Iniciar sessão ou registar-se
    • nvale
    • 26 setembro 2019 editado

     # 21

    Realmente a orientação da casa não é a melhor. A orientação do Pedro faria mais sentido. Sendo certo que não conhecemos a envolvência da casa, olhando nu e cru para o apresentado, não me parece o melhor... mas lá está, se para o DO está bom para mim está perfeito
  1.  # 22

    Desde que a botoneira seja de dupla sinalização, e mais algumas questões técnicas relativas a essa sinalização, não tem problema algum o quadro ficar ficar qualquer lado.

    Colocado por: ****Basta uma simples botoneira na entrada da casa o quadro até pode ficar no teto ...
  2.  # 23

    O quadro ficar junto a um "acesso normal", deverá distanciar do mesmo até 2 metros. Uma garagem ou lavandaria, apesar de garantir condições de acessibilidade, não deverá ser considerado um acesso normal ao edifício. Os mesmo só deverão ser colocados nesses locais, se for instalada uma botoneira junto ao "acesso normal"

    Colocado por: Pedro BarradasNada do que eu disse ´contraria... o disposto nas RTIEBT
    REune as condições e acessibilidade. não tem que ser na "porta de frente", se é que me entende!!! ainda mais trantando-se de uma Moradia.
    Pode perfeitamente ser nos locais que indiquei, garantem as condições de acessibilidade. Não se prendam a mitos....
  3.  # 24

    o texto diz.. de preferência.... não diz DEVE. alem disso, muita casa, a entrada principal é realizada pela garagem ou pela cozinha/ zona de lavandaria...

    Estamos a falar de um edifico que não é doi tipo recebe publico...
  4.  # 25

    O capitulo em causa está inserido nas generalidades, ou seja é comum a todos os tipos de edifícios, quer seja públicos, não públicos.

    "801 CONDIÇÕES DE ESTABELECIMENTO DAS INSTALAÇÕES CONSOANTE A
    UTILIZAÇÃO DO LOCAL
    801.0 DEFINIÇÕES
    801.1 GENERALIDADES
    801.1.1 Regras comuns
    801.1.1.4 Quadro de entrada
    801.1.1.5 Localização do quadro de entrada
    801.1.1.6 Corte geral de uma instalação eléctrica"


    Colocado por: Pedro BarradasEstamos a falar de um edifico que não é doi tipo recebe publico..
  5.  # 26

    Colocado por: Pedro Barradaso texto diz.. de preferência.

    De preferência não é obrigação!!!.. É isso que interessa do texto.
  6.  # 27

    De onde tirou o texto onde diz "Preferência"?

    Colocado por: Pedro Barradas
    De preferêncianão é obrigação!!!.. É isso que interessa do texto.
    • RCF
    • 26 setembro 2019

     # 28

    Eu estava a ler isto e ia-me questionando onde seria o norte... até aparecer essa referência e... se a minha opinião já não era boa antes, ao ver o norte, ainda conseguiu piorar...
    Cozinha e sala viradas a norte, não é nada bom...
    a área social não tem wc... é necessário entrar na área reservada aos quartos para aceder ao wc, o que também seria de evitar...
    o escritório, nesta segunda planta já lhe dão o nome correto - arrumos - efetivamente, é o que será, uma arrecadação e não mais do que isso pois, sem janela não pode ser outra coisa...
    Até poderia ser um daqueles projetos tirados da gaveta, que serviu para outro terreno, mas que não ficaria bem neste, dada a implementação e exposição solar, mas não... tem erros, que ficariam mal com qualquer exposição solar...
    Olhe, se ainda for a tempo, tente alterar... evite janelas ou, pelo menos, grandes janelas a norte. Vire a zona social a sul. Os quartos a nascente... um wc que sirva a zona social... elimine compartimentos sem janelas (a não ser que sejam, efetivamente, arrecadações e, mesmo assim, só se tiver d ser pois, as arrecadações também precisam de respirar...)
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 29

    01.1.1.5 Localização do quadro de entrada
    O quadro de entrada deve ser estabelecido dentro do recinto servido pela instalação eléctrica e,
    tanto quanto possível, junto ao acesso normal do recinto e do local de entrada da energia.
    Quando, técnica ou economicamente, não for aconselhável localizar o quadro de entrada junto
    ao acesso normal do recinto, este pode ficar instalado num outro local, desde que possa ser
    desligado à distância a partir do acesso normal ao recinto.
    A localização e a instalação do quadro de entrada devem ser tais que um acidente que se
    produza no seu interior não possa, em caso algum, causar obstáculo à evacuação das pessoas
    ou à organização de socorros.


