Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho um alpendre que pretendia fechar para o tornar mais acolhedor, visto que estou numa zona um pouco ventosa e rural(onde fica sempre tudo cheio das poeiras e sujidade). Neste sentido estive a recolher orçamentos (3) e queria perceber se os valores estão dentro do expectável e do que o mercado faz atualmente ou se existem opções mais económicas para o fazer. Recolhi dois orçamentos para fechar em vidro e outro para fechar em caixilharia de aluminio.

    Na imagem abaixo conseguem ver o esquema que representa o Alpendre.
    Para as zonas de passagem queria algo funcional e que permitisse estar facilmente aberto para o ar circular e permitir fazer do alpendre tb um local para secar a roupa no Inverno.

    Orçamentos para fechar tudo em vidro (Vidro incolor 10MM temperado e peças cromado MATE):
    O V2 será fixo e divido em 3 vidros: 1200€ + IVA.
    Para o V1 a hipótese que me agrada mais é ter duas partes fixas e uma porta de correr: 1600+IVA.
    Para o V3 o que queria era as cortinas de vidro, mas os orçamentos que tenho são todos muito caros: 1700 + IVA por cortina de vidro e 1200+IVA por sistema de fole.

    Orçamento para fechar em aluminio lacado branco com vidro laminado 4 +4: valor total de 3200€ C/IVA
    O V2 será fixo e divido em 3 vidros;
    O V1 será constituido por 2 partes fixas e uma porta de correr;
    O V3 será constituido por 1 parte fixa e uma porta de correr.

    Em relação a ambos os sistemas, procurei evitar as calhas nas zonas definidas como de passagem, mas ainda não percebi muito bem como irá funcionar para evitar a entrada de águas da chuva, pois nos sistemas de vidro não tem suporte inferioro. Alguém sabe como funciona?

    Estou mais inclinado para fechar tudo em vidro, mas gostaria de perceber se me conseguem ajudar a perceber se as opções apresentadas são "boas" ou se devo ter alguns cuidados e procurar outras soluções.

    Muito obrigado.

    NHenriques
      Alpendre_Fechar.JPG
  2.  # 2

    Independentemente da solução para fechar o alpendre, tenha em conta que essa obra pode depois de feita não ser possível de legalizar caso a edificação já tenha esgotado a área máxima permitida para o seu imóvel.
  3.  # 3

    Hmm... Por acaso não sei como avaliar esta situação... temos uma ideia dos custos de legalização deste tipo de situações?
  4.  # 4

    Gabinete OP, se não fechar totalmente mantêm o mesmo enquadramento?

    Obrigado.
  5.  # 5

    Ninguém tem opinião sobre os valores recolhidos? Não têm experiências para partilhar nesta área?
  6.  # 6

    fazer do alpendre uma estufa , nunca é solução boa.
    em que zona do pais se situa a casa?
    Que vidros escolheu para a marquise? qual a orientação solar desse alpendre?
    Legalizar isso, bom para mim, é ilegalizável. Fundamentalmente porque, torna os compartimentos interiores, sem reunir as condições de iluminação e ventilação naturais exigidas aos compartimentos habitáveis.

    Eu ainda assim, querendo iria para uma solução em cortina de vidro. se for possivel.
    Essas cortinas tem uma vedação hidraulica em baixo... mas depende das marcas. tem de ver.
    Isso depois para limpar deve ser um horror ;)

    PS:Mas precisa fechar tudo!!? o alpendre per si, não consegue proteger a roupa ?

    Meta lá aqui uma foto desse alpendre.
  7.  # 7

    Bom dia

    Obrigado pela sua opinião Pedro.

    Tentando responder às suas questões.

    A casa situa-se na zona oeste (Torres Vedras) e o alpendre apanha sol até as 12H (fica virado a Este), sendo que as 12H o sol incidente apenas pela lateral (V3) mais pequena a "fechar"(mesmo durante a manhã o sol atualmente não incide totalmente pois o vizinho colocou cebes e elas fazem sombra sobre grande parte dessa zona).

    Não percebi esta sua expressão: "sem reunir as condições de iluminação e ventilação naturais exigidas aos compartimentos habitáveis"?

    Dos orçamentos que recebi nenhum indicou a vedação hidraulica em baixo, mas posso questionar.

    Não preciso de fechar tudo, e por isso tb é uma hipótese deixar o V3 por fechar. Porquê o V3? é a orientação de onde penso que entra menos vento e "lixo": entenda-se como lixo poeiras e tudo o que pode voar de uma zona de fazendas - posso indicar que nas semanas de maior vento chego a ficar com o apendre completamente cheio de pó, o que casos em que colocamos roupa a secar, tb deve ficar com esse pó.

    Obrigado.
  8.  # 8

    Ninguém para opinar?
 
0.0137 seg. NEW