Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá
    estou neste momento a finalizar o caderno de encargos para moradia unifamiliar que vou construir.
    A moradia terá cave, r/c e 1º andar e o revestimento será em betão aparente nas laterais do r/c e em capotto no 1º andar. Estamos a pensar revestir a fachada e as traseiras da casa a madeira e consideramos a possibilidade de usar madeira carbonizada (junto imagens a título de exemplo). Julgo que a técnica se chama Shou sugi ban.

    gostava de saber se alguém tem conhecimento sobre esta madeira: preços, manutenção requerida, durabilidade...

    agradeço qualquer informação adicional que possam dispensar.
    Obrigado.
      81543c74d43bc5678a6439dac450b149.jpg
      3f97b1c3a5c9af0eb9d1a6f210bc9eb1.jpg
  2.  # 2

    Nunca vi nada disso à venda, nem aplicado.. em PT.
    Se calhar para o nosso clima não será o mais adequado para revestimento exterior.
    Portugal goza, na maior parte do território de muitas horas de sol, o negro absorve muita energia... O que é uma grande desvantagem e poderá trazer patologias.
    É a minha opinião, empirica.. pois na pratica, desconheço o comportamento disto em Portugal.

    Poderá ser muito interessante para localizações de latitude mais Meridionais e Setentrionais... ou seja , mais perto dos polos.

    O clima tem destas coisas, os materias tem de ser utilizados tendo em conta esse grande condicionante. ainda por cima assisitmos o aquecimento global.

    Esdse revestimento como é a estabilidade do mesmo, a camada carbonizada mantem-se? ou se uma pessoa se roçar, fica mascarrado?
  3.  # 3

    Bom pesquisando, a Banema vende.
    http://www.banema.pt/index.php?pid=195
    Fale com eles, veja amostras e tenha atenção. fale com o departamento técnico...
    veja os inconvenente.. e o PREÇO!!!
  4.  # 4

    este fabricnate do UK, tem mais alguns dados técnicos, não muito..
    https://shousugiban.co.uk/
  5.  # 5

    boa, obrigado!
    e alguém sabe o grau de manutenção que requer.. pelo que li pode ser utilizada 80 anos sem qualquer tipo de manutenção... o que me parece pouco verosímil...
    alguém sabe, conhece alguém que já tenha aplicado isto como revestimento de casa?
  6.  # 6

    mas leste o que os fulanos do UK escreveram!!!?
    epá ao menos investiga.
    Lá no UK, dizem que deve levar um oleo e renovar a cada 5 anos...

    E depois tens de falar com quem vende..

    Já viste o preço, e se os perfis existentes, são do agrado?

    Essa madeira deve ficar bem mais cara que a termomodificada (Lunawood - Thermowwod - podes comprar desta e meter um acabamento a oleo negro/ antracite)
    Se calhar é uma solução 40% mais barata... não sei, e duvido que encontres alguem com essa experiencia ( com a maderia carbonizada em exterior)...

    PS: Por acaso sabia deste tipo de acabamento por casa de um amigo arquiteccto de origens japonesas, e o fulano meteu, no UK, no interior da casa umas peças em madeira de carvalho antiquissimo utilizando essa tecnica de preservação/ acabamento.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasSe calhar é uma solução 40% mais barata... não sei, e duvido que encontres alguem com essa experiencia ( com a maderia carbonizada em exterior)...


    Tanto o João como o Bond já têm experiência disso, a questão é saber se eles fazem o serviço.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  8.  # 8

    Colocado por: branco.valterTanto o João como o Bond já têm experiência disso, a questão é saber se eles fazem o serviço.

    Têm? para exterior!!?
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo06082021toda a zona onde fica a porta.

