Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ****Na nossa realidade uma casa bem projetada e concebida nem de estores precisa .


    Com que custos, sabe dizer?
  2.  # 22

    Não tem que ver com o projecto, tem que ver com o comportamento térmico do edifício.

    Um edifício sem protecções solares exteriores obriga a instalar vidros mais selectivos ou altamente selectivos. Com vidros assim desperdiça-se muita energia gratuita no inverno, que permitia aquecer o edifício gratuitamente. O vidro, ao contrário das protecções solares móveis, está sempre lá, não dá para recolher ou activar.

    Tecnicamente tudo se faz, mas há sempre mais desequilíbrios. Termicamente, não há nada como protecções solares exteriores, o que não é a mesma coisa que dizer que não há outras opções ou que não sejam eficientes, simplesmente as protecções solares são sempre o cenário ideal. Tal como o isolamento térmico pelo exterior, há cenários ideais e outras soluções que também são boas, mas bom não é a mesma coisa que ideal.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, CMartin
  3.  # 23

    Colocado por: ****

    Não gosto de râcio nem de percentagens , cada casa é uma cada, mas posso falar da última se calcular as minhas horas e o que está lá tenho 30 mil euros a mais que o meu vizinho do lado e falamos de uma passivhouse.

    Ps: e não precisa de arrefecimento.


    Para ser uma Passive House teria que ter sido calculada por um passive house designer, com recurso ao PHPP, com validação de todos os parâmetros de cálculo e com validação da execução por um passive house certifier.

    Que eu saiba, em Portugal o que há é em Aveiro. O resto não são passive houses. E mesmo as passive houses precisam de arrefecimento, numa determinada quantidade de tempo, devidamente validada no PHPP. E isto dito por quem as projecta, divulga e vive nelas - o que não quer dizer que não tenham excelente comportamento térmico, mas como em tudo, lá há um dia ou outro onde o arrefecimento faz mesmo falta.

    Por outro lado, já se fizeram estudos a demonstrar que na nossa orla costeira é possível atingir um comportamento térmico similar ao de uma passive house (o que é diferente de "ser uma passive house") apenas com recurso a ventilação natural, por isso acredito que sim, que tenha bom comportamento no verão. Mas este verão também não foi propriamente um grande ensaio para tirar todas as teimas, digo eu.
  4.  # 24

    Colocado por: ****O comportamento térmico de um edifício é muito mais que a parte opaca , vai desde a concentração de pessoas , ao traçado de águas, etccccc, é um conjunto e não um componente , claro que o vidro é importante , mas o que perde com uma coisa , pode ser compensado com outra .


    Ma o vidro é o componente mais importante numa passive house ou numa casa de baixas necessidades energéticas, é por ele que se processam as maiores trocas de calor durante todo o ano, seja no inverno, seja no verão. Com prós e contras em todas as opções. E o pior é que um vidro bom para o verão é mau para o inverno e vice-versa e a melhor maneira de ter o melhor dos 2 mundos é recorrendo a protecções solares exteriores. Não é a única solução, mas é sempre a melhor, assim a arquitectura o permita.

    PS: para mim também era capaz de usar protecções solares interiores, mesmo depois de tudo o que escrevi. Mas tecnicamente mantenho o que disse, proteger pelo exterior é sempre preferível. Se gostamos ou não e se estamos dispostos a aceitar todas as contingências de não o fazer... fica ao critério de cada um, nada contra. Cada cabeça sua sentença.
  5.  # 25

    Colocado por: ****A quem vá a formações da passivhouse gratuitas e existem os outros que as fazem a pagar , inclusive os exames ....
      4A0BD64A-6331-4CDF-BE9C-533D83AC1D20.jpeg


    Isso quer dizer o exactamente o quê? A sério que não percebi, mas pode ser problema meu...
  6.  # 26

    Sim, ok, esclarecido. E o acompanhamento de obra, quem fez? Anda aí uma polémica relativamente grande com edifícios que estão a ser vendidos (e premiados) como Passive House, mas cujo controlo apenas existiu ao nível do projecto.

    E para ser PH precisa de acompanhamento da obra, inclusivé por exemplo o blower door test, que sei que foi feito nesse caso, mas não só, toda a restante execução tem que ser acompanhada e documentada.
  7.  # 27

    Mas para ser validado tem que ser um certifier a fazê-lo e foi esse o problema em vários casos de várias construtoras em Aveiro, por exemplo, umas em LSF e outras tradicionais.

