Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Esta semana estive de férias e dediquei-me a passar por lojas especialistas em AQS, ACs, Aquecimento central e afins...
    Numa das ditas lojas foi-me apresentada uma solução para AQS de uma marca portuguesa que era substancialmente mais barata que os tradicionais painéis solares + resistência eléctrica e que para o tipo de consumo do meu agregado familiar acho que faz mais sentido.

    No projeto inicial está contemplado o "tradicional" painel duplo no telhado com um reservatório de 200litros, mas liguei para quem me fez o projeto e ele diz que posso alterar a solução de AQS.

    A solução que mais me agradou foi uma bomba de calor da Energie - Aquapura Split (neste caso seria a de 160 litros) - 1400€+iva+montagem (ronda os 2mil€, as soluções com os painéis são de 3mil pra cima)
    Acho que a capacidade é mais que suficiente, eu tomo banho no trabalho, a minha mulher costuma tomar de manhã e a nossa filha toma ao fim do dia, pelo que não precisaríamos de ter uma capacidade muito grande, mesmo mais 2 ou 3 banhos seguidos deve aguentar.

    Será que é bom de mais para ser verdade?

    https://www.energie.pt/images/pdf/folhetos/SPLIT_160i_MURAL_A4_PT_R0V0012019.pdf
  2.  # 2

    É uma boa solução, terá sempre agua quente quer faça sol ou faça chuva.

    Acrescente na torneira de maior consumo, uma torneira termostática que melhora a economia da água quente.

    Da minha parte sou mais ecologista e dou preferência aos painéis solares, com contador bi-horario, mas é uma solução que não é facil para o comum do mortais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  3.  # 3

    Também sou a favor das energias renováveis e tudo mais, mas se um sistema de painéis solares em 4/5 meses consome o mesmo que um sistema de bomba de calor em 12, não lhe vejo grande vantagem "verde", além de que em manutenção deverá ser mais dispendioso (pelo que me foi dito)
  4.  # 4

    Colocado por: rjmpirespelo que me foi dito
    e assumiu isso como verdade absoluta, o que é errado, existem muitos sistemas no mercado, infelizmente adora-se trabalhar com os de menor qualidade mas na maioria das vezes pouco mais fazem do que poder dizer que tem.
  5.  # 5

    Não assumi como verdade absoluta, mas os argumentos pareceram-me válidos além de que em 2 sítios que fui vendem várias soluções, entre elas o painel solar e as bombas de calor, sendo o painel solar mais caro no momento da aquisição não me pareceu que me quisessem enganar empurrando algo mais barato...
    Mas lá está, quem não sabe é como quem não vê, e infelizmente por vezes tenho que me deixar levar pelo que me dizem, pois não percebo do assunto
  6.  # 6

    existe sempre uma necessidade de adaptação das pessoas ao sistema instalado e vice versa.
  7.  # 7

    Colocado por: mtavaresexiste sempre uma necessidade de adaptação das pessoas ao sistema instalado e vice versa.

    Isso concordo e tem lógica, em ambos os casos teria mais lógica tomar banho ao fim do dia, depois de se aproveitar a temperatura mais alta durante o dia.

    Pelo que entendi o sistema da bomba de calor não necessitaria de grande manutenção e também teria menos perdas pelo facto de o reservatório de água estar dentro de casa.
    Já com os painéis solares, vivendo eu num sítio com bastante sol, podia aproveitar essa energia "grátis", tendo que ter um apoio extra nos dias de frio/pouca luminosidade.

    A minha questão ia mais no sentido de que tipo de solução sairia mais barata(e que desse menos chatices) ao fim de alguns anos 5-10. Claro que compreendo que o tipo de utilização vai influenciar a despesa com cada um, mas não sei até que ponto as manutenções periódicas do painel solar iriam diminuir a vantagem de aquisição.
 
0.0115 seg. NEW