Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tratar de toda a documentação necessária para a compra ou vende de um imóvel requer muitos procedimentos que os cidadãos comuns (como eu) não fazem ideia de como proceder. Para simplificar o processo o governo em 2008 reformou o sistema criando duas opções: ou se faz o processo de compra e venda através dos serviços do ministério da justiça (Serviço "Casa Pronta") ou se usam os serviços dos notários (serviço “Casa Segura”).
    Ambos os serviços afirmam ser o mais barato e o melhor.
    Eu estou a me preparar para comprar um imóvel nos próximos meses e realmente não sei qual será a melhor opção.
    Os serviços do Ministério da Justiça ("casa pronta") são públicos, mas parece-me que tem de ser o próprio vendedor a tratar de boa parte da papelada (obter as certidões, o registo predial, etc, etc, etc), por isso fico sempre com receio que o vendedor não tenha a documentação em dia e que eu perca tempo e dinheiro por não poder realizar a escritura no dia marcado e caso exista algum erro processual por parte do funcionário, o problema vai ser meu, porque nos serviços públicos há pouca responsabilização.
    Por outro lado, os notários (os serviços da "Casa Segura") dão-me um certo receio porque podem cobrar taxas excessivas e honorários exorbitantes e tanto quanto eu sei, no momento da escritura, eles não tem acesso aos registos das base de dados do estado. Pelo que caso hajam problemas de herdeiros mal resolvidos, ou caso existam dívidas de IMI, essas podem não ser "visíveis" para o notário e assim a venda seja feita sem resolver esses problemas que depois mais tarde me possam vir a cair em cima.

    Alguém que me diga se estou errado.
    Estou mais inclinado para fazer a compra através de um notário, (onde me parece mais fiável, mesmo com os problemas referidos anteriormente)
  2.  # 2

    Está a fazer tudo sozinho? O negócio é feito com entrega direta de dinheiro? Não há bancos no meio?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroLopes135
  3.  # 3

    Olá, estou a tratar de um emprestimo para comprar um apartamento à minha avó. Posso fazê-lo? Devo fazer algo diferente de outra aquisição de imóvel?
  4.  # 4

    Colocado por: desofiapedroEstá a fazer tudo sozinho? O negócio é feito com entrega direta de dinheiro? Não há bancos no meio?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroLopes135

    Olá,

    Por enquanto ainda só estou a recolher as informações necessárias, para que quando for fazer o negócio já esteja preparado. Mas não vai haver bancos pelo meio, no sentido em que vou usar poupanças para adquirir a propriedade (ainda nem sequer decidi qual, existem várias no mercado com as características e o preço que eu quero), claro que vou ter de proceder a uma transferência bancária, ou usar o velho método do cheque (embora não me agrade nada a ideia do cheque).
    Não vou pedir nenhum empréstimo, porque vou comprar uma propriedade bastante barata, se fosse ter de pedir um empréstimo seria mais fácil porque os bancos tratam de boa parte da papelada relacionada com o pagamento na altura da escritura. Mas pedir um empréstimo está completamente fora de questão.
    E não estou a ser assessorado por nenhuma entidade, por enquanto, por isso vou ter de fazer tudo só.
  5.  # 5

    Porque não lhe agrada o cheque? Não vai comprar a uma imobiliária? Ou com o auxílio de uma?
    Eles indicarão o que terá de fazer.
  6.  # 6

    Claro que há uma imobiliária envolvida nisto, mas é a imobiliária que listou o imóvel, (não sei se posso dizer o nome da imobiliária por causa das regras do Forum).
    Eu tenho receio que eles só queiram despachar o negocio para ganhar a comissão deles... e como foram contratados pelo vendedor e não por mim, eu prefiro ter a certeza que todo o processo é feito da forma mais clara e legal possível, sem depender da opinião ou os conselhos deles, porque se por azar o prédio/terreno estiver penhorado, com dividas de IMI, com problemas de heranças mal resolvidas etc. eu é que vou ficar numa situação complicada, mesmo que não perda o imóvel (não acredito que depois de uma escritura celebrada e do pagamento efectuado isso possa acontecer), vou ter de perder tempo e dinheiro com mais notários, advogados, etc para regularizar alguma situação que não esteja legal.
    Eu tenho ZERO experiência com compra e venda de imóveis, e não conheço ninguém que saiba, daí a minha paranóia e falta de conhecimento.
    Tenho lido comentários neste forum em que há pessoas que afirmam ter assinado a escritura sem nunca terem visto a caderneta do registo predial, ou consultado as informações relativas ao titulo de propriedade, matriz etc... Se eu não tivesse lido esses cometários talvez a ideia de pedir essas informações a priori me escaparia...
    Tenho medo de cometer um erro como esse e acabar prejudicado.
    Gostaria muito que alguém que já tenha comprado imóveis sem recurso a empréstimos me relate como foi.
    Agradeço a todos os que responderam.
  7.  # 7

    Olhe, eu comprei a minha casa por uma imobiliária e recorri a credito a habitação. Usei o Casa Pronta, acho que é default do BPI, e não tive que me preocupar com nada. A casa foi me vendida livre de ónus e encargos. De qualquer das formas quem me vendeu a casa e a proprietária davam-se muito bem e foi-me garantido pela vendedora que não existiam problemas nenhuns com a casa, e de facto não existiam ... condomínio em dia, etc etc.
    Concordam com este comentário: Nasa1989
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroLopes135
 
0.0132 seg. NEW