    O blower door sei que fizeste, não há discussão nenhuma nisso, falámos nisso na altura. Mas pacífico, já cá não está quem falou, fico à espera que a casa apareça mapeada.
    • acj
    • 11 setembro 2019

     # 28

    Lol
    Quartos com 10m2, e com mais de 30m2 para escadas, corredor e circulações... granda passive house
    • acj
    • 11 setembro 2019

     # 29

    Meta a planta a comprovar
    • acj
    • 11 setembro 2019

     # 30

    copiar quartos com 10m2?
    wc social com 1m2 lolllllll
    • acj
    • 11 setembro 2019

     # 31

    Ahhhhh anda desactualizado

    Isso näo foi avante, o pdm mudou, fiquei com o menino nas mäos.

    A actual foi construida com 303m2, térrea na mesma com 1600m2 de terreno.
    Näo é passive house, mas espaço näo falta lol
    • acj
    • 11 setembro 2019

     # 32

    A vista para o exterior está top, boa paisagem...isso é reboco fibrado ou tradicional? lollll
    • acj
    • 11 setembro 2019

     # 33

    Eu näo ando aqui com caganças só porque vou ter um certificado no hall, você é que nos topicos dos outros manda sempre a dica dos projetinhos coitados....

    ponha a sua e veja se recebe criticas ou näo...
    • VLCP
    • 11 setembro 2019 editado

     # 34

    Obrigado a todos pelos comentários.

    Pelo que percebi posso ter alguns dissabores com o comportamento térmico da casa ( apesar da mesma ter o chamado capoto).
    Também fiz uma visita à mesma durante a tarde, num dia em que rondavam uns 30ºC exteriores e, com os estores para baixo, a casa não me pareceu quente. Apenas o poderei confirmar quando for para lá ( algures fins de Novembro, uma vez que quero fazer umas melhorias estéticas antes de me mudar).
    • FFAD
    • 11 setembro 2019

     # 35

    Tenho familiares com estores interiores que nem sei se podem ser considerados estores, pois parecem mais cortinas blackout, e tenho alguma relutãncia. Não tanto tem termos de comportamento termico, mas segurança. Tanto em termos de furtos como de protecção do próprio vidro contra eventuais tempestades onde podem vir estilhaços.
  8.  # 36

    Atenção que os estores que aqui tenho falado são as vulgares persianas, pois no certificado energético aqui colocado fala em "caixas de estores", que só existem nas persianas, por isso, aquilo que disse em termos de segurança e perigo de queimaduras aplica-se a persianas interiores, no caso de serem metálicas.

    Tudo o resto se mantém, nomeadamente o facto de não ser uma solução muito amiga duim clima confortável no verão, mas a perigosidade da solução só se coloca se estivermos a falar de persianas interiores, como eu entendi que era o caso. Se forem blackouts já ninguém se queima de lá meter a mão...
  9.  # 37

    Colocado por: VLCPObrigado a todos pelos comentários.

    Pelo que percebi posso ter alguns dissabores com o comportamento térmico da casa ( apesar da mesma ter o chamado capoto).
    Também fiz uma visita à mesma durante a tarde, num dia em que rondavam uns 30ºC exteriores e, com os estores para baixo, a casa não me pareceu quente. Apenas o poderei confirmar quando for para lá ( algures fins de Novembro, uma vez que quero fazer umas melhorias estéticas antes de me mudar).


    O capoto, por reter mais a energia, em última análise até acaba por fazer com que a casa aqueça um pouco mais no verão, precisamente porque dificulta a dissipação desse calor.

    O capoto é para ajudar no inverno, quem quer conforto no verão tem que mexer nos vidros, nas protecções e nas palas. E se a construção for pesada (alvenaria, betão), mais ajuda.
  10.  # 38

    Colocado por: SkinkxMas percebem mesmo? Ou dizem que percebem? É que se defendem os estores pelo interior na realidade não percebem é nada de nada...


    Exatamente... Estava a ser irónico!
  11.  # 39

    Colocado por: ****Também qualquer pala a nascente e a poente , resolve . Inclusive nem precisa muitas vezes .


    Sr. arquiteto, não diga uma coisa dessas... Uma pala a poente é completamente inútil.
    • VLCP
    • 11 setembro 2019

     # 40

    Colocado por: SkinkxAtenção que os estores que aqui tenho falado são as vulgares persianas, pois no certificado energético aqui colocado fala em "caixas de estores", que só existem nas persianas, por isso, aquilo que disse em termos de segurança e perigo de queimaduras aplica-se a persianas interiores, no caso de serem metálicas.

    Tudo o resto se mantém, nomeadamente o facto de não ser uma solução muito amiga duim clima confortável no verão, mas a perigosidade da solução só se coloca se estivermos a falar de persianas interiores, como eu entendi que era o caso. Se forem blackouts já ninguém se queima de lá meter a mão...


    Sim, os estores são na verdade "persianas". ( Para mim era a mesma coisa, mas estou a ver que não). Creio que são em PVC. Mas, mais uma vez, só quando for para lá posso confirmar.
 
0.0223 seg. NEW