Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Por motivo de ter de trocar de telhado rápidamente (Térmitas em estado muito avançado)coloquei na minha casa telha sanduiche, e por baixo pladur e PVC (São tectos diferentes nas divisões).
    Reparei agora que aquilo deve fazer condensação, pois sinto gotas a cair, quer no PVC, quer no pladur, e que em qualquer dos casos tem lampadas encastradas, ou seja....irei ter para além de todo o resto, problemas eléctricos. (Como se todos os outros não fossem suficientes...)Na altura coloquei duas antradas de ar, mas não funciona porque não faz corrente, isto porque uma delas é onde liga o extractor da cozinha.
    Seria boa ideias colocar uma ou duas ventax?
    Espero que pelas imagens dê para perceber.

    Muito obrigada a quem puder ajudar.
      IMG_20190726_185426.jpg
  2.  # 2

    Pois é.. ainda bem que é um utilizador a relatar o facto..
    Já aqui muito avisámos sobre este problema... mas nãhá maneira de educar empreiteiros, projectistas ( alguns), biscateiros e donos de obra.
    é isso, as patologias decorrentes de condensação, da falta de difusão ao vapor de agua,
    Ainda a perda de identidade arquitectonica que essas soluções tem no edificado construido..., soluções de faz de conta, de plastico.

    Pedre-se o material base, o barro, perde-se o beirado tradicional, em prol de um asolução teoricamentre mais rapida, económica e melhor...

    Completamente errado.


    Outra coisa que tam´bem não foi bem escolhida, foi ainda pro cime tar aplicad tecto falso me PVC... sem qq isolamento sobre o mesmo... o PVC , já não é gande coisa, pois mais uma vez um material que não permite a difusão do vapor de água...

    Indo agora à vaca fria. sim, deverá tentar arranjar maneira de ventilar muito esse espaço.. mas ventilando esse desvão.. , deixa de ter os compartimentos habitados com o islamento termico que teriam planeado orifinalmente com a utilização do painel...

    Só soluções fantasticas.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mobedom
  3.  # 3

    Já agora, As molduras tradicionais, não tem somente essa espessura minima a rondar os 10cm,, são sempre coisas jeitosas, com 17cm ou mais...

    Isto cada vez está mais deturpado.. por mim é muito triste... parece, mas na realidade não é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mobedom
  4.  # 4

    Pois, se eu soubesse na altura.... mas agora é resolver, já gastei dinheiro demais portanto agora tenho que resolver seja como fôr. Como disse, foi uma situação de urgência, pois não tinha outra casa para morar, e tinha o telhado original em risco de cair, coisa que só vi, depois de ter comprado a casa, pois estava tudo forrado com aquela porcaria isolante (espuma) amarela. Infelizmente há quem venda casas sem o mínimo de respeito e seriedade. Quando comprei tudo parecia bem. Até começar a desmontar para fazer umas obrinhas básicas na cozinha....
    Mas agradeço a sua resposta (que concordo plenamente), mas não tive outra opção, nem tenho muitas mais pq as obras na casa lixaram-me o dinheirinho toda e ainda obrigou a mais um empréstimo.
    Acha que as ventax ajudariam? Abrindo outra saida à esquerda da do extractor?
    E já agora, de que tipo? (desculpem a minha completa ignorância)
  5.  # 5

    É meter uma chaminé especifica de ventilação para "forçar" o ar a circular.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mobedom
  6.  # 6

    As molduras estão conforme estavam quando comprei a casa e pelas da vizinhança não vejo grande diferença!
    Lamento se ofendo alguém com estas situações, mas cada um sabe até onde pode ir. E eu só pude ir até "ali", porque fui enganada! Paciência, agora tenho de me aguentar à bronca!

    Obrigada :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Uma chaminé com girandola no cume e ao meio do telhado
    Nos beirais (frontal e posterior) 3 ou 4 entradas de ar
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 8

    Obrigada zedasilva.

    Colocado por: zedasilvaUma chaminé com girandola no cume e ao meio do telhado
    Nos beirais (frontal e posterior) 3 ou 4 entradas de ar
  9.  # 9

    O mal está feito, agora é tentar remediar à medida do tempo disponível e do orçamento.

    Ventile o espaço por debaixo do telhado o mais que puder para evitar humidade e condensação. O isolamento térmico vai ser inexistente (casa fria no inverno e quente no verão) mas é melhor do que criar humidade e bolores.

    Quando possível remova o PVC e ponha gesso cartonado tb (para que o tecto fique todo permeável ao vapor de água).

