho :) apenas o molho bbq que foi caramelizado.

    Fall off the bone. Dava para comer só com o garfo, aliás, até tive ter cuidado a mexer para não se desfazer tudo
  10.  # 36

    Acredito... disse que tinham bom ar :) mas as riscas têm carbono, ainda que superficial, o castanho. Tenho experiência (l0l)... Não se preocupe, os diamantes também são carbono; mas selada na chapa.... hum
  11.  # 37

    leonor... um assado é um assado, mas qual NET!!?
    O assado é uma técnica culinária que consiste em preparar alimentos com calor seco, seja no forno, numa grelha sobre um fogão, numa churrasqueira, ou mesmo numa panela com pouco líquido.

    No caso concreto dos meus assados, é num tabuleiro, no forno, com um pouco de liquido no fundo... Os assados emPortugal são como!!?
    O que vê nas ribs é a caramelização suoerficial... por exemplo eu tenho feito com mela e/ou melaço de cana, as ribs nos Estates levam esse tipo de produtos, e o assado, é ao mesmo tempo fumado... há de pesquisar.

    Alguns exemplos ( meus)




  12.  # 38

    Mostrar isso sem convidar para almoçar é muito má educação :P há muitas técnicas de churrasco, os argentinos fazem churrascos muito bons. Por norma colocamos o carvão fazemos as brasas e carne ou peixe e em 15 minutos está a sair do fogareiro :P mas quando existe disponibilidade, fazer algo no churrasco que demore horas, a comida ganha um sabor espetacular
  13.  # 39

    Belissimo aspecto...
    Sim isso são assados; referia-me à definição chanfana, àquela em que a carne para é cozinhada com muito líquido, não é um assado...
    Na terra do meu pai antigamente, ficava a noite toda no caldeirão com fogo pequeno por baixo... ao almoço, também na hora de antigamente, estava pronta
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 40

    Colocado por: leonorbeferia-me à definição chanfana, àquela em que a carne para é cozinhada com muito líquido, não é um assado...

    Pois, é "assada" porque é normalmente feita no forno... mas percebo, acaba por ser um estufado.
 
0.0322 seg. NEW