    Um acesso normal, não é acesso principal.
    Um acesso Normal, pode ser perfeitamente onde exemplifiquei, desde que reuna as restantes condições.
    Um acesso normal. pode perfeitamente num habitação, ser outra qq entrada/ saida da mesma qe reuna as condições.
    Cada caso é um caso.
    Sabe que eu muitas vezes projecto habitações unifamiliares sem qq tipo de entrada "formal".. pois.. agora onde anda o "normal"!!?
    Mas isso é matéria para outra discussão se for o caso.

    PS: acha que é a 1º vez que estou a discutir isto!!? ;) É ler o Português...e não ter uma visão redutor dos regulamentos...Até nas acções de formação, muitas vezes os formadores tem essas "palas"... Cada caso é um caso...

    PS2: ainda há pouco tempo, relativamente ao SCIE... um colega recebeu um parecer negativo da Protecção civil regional da Madeira.. a exigir a instalação de blocos autónomos dentro dos quartos de um projecto para um hotel... pois é, mas a legislação não o exige, nem a de SCIE, nem a das inst. electricas... Inventaram.. leram mal, não sei... de qualquer maneira foi um ponto que é facilmente rebatido.
  8.  # 30

    Nisso tem razão.

    Colocado por: Pedro BarradasUmacesso normal, não éacesso principal.


    mas dizer que a entrada normal, poderá ser na garagem ou na lavandaria, localizada longe do acesso principal, poderá ser muito difícil justificar, principalmente a quem fiscaliza. Eu nunca consideraria esses locais como entrada normal.

    Colocado por: Pedro BarradasUm acesso Normal, pode ser perfeitamente onde exemplifiquei, desde que reuna as restantes condições.


    Existem muito pontos da legislação que não concordo, então em questões de iluminação de emergência e no seu controlo muito menos.

    Para mim também não é a primeira, nem será a ultima vez, que "discuto" o meu ponto de vista sobre este tipo de coisa. O pior, é quanto as entidades fiscalizadoras, sobre o mesmo assunto, tem opinoes/interpretações diferentes.
  9.  # 31

    hoje em dia se não é normal, entrar-se pela zona da garagem, ou porta de serviço... numa moradia, em que toda a gente sai e chega de carro. Então não sei...
    ... Muita vazes não se muda de sitio, por hábito de fazer assim ou assado, ou com "receio" de quem for inspeccionar não "gostar"... não gosta!!!? Era só o que faltava... demonstre na legislação que não pode ser.. mas antes as pessoas tem de saber ler e interpretar português e saber ler a Legislação!!!

    O que acontece, e a mim também já aconteceu ( recentemente com o raio das acessibilidades), é uma pessoa ter certeza de uma coisa... mas afinal, não é bem assim... Isso sucede muitas vezes porque lidamos com a legislação existe faz muitos anos, e vamos perdendo aquele detalhe que já soubemos... Não é facilitismo, é mesmos porque faz falta, parar novamente e estudar outravez aquilo que sabias na ponta da lingua, em 2006... ;)
  10.  # 32

    A questão do quadro estar junto à entrada normal, não tem nada haver com a utilização normal do edifício, mas sim para situações de atuação das equipas de emergência, mais propriamente os bombeiros.

    Colocado por: Pedro Barradasoje em dia se não é normal, entrar-se pela zona da garagem, ou porta de serviço... numa moradia, em que toda a gente sai e chega de carro.
  11.  # 33

    É CORTAR LOGO A ENERGIA NA P100... No caso das moradias.Isso é que é bem feito. antes de entrar no edifico, garante não ter energia dentro...
    Lá no QE, é para o utilizador, as equipas de socorro, se for impossivel localizar ou cortar a energia dentro do edificio, cortam lá fora...

    Eu percebo o que quer dizer... mas não é tão linear como quer fazer querer... Mais uma vez, estamos aqui a falar de moradias.. atenção.
    Olhe que eu faço algumas Medidas de Autoprotecção, Planos de Emergencia Internos, etc... Tenho formação teórica e pratica nessa área do SCIE...
  12.  # 34

    talvez melhorasse um bocadinho
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
      Anotação 2019-09-25 1046262.jpg
  13.  # 35

    Colocado por: Nasa1989

    Que parvoíce.
    Como nem uso, nem me lembrei. Nem sei para que se fazem bidés em construções novas, para mim é desperdício de espaço. Às tantas é obrigatório.

    Uso todos os dias.
  14.  # 36

    mais um passo dado
      IMG_20191004_132431.jpg
  15.  # 37

    agora esperar pela baixada
      IMG_20191004_132420.jpg
  16.  # 38

    Update
      IMG_20200324_182342.jpg
  17.  # 39

    2
      IMG_20200324_182409.jpg
  18.  # 40

    neste momento á espera dos pilares de granito exteriores para avançar a fundo com a 2ª lage
    se tudo correr bem nao falta muito para encher a lage.
 
0.0219 seg. NEW