    Porreiro, então não deve ter qualquer dificuldade em elucidar o pingpong, e eu também das questões prementes aqui já enunciadas.
  10.  # 10

    Colocado por: PingpongOlá
    estou neste momento a finalizar o caderno de encargos para moradia unifamiliar que vou construir.
    A moradia terá cave, r/c e 1º andar e o revestimento será em betão aparente nas laterais do r/c e em capotto no 1º andar. Estamos a pensar revestir a fachada e as traseiras da casa a madeira e consideramos a possibilidade de usar madeira carbonizada (junto imagens a título de exemplo). Julgo que a técnica se chama Shou sugi ban.

    gostava de saber se alguém tem conhecimento sobre esta madeira: preços, manutenção requerida, durabilidade...

    agradeço qualquer informação adicional que possam dispensar.
    Obrigado.
      81543c74d43bc5678a6439dac450b149.jpg
      3f97b1c3a5c9af0eb9d1a6f210bc9eb1.jpg
    Esse acabamento, se o quiser, vai ter de o fazer de forma artesanal existem mts documentos a mostrar como se faz. O acabamento serve perfeitamente para o nosso clima. No entanto, como em qualquer situação onde se aplica madeira a madeira tem de ser boa.
    Como acabamento é espectacular.
    o grau de manutenção não é praticamente nenhum. Nem óleos nem nada.. a carbonização da madeira cria uma camada impermeável e duradoira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pingpong
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo06082021portanto um carpinteiro não tem qualquer dificuldade em fazer isso.

    Era bom que assim fosse, não era james.. sabe perfeitamente que não é assim.
  12.  # 12

    aquilo é super fácil de fazer. com alguns cuidados qualquer um o faz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

  14.  # 14

  15.  # 15

    pois eu também acho que fica com um aspecto espectacular...
    E qual será a Madeira mais indicada? E preços?
    A casa será na zona do grande porto em segunda linha de mar.

    Bond ainda faz esses serviços?
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradasmas leste o que os fulanos do UK escreveram!!!?
    epá ao menos investiga.
    Lá no UK, dizem que deve levar um oleo e renovar a cada 5 anos...

    E depois tens de falar com quem vende..

    Já viste o preço, e se os perfis existentes, são do agrado?

    Essa madeira deve ficar bem mais cara que a termomodificada (Lunawood - Thermowwod - podes comprar desta e meter um acabamento a oleo negro/ antracite)
    Se calhar é uma solução 40% mais barata... não sei, e duvido que encontres alguem com essa experiencia ( com a maderia carbonizada em exterior)...

    PS: Por acaso sabia deste tipo de acabamento por casa de um amigo arquiteccto de origens japonesas, e o fulano meteu, no UK, no interior da casa umas peças em madeira de carvalho antiquissimo utilizando essa tecnica de preservação/ acabamento.


    Tem calma Pedro. É óbvio que vou ler, mas entretanto pode haver outras pessoas que também tenham experiência com o material. Que é o que procuro aqui.
    Obrigado pela dica sobre a thermowood (também vou pesquisar). Se estimas ser cerca de 40% mais barata será que também consegues estimar qual o preço real m2?
  17.  # 17

    não.. hoje em dia só consegues saber o preço do material.. depois a mão de obra é uma incognita...
    Mas mesmo o material... depende como será aplicado. do seu caso.. sabemos ZERO, nem como é para ser feito, nem áreas, nem nada.
  18.  # 18

    Colocado por: Pingpongpois eu também acho que fica com um aspecto espectacular...
    E qual será a Madeira mais indicada? E preços?
    A casa será na zona do grande porto em segunda linha de mar.

    Bond ainda faz esses serviços?
    tem de ser com cedro.
    existem casas no japao terminadas com este material com mais de 100 anos
  19.  # 19

    Colocado por: Anonimo06082021

    Cedro e não só.
    As madeiras mais aconselháveis para isto são cedros.. para terem os comportamentos/benefícios desejados. em especial o sugi. Pelo menos foi assim que me foi explicado por quem percebia do assunto. Mas acredito que haja outras especies que tb sirvam

    Andei a pesquisar e parece que a accoya tem uma linha com esse acabamento...https://www.accoya.com/projects/project/shou-sugi-ban-charred-accoya-siding-chosen-for-mistral-restaurant/
  20.  # 20

    sugi é a especie de cedro japones usado tradicionalmente (de entre todas as especies de cedro existentes no japao apenas usavam essa)..

    mas acredito que haja outras madeiras que tb possam sirvam. ca na europa parece que usam carvalho tb.. mas o tipo que nos explicou isso em singapura era um japones que fazia aquilo desde pequenino.. acredito bem que ele saiba do que falava..
 
0.0232 seg. NEW