Iniciar sessão ou registar-se
    • elly
    • 19 setembro 2009 editado

     # 1

    Comprei uma casa com traça antiga e o característico chão de madeira de tábua corrida que está envernizado e ficou muito bonito, mas receio que se venha a estragar. como devo fazer para o manter assim com tão bom aspecto? qual a melhor forma de o limpar e tratar?

    Aplicar cera será uma boa opção?
    Agradeço as vossas sugestões!
    obrigada!
  1.  # 2

    Como é que está agora? envernizado?
  2.  # 3

    Olá!

    Desde já parabéns pela compra de uma casa antiga! O soalho corrido é muito bonito e merece altuns cuidados. O segredo não está na manutenção mas sim na conservação. Em relação à limpeza pode sempre comprar um produto tipo novicera chãos envernizados. Em relação à conservação, compre para todos os móveis as almofadinhas para não riscar o soalho. Mesmo naqueles móveis que ache que nunca vão ser arrastados!
    No caso do soalho ser encerado use a cera líquida "cerole", vendida em qualquer drogaria. Aplique-a com um pincel e passe uma enceradora electrica quando estiver seca.

    Tenha em conta o tipo de madeira do soalho. Cada madeira requer cuidados específicos. Carvalho, pinho, sucupira, faia,etc, são tudo madeiras diferentes!


    Espero ter ajudado!
  3.  # 4

    meu caro,

    se está envernizado, apenas agua e um pouco de vinagre com a esfregona quase seca

    ab
    • elly
    • 21 setembro 2009

     # 5

    Desde já muito obrigada a todos!
    O chão está envernizado e é de pinho.
    A minha ideia era passar algum tipo de cera ou de produto que criasse uma "capa" protectora. Sou muito cuidadosa com o chão e já coloquei as tais almofadinhas, muito uteis para preservar o chão mas também para "arrastar" os móveis, sem esforço! Vamos lá ver se assim consigo manter o chão bonitinho por uns anos ;)

    muito obrigada
  4.  # 6

    elly depende da utilização que der ao piso, mas vai sempre passar por envernizar de x em x tempo, da primeira vez veja conte o tempo +- que decorrer da primeira aplicação à segunda, e depois é repetir essa aplicação em frente.
    marcas e tipos não sei dizer, mas procure sempre algo menos sintetico possivel.
    cumprimentos
  5.  # 7

    não será sempre esse "lindo" chão - é como uma mesa de madeira maciça, todos os riscos, todas as falhas... tem uma hitoria e é isso que a torna bela

    não quero dizer com isto para estragar o chão, mas deixe que o tempo passe por ele e que ele possa contar historias dentro de uns anos

    ab
  6.  # 8

    um chão de pinho é um bom chão? e de riga?
  7.  # 9

    o que pretende perguntar é se a dureza dessa madeira é boa?

    a resposta só pode ser positiva - é uma madeira utilizada à seculos - mas existe outras mais rijas principalmente de paises tropicais

    ab
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus80
    • yur
    • 22 setembro 2009

     # 10

    Colocado por: anajesus80um chão de pinho é um bom chão? e de riga?

    Boas
    se for mesmo de riga dura muito mais que o cimento e mais e uma das madeiras mais caras do mercado
    e lógico se for riga velha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus80
  8.  # 11

    desde já mt obrigado pelas respostas!
    só sei o nome do tipo de riga: riga natural! acham q é boa? ou é melhor eu n me meter nisso?
 
0.0150 seg. NEW