Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos, gostaria de saber se me podem ajudar, tenho a minha casa á venda em várias imobiliarias e há pouco tempo ouve um potencial comprador que me visitou a casa duas vezes vindo por duas imobiliarias diferentes, mas a primeira tem uma comissão mais alta que a segunda. A pergunta é:
    - Será que posso escollher a imobiliária que melhor me convier ou tenho que vender através da primeira que me trouxe o cliente.

    Desde já Obrigado
    Elias
  2.  # 2

    Eu como vendedor de um apartamento há uns 3 anos diria... APROVEITE e não corra riscos, que a coisa não está fácil para o mercado da venda em segunda mão...
  3.  # 3

    Não se preocupe, se uma imobiliária cobra mais que a outra você venda pela que fizer mais barato. Melhor ainda, se o interessado na casa for inteligente, falará consigo directamente (Como você não tem nenhum contrato em exclusivo pode ser você a vender e não terá que pagar nada a ninguém...)...é pouco ético? É, mas se eles trabalham assim já conhecem os riscos.É ilegal? NÃO!! Então, arranje maneira de saber o contacto da pessoa interessada e fale directamente com ela.
  4.  # 4

    Quer dizer mesmo que o cliente tenha vindo através de uma imobiliária, poderei vender-lhe a casa directamente se tiver o contacto do mesmo?


    Desde já Obrigado
    Elias
    •  
      FD
    • 21 setembro 2009 editado

     # 5

    Colocado por: EuliasQuer dizer mesmo que o cliente tenha vindo através de uma imobiliária, poderei vender-lhe a casa directamente se tiver o contacto do mesmo?

    Cuidado... se a imobiliária conseguir provar em tribunal que foi ela que lhe arranjou o cliente, será obrigado a pagar a comissão.

    O que acontece é simples:
    Imobiliária angaria imóvel -> leva compradores a ver o imóvel, que preenchem a ficha de visita (com o nome) -> proprietário/comprador contacta directamente o comprador/proprietário à margem da imobiliária -> vende-lhe o imóvel -> tira o imóvel da imobiliária -> imobiliária após algum tempo da venda vai ver quem é o novo proprietário -> compara com as fichas de visita -> se há coincidência (inclusive de nomes de esposas, etc.) contacta o vendedor e exige-lhe a comissão -> se não pagar, tribunal, e aí, pelo que tenho lido, se se provar que foi a imobiliária que conseguiu o comprador, é condenado a pagar a comissão

    Este cenário é mau por duas razões:
    -> normalmente fará um desconto se vender directamente, e se isto acontecer, vai perder mais dinheiro do que se pagasse simplesmente a comissão (se vender na imobiliária por 105, a comissão é 5, recebe 100, se vender directamente por 102 e for condenado, paga 5 de comissão, no final só recebeu 97, perdeu 3 em comparação com fazer tudo correctamente...)
    -> despesas legais que podem levar ainda a mais prejuízo

    Além de ser moralmente incorrecto, pode ser financeiramente desastroso.
  5.  # 6

    Já estou elucidado sobre esse assunto, tenho respeito pelo trabalho dos outros, mas o que acontece se o mesmo comprador vier por duas imobiliárias diferentes?
    Posso escolher a imobiliária que quiser ou será a primeira que me trouxe o cliente?


    Desde já Obrigado
    Elias
    •  
      FD
    • 21 setembro 2009

     # 7

    Colocado por: EuliasPosso escolher a imobiliária que quiser ou será a primeira que me trouxe o cliente?

    Não há uma resposta exacta.

    Melhor, deixe essa decisão para o comprador. Ou os preços finais são iguais?
  6.  # 8

    Eu não sei se isso pode ser feito, o que eu vejo é que se eu como cliente for por uma imobiliaria vejo uma casa que gosto só que tenho de pagar 4% ou 5% de comissão, chego-me ao pé do vendedor e digo-lhe olha eu vou falar ali com a imobiliária x você depois passa por lá e coloca lá a sua casa à venda e eles só vão cobrar 2% pode ser?

    E pronto tá feito o esquemazinho, não sei se é este o caso mas que bem pode acontecer pode.
  7.  # 9

    Não é esse o caso, a minha casa está á venda em várias imobiliárias, e tive um potencial comprador que me visitou duas vezes a casa por imobiliarias diferentes, para o cliente é igual porque o valor a pagar é igual mas a mim pessoalmente gostaria que a compra fosse feita pela imobilaria que tem a comissão mais baixa, que foi a segunda a fazer a visita. Será que posso escolher ou tenho que faer pela primeira?