    Quando possível coloque mantas de lã de rocha sobre o forro para resolver o problema do isolamento térmico.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mobedom
  10.  # 10

    Colocado por: MobedomAs molduras estão conforme estavam quando comprei a casa e pelas da vizinhança não vejo grande diferença!
    Lamento se ofendo alguém com estas situações, mas cada um sabe até onde pode ir. E eu só pude ir até "ali", porque fui enganada! Paciência, agora tenho de me aguentar à bronca!

    Não ofende ninguem, eu percebo a sua situação.. eu é que precisei também de desabafar...e como há mais pessoas que leem isto, olhem, tentem fazer bem, antes de se porem a jeito ;)

    o utilizador Clioll, já lhe deu umas boas dicas.

    Um agirandola ali fica horroso.. mas enfim. meta da agua oposta, para não se ver tanto da via publica. tente efectuar ventilção transversal.
  11.  # 11

    o que eu vejo ali é que não tem altura para fazer buracos, ou então as vigas de bordadura, já não estão ali a fazer nada... pois levaram com troços de ventilação pelo meio..Desculpe, lá mas é outra má noticia.
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não ofende ninguem, eu percebo a sua situação.. eu é que precisei também de desabafar...e como há mais pessoas que leem isto, olhem, tentem fazer bem, antes de se porem a jeito ;)

    o utilizador Clioll, já lhe deu umas boas dicas.

    Um agirandola ali fica horroso.. mas enfim. meta da agua oposta, para não se ver tanto da via publica. tente efectuar ventilção transversal.


    Do lado oposto é telha normal, ainda....quer dizer, já nem sei!Deste lado da frente é que tinha as madeiras podres e a partir...que com o pladur e umas manhosices não se via.
    O por-se a jeito é um bocado subjectivo, porque quem vende nunca diz o que é necessário, só dizem que é um espectáculo e não precisa mais nada. e há quem acredite e confie . (Donkey me!!!)
    :)
    Obrigada na mesma, vou investigar preços e alguém que trabalhe mesmo com essa bodega. Já vi que vou ter um inverno de m#$%&..
  13.  # 13

    Colocado por: Mobedom

    Do lado oposto é telha normal, ainda....quer dizer, já nem sei!Deste lado da frente é que tinha as madeiras podres e a partir...que com o pladur e umas manhosices não se via.
    O por-se a jeito é um bocado subjectivo, porque quem vende nunca diz o que é necessário, só dizem que é um espectáculo e não precisa mais nada. e há quem acredite e confie . (Donkey me!!!)
    :)
    Obrigada na mesma, vou investigar preços e alguém que trabalhe mesmo com essa bodega. Já vi que vou ter um inverno de m#$%&..


    Verifique se é mesmo assim e já agora se existe separação no desvão de cobertura entre as duas águas.
  14.  # 14

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Verifique se é mesmo assim e já agora se existe separação no desvão de cobertura entre as duas águas.


    Como assim?
    no meio da casa tem os telhões (acho que é esse o termo mas não há desnível entre faceiras.... Sei que nesse meio, na direcção dos telhões tem uma parede mas tem uns buracos (mais uns :)) e por ali circula ar que vem das telhas do outro lado, mas mesmo assim não é suficiente porque ontem à noite começaram a cair algumas pingas, inclusive do tecto de pvc.
    Portanto, basicamente vou rezar para que caia uma bomba naquela porcaria. Sempre activo o seguro!!!!! :(:(:(:(:(
  15.  # 15

    isole por cima do teto falso em pvc com lã de rocha com barreira para vapor virada para baixo. faça 2 girandolas no telhado da cobertura uma de cada lado da parede. e duas aberturas nas fachadas coo entrada de ar direto para o desvão.
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasJá agora, As molduras tradicionais, não tem somente essa espessura minima a rondar os 10cm,, são sempre coisas jeitosas, com 17cm ou mais...


    Esta pelo menos parece ter alguma espessura... pior é quando a moldura é pintada mas sem qualquer espessura.
  17.  # 17

    tem de isolar agora sobre as divisões, por cima do tecto falso.. isole bem. e de seguida é uma questão de ventilar bem o espaço. existem soluções para ventilar isso. é escolher uma.

    e por fim, não esqueça de relatar os problemas que teve com a solução a ver se será possível dar volta ao uso dessa porcaria
  18.  # 18

    Vou sim, já falei com um (espero) profissional, vivo numa aldeia que não tem empresas por perto e que possam resolver rapidamente o problema. Vou dando o feed back do Sr. e depois comunico. Se bem que não irá ser fácil de certeza, pois as chapas estão e chumbadas e por ai fora.....acho que a única solução é só mesmo tentar o máximo de ventilação e aguentar o frio...e o calor.... que costuma ser de 40 graus nesta zona e às vezes -3 no Inverno...........

    Se tivesse partido is braços quando comprei aquilo, tinha sido uma sorte!!:D
 
0.0202 seg. NEW