    Desde já Obrigado
    Elias
    •  
      FD
    • 21 setembro 2009

     # 10

    Pois, isso já foi um erro seu. A vender por imobiliária deveria ter dito que o seu preço era x e as comissões deveriam ser cobradas por cima desse valor.
  8.  # 11

    E o potencial-comprador não terá dito à 2ª empresa que já tinha visto a sua casa com outra empresa?
  9.  # 12

    Pois mas na altura foi-me aconselhado pelas imobiliarias a manter o mesmo preço por uma questão de coerência, agora não sei...
  10.  # 13

    Penso que a decisão está nos compradores. Eles é que vão escolher onde querem comprar a sua casa.

    Vai depender de vários factores: qual a imobiliária que gostaram mais nomeadamente onde foram melhor atendidos, quem lhes forneceu mais e melhores informações da casa, ou seja está nas maos deles. Eles até podem "abandonar" as imobiliárias e ter consigo directamente (que na minha opinião é uma falta de respeito para o trabalho que ambas empresas tiveram).
  11.  # 14

    Não enganem as pessoas, porra!
    A lei diz que o dono da casa a pode vender, não há penalização nenhuma a não ser que o contracto especifique algo em contrário. Só em angariações em exclusivo é que se protegem desse detalhe.
    As imobiliárias sabem disso...cada um escolhe como quer trabalhar, não é, de maneira alguma, ilegal que o dono venda a casa, aliás, é mesmo assim que acontece a quem trabalha em aberto! A única imobiliária que se protege disso é a remax e por alguma razão são quem trabalha melhor...
    • ccgs
    • 21 setembro 2009

     # 15

    Eu assino um contrato, em que concordo pagar por um serviço.... o serviço é prestado, .... decido que afinal não me apetece pagar... e vou para tribunal.

    O Sr. Ricardo está a garantir que não vou ter problemas?????
  12.  # 16

    É simplesmente impressionante o que se lê... A falta de respeito por quem trabalha. Dizer que não há penalização por um ROUBO!! Sim, porque não pagar depois do trabalho estar feito é um roubo. Acho piada que quando as pessoas estão enrascadas para vender as casas é só falinhas mansas... ah e tal ajudem-me que eu preciso mesmo de vender a casa e quando as imobiliarias fazem o trabalho delas pimba, ah e tal que não quero pagar! Este sr. Ricardo, que me parece claramente alguém ligado à Remax então tem muita piada... A remax é a única que trabalha como deve ser todas as outras não.... Diga lá então de todos os exclusivos que têm quantos são efectivamente vendidos? Quantos comerciais da remax vivem única e exclusivamente do ramo imobiliário? Pois então não fale mal dos outros em geral, porque há muita gente trabalhadora e que só vive das comissões pagas das casas vendidas, efectivamente escrituradas e com as devidas comissões pagas! Gostava de ver todas estas pessoas que não querem pagar comissões, a não receberem o ordenado ao fim do mês a ver se gostavam, quer dizer, por estes pontos de vista, um professor nunca receberia o ordenado porque, apesar de ensinar, como os pais também o podiam fazer, então não merece levar o ordenado para casa!! Santa paciência.
  13.  # 17

    Vocês são impressionantes!
    Digam-me lá onde é que está escrito na lei que um proprietário NÃO pode vender a sua própria casa quando esta foi angariada em "aberto" por uma ou várias imobiliárias...
    Na remax não recebemos ordenado nem ajudas de custo, coisa que acontece em 90% das outras imobiliárias. É só a imobiliária que vende mais imóveis no mundo inteiro, chega?!

    Quando se assina um contrato tem que se saber o que esse contrato obriga, o que permite e o que não vem lá contemplado. Tenho muita pena, mas é assim que está, não sou eu o culpado, culpem o legislador que fez a lei.

    Moralmente é uma coisa (esqueçam a moral, quem quer ganhar dinheiro já não é com moralidades!) e não se armem em parvos porque só estão assim por eu vir aqui abrir a ferida dos contratos em "aberto"!!

    Na realidade é outra, cada um faz o que é permitido fazer e muitas vezes até mas do que isso; não venham praqui armados em santinhos.
  14.  # 18

    ricardo_gt,

    então diga lá porque legalmente é que uma imobiliária em "aberto" pode processar um cliente por fazer isso (vender directamente a um comprador que foi "apresentado" pela dita imobilária) e perder, e a Remax não. Estou sinceramente curioso, em saber o fundamento de tanta certeza.
  15.  # 19

    O nosso sistema não funciona assim pelo que nem há comparação possível.

    Leia, releia e tire conclusões: http://www.scribd.com/doc/3205113/DL-211-2004-Mediacao-Imobiliaria

    Depois, mostre-me lá exemplos dos tais processos que referiu. Eu nunca vi nenhum.
    O proprietário PODE vender a quem quiser, mostre-me lá uma prova em contrário.
  16.  # 20

    ricardo_gt,

    eu não sei de nenhum processo em concreto, daí a minha questão: de onde está, na lei, o que enquadra esse tipo de situações, porque acho estranho que uma actividade com esta dimensão se baseie em pressupostos que qualquer um pode dar a volta e ... legalmente.
 
0.0217 seg. NEW